Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Larissa.Carvalho 23/10/2020

Dois irmãos - Milton Hatoum
Dois irmãos é um daqueles livros em que o enredo conta por apenas parte da qualidade excepcional da obra. Embora a história seja cativante, é a escrita de Milton Hatoum que prende o leitor até o final sem dificuldades.

Já nas primeiras páginas, nos deparamos com um narrador-personagem que não denuncia sua própria identidade. É impossível não mover-se pela curiosidade de descobri-lo, que só cresce a cada página. Mesmo quando obtemos sua identidade, porém, criam-se outras perguntas, que vão se satisfazendo aos poucos. O mesmo vale para o restante do enredo, que se desdobra com novas perguntas até as últimas linhas do livro, embora mesmo aí elas não sejam completamente saciadas. A quebra da linearidade temporal adiciona algumas camadas a este suspense, e impede o leitor de ser mero observador nesta história: para acompanhá-la, é preciso adentrá-la completamente.

Embora fosse esperado um maniqueísmo simplista em uma história de duelo entre dois irmãos, Hatoum fugiu a essa lógica criando personagens multidimensionais, profundos e pelos quais é impossível não desenvolver algum tipo de sentimento, seja bom ou mau. A própria cidade de Manaus torna-se também um personagem vivo nessas páginas, e a ela somos apresentados aos poucos, com pinceladas de seu contexto histórico.

Neste enredo, que é retrato da decadência simultânea de uma cidade e de uma família, adentramos a realidade de uma sociedade pequeno burguesa, de ideais escravocratas e atitudes hipócritas e egoístas pautadas na manutenção de seus privilégios. Com suas críticas implícitas, um tanto machadianas, Dois Irmãos se firma uma obra completa, na qual figuram todos os aspectos que um bom livros poderia exigir.

gabxviana 28/10/2020

Simplesmente perfeito!
Eu amei tanto, mas tanto esse livro que não tenho nem palavras pra expressar. Uma das coisas mais legais é que a história se passa em Manaus (a minha querida cidade) e possui algumas palavrinhas que só são usadas aqui! Foi ótimo e super prazeroso sair da minha zona de conforto, porque a maioria dos livros que eu costumo consumir, são de autores estrangeiros e eu resolvi apostar logo em um amazonense e posso dizer que foi a melhor decisão que eu fiz.

Vale ressaltar que, o encantador do livro, além de que o enredo se passe em Manaus, é que tudo são memorias do narrador, o qual você conhece apenas no final e que no começo pode ser confuso, mas você acostuma. É abordado temas como incesto, brigas familiar, adultério e etc., mas esses temas são abordados de forma leve, sem muitos detalhamentos, você não se incomoda tanto, apesar de que possa causar uma leve repulsa.

O enredo flui tão bem, que mesmo sendo uma leitura conceitual, pelo fato do livro ser da literatura contemporânea, a linguagem é bem atual e simples e você consegue ler sem nenhum empecilho. Ademais, as cenas são curtas, o que também pode deixar o livro confuso, porém não o torna cansativo.

No começo ao fim, eu nunca fui com a cara de nenhum dos gêmeos. Sabe quando você sente que a pessoa não presta? Então. Eu tinha essa sensação e pelo visto, eu estava certa.

Enfim, livro perfeito do início ao fim.

Liv 17/11/2022

é até que bom, mas é um livro bem confuso e complicado e também tenho várias perguntas sobre e achei um pouco problemático também

clara 09/03/2022

intenso
incrível a narração, a profundidade dos fatos contados como se fosse uma conversa trivial, a contextualização dos cenários (quase senti o cheiro, a textura, a saudade de uma manaus que nem conheci), o enredo...
algumas partes dão agonia, dá vontade de
abrir os olhos dos personagens, mas muito bom
Alê | @alexandrejjr 23/03/2022minha estante
O Hatoum é mestre em nos colocar dentro de Manaus somente com as palavras. Indico dele o também excelente "Cinzas do Norte".

Basílio Santos 13/03/2022

Que narrativa!
Mais uma leitura, e que leitura, Confesso que durante os primeiros capítulos eu não estava entendo muito bem a história, mas com o virar das páginas e a excelente narrativa as coisas foram ficando mais clara e emocionante.
Isso mesmo meus queridos leitores, uma narrativa primordial, riquíssima em detalhes sobre a família de Omar e Yaqub dois irmãos gêmeos que não se entendem e uma mãe que... [melhor vocês lerem o livro, não vou estragar a sua leitura].
Não posso esquecer de mencionar os detalhes de Manaus, fiquei com vontade de conhecer Manaus de agora e pesquisa Manaus da década de 1960.
Fiquei sem fôlego nos últimos capítulos, a narrativa consegue nos prender a cada palavra e que final, são muitas as surpresas.
Meus queridos como sempre, nada de spoiler, apenas a minha opinião, e quer saber? Eu recomendo muito a leitura desse livro, tenho certeza, vocês vão amar.
Leiam e depois me contam o que acharam.

