A auto-estrada

A auto-estrada Stephen King...

Resenhas - A Auto-Estrada

Yuka 12/10/2022

Em A auto estrada, temos Bart que passa a viver um pesadelo quando fica obcecado pela obra da auto estrada que passará bem onde sua casa fica. Bart ainda vive o luto pela perda de seu filho, perde o emprego e a esposa e com o prazo em cima, ainda não saiu da casa. O processo de demolição já atingiu o antigo lugar onde trabalhava, uma lavanderia, sua mulher resolveu sair de casa porque ele não havia comprado uma casa nova e em menos de um mês sua casa seria demolida.
Diante de tudo isso, deixava os dias passando, bebendo e tentando pensar em maneiras de como parar a obra. A leitura de um modo geral é arrastada, mas o interessante é em como ela é contada, como se fosse um diário de Bart. O início me senti totalmente perdida e confusa.
Mas, confesso que de longe foi assustador ou traumático. Na verdade chega a ser uma narrativa um tanto que depressiva, pois vemos o protagonista decaindo drasticamente e a gente espera que ele consiga se erguer, seguir em frente, mas contando tudo o que já perdeu, ele na verdade vê que não tem mais nada. Sua decisão final já fica clara com as coisas que ele vai preparando e fazendo ao longo dos últimos dias, como se fosse uma despedida e um show de horrores.
Entre essas raras obras de King no pseudônimo de Bachman, essa é a segunda que leio e devo acrescentar que A longa marcha por enquanto é a melhor que li até agora. A auto estrada talvez seja uma daquelas obras que não é assustadora, não tem lição de moral, apenas está ali...  Não digo que foi ruim, mas também não acrescentou nada hahaha a não ser, mais um para a lista de lidos do King...

Blue 29/09/2022

Nada
Nada de tão impactante, no contexto geral do livro a história por trás do livro... consigo entender as escolhas feitas pelo personagem, como ele se sentia vazio e sem rumo , só querendo algo que preenchesse aquilo, mas isso não significa que eu gostei, só não foi um desperdício total a história.
Não foi uma leitura ruim , mas não foi umas das melhores já li outros que realmente odiei.

João 17/09/2022

Sob o pseudônimo de Richard Bachman, King escreve um livro depressivo. Nele, vemos um homem que perdeu literalmente tudo na vida, e com isso não tem nada a perder.
A auto estrada não é um bom livro, durante a leitura senti empatia pelo personagem principal, mas ficou difícil entender realmente porquê ele estava fazendo o que estava fazendo. Ele vai entrando em um declínio mental cada vez maior, entretanto o leitor fica meio perdido, sem entender realmente suas motivações. No final do livro fica um pouco mais claro, mas poderia ser tudo melhor desenvolvido. Só recomendo esse livro se você estiver em um projeto de ler todos os livros do mestre.

Lucas_Callisto 15/09/2022

O clássico ?deixei a vida me levar e olha onde estou agora?.
Essa foi a minha primeira experiência com um livro escrito sob o pseudônimo de Richard Bachman, e queria dizer que foi bem diferente do que eu imaginava. Estava com expectativa, pois por saber do contexto do Bachman eu estava empolgado para iniciar logo em suas histórias. O próprio King descreve o Richard como uma pessoa sem esperanças, sendo assim, sobre esse livro tenho somente algumas coisas a dizer.

A Autoestrada vai contar a história de Bart Dawes. Ele trabalha numa lavanderia e em um dia recebe a notícia de que uma autoestrada está sendo construída, mas para esse projeto ter seu andamento ele terá de vender sua casa pois ela está no meio do trajeto e precisará ser demolida. Acontece que vender sua casa não será tão simples assim para o Bart, pois, além de sua vida estar de ponta-cabeça, a casa guarda todas as suas memórias, assim como das gerações de sua família, não tornando isso uma opção para ele.

Dawes perdeu muito e agora está prestes a perder mais, assim, a estruturação crescente de sua linha de pensamentos se perfilou aos seus atos, e o final do livro eu particularmente gostei. É bem raivoso, muito Bachman, uma face sombria do King. A história em si é mais brutal e carrega um drama em uma escala diferente dos outros que já tinha lido do autor, dando uma característica ao pseudônimo que o King não explorava tanto nos assinados com seu próprio nome.

