A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães




Resenhas - A escrava Isaura


479 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Viviane 29/03/2023

Este livro nos mostra como o poder pode ser cruel. Isaura no começo da história é tratada com "regalias" e que os outros escravos têm inveja dela. Mesmo o livro sendo rebuscado aprendemos muito sobre a cultura da época, os escravos, a forma de tratamento entre as pessoas. A prendemos que o poder se mau usado pode acabar nos corroendo. Entendemos que não adianta tentar conquistar quem amamos forçando o outro, pois viver ao lado de quem não amamos é aprisionar nosso coração a dor eterna. Essa obra nos mostra várias formas de escravidão. Uma delas é a física que os escravos viviam. Outra é a prisão amorosa, quando a mulher se casa com alguém que não ama. A história é muito boa, não é atoa que já foi feito novela sobre ela.
comentários(0)comente



Gabriella123 29/03/2023

Uma fada, um anjo, uma deusa, uma mulher!
Eu fiquei muito satisfeita de finalmente colocar meus olhos em mais uma literatura nacional e adorar cada capítulo lido. Na escola, só havia escutado menções sobre, mas nunca tinha chegado a ler uma mera página, agora vejo que tardei uma convidativa leitura.

Sendo ?A Escrava Isaura? um livro romântico, eu não me surpreendi ao ver o quão maravilhosa era Isaura e o quão apaixonante ela era, não só para nós, como para os personagens da trama. A cruz que ela carrega é a de literalmente ser dotada de uma beleza divina, inteligência e um bom coração, e para sorte dela, Álvaro entra em concordância com seu límpido espírito! É simplesmente fomentador a forma como o autor nos envolve na trama e torce pela felicidade dos dois!

Contudo, esse livro me foi vendido (e ainda é, pelo visto) como algo revolucionário por mostrar a campanha anti-escravagista através do fidalgo Álvaro, que era republicano e abolicionista. Na minha opinião, não vi nada disso no livro, óbvio que houve frequentes menções ao movimento e falas explícitas sobre, mas mesmo Isaura, que é o foco central da trama, era uma escrava branca que foi muito bem educada (tanto que muitos sequer suspeitam que ela é escrava por conta de sua beleza assomado com seus ensinos), o que em nada se casa com a realidade. A motivação maior de Álvaro era apenas libertar Isaura e, como seu confidente amigo havia dito, para a época, acabar com a escravidão era quase utópico ? ou seja, partindo para o final da meada, era que as atitudes do fidalgo eram em prol de sua amada, e não por uma causa verdadeira. Inclusive, a única negra que teve sua beleza reverenciada foi Rosa que, através da narrativa, só se mostrou uma mulher magoada, invejosa e que nos causa asco.

Agora, afastando esse lado, não há o que reclamar da narração. Bernardo Guimarães fez um ótimo trabalho no seguimento das informações e a trauma é, nada mais e nada menos, que cativante!

?As leis civis e as convenções sociais são obras do homem, imperfeitas, injustas e muitas vezes cruéis. O anjo padece e geme sob o jugo da escravidão, e o demônio exalta-se ao prestígio da fortuna e do poder.?
? Guimarães, Bernardo - A Escrava Isaura.
comentários(0)comente



RuanaHellena 27/03/2023

Uma obra clássica.
Considerando a política e os costumes da época podemos ver um verdadeiro romance em todas as suas nuances.

A história de uma personagem conformada com sua dura realidade, encontra-se em situações complicadas e de risco sem que as tivesse procurado.
Encontra esperanças em um personagem disposto ao necessário para salvá-la, uma fulga, disfarces e uma paixão, o amor de um homem que acredita apenas em sua bela e amada musa.
E então as reviravoltas e consequências e todas as tentativas frustradas de liberdade, para que então o amante possa chegar em socorro da dama bem a tempo de livrá-la de um castigo eterno.

Dispensando todas as ironias dos clássicos de romances literários, Isaura é uma obra nacional merecidamente reconhecida, porém pouco valorizada.
comentários(0)comente



Lara Vanessa 26/03/2023

Leitura concluída com sucesso!!!
No geral, é um livro muito bom.
É bem crítico, na verdade.
Porém, não dei as 5 estrelas completas, porque senti falta de um melhor desenvolvimento de alguns fatos...
Mas, no geral, adorei a leitura!
comentários(0)comente



Lara.Dalto 25/03/2023

Eu comprei esse livro porque achei uma edição bem bonitinha em um sebo da cidade e foi tão baratinho... Surpreendeu-me, eu realmente não esperava uma ótima história por pré-conceitos contra a novela da Record... Ainda bem que percebi que era besteira e que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Por isso, super recomendo a contemplação do trabalho de Guimarães!
comentários(0)comente



Ligia 24/03/2023

Gostei. Vou pensar em ler o livro completo.
O final e a moral da história são realmente importantes.
comentários(0)comente