Halisson 03/01/2011

Yaqub era trabalhador e esforçado. Omar era preguiçoso e só queria saber de farra e mesmo assim ganhava preferência das mulheres da casa, Rania e Zana, a irmã e a mãe.Yaqub foi pouco destacado, Omar ganhou mais ênfase.
Odiei Omar do começo ao fim. Yaqub, na minha opinião foi o irmão injustiçado.
A mãe Zana, preferia o caçula, e o pai Halim, preferia Yaqub.
Irmãos gêmeos, com aparências iguias e ao mesmo tempo personalidades tão diferentes. Um grande contraste.
Achei um pouco complicado a leitura, pois a história se passava em Manaus e então havia muito da cultura de lá, principalmente algumas palavras dificeis, mas não achei cansativo, pois a história estava sempre em movimento, rodeada de acontecimentos e lembranças.
A narração era feita pelo filho da empregada, que assistia, meio que de fora, as confusões que aconteciam na familia dos Dois Irmãos. Esse narrador passou a história se questionando quem era seu pai, Yaqub ou Omar, que mais pro final seria revelada, por sua mãe, Domingas.
Um livro muito bom.

Letícia 13/07/2023

A fetichização da questão gemelar
O livro tem seus méritos: Hatoum reflete sobre a identidade nacional e a centralidade do elemento migrante, estrangeiro, na composição étnico-cultural brasileira; contrasta as tradições do Norte amazônico à modernização capitalista impulsionada pelo Centro-Sul do país; e destaca o apoio de empresários e da sociedade civil ao regime militar.

Apesar disso, o livro não funcionou pra mim. A maioria dos personagens é detestável e o reconto da narrativa bíblica de Esaú e Jacó, já tantas vezes reencenada (há uma clara interlocução com Machado de Assis), me desagrada profundamente.

Marina 19/04/2023

Dois irmãos foi minha primeira experiência com Milton Hatoum e gostei demais! Achei a narrativa fluida, instigante, os personagens são bem construídos, cativam o leitor de várias maneiras. Me senti andando pelas ruas de Manaus, sentido a chuva quente, observando o encontro dos rios, enquanto uma família colapsava na briga calada de dois irmãos gêmeos que se detestavam.

Zocca 29/04/2023

Exótico
Livro de leitura fluida, com elementos de outras culturas e do Amazonas.
O desenrolar dos acontecimentos parece como episódios de novela, com um ótimo desenvolvimento das personagens e um certo mistério sobre o narrador personagem.
No entanto, o final deixou a desejar; aparece como algo muito repentino, poderia ser melhor apresentado como aconteceu com os personagens do livro.

monihauschild 05/07/2022

depois que tu entende oq está acontecendo, começa a ficar legalkkkk mas no início é bem confuso. E o final me chocou bastante

Regina 27/06/2023

Milton Hatoum
Já li vários livros do Hatoum todos muito bons. Esse em especial é bem psicológico no que tange a dois irmãos e suas vidas familiares. Muito bem escrito e a descoberta aos poucos sem ser cansativo realça todo o livro. Muito bom. Recomendo. Favoritei

Jéssica 05/08/2022

Que obra-prima!
Quando me dei conta que esse não era um livro de muitos diálogos (e eu amo diálogos em livros), julguei que seria uma leitura meio maçante. Mas ao contrário do que imaginei, a leitura de "Dois irmãos" é extremamente envolvente. Considero este o meu primeiro contato com Milton Hatoum, apesar de já tê-lo estudado na faculdade, na época, não me atentei muito aos aspectos da sua escrita e obras.

E que escrita! E que obra!
“Dois Irmãos” relata um drama familiar centralizado nos dois filhos de um casal de imigrantes libaneses, os gêmeos Yaqub e Omar. Sua história é tão viva e envolvente. Foge de todo clichê que uma história sobre dois irmãos gêmeos, iguais apenas na aparência, pode nos fazer imaginar. A construção do drama familiar foi tratada de maneira espetacular por Hatoum, que nos leva a sentir as diversas emoções desse conflito, além de ambientar, de maneira quase viva, a cidade de Manaus. Na verdade, tudo parece vivo nesse romance, às vezes me sentia ali, naquela cidade, naquela casa, pertencente àquela família, observando todos os seus dramas.
Foi uma experiência incrível.
Recomendo fortemente a leitura.

Júlia 22/03/2023

Sutileza, impacto e um nó?
Por onde começar? Esse ano tem sido difícil em termos de leitura, a empolgação com as obras parece me faltar, logo acho que teria aproveitado mais este livro se não estivesse de ressaca literária, mas não deixei de me emocionar com ele.
A história de dois irmãos é sútil, caminhando para o implacável ao fim do livro, lento e depois veloz. E ao dizer implacável, francamente a série de acontecimentos e informações que nos é inserida nas últimas 60 páginas chega a ser obscena, o famoso momento em que você percebe que a história está longe do fim e faltam menos que cem páginas, por mim apelidado do momento em que o pau vai torar.
O autor aborda as relações familiares como as vejo: um grande nó, confuso e problemático que pode causar uma dor latente no peito até nos membros das famílias mais pacatas, um golpe no estômago, uma divisão de proximidades entre aqueles que compartilham o sangue.
Enfim um livro maravilhoso.
Obs: li com a lombada quebrada pela primeira vez, é bom, mas n acho que valha o estrago feito no livro. Por ser um livro acadêmico e de bolso não me importei tanto, mas o estado é deplorável.