O voo da guará vermelha

O voo da guará vermelha Maria Valéria Rezende

Resenhas - O Voo da Guará Vermelha

Christian.Tharlen 07/01/2021

Que literatura linda e fantástica!
A autora nos apresenta uma escrita simples, personagens cativantes e cada um com sua ferida. A vida não é fácil pra ninguém e extrair amor, coragem, e lutar com determinação é apenas para os fortes.
Começar o ano com essa leitura em um tempo tão difícil como esse é um presente.
Leticia 14/01/2021minha estante
Que lindas palavras...

Leticia 03/01/2021

A literatura como salvação
Que jeito maravilhoso de começar uma nova folhinha de calendário!

Uma história de amor, de bem querer, de parceria. De COMPAIXÃO.

Rosálio, um pedreiro analfabeto cuja paixão é ouvir e contar histórias. Irene, prostituta, tantos sonhos abandonados pelo caminho, encontra em Rosálio uma forma de redenção.

Uma caixa de livros antigos os conecta. Ela lê pra ele; ele conta causos "verídicos"; ela transcreve o que ouve e assim ensina ele a ler; ele alimenta nela uma vontade quase esquecida... A de viver.

Literatura brasileira contemporânea da melhor qualidade, no estilo Torto Arado e A cabeça do Santo, recomendo!
Ana 03/01/2021minha estante
Esse livro é tão lindo ????

janaina 03/01/2021minha estante
Ahhhh esse livro é muito bom! ?

Jalu 16/09/2020

O voo da guará vermelha-Favorito
O voo da guará vermelha, romance encantador da brasileira contemporânea Maria Valéria Rezende narra o encontro de um inusitado casal de protagonistas, com vivências sofridas, marcadas pelas dores da fome, da doença, da miséria, do analfabetismo, do subemprego; de uma luta desigual pela sobrevivência. Onde o ponto alto da narrativa são as PALAVRAS, a leitura, o livro.
Com uma narrativa envolvente de doces coloridas 160 páginas, a autora traça uma viagem do imaginário do leitor de risos e lágrimas em uma belíssima trágica história. Fui fisgada no começo de um lirismo palpável na realidade do nosso país, infelizmente atual, de diferenças sociais, da escravidão análoga, de desqualificação na educação e pelo desespero do direito à vida.
A salvação: CONTAR HISTÓRIAS; o encanto da oralidade e da arte na ânsia de reconstruir o viver lúdico, colorido, diferente do acinzentado céu posto acima de nós.
FAVORITO
Erica 16/09/2020minha estante
Adorei sua resenha. Esse livro também se tornou um favorito para mim. Uma preciosidade da literatura brasileira.

Jalu 16/09/2020minha estante
Tb tenho esse livro como preciosidade Érica, quisera eu comprar um livro pra cada pessoa . Gratidão!

Hera 15/09/2020

Tocante
É uma sensível narrativa sobre um humilde contador de histórias que sai de seu povoado em buscar de aprender a ler.

O texto em si é bastante lírico, é lindo, e a história parece simples, levando o leitor a achar que pouca coisa acontece. Entretanto, como nunca, esse curto livro apresenta um país que é tão vasto e tão desgraçado como poucos conseguem imaginar.

Maria Valéria Resende é uma escritora brasileira recomendadíssima. Vale muito a pena.

Locimar 12/08/2020

Amor e redenção
Como o sentido da vida pode ser encontrado quando duas almas sofridas que a vida maltratou as aproxima. Livro sem ressalvas.

Nil 11/08/2020

MA RA VI LHO SO
Umas das minhas melhores leituras do ano.
O livro é escrito de forma muito simplista e gostosa de ler.
Narra a história de um pedreiro que vive entre o cinza da construção em que trabalha (embora tenha uma alma cheia de cores) e cujo grande sonho é aprender a ler e o seu encontro com uma prostituta soropositiva que vive cercada pelas cores vibrantes da luxúria do seu ambiente de trabalho (embora tenha uma alma cinza).
Através desse encontro, essas cores e histórias se misturam e eles passam a viver uma nova realidade onde um é essencial ao outro.
Vale muito a leitura.