Elena 23/03/2023

Quando eu li Escrava Isaura pela primeira vez, aos 15 anos, achei o livro chato. Lembro que eu dizia que a história era ruim, que a protagonista era chata e que a vida dela como escrava (sendo branca) era privilegiada em comparação a vida das outras escravas (negras), eu obviamente não tinha entendido a crítica do livro e pensava que ele era só um romance usando a escravidão como pano de fundo.
Hoje, aos 19 anos, percebo como meu entendimento da leitura foi frívolo; é claro que há um romance (muito bom por sinal) mas o livro não se resume a isso. Eu não precisei reler o livro para me dar conta da real crítica que ele traz, só precisei amadurecer. A vida da Isaura é tão ruim e sofrida quanto a de qualquer escravizado ali, pior até. Mas isso a faz ser um protagonista diferente de chata, faz ela ser muito forte! Isaura se um dia eu te critiquei eu não lembro.
comentários(0)comente



Ana 17/03/2023

Gostei MUITO do modo de escrever do Bernardo Guimarães, sinto que estou realmente presente na cena como um telespectador. Me senti em um teatro na verdade. Enfim, vi algumas resenhas negativas sobre o livro e acho que ele não deveria ser olhado com o pensamento atual. Eu gostei bastante do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giovana.Pacini 28/02/2023

Álvaro o último romântico, vi uma galera falando que odiou porque é problemático e tal mas o que essa gente esperava????? Escrito em época de escravidão dando início a pensamentos abolicionistas é óbvio que não dá para ler com o pensamento atual
comentários(0)comente



Michael 28/02/2023

Um clássico que não envelheceu bem. Ou talvez, sim.
Clássico da literatura nacional, escrito pelo mineiro Bernardo Guimarães em 1875, a obra faz parte do romantismo brasileiro, então tem que gostar desse movimento para poder aproveitar bem a leitura. Eu, particularmente, não gosto muito da linguagem que era utilizada na época.

A trama é bem "novelesca": Isaura é filha de uma escravizada "mulata" (palavra do autor) que nasceu branca e, por isso, foi praticamente tida como filha da senhora da fazenda - mas ainda escravizada. Aprendeu a ler, escrever, se portar como uma dama da época, tocar piano... Por isso, todos os homens ao seu redor se apaixonam por ela. Sua vida se complica (ainda mais, claro) quando sua senhora morre sem colocar em seu testamento a vontade de libertá-la. O herdeiro da senhora, apaixonado por Isaura, vê agora a oportunidade de conquistá-la ou obrigá-la a amá-lo nem que seja por imposição.

O que me atraiu a leitura foi o caráter abolicionista da trama, mas tenho algumas ressalvas sobre isso. Vale lembrar que o livro foi escrito há 185 anos então claramente, há uma lacuna muito grande entre o contexto e mentalidade do autor com o meu de leitor. Eu entendo que o autor queria despertar ideias abolicionistas nos leitores e que por isso coloca uma escravizada branca. Convenhamos, na época o livro não teria feito o sucesso que fez caso a escravizada fosse preta. Porém, ao fazer isso, constantemente os personagens falam que ela não merece ser tratada como escravizada porque tem a pele clara. Ou seja, não prega a liberdade de todos os escravizados, mas da mulher branca que se vê nessa situação. Não sei até que ponto, realmente, a obra chegou a despertar alguma consciência porque não se debatia a liberdade dos pretos, apenas daquela mulher branca - e somente porque o abolicionista estava apaixonado por ela.

Outro ponto de incomodo na trama são os constantes comentários do tipo "ela sabe tocar piano, ler, bordar, é educada... Portanto não merece ser escravizada", reforçando a ideia de que pessoas mais simples merecem. E para ser justo, há sim um momento no qual Álvaro, interesse amoroso de Isaura, discursa sobre a importância de não escravizar pessoas e de tratar todos iguais. Assim como o fato dos escravizados de sua família terem sido libertados e terem recebido apoio dele para que fossem inseridos na sociedade (e não só libertados e abandonados). Porém, na maior parte do romance, o discurso é para libertar a branca bela que recebeu educação, e não os pretos escravizados.

No geral, acho que é um clássico que não envelheceu bem. Ou talvez, sim, já que é exatamente alguns desses pensamentos que ainda perduram. Porém, se o lermos pensando no contexto da época, veremos que é, sim, um romance ousado.

site: https://www.instagram.com/p/CpJIPqDuNC3/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria Helena 26/02/2023

Levando em consideração o tempo no qual o livro se passa entende-se as problemáticas que se encontram no livro. Isaura só é ?digna? por que é branca, tem feições completamente caucasiana, porém eu entendo essa abordagem, pensando que o autor gostaria que as pessoas lessem e refletissem sobre a escravidão, sobre suas mazelas, em diversos trechos encontrassem críticas fervorosas contra a escravidão.
comentários(0)comente



Jymaria 18/02/2023

Isaura, mesmo sendo linda e "branca", não deixava de ser uma escrava e propriedade na visão de Leôncio. Álvaro é perfeito .
E o final ...
comentários(0)comente



_pam0808 12/02/2023

No geral, importante porque retrata a questão escravista x abolicionista, mas o enredo é meio abrupto e os personagens são muito idealizados, típico do Romantismo. Por ser um clássico, acredito que vale a pena ler.
comentários(0)comente



479 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |