O voo da guará vermelha

O voo da guará vermelha Maria Valéria Rezende

Resenhas - O Voo da Guará Vermelha

Taina.Dellandrea 26/09/2021

O começo da leitura foi um pouco devagar até eu pegar o jeito da escrita da autora, mas depois ficou maravilhoso.
As histórias do Rosálio vão mostrando, apontando muitas coisas na sociedade e me fizeram parar e refeltir bastante. Além disso, tem a relação dele e da Irene e como isso vai tornando a vida dos dois mais feliz e mais colorida. Achei simplesmente maravilhoso.

bina 25/09/2021

saindo completamente da minha bolha social
o que amei no livro foi como me fez pensar muito mais na realidade de outros brasileiros e como as personagens principais transparecem seus sentimentos pelas palavras e pensamentos.
a realidade em que o livro se passa é bem diferente da minha, o que torna o livro muito interessante.

li ele bem mais devagar do que estou acostumada por conta de um dos clubes do livro dos quais participo, mas a leitura é rapida e bem pensativa.

Paula 20/09/2021

Rosálio, pedreiro e analfabeto, atravessa o país em busca de alguém que o ajude a ler e escrever. Irene, prostituta e soropositiva, conhece as letras precariamente, mas o bastante para ensiná-las. Do encontro desses dois personagens nascem as histórias que Rosálio não cansa de contar, e que Irene esperou tanto tempo para ouvir. O encanto da fala de Rosálio torna mais amena a luta de Irene contra a doença e transforma em realidade o desejo do pedreiro de ganhar a vida como contador de histórias. Com delicadeza e inteligência, Maria Valéria Rezende narra a trajetória desses dois personagens que, marcados por um passado difícil, descobrem o amor, a cumplicidade e a possibilidade de horizontes mais amplos.
Alê | @alexandrejjr 27/09/2021minha estante
Linda resenha, Paula! Esse livro é belíssimo!

Carol Vidal 20/09/2021

Um dos livros mais lindos que já li na vida! A delicadeza com que essa história é contada me encantou e terminei a leitura com vontade de reler.

Janaina 09/08/2021

Como é que...
... a autora consegue extrair tanta poesia e simplicidade de tanta aridez, carência e violência é um mistério para mim. Não há romantização, mas um olhar generoso, que enxerga o belo onde ninguém espera.
Sou fã.

Alessandra 04/08/2021

Lindo !
Com uma linguagem linda e poética a autora consegue colocar delicadeza nos relatos sofridos de Irene e Rosálio.
"... não queira mandar na morte , que isso é trabalho perdido, ninguém sabe o resultado, que a morte varia muito conforme o lugar, o tempo e muda de morto para morto ..."
"... mas foi então que aprendi que felicidade é coisa de muita delicadeza, que num sol forte demais murcha e perde a boniteza..."
Só por essas passagens já vale a pena a leitura , mas tem muito mais!
Divino !

Gaby 27/07/2021

Intenso e poético
Irene e Rosálio têm na vida algo em comum: uma vida cheia de sofrimento, mas muitos sonhos. Ela, prostituta com HIV em estágio avançado. Ele, um ajudante de pedreiro analfabeto. Rosálio segue em busca de aprender a ler e escrever para contar suas histórias e sonhar com os livros que carrega em sua caixa. Irene, marcada de muitas cicatrizes segue o sonho de sentir felicidade. Encontram-se de forma intensa e a cada página você sonha com coisas boas para eles. Apesar de ser uma obra fictícia, ela relata com maestria o que é realidade. Uma realidade que é bem longe da minha, mas que existe e não pode ser ignorada: escravidão, miséria e violência de todas as formas possíveis. Têm sido um prazer imenso descobrir mais a Literatura Brasileira, deixe-se encantar por ela também!
Mais um livro do Clube de Leitura "Lendo Literatura Brasileira 2021".

Lena 26/07/2021

Rica narrativa sobre a pobre sociedade brasileira
Esta é a segunda vez que eu leio esse livro e nunca me canso de ler as histórias que Rosálio conta sobre sua vida. O obra consegue mostrar de uma maneira bonita toda a feiúra escondida nos lugares mais distantes e na vida das pessoas mais esquecidas. O livro é impecável do começo ao triste fim.

isaazm_ 21/07/2021

Ele quer contar histórias e ela só quer ouvi-las
[...] Nunca pensou chegar um dia a dizer assim com orgulho e alegria, que ele vem viver com ela mas não pensa em ser seu dono, é seu carinho, seu berço, seu amigo, seu irmão, é seu verdadeiro amor, já não teme que ele fuja [...]
Rosálio é um homem sonhador, é analfabeto e seu maior desejo na vida sempre foi ler, desvendar as histórias trancadas nos livros. Irene é uma mulher sofrida, perdeu toda a família e pequena foi obrigada se virar, tem um filho para cuidar e por isso não pode deixar a vida difícil que leva, trabalha em um bordél e está doente, tem AIDS, pouco tempo de vida lhe resta, mas o pouco que sabe ensina a Rosálio.
No tempo que têm juntos, contam suas histórias, suas vidas, compartilham o que sabem e assim surge uma admiração entre os dois, Irene admira o espírito livre dele e ele a força dela para suportar a vida difícil. A admiração dá lugar a um amor tão bonito.
Rosálio é tão bom contando histórias, que me vi como Irene, ansiando pela próxima, sem conseguir largar esse livro.
A autora escreve com uma sensibilidade gigante, o texto é de um lirismo tão grande e encantador, que muitas vezes não conseguia interromper a leitura para pesquisar sobre uma palavra desconhecida.

Ercilia 23/05/2021

'Riqueza que só se guarda por meio de repartir'.
Nos livros procuro palavras, silêncios, medos que também me acometem. Procuro saídas, rimas, histórias, personagens, lugares, viagens, metáforas. Quando olho o texto e o texto me olha, desapareço. Sou objeto moldável nas mãos do autor. Lapidada, sou arrancada de mim. Há um componente de pressa nessa busca, já que ela desvela parte desconhecida de um rosto que também é meu. Mais do que sublinhar, desse livro tive vontade de decorar passagens inteiras. Trata-se aqui do encontro de pessoas invisíveis, um nem ninguém e uma uma prostituta soro positivo. Trata-se da busca de decifrar letras, da inclusão de restos, de contornos e bordas que usa a dor e a transforma em historias. 'O que há de verdadeiro nas coisas que a gente lembra?, e que verdade se esconde nas coisas que a gente pensa que está inventando agora?' 'Imaginando e escrevendo, então, se pode inventar outro destino, outra vida, fazer girar para outro lado a tal roda da fortuna'.
Alê | @alexandrejjr 24/05/2021minha estante
Lindas palavras, Ercilia.

Ercilia 24/05/2021minha estante
Esse livro inspira a gente?

Grace @arteaoseuredor 14/05/2021

?O Voo da Guará Vermelha, de Maria Valéria Rezende.
?Nesse livro conhecemos Rosálio, um homem que sonha em aprender a ler, para virar contador de histórias e descobrir os livros que ele já ama tanto e Irene uma prostituta soropositiva que luta para criar o filho e não desistir. O encontro dos dois, dará ânimo em suas vidas, Irene apesar do pouco estudo, vai ensinar Rosálio finalmente a ler e ele irá lhe contar histórias que vão fazê-la voltar a querer viver, histórias de sua vida até chegar a ela, histórias vividas e inventadas, tem até sua versão de Dom Quixote que adorei rsrs.
Uma história que apesar de triste, é contada de uma forma poética, te emociona. Maria Valéria tem uma escrita muito boa de ler, adorei a forma que ela escreve, ainda não havia lido seus livros. Recomendo.

Quando fechei o livro, fiquei com vontade de ter mais histórias de Rosálio e não acabasse nunca, o efeito que suas histórias tinham em Irene e em quem escutava, é o mesmo efeito que ler um livro, te faz viajar, torna a vida mais alegre.
??...quem e? que sabe, afinal, o que ha? de verdadeiro nas coisas que a gente lembra?, e que verdade se esconde nas coisas que a gente pensa que esta? inventando agora??.
??...o amor e? como menino que na?o sabe fazer contas nem de perda nem de ganho, vive desacautelado, na?o tem lei, na?o tem jui?zo, na?o se explica nem se entende, e? charada e susto, miste?rio.?
??... pensei que quem tem saudade tem na vida uma riqueza.?

Rê Lima 10/05/2021

Adorei toda a contação de "causos" e de como Irene vai, aos poucos, vivendo através dos relatos de Rosálio. Muito bem escrito. Só esperava um final mais interessante.

Jess 06/03/2021

Muito delicado o uso que Maria Valéria Rezende faz das palavras, aflora sensibilidade e beleza mesmo em meio a tanta dor e sofrimento na vida de Rosálio e Irene. As histórias que cruzam toda a narrativa nos fazem acompanhar atentos tal como faziam os expectadores do Teatro do Céu, dependentes da eminente surpresa que a cada página nos é ofertada.

Murillo.Fernandes 15/02/2021

Há 2 anos eu havia começado a ler ?O voo da guará vermelha?. Na época, sem muito motivo, acabei abandonando o livro antes da página 20, mas mal sabia que só estava adiando a leitura de uma história que foi escrita com uma sensibilidade única.

Lançado em 2005, o livro é da autora Maria Valéria Rezende, romancista brasileira, freira e feminista, que iniciou a carreira com educação popular na periferia de São Paulo e posteriormente nos rincões do nordeste (a história de vida dela já daria um livro bem interessante).

Mas, aqui, conhecemos os protagonistas de sua belíssima obra: Rosálio e Irene. Ele, um servente de pedreiro, analfabeto e sonhador, que vive em busca de alguém que o ensine a ler e a escrever. Ela, prostituta e soropositiva, com sonhos abandonados pela dureza da vida, conhece as letras precariamente, mas sabe o bastante para ensiná-las. No espectro das cores de cada capítulo, vemos que Rosálio vive em meio ao cinza do concreto, mas tem sua alma colorida pelas histórias que carrega. Já Irene, cercada pelo colorido do bordel e dos vestidos da noite, possui um coração acinzentado e triste.

Do encontro casual, nasce uma relação de profunda cumplicidade e descobertas. Com toda a sua humildade, Rosálio se mostra um fascinante contador de histórias e Irene, que tem sede de ouvir, pois além de desejar conhecer o desconhecido, anseia pela companhia de alguém que a enxergue com carinho e humanidade, passa a registrar todos os causos em um caderno velho. Rosálio, por sua vez, acompanha tudo o que vai sendo eternizado no papel, balbuciando as primeiras sílabas, juntando as primeiras palavras e mostrando que sempre é possível transformar a realidade, conhecer outros mundos (mais bonitos, mais coloridos e mais acolhedores) e alçar novos voos por meio da leitura e da escrita.

Maria Valéria Rezende entrega um trabalho impecável, forte e ao mesmo tempo cheio de poesia em prosa, que lembra o encanto do cordel e potencializa a beleza da simplicidade. Ela é vencedora do "Prêmio Jabuti", do "Prémio Casa de las Américas", e do "Prêmio São Paulo de Literatura". Leiam!

Liah.S 14/02/2021

Um relato de amor e resiliência
Li este livro por recomendação de um amigo e simplesmente amei.

Rosálio tem muita história pra contar e Irene muita vontade de ouvir. Fiquei encantada com as histórias de Rosálio e com a forma que é mostrado como o amor pode florescer através da dor e unir duas pessoas. A sensibilidade dos personagens é maravilhosa, a gente se sente amigo deles.

Fora a sacada da autora de colocar cores no título de cada capítulo e inseri-las no meio da história fluindo com o amor dos dois.
Definitivamente um livro com o qual eu ri e chorei.

Uma prova de que da dor pode nascer flor.
Katia Rodrigues 14/02/2021minha estante
Me convenceu ? quero ler. Parabéns pela resenha!

Liah.S 14/02/2021minha estante
Obrigada! Tô aprendendo a resenhar ainda! E o livro é muito bom, vai amar