O voo da guará vermelha

O voo da guará vermelha Maria Valéria Rezende

Resenhas - O Voo da Guará Vermelha

Aegla.Benevides 27/12/2022

Singelo e inesperado, ?O voo da guará vermelha? é para quem gosta de histórias. Nessa obra da grandiosa Maria Valéria Rezende, Rosálio é um pedreiro analfabeto, contador de histórias que nunca pôde colocá-las no papel, pois seu maior sonho, ser alfabetizado, não se concretizou. Como co-protagonista, temos Irene, prostituta soropositiva que já não tem mais fôlego para a vida.

O primeiro encontro dos dois é desajeitado, um acaso do destino; mas não é por isso que a mais pura relação deixa de se formar entre eles. Com uma forte referência a ?As mil e uma noites?, onde a protagonista livra-se da morte contando histórias ao seu algoz ao longo de várias noites, aqui, quase num mutualismo, Irene e Rosálio criam seus laços a partir das histórias, faladas por ele e lidas por ela, que abordam o passado e relacionam-se com o presente.

Um dos pontos mais chamativos da obra é a profundidade de Irene, que tem sentimentos tão reais que é difícil enxergá-la como pura ficção. Além disso, a relação é criada de um jeito sutil, de modo que nem notamos quando os dois passam da amizade para o relacionamento amoroso - o que demonstra um grande talento da autora com as palavras.

Maria Valéria foi de uma sensibilidade espetacular nesse livro, um dos mais reconhecidos de sua carreira, e quem se aventurar por ele vai encontrar muita cumplicidade, esperança e respeito.

Arima 12/12/2022

Ganhei esse livro de uma querida amiga, nunca tinha lido algo nesse estilo e me apaixonei. A autora mostra a magnitude da vida, da vida de pessoas comuns, pessoas que na realidade são extraordinárias. Rosálio e Irene vocês despertaram algo novo em mim.

Obrigada Ticinha por me apresentar esse mundo, essa história

skuser02844 29/11/2022

Não é uma obra prima, mas gostei muito
É uma história muito bonita sobre uma prostituta em fim de xarreira e um cara da roça que quer aprender a ler e a escrever, uma versão bem interessante de as 1001 noites

Carra 30/08/2022

Maravilhoso! Maria Valéria Rezende te prende na musicalidade de sua escrita.
Com toda certeza recomendo ??

Debora 18/07/2022

Prosa poética cheia de sensações e sentimentos
A escrita da Maria Valéria Rezende me soou como poesia que enleva a alma.
Por meio da história de 2 pessoas simples, 2 dos tipos de párias de nossa sociedade, a autora nos mostra a beleza do simples, a riqueza da cultura do nosso povo, a inteligência da arte de sobreviver. As personagens são Rosálio - um órfão analfabeto oriundo dos grotões esquecidos do país - e Irene - uma prostituta agora com Aids, à beira da morte.
É no encontro entre eles que aprendemos a riqueza do companheirismo, das mais simples trocas, ou seja, da vida acontecendo sempre.
Tina Lilian Azevedo 18/07/2022minha estante
Já quero rs

Debora 18/07/2022minha estante
Lindo Tina! Merece ser lido.

Leila 19/07/2022minha estante
Amei esse!

luizambaldanca 25/05/2022

Incrível. apenas.
Maria Valéria explora os sentidos nesse livro, mas também os sentimentos do leitor.
Um romance contemporâneo, de leitura leve, que explicita condições precárias da nossa sociedade e a mudança que um carinho e algumas histórias pode provocar na vida de alguém.
Irene e Rosário fogem da perspectiva tradicional de casal romântico, e ainda assim envolvem o leitor em suas trajetórias e sensações.
Adorei de verdade! Muito bom!

Michele 18/05/2022

A arte de esperançar
Eu fico boquiaberta com a capacidade que a Maria Valéria tem de, juntando palavras tão banais, representar as coisas todas de forma tão tocante. É a simplicidade de sua escrita que torna suas histórias tão especiais e únicas. Uma visão de mundo extremamente delicada e leve, ainda que esse tal mundo seja tudo, menos isso.

oliviaghetti 20/04/2022

Perfeição define este livro
Eu já havia lido outros 2 livros da Maria Valéria Rezende e ela já havia se tornado uma das minhas escritoras favoritas, mas em ? O voo da guará vermelha? isso se concretizou definitivamente.
Esse livro é uma obra de arte, um ato de resistência, um manifesto de esperança!
As personagens são maravilhosas, a escrita é impecável, a oralidade tão característica do texto é deliciosa e nos embala a cada palavra.
As reflexões que o livro nos propõe de forma tão leve e até mesmo lúdica, são muito profundas e necessárias.
Esse livro é uma inspiração, um sopro, uma brisa deliciosa de noite de verão!
Por favor, leiam Maria Valéria Rezende e se apaixonem!

Bárbara 09/04/2022

Adorei
Eu nem ia ler o livro do mês, mas ouvi boatos de ser mto bom, e por isso dei a oportunidade. Mas foi a melhor escolha que fiz. Amei

Tatinha 01/03/2022

Quanta sensibilidade! Muito bom para deixar claro o poder das palvras e principalmente o da escuta. Todo mundo tem algo para nos acrescentar! Nunca podemos deixar de ouvir a história do outro.
Alê | @alexandrejjr 08/03/2022minha estante
Um livro lindo e, pra mim, um clássico contemporâneo. Singelo, sem ambições, mas dotado de uma sensibilidade ímpar!

Dudamanfridini 11/02/2022

Um livro que fui com muita expectativa e que me interessou muito a história, a escrita da autora, e os personagens. Cada história que o Rosálio contava eu sentia oq ele queria passar, o desejo de ser contador o levou para muitos lugares tristes, perigosos mas tudo pra chegar em Irene, outra pobre alma que ao meu ver Rosalio teve privilégio de conhecer. O final foi me deixando de coração apertado e realmente é um final que n tem muito oq dizer e apenas refletir e sentir.

Lidiane 04/02/2022

Um livro de enredo simples, com um respeito e atenção pela oralidade, pela contação de histórias, o que deixa a leitura ainda mais fluída e encantadora! Conhecer Irene e Rosário foi um presente lindo, que personagens apaixonantes: ela, uma prostituta já bastante fragilizada pelos estragos do HIV em seu corpo; ele um analfabeto que sonha conhecer as letras e, por isso, saiu do lugar em que morava para ganhar o mundo e aprender a escrever, carregando consigo seu tesouro: um baú cheio de livros.

É curioso como a história de Irene e Rosálio , vai se tornando parecida com a história que ela está lendo para ele: As Mil e Uma Noites, é tão linda a forma como o amor deles vai se construindo, a cada história!

"Rosálio sente dó, tanto dó desta mulher!, faz lembrar aquela guará, vermelha, de pernas longas e finas como caniços, que ele uma vez encontrou enredada nos galhos de um espinheiro, as penas ainda mais rubras, tintas de sangue, que ele soltou e quisera curar mas que, descrente, arisca, fugiu dele para, quem sabe?, sangrar até morrer, sozinha, desamparada naquele ermo tão longe dos manges de onde viera."

Durante a leitura me sentia como se eu estivesse espiando pela fechadura do quartinho de Irene, ouvindo Rosálio contar sua história, que ela pedia, dizendo: ?conta para eu sonhar?...  A história dele, mas que também é a história de tantos outros brasileiros: histórias de sonhos, de miséria, de luta, de fé ... Cada capítulo recebe o nome de cores, que me fizeram ficar pensando na relação das cores e nossas emoções...

De duas solidões, começa uma grande amizade, um amor que vai além do físico. Irene, sempre muito fraca, junta todas as suas forças para ensinar a Rosálio como se lê e se escreve; ele se dedica a aprender dando em troca à mulher suas histórias que, muitas vezes, são extremamente tristes, mas servem para ela esquecer o máximo que pode dessa vida. As histórias são variadas o que torna o livro ainda mais interessante.

Antes de encerrar meus comentários, vou dividir com vocês outro trecho que me tocou: ?não diga tanta besteira, que o amor não é assim, o amor é como menino que não sabe fazer contas nem de perda nem de ganho, vive descautelado, não tem lei, não tem juízo, não se explica nem se entende, é charada e susto, mistério.?

Por favor, leiam! É maravilhoso!

Rossana 27/01/2022

Um romance contemporâneo da literatura brasileira onde a escritora Maria Rezende nos conta a história de dois personagens: Irene, prostituta, soropositiva e Rosálio, um contador de histórias que sonha em aprender a ler e escrever. Neste encontro inusitado temos um livro poético e que nos sensibiliza com realidades tão diferentes unidas pelo amor.

Ranni. 27/01/2022

LINDO
terminei o livro em choque, chorando, sem saber bem o porquê. Mas ao mesmo tempo eu sabia, esse livro deixa uma coisa quente no coração e mexe com coisas invisíveis dentro de nós.

Impossível descrever, eu chorei sem me sentir, sem compreender bem as palavras do último capítulo, reli com risco do Kindle descarregar kkkk mas com paciência reli e foi ficando claro aquele final triste...

O voo da guará vermelha é como a vida mesmo, vai se desenrolando historia por cima de outra e quando dá-se fé acabou... acabou a vida ou acabou alguma fase boa ou ruim dela, e só fica a lembrança pra contar depois e fazer gente chorar ou rir...

carbononh 08/01/2022

azul encardido e colorido
?amor com amor se paga?. E é com amor, carinho e afeto que esse livro nos faz mergulhar no universo íntimo e particular de dois personagens ao mesmo tempo diferentes e iguais: Irene e Rosálio. A primeira é uma prostituta soropositiva, que conhece um pouco das letras e nada de bom há de esperar do mundo. O segundo é um pedreiro e contador de histórias, que corre pelo mundo com um baú de livros na mão em busca de alguém que lhe ensine a ler.

Por acaso ou destino, os dois se encontram e começam a tecer uma relação delicada, onde um sana as feridas que habitam no outro: Irene ensina Rosálio a ler e juntar as letras uma a uma, enquanto o homem aquece o coração da mulher lhe contando invenções e histórias mirabolantes da sua vida.

Com uma linguagem poderosa, simples e inteligente, Maria Valéria dá vida ao que jaz cinzento e adormecido. Sua escrita se manifesta colorida, e é através das cores que visualizamos o mundo tão grande e pouco compadescente, que é brincalhão, feroz, torto e também intenso.

Em 'O vôo da guará vermelha' não há travessões e muita formalidade, todos os pensamentos e diálogos estão unidos por meio da prosa poética, e é aqui onde a autora nos traz uma história mágica através do relato falado, da oralidade e da boca de um povo pouco alfabetizado e que clama pela literatura e pela arte como formas de liberdade. Aqui a contação de histórias é liberdade - da gaiola para o passarinho, Rosálio; e da selva, para a nossa guará vermelha, Irene.

Com um tom imensamente poético, do início ao fim, Maria Valéria nos aproxima de seus personagens enquanto também brinca com o lirismo, a rítmica e o cordel encantado. Com uma habilidade única, a escritora nos deixa em casa, em família, e ao ler, sentimos que Rosálio e Irene estão conosco, tomando café, dentro de nossas casas, nos contando suas histórias, suas vidas, seus pensamentos, suas angústias... São amigos distantes, que agora reaproximam e permanecem... dentro de nós mesmos.

"O vôo da guará vermelha" é a contação da história dentro do conto, e o recado falado da potência brasileira que habita no povo, para o povo. É o gosto de canção de ninar e de histórias para boi dormir. É a vida inventada, a criatividade exagerada e a imaginação fértil, postas em palavras por uma mulher inteligente e incrível.

Maria Valéria, obrigado por me fazer nesse céu azul sem fim.

10/10