Foi fácil ver pela perspectiva do Bart e até entender sua dor, mas demorou para acontecer qualquer proximidade. É um livro meio parado, de fato no começo demora um pouco para iniciar as explicações de algumas coisas, o que me deixou impaciente. Apesar de gostar do final, um detalhe do desenvolvimento eu não gostei, pois o protagonista realmente passou por muita coisa, então não sei se foi de propósito para parecer diferente, mas eu não senti tanto aquele apego emocional que o King trabalha nos seus personagens.

Não tem o fator da sobrenaturalidade, e seu final me lembrou muito o de uma outra história do King que não posso contar, pois, spoiler. Acho também que muita coisa poderia ter sido explorada, pois poucas cenas são realmente marcantes, e o King tem uma capacidade grande para explorar a expansão da vida de seus personagens, como ele sempre faz, mas aqui me pegou diferente. Me senti mais distante da história, ela é mais realista, mas não tão convidativa no seu decorrer, tornando-a mais mediana. Esperava por algo mais frenético, pelo menos em intervalos de tempo.

Se eu não soubesse, não conseguiria suspeitar que o Richard seria o Stephen, então essa época deve ter sido muito louca pros fãs do mestre. E a propósito, recebi uns spoilers pesados de outros livros do King que ainda não li, no final onde tem palavras dele sobre seu pseudônimo, então fica a dica.
Meus Anos Em Livros 15/07/2023minha estante
Sempre com ótimas resenhas! Não sabia que o King escrevia sob um pseudônimo! Ah, lembrei de você nesses dias, quando vi no Instagram a pré-venda de Holly! Pretende ler ainda esse ano ele??

muito obrigadoooo ????

pois é!! o king teve uma crise de identidade kkk

holly!!!! queria muito, mas preciso ler mais 4 livros antes dele kkk o stephen tem um universo todo conectado e posso levar spoilers de livros q já tenho inclusive; e também por causa do preço, faço coleção aí nesses primeiros meses fica muito caro :( mas não vejo a hora!!!

Meus Anos Em Livros 16/07/2023minha estante
Eu sempre esqueço de perguntar, mas você está fazendo algum projeto de Leitura do King nesse ano? Curiosidade... ??

Lucas_Callisto 16/07/2023minha estante
na realidade eu viciei no king desde o ano passado kkk eu já tinha lido 2 dele mas depois q li salem não parei de ler ele (foi literalmente todos os meses até agora desde fevereiro do ano passado).
não sei se isso seria um sim kkk mas não é coletivo, sou só eu mesmo pq eu tento aproveitar as promoções dos livros dele, cê já viu os preços? desencoraja até ?

Meus Anos Em Livros 16/07/2023minha estante
Já... os livros dele estão sempre com preço bem salgadinho... Mas agora entendi porque sempre te vejo resenhando algo dele ?

Lucas_Callisto 16/07/2023minha estante
eu sempre fico de olho nas promoções, sempre tem! mas as últimas foi só dos q eu já tinha...

kakskaks eu tento sair da minha zona de conforto (o king) de vez em quando, senão vou ficar muito acostumado. mas é meu autor fav, não consigo evitar muito kkkk

Valesca.Castelani 17/07/2023minha estante
O legal de ler King. É que vc reconhece muitos padrões dele.
Eu particularmente quando reconheço um fico me achando a perita .

Lucas_Callisto 17/07/2023minha estante
kaksksks isso é verdade!!! a escrita dele é muito cheia de personalidade, por isso estranho quando leio outros autores, sou muito apegado na escrita dele ??

Valesca.Castelani 17/07/2023minha estante
Verdade eu também.

Marcelo Ricarte 25/08/2022

Mais um livro diferente do King
Bom como todos que já li do mestre King, e diferente de tds os outros, retrata bem o drama do personagem principal e com um final explosivo...

Reader Za 29/07/2022

Bachman é Stephen King sem o fator sobrenatural
A historia do livro se constrói sobre um pai, Bart Dawes, que perdeu o filho e que nunca mais se recuperou; o apego com as lembranças dessa criança e do casamento que foi se despedaçando aos poucos vai enlouquecendo esse homem comum. Ele começa a ouvir vozes, as vezes pertinentes as vezes inconsequentes e inicia seu último ato de desespero.

O plano de fundo é o final dos anos 70 e início dos 80, com a crise energética americana, uma latente insegurança acerca do futuro e os Stones tocando a trilha sonora ?

?A antagonista é a autoestrada, que aos poucos vai mudando toda a cidade e literalmente passando por cima dos empregos e casas das pessoas.

Bart simplesmente não aceita abrir mão de seu lar, onde estão as memórias mais felizes de sua vida e de seu filho, e então ele surta, ao melhor estilo dos personagens de Stephen King?

rafajusvi 08/07/2022

Ainda sem palavras...
Stephen King nunca decepciona, mas ler uma obra escrita sob um pseudônimo criado pelo mesmo, é incrível. O livro é escrito com a visão de Richard Bachman, que, segundo o próprio S.K. é uma versão de sua pessoa mais obscura e muito diferente do seu normal.
O livro constrói uma narrativa desde o início, e ao seu decorrer tudo vai se encaixando, sem enrolação, mas com muita clareza. Muito bom!

Marcos 13/05/2022

Eu não sabia o que esperar de rhichard Bachman
Com certeza o king explora um lado sombrio com o pseudônimo rhichard Bachman o que é muito legal
O livro é o primeiro que li com pseudônimo e me surpreendeu superou as minhas expectativas que já estavam altas

Annaplima 23/04/2022

A história de um homem que, após saber que sua casa e seu local de trabalho serão demolidos para ser construída uma autoestrada, fica frustrado e de um cidadão comum torna-se uma ameaça à cidade (wikipédia).
"Eles estão construindo estradas para bestas sugadoras de energia enquanto as crianças desta cidade passam fome." Ótimo leitura!!??

Milene Wi 21/04/2022

A Auto-Estrada
Esse não foi meu livro favorito de Richard Bachman (King), mas foi uma boa leitura. Eu gosto muito mais da dinâmica que o autor utiliza em Blaze.
A Auto Estrada é um livro que fala muito mais de dor interna, do que de raiva. A raiva, aqui, é uma consequência da angústia sufocada.
Acompanhamos o protagonista já chegando no limite da sua sanidade e no decorrer do livro, vamos entendendo os motivos que o levaram a surtar.
Penso no título A Auto Estrada muito mais como sendo a trajetória do protagonista Dawes pela vida até a insanidade do que da rodovia a ser construída propriamente dita.

Wander.Santos 10/04/2022

Muita loucura envolvida, gostei de algumas coisas , mas no geral não me pegou? demorei pra ler pq não dava vontade. Mas que loucura a cabeça de homem ?????

Matheus Caires 07/03/2022

King Univers #8
Eis um grande livro do king trabalhando a raiva como ninguém é o quanto o ser humano não está disposto a desapegar do passado
Para o universo não tem nada a se acrescentar

Resumo do eps anterior
Carrie é a 1 iluminado apresentada por king ela também mencionou a coisa
Em salem apresentados ao padre Callahan um importante personagem
O iluminado nos aprofunda mais sobre o que é um iluminado e nos mostra que existem muitos no mundo somos apresentados a danny e hallorann dois importantes personagens
A Dança Da Morte nos traz uma pitada do multiverso e nos apresenta mais dons de pessoas que são iluminados como mae abigail que tem o dom da visão até então só conhecíamos ( nas minhas leituras é claro e quem me acompanha) os dons
Telecinese (Carrie)
Intuição (Danny)
Cujo nos trás king escrevendo sobre animais que será importante no futuro
Ascensão nos deixa na dúvida sobre os eventos que rolou
A Zona Morta mostrou mais um poder dos iluminados a premonição

Linha Cronologia
A Zona Morta 1970 (acidente)
A Auto-Estrada 1973-1974
A Dança Da Morte 1990
Ascensão 2018

Eliete 15/02/2022

Acabou comigo, amei!
Apenas queria dizer o quanto eu gostei desse livro. Amei a forma como a narrativa nos leva a gostar ou odiar certos personagens, mas a forma como esses sentimentos andaram juntos com o protagonista foi maravilhosa. Em alguns momentos Bart tem atitudes bem ridículas, mas vamos vendo seus motivos ao longo do livro e no final, acabei gostando muito do personagem. Uma ótima leitura que me deixou muito mal.