Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Renan 05/02/2024

Achei que Mia Couto fosse mulher.
Comecei a ler Terra Sonâmbula por conta da indicação de uma booktuber bem famosa. Confesso que não é um livro muito fácil de se ler, demorei bastante pra finalizar ele, mas a história nunca saiu da minha cabeça.

Somos apresentados a dois personagens, Muidinga (o mais jovem) e Tuahir (o velho), num país africano em guerra. Não sabemos qual país é (mas a julgar pela língua, creio que seja Moçambique). Eles estão fugindo da guerra e se refugiam dentro de um ônibus abandonado. Ali perto eles descobrem os catalisadores da obra, cadernos que vão contar a história do Kindzu e todo o realismo mágico que o autor se propõe a apresentar: mortos-vivos, galos se transformando em pessoas, bruxaria, espíritos que se comunicam com vivos, no melhor estilo metalinguístico.

Tudo isso num cenário de procura e descobertas, onde o Kindzu não sabe o que quer, mas incessantemente sempre está atrás de um objetivo pra sua vida.

Devo admitir que o plot twist no final me pegou desprevenido, não esperava que as histórias se convergissem em uma só. Sensacional.

Disclamer: Não é importante, mas até o final eu achava que Mia Couto se tratava de uma autora. Pra minha surpresa, é um senhor branco e africano. Acho que esse foi o segundo plot do livro.

Ana Claudia 30/01/2024

Primeiro livro do Mia Couto que eu leio. Achei muito interessante as histórias. Com certeza irei ler mais obras do Mia Couto.

Geovana534 28/01/2024

Não sei dizer exatamente se gostei ou não dessa obra, é uma escrita diferente, tem um toque de fantasia ao mesmo tempo que descreve um cenário massacrado pela guerra.
Acho que li esse livro no momento errado, no futuro irei dá uma segunda chance e fazer uma releitura.

Luuizafkr 14/01/2024

Minha espera acabou
Queria muito ler Mia Couto e não me decepcionei, que obra, que escrita, que personagens. Adorei tudo em Terra sonâmbula. Quero muito ler os outros agora.

Victor108 08/01/2024

Mágico, sentimental e cativante
Essa obra é uma das melhores que li na vida. É uma história que se passa em um contexto triste e real, que foi a Guerra Civil de Moçambique, após a sua independência, e com um final surpreendente de duas histórias paralelas. Em meio a isso, você conhece a realidade triste que foi essa guerra ao mesmo tempo em que desfruta de uma história carregada de muitos sentimentos, que vai mexer com o coração do leitor. Uma verdadeira obra de arte de Mia Couto!

Daniela.Alvim 04/01/2024

Vale a pena a insistência!
Confesso que o início da leitura não foi fácil, leva tempo até se acostumar com o estilo da escrita e com as muitas palavras e expressões tão novas e distantes. Contudo, depois que você se habitua, dificilmente não fica preso à história ou histórias. Enfim, vale a pena, muito. O final me surpreendeu.

Fabricio.Macedo 30/12/2023

Não sei exatamente desde quando me veio a vontade de ler Mia Couto. Desejo que já fazia tempo. Bastante tempo. Pesquisas ali e aqui, leituras de sinopses e era a hora de aproveitar a oportunidade: a Bienal do Livro 2023.
"Terra Sonâmbula" foi uma leitura desafiadora. Novas palavras e outros tantos significados.
Tuahir e Muidinga nos emocionam e deixam muitas lições.

Igaço 29/12/2023

Só não ganha 5 estrelas pelo final confuso...
Ótimo livro com alternância de espaços narrativos e de personagens. Talvez melhor livro de literatura africana que já li até hoje.

Faluz 28/12/2023

Terra Sonâmbula. - Mia Couto
Numa Moçambique destroçada pelas guerras anticolonialistas as pessoas tentam sobreviver. Mia Couto com sua prosa poética coloca juntos um velho e uma criança que lutando pela sobrevivência encontram uma mala com histórias que traduzem a história oral da ancestralidade.
Lindo.

Giulendo 21/12/2023

Terra Sonâmbula
Terra Sonâmbula não é um livro fácil de ler, e isso não se dá apenas por conta do português moçambicano. Mia Couto narra como nos sonhos, em que cada elemento da história tem vida e cor, imitando a realidade de forma sentimental e mutável. É um livro que se deve ler com calma, prestando atenção às dicas da paisagem para a história. É possível demorar-se horas pensando no significado de cada palavra para a narrativa, porque é claro que cada uma delas foi colocada com intenção.
A história de Tuahir e Muidinga, um velho e um jovem que caminham juntos em uma terra sem vida assolada pela guerra, é extremamente triste. Não só por conta da situação em si, mas porque Mia Couto descreve a miséria em todos os arredores, dando a sensação de impotência ao leitor. Paralelamente, a dupla lê os cadernos do falecido Kindzu como forma de passar o tempo, uma narrativa diferente e, apesar de também ser melancólica, viva e cheia de sonhos tristes. É preciso paciência para a leitura, já que acompanhamos duas linhas narrativas diferentes, o que às vezes torna cansativo.
Quanto aos personagens, digo que são muito realistas e bem trabalhados. Porém, acho que o personagem principal é o cenário, Moçambique, que tem tanta essência, mutabilidade e sentimentos quanto os humanos da história. É uma terra mãe que chora, e que toma todo o protagonismo da triste história. Prepare-se para uma narrativa diferente de tudo que já leu antes.
Recomendo "Terra Sonâmbula" para aqueles que têm interesse em entender a dor das mães de guerra, da corrupção e, em especial, para aqueles que ainda sonham.

Silvinha 08/12/2023

Oralidade e fantasia
Parte da história do Moçambique é narrada alternando dois momentos: o de agora (nos anos 1990) e o do passado, narrado por meio de cadernos pertencentes a um morto.

O que se destacou neste livro para mim é a forma poética como o autor descreve uma série de eventos tanto no momento atual da narrativa como nos relatos dos cadernos encontrados e lidos pelo menino.

Confesso que me perdi algumas vezes entre os personagens e as narrativas, razão pela qual pretendo estudar mais sobre o livro, o autor e o momento histórico que ele descreve.

O final foi surpreendente, a reviravolta da última página me pegou de surpresa!!!!!

Ah... e o livro conta ainda com um glossários de termos usados no Moçambique, para melhor entendimento de leitores brasileiros

Gabrielle 04/12/2023

Não lembro muito bem quando eu terminei de ler ele nem o que eu senti enquanto estava lendo mas a história era envolvente.