O voo da guará vermelha

O voo da guará vermelha Maria Valéria Rezende

Resenhas - O Voo da Guará Vermelha

Camilinha 25/01/2023

História que conta outras histórias
Que assim como Rosário que tem o dom da ?contação?, Maria Valéria faz o mesmo com a gente e nos transporta para um lugar de riso, de sofrimento também, de amor?
Uma simplicidade e delicadeza que envolve.
Sei não, só sei que eu tô toda emocionada com esse livro.

Janaina 16/01/2023

Rosálio é um sobrevivente. Trabalhador humilde, destituído de pai, de mãe e até de nome, vive como andarilho onde encontra trabalho e guarda uma grande paixão pelas histórias, que alimenta o seu maior desejo, o de aprender a ler.

Quando se encontra com Irene, uma prostituta em situação de miséria e muito doente, não imagina que aquele encontro de solidões e desesperanças propiciará o terreno fértil para a realização de um sonho que ele nem sequer ousara sonhar.

A intimidade dos dois vai sendo construída aos poucos, enquanto ele oferece a Irene o que tem de melhor, que é o talento para contar histórias, e vai sendo recompensado com a valiosa ajuda ? sempre buscada - para conseguir decifrar o mundo das letras.

E no aconchego da cama, um universo de cores e mundos vai-se descortinando na vida daquelas almas sonhadoras, revelando prazeres que transcendem o corpo, que vão enchendo suas vidas de sentidos e abrindo janelas para ressignificar o amor.

?o amor não é assim, o amor é como menino que não sabe fazer contas nem de perda nem de ganho, vive desacautelado, não tem lei, não tem juízo, não se explica nem se entende, é charada e susto, mistério.?

Uma história linda, sensível que, mesmo cercada de tristeza, traz um quentinho para o coração.

?quem é que sabe, afinal, o que há de verdadeiro nas coisas que a gente lembra? E que verdade se esconde nas coisas que a gente pensa que está inventando agora??

Vale a leitura!

Sofia 28/12/2022

Curto e de simples leitura, "O voo da Guará Vermelha" conta a história de Rosálio e Irene. Ele, vindo de um pequeno povoamento, sem nome registrado, nem pai, nem mãe, foi em busca de ser alfabetizado, passando por diferentes trabalhos - de trabalho escravo a garimpeiro - até chegar na cidade grande, onde passa a trabalhar como pedreiro. Ela, por outro lado, prostituta, soropositiva e com um filho para sustentar, conhece Rosálio primeiramente como cliente. No entanto, passam a se ajudar cada um de sua forma: enquanto o homem conta suas várias experiências para Irene, ela tenta ensiná-lo a ler e escrever, criando uma relação de companheirismo e de trocas entre eles.

Através de uma escrita muito clara e fluida, a autora nos apresenta personagens comuns com suas dificuldades e aprendizados. A vida dura de Rosálio se mostra no seu modo de viver, mas que é minimizada quando relata suas vivências. Já Irene, apesar de sua doença que a enfraquece tanto, mantém sua vontade - ou necessidade - de viver, sempre pensando no seu filho pequeno. O livro parece ser composto por vários contos ligados por uma narrativa maior, trazendo fatos do cotidiano brasileiro de uma forma que desperta o leitor a pequenos detalhes que, muitas vezes, nos passam despercebido.

Aegla.Benevides 27/12/2022

Singelo e inesperado, ?O voo da guará vermelha? é para quem gosta de histórias. Nessa obra da grandiosa Maria Valéria Rezende, Rosálio é um pedreiro analfabeto, contador de histórias que nunca pôde colocá-las no papel, pois seu maior sonho, ser alfabetizado, não se concretizou. Como co-protagonista, temos Irene, prostituta soropositiva que já não tem mais fôlego para a vida.

O primeiro encontro dos dois é desajeitado, um acaso do destino; mas não é por isso que a mais pura relação deixa de se formar entre eles. Com uma forte referência a ?As mil e uma noites?, onde a protagonista livra-se da morte contando histórias ao seu algoz ao longo de várias noites, aqui, quase num mutualismo, Irene e Rosálio criam seus laços a partir das histórias, faladas por ele e lidas por ela, que abordam o passado e relacionam-se com o presente.

Um dos pontos mais chamativos da obra é a profundidade de Irene, que tem sentimentos tão reais que é difícil enxergá-la como pura ficção. Além disso, a relação é criada de um jeito sutil, de modo que nem notamos quando os dois passam da amizade para o relacionamento amoroso - o que demonstra um grande talento da autora com as palavras.

Maria Valéria foi de uma sensibilidade espetacular nesse livro, um dos mais reconhecidos de sua carreira, e quem se aventurar por ele vai encontrar muita cumplicidade, esperança e respeito.

Arima 12/12/2022

Ganhei esse livro de uma querida amiga, nunca tinha lido algo nesse estilo e me apaixonei. A autora mostra a magnitude da vida, da vida de pessoas comuns, pessoas que na realidade são extraordinárias. Rosálio e Irene vocês despertaram algo novo em mim.

Obrigada Ticinha por me apresentar esse mundo, essa história

skuser02844 29/11/2022

Não é uma obra prima, mas gostei muito
É uma história muito bonita sobre uma prostituta em fim de xarreira e um cara da roça que quer aprender a ler e a escrever, uma versão bem interessante de as 1001 noites

Carra 30/08/2022

Maravilhoso! Maria Valéria Rezende te prende na musicalidade de sua escrita.
Com toda certeza recomendo ??

Debora 18/07/2022

Prosa poética cheia de sensações e sentimentos
A escrita da Maria Valéria Rezende me soou como poesia que enleva a alma.
Por meio da história de 2 pessoas simples, 2 dos tipos de párias de nossa sociedade, a autora nos mostra a beleza do simples, a riqueza da cultura do nosso povo, a inteligência da arte de sobreviver. As personagens são Rosálio - um órfão analfabeto oriundo dos grotões esquecidos do país - e Irene - uma prostituta agora com Aids, à beira da morte.
É no encontro entre eles que aprendemos a riqueza do companheirismo, das mais simples trocas, ou seja, da vida acontecendo sempre.
Tina Lilian Azevedo 18/07/2022minha estante
Já quero rs

Debora 18/07/2022minha estante
Lindo Tina! Merece ser lido.

Leila 19/07/2022minha estante
Amei esse!

luizambaldanca 25/05/2022

Incrível. apenas.
Maria Valéria explora os sentidos nesse livro, mas também os sentimentos do leitor.
Um romance contemporâneo, de leitura leve, que explicita condições precárias da nossa sociedade e a mudança que um carinho e algumas histórias pode provocar na vida de alguém.
Irene e Rosário fogem da perspectiva tradicional de casal romântico, e ainda assim envolvem o leitor em suas trajetórias e sensações.
Adorei de verdade! Muito bom!

Michele 18/05/2022

A arte de esperançar
Eu fico boquiaberta com a capacidade que a Maria Valéria tem de, juntando palavras tão banais, representar as coisas todas de forma tão tocante. É a simplicidade de sua escrita que torna suas histórias tão especiais e únicas. Uma visão de mundo extremamente delicada e leve, ainda que esse tal mundo seja tudo, menos isso.

oliviaghetti 20/04/2022

Perfeição define este livro
Eu já havia lido outros 2 livros da Maria Valéria Rezende e ela já havia se tornado uma das minhas escritoras favoritas, mas em ? O voo da guará vermelha? isso se concretizou definitivamente.
Esse livro é uma obra de arte, um ato de resistência, um manifesto de esperança!
As personagens são maravilhosas, a escrita é impecável, a oralidade tão característica do texto é deliciosa e nos embala a cada palavra.
As reflexões que o livro nos propõe de forma tão leve e até mesmo lúdica, são muito profundas e necessárias.
Esse livro é uma inspiração, um sopro, uma brisa deliciosa de noite de verão!
Por favor, leiam Maria Valéria Rezende e se apaixonem!

