Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Animaestra 23/06/2023

Kindzu e seus escritos
Este livro me pegou de surpresa. Nunca antes li algo moçambicano, e confesso que gostei de tudo. Da escrita, dos costumes, das crenças, e acima de tudo, da história.

Muidinga e Tuahir afinal, não eram apenas os leitores de um caderno qualquer. Eles também tinham sua história, e como o balançar das ondas à beira da praia, fui compreendendo o contexto e o porquê de cada um estar ali. Me encantei com as histórias de cada pessoa que passou por eles, e também por Kindzu.

Mesmo que não tenha sido uma escolha a leitura deste livro, espero que outros possam escolher lê-lo, pois é muito rico e se aprende muito!

jujubah15 21/06/2023

O pesadelo da Guerra
Li para fazer um trabalho. Estou em uma ressaca literária, e foi muito difícil terminar. É uma livro muito pesado, com cenas assustadoras, cenas que me deixaram muito mal.
A escrita é envolvente, bonita, a forma como é descrito, as metáforas... a habilidade cpm as palavras.
Adorei conhecer algumas palavras de Moçambique, e também um pouco de história.
Minha nota foi essa devido a uma cena que eu fiquei chocada e até agora não sei se entendi, então não pude dar 5 estrelas. Fora isso, o livro foi perfeito.

Emilia 21/06/2023

O livro é diferente do que eu costumo ler, mas eu gostei, não captei completamente a profundidade da leitura, mas algumas parte me levaram a refletir.

luadecristal 19/06/2023

Resenha
Li esse livro para um trabalho da faculdade e gostei muito, aborda uma temática super importante sobre moçambique.

Sofia 11/06/2023

Guerra e os sonhos
Mia couto retrata nesse livro os desastres que a guerra causa, não apenas no plano material, mas também no espiritual. A cultura é deixada em segundo plano, a moralidade, as tradições e, sobretudo, os sonhos. O ato de sonhar simboliza o primeiro passo para a resolução de problemas. Assim, quando os personagens se deixam imaginar e relatar seus sonhos, o livro termina de maneira até esperançosa.

?O sonho é o olho da vida. Nós estávamos cegos?.

Luapauly 23/05/2023

...
Foi só pra escola, nem li tanto assim, estou escrevendo agr pra encher até 100 caracteres, é um bom livro, pronto

vic 09/05/2023

So li pq da escola, tem umas coisas meio nhe, mas os plots são bons, só que acontece muito no final o que me fez perder a vontade de terminar o livro

Sofia.Brezolini 04/05/2023

Achei interessante
Achei a linguagem meio difícil o que dificultou a leitura. Gostei muito da mensagem e os assuntos abordados no livro. Trata de assuntos muito sérios de uma maneira melhor e gostosa de ler.

Carolzinha41 25/04/2023

Realidade e fantasia no mesmo lugar
O livro Terra Sonâmbula, de Mia Couto, descreve duas histórias: a de Kindzu e a de Muidinga. Inicialmente pode parecer que essas histórias estão desconexas, entretanto, elas se interligam no final.

Esta obra apresenta uma mistura entre a realidade da guerra civil moçambicana e a fantasia dos devaneios e sonhos dos personagens principais, e Mia Couto consegue atrelar bem a história em cima disso.

Apesar de parecer um pouco confuso no começo a junção da língua portuguesa do Brasil e da língua portuguesa moçambicana e outras gírias de Moçambique, o autor se faz capaz prender o leitor para que ele leia o final surpreendente da trama.

hylle 19/04/2023

Aquele tipo de livro que você termina já querendo ler dnv
Sempre me sinto meio desnorteada ao escrever a resenha de algum livro que eu considere estupidamente inteligente, e eu sem dúvidas considero esse aqui um estupidamente inteligente. O trabalho do Mia nesse livro aqui conseguiu ser brutal e sutil ao mesmo tempo. É algo brutal porque retrata as dores, as marcas da guerra, a submersão de uma terra, o próprio povo sendo forçado a abandonar as origens. Mas também consegue ser um trabalho muito sutil pelos significados nas entrelinhas, por esse tom onírico que acompanha todo o livro e pela construção incrível que o autor cria entre as história de Muidinga e Kindzu (construção que pode nem existir na real, mas eu prefiro acreditar que isso é cada um que decide).

Confesso que não estava entendo bulhufas do começo, mas em algum momento as coisas começaram a tomar forma (mesmo que uma bem estranha). Quando vi, estava querendo saber quem raios realmente era Muidinga, pq carambas o menino foi pra um galinheiro, pra onde que esse Kindzu estava indo, quem era essa mulher com uma vibe de espírito que do nada se tornou parte importante da história, que viagens na maionese eram essas que esses personagens tinham... Mas quando vi também estava sonhando junto com um indiano por povos com um mesmo oceano, rindo com um morto andando com caixão e tudo por aí, com ódio de um pássaro, de boca aberta com um final que eu nem sei se foi o que eu acho que foi mesmo e chorando... bom, chorando por algumas coisas.

Terra Sonâmbula é uma daquelas obras que só ler é impossível. Esse livro é toda uma experiência. Primeiro, seria muito interessante saber o pano de fundo da história. A guerra civil que rolou em moçambique é basicamente o cenário do livro, e fazer essa leitura sem dar a devida importância a tudo que essa terra foi submetida é quase um pecado, já que o grito do livro é exatamente esse: lembre, conheça a minha história. Segundo, eu sei que muita gente realmente não gosta de spoilers, mas eu fortemente recomendo que vocês vejam algumas análise antes de ler. Sério, tem taantos significados subliminares que teriam feito toda a diferença se eu tivesse pegado no meio da leitura... claro que isso não se aplica a quem se garante em pegar tudo na primeira leitura, mas eu continuo recomendando uma leitura bem analítica.

Enfim, apesar de ser um livro brutal, com eu disse, bem complexo, é uma leitura muito envolvente. Como eu também disse, o tom que permeia todo o livro é o de um sonho, uma memória distante. Em muitos momentos me peguei tentando separa o real do irreal, mas... é uma ficção. Imaginação do autor por imaginação dos personagens, quem é a imaginação mais crível? Sim, o livro requer uma leitura bem atenta se você quiser realmente entender cada nuance que o Mia tece, mas é aí que eu digo e repito: leia uma vez e se deixe levar pela fantasia, pela sede de histórias, pela curiosidade, até pela repulsa as vezes, pela grande poesia que esse livro é e leia mais uma vez com um lápis e caderno do lado e entenda a obra de arte literária e histórica que o Mia Couto criou.

Terra sonâmbula é, com certeza, um livro para se reler.

lililu 18/04/2023

Gostei do livro, apesar de tudo
No começo, achei que ia ser chato, por ter ouvido coisas chatas do livro. Mas achei a história muito cativante mesmo ficando um pouco perdida no final.
Esse livro bateu uma sensação de vazio após terminar a leitura.
O livro mostra a tentativa de sobrevivência de Mundinga e Tauhir e a narrativa de kindzun, já falecido da guerra.

Crisinha 13/04/2023

Entrando no mundo de Mia
O primeiro Mia Couto, parafraseando uma propaganda publicitária, a gente nunca esquece.

Confesso que imaginei que a leitura fosse me prender de primeira. Mas a narrativa poética torna o texto leve e minimiza o cenário tenso e triste da guerra civil de Moçambique.

Somos convidados a acompanhar a tentativa de sobrevivência de Muidinga e Tauhir, e simultaneamente a narrativa de vida de Kindzun, já falecido da guerra.

O próprio título do livro já nos leva para a inquietação que o livro vai nos transportar: Terra Sonâmbula.