O Teorema Katherine

O Teorema Katherine John Green

Resenhas - O Teorema Katherine

Mavi19 12/11/2023

QUE LIVRO BOM!
Muitas pessoas desistem de ler ele no começo por ser "cansativo" ou "chato", sim, o Colin fica lá gadiando e reclamando, mas isso é o bom dele, a construção, no meio do livro você já vai estar se identificando com os personagens e querendo mais deles, você vai se sentindo na história! É incrível!!!
Eu amo esse livro do fundo do meu coração, ele me ensinou múltiplas coisas, e me deu várias lições, ele que me fez querer ler mais e mais, eu quero que outras pessoas possam desfrutar dessa maravilha !
Super recomendo!!!

Marina 08/11/2023

O teorema Katherine
Eu amei o livro! Muito, muito! Achei o teorema dele muito interessantee! Amo matemática e adorei os cálculos e explicações do livro. Leiam!!!

-JV- 05/11/2023minha estante
Você recomenda eu ler? Outras pessoas falam que ele é horrível e não vale a pena o hype

Metpress_Mj 05/11/2023minha estante
O livro é muito bom e eu não acho que só tenha hype, eu recomendo

Helô 01/11/2023

"Eu serei esquecido ,mas as histórias ficarão."
Okay eu, comecei a ler "O teorema Katherine" com o total de zero espectativa, achava que seria um livro ruim, maçante desde o momento em que li o primeiro capítulo, e, infelizmente não estava completamente errada.

Confesso que a leitura foi um tanto quanto cansativa e que em alguns momentos a escrita parecia conspirar com o destino dos personagens e garantir que eles acabassem bem, muita coisa aconteceu de forma planejada e para mim não se conectou bem, mas amei o final.

Me apeguei aos personagens e tive MUITAS surpresas ao decorrer da leitura, em pouco tempo muita coisa aconteceu e tive um misto de emoções, amei as muitas sensações que senti ao ler "O teorema Katherine", mas infelizmente ainda acredito que a história não possui muita coerência. A evolução dos personagens pra mim foi rápida e muito gostosa de acompanhar! Hassan você tem um lugar muito especial no meu coração.

Craotchky 31/10/2023

O teorema John Green
Definitivamente gosto de John Green; Alasca me marcou muito quando o li em outubro de 2014. Lembro como eu devorei o livro e o quanto foi impactante o principal acontecimento da história. Eu simplesmente não acreditava e fui até a última página do livro esperançando que algum artifício de roteiro iria fazer com que aquilo fosse mentira... Alasca me pegou de jeito na época...

Em 2016 li Cidades de papel, livro que, diferentemente de Alasca, não foi marcante, ainda que eu tenha gostado também. Agora, 2023, após vários anos, posso dizer que a experiência de leitura foi um pouquinho diferente daquelas duas, embora mesmo assim satisfatória. Fato é que John Green desenvolve suas histórias sem tanto refinamento narrativo, de tal maneira que elas são bastante adequadas para um público mais jovem. Nesse sentido, para leitores(as) um pouco mais maduros(as), certamente seus livros podem soar um tanto clichês, bobinhos e ingênuos.

Por outro lado, é difícil não gostar dos personagens que o autor cria (principalmente as femininas!), com suas dúvidas existenciais e seus maneirismos particulares (para citar dois: em Alasca, Miles coleciona as últimas palavras de grandes personalidades da história e aqui em Katherine, Colin tem a mania de criar anagramas). Em outra frente, o autor insere referências culturais interessantíssimas; um prato cheio para quem gosta. (Nesse sentido, aqui em Katherine ele faz um uso curioso das notas de rodapé...)

Com isso, os livros de Green se tornam deliciosos de se ler; irônicos, divertidos e engraçados. Seu consumo é fácil e sua digestão é leve. O mais legal é que, mesmo nesse contexto, Green encontra formas de abordar assuntos socialmente relevantes. Ele consegue mesclar momentos bem humorados, recheados de pequenas piadas, com trechos em que toca em tópicos como saúde física e sobretudo saúde psicológica (Green sofre com o transtorno obsessivo-compulsivo).

Assim, com desenvoltura, leveza, mas também sensibilidade, Green consegue inserir temas pertinentes ao trazer doses de representatividade no que diz respeito a determinadas condições patológicas ou minorias culturais (não é incomum Green trazer personagens imigrantes de culturas periféricas). No caso de O teorema Katherine temos as implicações na vida de um indivíduo com super dotação (condição que se traduz em uma dicotomia: por um lado Colin é considerado um prodígio desde criança, por outro lado sofre pressões destrutivas para se tornar alguém a altura de suas competências intelectuais muito acima da média) e as implicações de se ser um muçulmano no seio de uma sociedade ocidental.

Em todos os livros que li do autor uma temática universal se faz constantemente presente: a busca de um lugar no mundo, em outras palavras, a busca de um sentido para a vida. Em Alasca, Miles, inspirado pelo poeta francês Rabelais, persegue o seu "Grande Talvez"; em Cidades de papel, Margo parte em busca de si mesma; em Katherine, Colin busca encontrar seu propósito enquanto se sente sufocado pelas expectativas cultivadas pelas pessoas que o cercam e por ele mesmo...

Assim como em outro livros, o autor competentemente tece aqui um desfecho no qual ecoa uma mensagem reflexiva, positiva e otimista. Enfim, gosto do John Green e do que ele faz, e creio que gostaria ainda mais quanto mais novo eu fosse ao ler. Ele próprio parece ser tão legal quanto seus livros. No YouTube você encontra uma entrevista dele, bastante descontraída, conduzida pelo Pedro Bial. E para quem não sabe, em parceria com o irmão, o autor mantém um canal no YouTube chamado "vlogbrothers".
Iris 01/11/2023minha estante
Acredito que essa seja o livro mais ?odiado? do autor, mas é um dos meus preferidos dele! Refleti bastante com os dilemas dos personagens na época que li =).
Ainda hoje me lembro de vários trechos que me marcaram

Craotchky 02/11/2023minha estante
Iris, o que mais gosto sem dúvida é Alasca e dificilmente deixará de ser. Tenho quase uma memória afetiva dele. Talvez nunca mais releia por isso.
Pois é, acho que a capacidade de trazer os dilemas da vida (sobretudo daquele momento de transição que costuma estar abarrotado inquietações existenciais) de forma tão acessível e simplificada é uma das maiores virtudes do autor.

gaadlk 30/10/2023

Livro SUPER entediante. Personagens irritantes e enredo arrastado.
Comprei por indicação de uma amiga e me arrependi.
Iasmin174 30/10/2023minha estante
É muito ruim mesmo nem terminei

sereia reads 30/10/2023minha estante
recomendo "a culpa é das estrelas" juro que é incrivelmente bom

Iasmin174 30/10/2023minha estante
Quero muito ler esse!

gaadlk 30/10/2023minha estante
eu tambem abandonei o livro.
"a culpa das estrelas" é um bom livro desse escritor, bem como outro muito famoso, "o extraordinário". ambos com adaptações em filmes

C4H07 29/10/2023

Se você não gosta de matemática, passe longe.
O livro que era pra ser um romance nada mais era do que um cara explicando um teorema para um garota com um sotaque forçado

Mihgs 27/10/2023

Confesso que de todos os livros que li do John Green esse foi o que menos gostei. Li por indicação e fiquei um pouco decepcionada.
O livro é leve e jovial, mas achei a história bem chatinha.

namorada da jude 27/10/2023

Apesar de todo mundo tacar o pau e falar q é ruim eu fui ler e confesso que goste MT da história,achei que devia ter mais coisa no último capítulo mas gostei bastante,o ruim é só os coisa de matemática que eu nn entendo mesmo

nerdolachato 26/10/2023

“Eu não acho que seja possível preencher um espaço vazio com aquilo que você perdeu."
É um livro com bons personagens, uma narrativa sólida, uma tese convincente e lições de vida bem legais, mas carece de emoção, eventos impactantes e um casal realmente marcante. Embora não seja meu favorito, oferece reflexões valiosas sobre a vida e o significado das histórias em relação às pessoas.

Paula741 25/10/2023

Um garoto que namorou meninas com o mesmo nome em diferentes momentos da vida Katherine. Depois de sua última aventura de nove letras terminar seu melhor amigo decide que eles fariam uma viagem durante as férias escolares para tirar o garoto da depressão.
Nenhum deles contavam com as aventuras e momentos inesquecíveis que os aguardavam.

Layla135 22/10/2023

Apenas perfeito ?
Amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo
Gi Santos 22/10/2023minha estante
Primeira vez q vejo alguém gostar desse livro. Eu nunca li, pois falam tão mal.

Layla135 22/10/2023minha estante
A galera não gosta de matemática e vai ler um livro que deixa bem claro que é sobre... Não me admira que não gostem

Gi Santos 23/10/2023minha estante
Olha só! Como não leio a sinopse de livros não sabia o tema. Deve ser isso msm rs

Leitora surtada 22/10/2023

Normalmente quem reclama desse livro só é burro mesmo
Na maior parte das vezes não reclamo de quem não gosta das coisas que eu gosto pq gosto é igual c* mesmo como diz aquele ditado, mas o maior argumento por trás das críticas é sempre "tem muita matemática" a sério?????? A sinopse fala sobre isso O NOME DO LIVRO FALA ISSO!!! foi ler pq 🤬 #$%!& ???? Tem que ser muito anta pra esperar que não se fale sobre matemática aqui, sem falar em todo o capacitismo empregado aos personagens que são LITERALMENTE NEURODIVERGENTES!!! Mas quando o neurotipico é burro e capacitista (os que são assim obviamente não é o caso de todos) sempre acha que o mundo gira em torno do que eles decidem na própria cabeça que vai ser então assim eles abrem um livro com um protagonista com sd/ah que quer criar um teorema matemático e espera que não tenha matemática e que o personagem não pareça ser neurodivergente!!!! PARABÉNS VOCE GANHOU UM SELO DE OTARIOOOOO! (se vc desgostou do livro por outros motivos isso não vale para vc e não tenho nada contra vc).

rayussa 19/10/2023

Comecei a ler esse ano, e esse foi o primeiro livro que eu li, minha psicóloga que me deu pra eu poder passar o tempo e ter alguma distração.
é um livro legal, mas não me prendeu, por isso eu demorei tanto pra ler.
não é o meu favorito mas eu tenho um carinho muito grande por ele.

Eugenio.Lucivanio 19/10/2023

Um livro bastante divertido e sentimental. Daqueles que te fazem pensar na sua vida amorosa, e lamentar não ter vivido um romance na adolescência. Vale muito a pena ler, e se possível o mais rápido possível.