Bárbara 09/04/2022

Adorei
Eu nem ia ler o livro do mês, mas ouvi boatos de ser mto bom, e por isso dei a oportunidade. Mas foi a melhor escolha que fiz. Amei

Tatinha 01/03/2022

Quanta sensibilidade! Muito bom para deixar claro o poder das palvras e principalmente o da escuta. Todo mundo tem algo para nos acrescentar! Nunca podemos deixar de ouvir a história do outro.
Alê | @alexandrejjr 08/03/2022minha estante
Um livro lindo e, pra mim, um clássico contemporâneo. Singelo, sem ambições, mas dotado de uma sensibilidade ímpar!

Dudamanfridini 11/02/2022

Um livro que fui com muita expectativa e que me interessou muito a história, a escrita da autora, e os personagens. Cada história que o Rosálio contava eu sentia oq ele queria passar, o desejo de ser contador o levou para muitos lugares tristes, perigosos mas tudo pra chegar em Irene, outra pobre alma que ao meu ver Rosalio teve privilégio de conhecer. O final foi me deixando de coração apertado e realmente é um final que n tem muito oq dizer e apenas refletir e sentir.

Lidiane 04/02/2022

Um livro de enredo simples, com um respeito e atenção pela oralidade, pela contação de histórias, o que deixa a leitura ainda mais fluída e encantadora! Conhecer Irene e Rosário foi um presente lindo, que personagens apaixonantes: ela, uma prostituta já bastante fragilizada pelos estragos do HIV em seu corpo; ele um analfabeto que sonha conhecer as letras e, por isso, saiu do lugar em que morava para ganhar o mundo e aprender a escrever, carregando consigo seu tesouro: um baú cheio de livros.

É curioso como a história de Irene e Rosálio , vai se tornando parecida com a história que ela está lendo para ele: As Mil e Uma Noites, é tão linda a forma como o amor deles vai se construindo, a cada história!

"Rosálio sente dó, tanto dó desta mulher!, faz lembrar aquela guará, vermelha, de pernas longas e finas como caniços, que ele uma vez encontrou enredada nos galhos de um espinheiro, as penas ainda mais rubras, tintas de sangue, que ele soltou e quisera curar mas que, descrente, arisca, fugiu dele para, quem sabe?, sangrar até morrer, sozinha, desamparada naquele ermo tão longe dos manges de onde viera."

Durante a leitura me sentia como se eu estivesse espiando pela fechadura do quartinho de Irene, ouvindo Rosálio contar sua história, que ela pedia, dizendo: ?conta para eu sonhar?...  A história dele, mas que também é a história de tantos outros brasileiros: histórias de sonhos, de miséria, de luta, de fé ... Cada capítulo recebe o nome de cores, que me fizeram ficar pensando na relação das cores e nossas emoções...

De duas solidões, começa uma grande amizade, um amor que vai além do físico. Irene, sempre muito fraca, junta todas as suas forças para ensinar a Rosálio como se lê e se escreve; ele se dedica a aprender dando em troca à mulher suas histórias que, muitas vezes, são extremamente tristes, mas servem para ela esquecer o máximo que pode dessa vida. As histórias são variadas o que torna o livro ainda mais interessante.

Antes de encerrar meus comentários, vou dividir com vocês outro trecho que me tocou: ?não diga tanta besteira, que o amor não é assim, o amor é como menino que não sabe fazer contas nem de perda nem de ganho, vive descautelado, não tem lei, não tem juízo, não se explica nem se entende, é charada e susto, mistério.?

Por favor, leiam! É maravilhoso!