Armada

Armada Ernest Cline

Resenhas - Armada

Will 08/08/2017

Nada salva.
Nada no livro salva. Nem as referências. Foi um livro feito as pressas, tentando aproveitar o sucesso de Jogador N° 1. História simples, fraca, personagens nada cativantes, pelo contrário, dão preguiça quando aparecem.

Leo Brito 09/02/2020

Ótimo Livro
Ótimo livro, tem muitas referência ao mundo da cultura de ficção científica (Nerd) e um excelente final com uma virada de história que eu não esperava em nenhum momento.

Joel 30/01/2023

Um livro fanservice... mas muito divertido!
Como sou um nerdola a leitura me aconchegou e eu a abracei de uma maneira muito suave. Tive ótimos momentos lendo esse livro, que assim como Jogador Nº1, conquistou meu coração.

Algumas citações e referências podem tirar o leitor da história em alguns momentos, caso ele não tenha conhecimento ou bagagem que as vezes se mostra necessário para a leitura. Ainda assim conseguiu ser bastante intrigante e me prendeu até o final.

O livro deixa muitas pontas soltas, com um desfecho em aberto, as vezes até com alguns exageros no enredo e é por esse motivo que não entrego 5 estrelas para essa obra.

No mais é isso, uma história intrigante, alguns personagens muito bons e outros mais esquecíveis, ideia muito maneira e com bastante fanservice pra galera nerd, principalmente a galera nerd da velha guarda (não me encaixo no segundo grupo, sou novinho).

Thi 31/07/2021

Achei o livro muito bom, me prendeu, narrativa interessante, personagens legais.
A única coisa que eu achei foi que o final foi TÃO inesperado que cortou totalmente o clima que o livro tinha construído...

Franco 25/06/2017

Livro genérico
Quem leu Jogador Nº1, e gostou, tem tudo para desgostar de Armada.

Quer dizer, alguns elementos que estavam presente lá continuam presentes aqui (principalmente as referências nerdescas). Porém, o espírito da escrita do livro mudou completamente.

Sabe quando você lê algo e sente espontaneidade? Sente que é um treco original? Que foi feito, digamos assim, com coração? Jogador Nº1 transmite isso. E aí que é quase um orgulho para os nerds, principalmente os mais tiozões, ler uma obra assim.

Agora, sabe quando você lê algo e sente repeteco malandro? Que é um treco que tentou copiar uma fórmula? E que foi feito, digamos assim, visando um mercado e um consumidor? Pois é, Armada é assim. E aí que você se sente lendo um desses livrinhos que são encomendados para virar franquias tão longas quanto mais conseguir vender.

Sou fãnzasso do Ernest Cline pelo que ele fez em Jogador Nº1, mas me decepcionei muito com Armada. Livro sem encanto, sem sinceridade, e, pior de tudo, com aquela formatação de quem só quer vender - até mesmo um final meio que puxando uma sequência.

Talvez os nerds mais novos, faixa-branca, aprovem. Mas os nerds tiozões como eu não vão encontrar aqui o que encontraram em Jogador Nº1. E temo que mesmo sem a comparação com o Jogador Nº1, Armada continuaria sendo em si um livro fraco, já que enquanto ficção científica tem só uma ideia (não desenvolvimento) e enquanto aventura é simples e repetitivo.
Marthie 24/07/2017minha estante
Não tive ânimo de terminar a leitura. Você descreveu exatamente a impressão que tive.

Suely 30/08/2016

Divertido
Não, não é um 'Jogador No1', mas é bastante divertido. Um pouco previsível, mas uma leitura leve e divertida.

Vonquelbe 17/12/2015

Aliens ???
Seguindo a mesma linha de "Player One" ... Armada se mostrou um grande sucesso. O Autor deixa muito claro sua paixão por uma determinada época. Que história fascinante ... começo a pensar se não é mais uma forma de "preparo" ... rsrsrsr ... Leia este livro.

Emilio Santos 31/08/2016

Tristeza...
Uma decepção. infelizmente. Eu iniciei essa leitura com base na qualidade do livro o Jogador nº1, que é um excelente livro, mas neste o autor se perdeu totalmente, ele inventa certas coisas e quando ja estava achando que era demais ele adicionava mais coisas ainda. Foi um sofrimento terminar a leitura.
dethalles 13/01/2017minha estante
undefined

Gabs 08/02/2019

Ruim de doer, não recomendo a leitura
O autor claramente quis aproveitar do sucesso de jogador nº 1 e fez esse livro as pressas. Personagens extremamente rasos, nem no protagonista o autor se aprofundou. Diálogos excessivamente pobres, história cheia de clichês e situações/ações por parte dos personagens nada a ver. A história toda é uma real bagunça, tudo é apenas jogado no leitor e suponho que ele deveria se contentar com isso. O enredo não se amarra na minha opinião.

Kellvia 10/02/2019

Armada
Esse autor nunca deixa a desejar!!!

Damata 22/03/2019

Como entretenimento é muito proveitoso
Mais uma vez Ernest Cline trás uma obra com inúmeras referencias da cultura pop dos anos 80.
Um tipo de Tarantino, no inicio de carreira,
da literatura. Sabe juntar referencias, botar no liquidificar e fazer um produto com novo sabor. Esse é o Ernest Cline.

É uma escrita leve e divertida.

Apesar de ter elementos como alienígenas, espaçonaves (muitas batalhas de naves, por sinal), viagens interplanetárias e muitas menções à Nasa, as questões mais cientificas são muito pouco abordadas, com diversas lacunas sem explicação.
Tenta se aventurar em alguns momentos num terreno mais filosofico que fica sempre numa camada bem superficial.

Mas no geral me agradou bastante, como entretenimento é muito proveitoso.

Jonfonpa 01/06/2019

Excelente leitura
Um livro de enredo bem trabalhado, envolvente e como excelentes plot twistes. Com ótimas pitadas de ficção científica, games e cultura pop dos anos 80 e 90, trabalhados com habilidade pelo autor.

Miguel 18/06/2019

Clichê
Previsível, muito previsível. Uma história rasa soterrada em um monte de clichês e referências gratuitas à cultura pop.

Matheus Alves Carmo 07/10/2019

Melhor do que esperava
Quando soube do livro, tinha uma empolgação por ter amado o primeiro livro do autos, Jogador N°1.
No entanto, depois de ver algumas avaliações e a própria sinopse, diminuiu um pouco a vontade, pois parecia meio clichê, não chamava muita atenção.
No entanto, depois de começar a ler, passei a me envolver com a história. O próprio autor brinca com clichês que podem ser percebidos, e usa eles como um elemento da história.
Só senti que alguns personagens não são tão bem desenvolvidos, e fiquei incomodado com a mudança de humor repentina e sem sentido do protagonista em alguns momentos.
No geral é um bom livro, tem uma mitologia interessante (apesar de que algumas coisas não são tão bem explicadas, e temos apenas que aceitar) e uma história que apresenta coisas novas além dos clichês.
Também há muitas referências, mas elas são incorporadas à história, não ficam tão "fanservice".