Jefferson Vianna 24/07/2020

Um livro sublime, sensível e de uma beleza imensurável...
Sou completamente apaixonado por livros poéticos, com narrativa profunda e singela e Maria Valéria Rezende tem este dom. Ao longo da narrativa, somos convidados a conhecer a história de Irene e Rosálio, dois humildes personagens que aguçam a nossa humanidade, nos sensibilizando do começo ao fim ao evidenciar tão magistralmente o estereótipo dos brasileiros que vivem em busca de uma vida digna, mesmo que em meio ao caos. Em “O vôo da Guará vermelha”, conhecemos Irene, uma prostituta soropositivo e Rosálio, um servente de pedreiro, analfabeto, que vive na cidade grande; ambos se conhecem e nutrem uma amizade, uma espécie de cumplicidade. Ele é um humilde contador de histórias que deseja aprender a ler e escrever, e ela têm muito a ensinar e também deseja ouvi-lo, a fim de aprender com ele e conhecer o desconhecido. Irene também deseja a companhia de alguém que a veja com profundidade e sentimento. Nesta relação, construída dia após dia, Irene passa a registrar tudo o que Rosálio lhe relata em um velho caderno, para não jamais se esquecer e Rosálio, acompanhando tudo que é escrito e eternizado no papel, balbucia as suas primeiras sílabas, mostrando-nos que é possível alçar novos vôos, mudar a realidade e desvendar outros mundos através da leitura. Um livro sublime, sensível e de uma beleza imensurável. Leitura Recomendada.
Juliana Rodrigues 28/07/2020minha estante
Nossa, que resenha linda! ??

Não leio muitos livros nesse estilo, mas sempre que leio suas resenhas fico curiosa para conhecer as histórias.

Jefferson Vianna 28/07/2020minha estante
Ah, obrigado! ??
Este livro é incrível, Juh...
Super recomendo a leitura!
Não deixe de ler!
=)

Gi Palauro 03/07/2020

O Voo da Guará Vermelha
O Voo da Guará Vermelha é uma obra muito atual da autora brasileira Maria Valéria Rezende e traz a história de Rosálio e Irene: ele servente de pedreiro, ela prostituta em fim de carreira.

A história começa com o encontro ao acaso das duas personagens, que logo encontram uma na outra um tiquinho de cor de felicidade no mundo sombrio em que vivem.

A autora nos leva a refletir sobre a escravidão contemporânea, prostituição e até mesmo sobre reforma agrária de maneira sutil, mas profunda. A obra é escrita com muita genialidade e leveza, cativando o leitor desde às primeiras páginas.

Alê | @alexandrejjr 28/06/2020

Sobre a beleza oculta da vida

Que livro! Sim, começo extasiado este texto porque Maria Valéria Rezende fez aqui algo de valor imensurável. Este é um livro que toca em diferentes níveis os leitores que o escolhem.

A poesia em prosa de "O voo da guará vermelha" é impecável. Os leitores são pegos de surpresa já no sumário ao se depararem com os títulos dos capítulos. Do início ao fim acompanhamos as cores que refletem os sentimentos das personagens. E que personagens! É uma história humanista, sobretudo. Portanto, saiba que você não será convidado apenas a ler: o convite aqui vai testar a sua capacidade de sentir.

O segundo impacto digno de destaque vem da escolha tão específica das personagens: Rosálio, um pedreiro analfabeto, e Irene, uma prostituta soropositiva. A relação deles se dá pelo impacto da palavra em todas as suas formas, desde o ato de contar histórias até seu estágio final, a escrita.

Não posso colocar em palavras a grandeza desse livro, posso apenas desejar fortemente que a delicadeza imposta pela autora à narrativa ganhe, a cada dia, um número maior de leitores, pois Maria Valéria Rezende possui esse dom muito peculiar de enxergar a beleza oculta da vida e o compartilha conosco. Uma indicação mais que recomendada: obrigatória.
Lilian 20/11/2020minha estante
Eu fiquei apaixonada nesse livro!!!

Alê | @alexandrejjr 20/11/2020minha estante
E quem não ficou está errado, Lilian!

Van Apocalipse 24/01/2023minha estante
Estou lendo e só tenho uma coisa a dizer: que livro maravilhoso!!!

Isaque 29/04/2023minha estante
Sua resenha me convenceu a ler e, céus, que livraço! Sem palavras.

Tanara.Gressler 08/11/2023minha estante
Adorei o livro! Tem uma sensibilidade incrível.

Alê | @alexandrejjr 08/11/2023minha estante
Tem mesmo, Tanara. A Maria Valéria Rezende é maravilhosa!

Carolina.Gomes 07/04/2024minha estante
Q legal, Ale! Me indicaram. N conhecia. Vim pesquisar e vi sua resenha. Adorei.

Alê | @alexandrejjr 08/04/2024minha estante
Esse é um romance maravilhoso, Carolina! Muito sensível, poético... enfim, humano. Vale muito!

Rosemeri Verissimo 05/06/2020

Matar o sonho é matarmo-nos, dizia Fernando Pessoa
A leitura desse romance incrível, de Maria Valéria Rezende, lembrou-me da frase de Pessoa, pois o enredo é tecido de sonhos, ele se alimenta do sonho que, embrião, cresce e germina na vida de seus personagens, os quais se definem enquanto sujeitos a partir de suas leituras de mundo e de palavras, da tecnologia da escrita, da contação de histórias, dos desejos compartilhados e secretos, das cores e dores, afetos e desafetos... O voo da guará vermelha é uma narrativa linda, forte e profunda que toca em questões pontuais.

Karina 12/05/2020

Lindo livro
Um livro escrito de forma bem simples, encantador, os personagens são apaixonantes, daqueles que deixam
Saudade ao fim da leitura.

Prinup 31/03/2020

Fascinante
Um dos meus livros favoritos da vida, fala sobre educação e amor, como ambos andam juntos!
Com uma ótima perspectiva social, uma obra indispensável!

kellen.ssb 22/03/2020

"Que a vida mistura tudo e quem quiser separar não vive nada que valha."
"Punhal que cortas meu pulso, punhal que furas meu peito, corte que fendes minh'alma, dize-me lá, faca de prata, dize-me, então, por qual defeito do modo em que foste feito me feres, mas não me matas? (...) "
Fomos pegando amizade, até que eu tive coragem e perguntei por que cantava coisas tão entristecidas e suspirava e gemia e, ao mesmo tempo, sorria, misturava que eu pelejava para entender mas não podia. Então ele olhou pra mim, por um bocado de tempo, com a mão segurando a goiva como uma lança no ar, eu senti que ele sabia tudo o que havia cá dentro e João me disse que eu tinha um coração inocente e que já podia aprender a lição da vida dele, pousou a goiva na bancada, encostou-se na parede, fechou de mansinho os olhos e começou a dizer versos de dor e alegria, de amor, desejo e saudade, tudo junto, embaralhado, tramado num pano só, nascendo da mesma cepa, e me ensinando essa lição: que a vida mistura tudo e quem quiser separar não vive nada que valha."

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Irene é uma prostituta com AIDS e Rosálio um servente de pedreiro que conta histórias muito bem. Eles se conhecem, e descobrem o amor juntos. Ele não sabe ler e ela o ensina; ela o ouve falar sobre sua vida e por vários lugares em que já morou. O livro não é uma história sobre o amor exatamente, mas sobre a construção diária do companheirismo e da confiança do casal. Há questões não tratadas no livro, como se ele também é contaminado ou não e qual o acordo deles em relação a profissão dela. Ainda assim, a história é linda e vale a pena. Sem contar que eles falam bastante de livros e histórias em seus encontros. Super recomendo.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat