Armada

Armada Ernest Cline

Resenhas - Armada

Thiago Silva 23/07/2020

Ernest é você mesmo ?
Para quem leu Jogador Nº 1 é meio difícil não fazer comparações ou esperar um livro no mesmo nível, visto que o livro é incrível.

Breves considerações sobre Armada:

- Parece mais um livro de estréia do que de um autor já publicado.

- O protagonista é chato e seu talento prodigioso é exaltado demais para quem está abaixo do TOP 5, ok ele é um dos melhores, mas isso não significa que ele deve ser tão exaltado como foi. E para uma pessoa de 18 anos ele tinha uma personalidade bem infantil.

- A aliança da terra também é mal desenvolvida, poderia ter sido abordado as questões de hierarquia, promoções, treinamentos, as bases, os personagens secundários, Top 5. Mas o autor quis entregar tudo de uma lapada só como se um único dia fosse capaz de resolver uma guerra.

- O Romance é forçado.

- As referências nesse livro foram irritantes em muitos momentos, pois em muitos casos elas não tinham necessidade de estar ali.

- O autor trouxe propostas interessantes que ele não soube desenvolver, é inevitável ler esse livro e não se lembrar de jogador nº 1 pois parece uma cópia diferente.

Michelle 25/07/2020

A base do livro é divertida e interessante, mas a quantidade de referências aleatórias, e detalhamento de naves/guerras tornou o livro bem cansativo, quaaase abandonei. Mas fiquei feliz de terminado

Henrique.Hansen 28/01/2023

Bom, porém...
Esse é de longe o livro mais nerd que já li. Isso não torna ele ruim, apenas meio cansativo.

A história é básica (mesmo tentando ser grandiosa) e o desfecho é muito improvável.

Os pontos em comum com Jogador N° 1 são enormes, tanto que ambos parecem ser do mesmo universo, porém esse fica beeem atrás de Jogador N° 1

Bruno G. Guimarães 04/05/2020

Meu segundo livro lido de Ernest Cline. Honestamente, ainda prefiro o Jogador n°1, mas essa é uma obra praticamente tão boa quanto. Repleta de referências à cultura pop e nerd, como de costume. Menções a filmes, séries, música e games trazem uma sensação agradável de nostalgia. Muito gostoso mesmo! Eu mesmo voltei a jogar alguns jogos com temática extraterrestre ao lê-lo.
Tem uma história interessante, mas que não prende tanto. Personagens bacanas e carismáticos. Tudo que, apesar de algumas fraquezas, para mim, fez merecer 5 estrelas.

Matheus Pedrosa 22/11/2020

Uma armada meio capenga
Livro bastante monótono, mesmo simbolizando uma guerra, não tem uma fluidez e uma dinâmica interessante. Já havia visto muitas críticas de quem comparou a obra à Jogador n°1 então optei por ler primeiro Armada para não me decepcionar, e espero que funcione, pois a trana fácil e o final totalmente previsto é decepcionante

MWeirich 15/03/2021

Ao terminar o livro não posso deixar de sentir que faltou algo, mas não sei dizer o que foi exatamente.

Percebi que houve certas partes do livro que o autor não desenvolveu, o que não interferiu em nada o desenvolvimento ou a história do livro.

Mas senti falta dessas pequenas partes e, por este motivo, o livro perdeu alguns pontos comigo.

Entretanto o livro me fez rir e chorar e mostrou o quanto é brilhante a mente do autor.

Um livro muito bom e realmente recomendo a leitura dele.

Fabio.Barbosa 31/08/2020

Recomendo
Pra gosta do mundo dos games vale cada página, além claro da nostalgia

Fernanda2477 06/11/2023

O livro tem uma história até que interessante, mas parece que a ideia não foi tão bem aproveitada quanto poderia ter sido. A narrativa é bastante fluida e tem um ritmo frenético, parecido com a forma de narrativa de "Jogador N°1". Alguns acontecimentos parecem que são muito convenientes, principalmente no final da história, tudo se resolve sem grandes problemas e de forma simplista. É um livro com bastante referências a cultura pop e lembra bastante um filme da sessão da tarde. É uma leitura boa para passar o tempo ou para momentos de ressaca literária.

Ricardo.Vibranovski 19/12/2015

Ernest Cline: Escritor de um livro só?
Jogador nº 1 se tornou um clássico instantâneo. Personagens interessantes, impulsionados pela vontade de escapar de uma distopia opressora através de uma competição que os levava a imergir na cultura geek da década de 80 - tudo isso através de um texto ágil e cheio de ação de um escritor que parecia ter uma criatividade infinita.
Armada tenta pegar carona nessa mesma cultura pop mas o faz de maneira superficial. A meia dúzia de referencias "nerds" parecem descontextualizadas nos diálogos. Os personagens são bidimensionais e suas atitudes inverossímeis. A linha narrativa é fraca e repleta de lugares comuns. Nem parece o mesmo autor. Cline definitivamente perdeu a mão nesse livro.
Gerson 28/12/2015minha estante
Exatamente. Foi difícil terminar um livro tão cheio de clichês Me pareceu que algumas passagens foram feitas por uma criança.

Xandy 07/02/2022

A primeira coisa a ser dita sobre Armada é que essa história não é O Jogador Nº1, apesar de ter um clima parecido, devido as referencias a cultura pop que Ernest Cline coloca. Eu até gostei da história, mesmo achando ela bem okay. Zack, o personagem principal, para mim não é tão cativante quando Wade, porém ainda sim é legal e a história se desenvolve de uma maneira interessante, mesmo sendo cheia de clichês. Armada é focado mais em jogos de de naves, e para quem gosta deles, vai curtir. Como eu falei, o livro é legal, mesmo não sendo a melhor história de Cline.

Mila 29/06/2021

Espelha-se em ARMADA todo o brilhantismo posto em Jogador n°1. Ernest Cline consegue trazer o universo geek fielmente, e o quão inebriante é a cultura pop.

Zack é um cara normal: quase formando no ensino médio, gamer assíduo, geek, assistente em uma loja de games e Cia; e suas frustrações se resumem ao fato de que sua vida é, segundo ele, sinônimo de tédio; todas as aventuras vividas nos games, livros e filmes de ficção científica serem somente isso: ficção. Porém, sua percepção de realidade é posta a prova quando, numa aula de matemática; num dia qualquer, avista o improvável: uma espaçonave alienígena, mais especificamente, uma Glaive de Armada ? o videogame on-line de simulação de vôo mais popular, cujo objetivo é salvar os terráqueos e seu lar de uma ameaça externa. Agora, Zack precisa tornar-se um herói espacial em questão de horas e salvar o mundo de uma invasão alienígena nesse ínterim.

"E se eles estiverem usando videogames para nos treinar sem que nós sequer saibamos? "

O loop da trama é agitadíssimo. Armada é ação do início ao fim, isto é, 432 páginas de um dia ininterrupto, abarrotado de reviravoltas de parar o coração. Veja, Jack, em questão de horas, tem o seu senso de realidade estilhaçado, sua sanidade posta em dúvida, seu coração partido e reconstituído um par de vezes, vai parar no lado escuro da lua - literalmente - e é forçado a amadurecer vertiginosamente sob o peso de bilhões de vidas e uma escolha que pode mudar o rumo da civilização.

"Sempre supus que nosso futuro iria terminar parecendo mais com Mad Max do que com Star Trek. "

Cline não economiza na criatividade e traz um enredo envolvente, suas analogias são de uma naturalidade despretensiosa empolgante. Recheadas de tesouros culturais que amamos tanto; são como peças se encaixando, numa harmonia complexa e extasiante. É realmente inspirador sentir-se representada dessa maneira, faz-nos criar vínculos imaculáveis com os personagens, a trama, o autor... A obra em si. É mágico. Isso, somado a incrível fluidez de escrita e o peso exato de carga dramática imposta por Cline, inevitavelmente caracteriza a obra como sublime, especial aos olhos do leitor, o estimula a ler com avidez e atenção, visto que o mesmo percebe a qualidade do que está em suas mãos.

" ? Não devo ter medo ? recitou ela. ? Medo é o assassino da mente. Medo é a pequena morte que traz a obliteração total. [...] ? Eu irei enfrentar meu medo. Permitirei que ele passe por mim e sobre mim. [...] ? E quando ele tiver passado, eu voltarei minha visão interna para ver seu caminho ? continuou ela. ? Onde o medo passou não haverá nada. Só eu permanecerei.?

Armada é sob medida para quem ama o universo Geek, e claro, para aqueles que desejam ser cativados por esse universo mágico. Uma deliciosa ficção científica, repleta de teorias de conspiração e plots de acelerar o coração. Armada possui muitos ganchos para uma continuação. Aguardo com muita expectativa.

"Ter as amarras tiradas do meu coração depois de usá-las durante uma vida inteira era um pouco demais ? mas da melhor maneira possível."

Danixvr 08/04/2020

Resenha - Armada
O livro não era tudo aquilo que eu esperava, fui muito na emoção de ser um "jogador n°1" e me decepcionei um pouco com o decorrer da leitura, mas o livro é interessante se você é como eu que adora cultura pop e ficção científica.

Samuel 17/06/2022

Incrível
Essa aventura aqui me deixou sem palavras, muitas emoções que varia de vergonha, tristeza, feliz, etc!
E para quem é nerd/geek vai amar as referências que vai de jogos a grandes filmes e sem falar das boas músicas.
No fim tenho certeza que você irá querer fazer parte dessa grande aventura!