O Teorema Katherine

O Teorema Katherine John Green

Resenhas - O Teorema Katherine

Welliton.Moreira 07/12/2023

Matematizando o Amor
"O Teorema Katherine" é mais uma obra brilhante do renomado autor John Green, conhecido por suas narrativas inteligentes e personagens cativantes. O protagonista, Colin Singleton, é um jovem prodígio que, após ser deixado pela 19ª Katherine, embarca em uma jornada de autodescoberta e busca por significado. A trama se desenrola quando Colin e seu amigo Hassan decidem fazer uma viagem de carro e acabam chegando a Gutshot, uma pequena cidade do Tennessee. Lá, Colin trabalha em um projeto matemático ambicioso: criar um teorema que preveja o desfecho de qualquer relacionamento. O teorema, centrado em variáveis como atratividade física, popularidade e outros fatores, adiciona uma dimensão única à história, destacando o amor e as complexidades das relações humanas.

O elenco de personagens é diversificado e memorável, com destaque para o peculiar Hassan e a enigmática Lindsey, que introduz uma série de reviravoltas na trama. Green mais uma vez demonstra sua habilidade em explorar temas profundos de uma maneira leve e acessível, mesclando comédia e drama de maneira magistral.

O ponto alto do livro é, sem dúvida, o teorema criado por Colin. Este modelo matemático, embora fictício, adiciona uma camada única à narrativa, explorando a natureza imprevisível do amor e como fórmulas complicadas podem tentar explicar algo tão intrinsecamente humano. O leitor é levado a refletir sobre a aplicação do teorema na vida real e questionar se é possível realmente quantificar o amor.

Em suma, "O Teorema Katherine" é uma obra envolvente que vai além do romance adolescente comum. John Green oferece uma história inteligente e reflexiva, repleta de personagens cativantes e um enredo que desafia as expectativas, fazendo com que os leitores repensem as complexidades das relações humanas de uma maneira única e instigante.

Confesso que o começo eu achei que não ia me cativar, mas acho que eu consigo compreender o Colin, consigo me colocar perfeitamente no lugar dele e entendo os pensamentos e as dúvidas, pra mim o livro é excelente. Juro que eu esperava algo trágico, mas foi bem leve e bem jovial. Eu recomendo.

Lê :) 02/12/2023

?É, Cara. A gente podia, não podia? Seguir em frente?
Essa foi a primeira obra que li de John Green, e eu adorei!
O enredo e o drama dos persongens foram escritos de uma forma leve e divertida, e me renderam boas risadas.
É simples, despretensioso e um tanto engraçado.
Recomendo.

Morgana76 02/12/2023

Muita gente fala mal desse livro, não fui a fundo para saber os motivos... mas gostei dessa leitura, mais pq eu me indenfiquei com o Colin na parte de ser alguém no mundo, criar algo para ser lembrado ou descobrir algo. não é um livro maravilhoso, green tem melhores, mas não entendo o ódio por esse livro, gostei e é isso kakakakka

Maria 02/12/2023

Achei que não ia gostar, mas me surpreendeu!!
Foi o livro mais nerd do joão verde que já li? sim
o melhor dele? nem de longe
nunca vi falarem nem bem, nem mal desse livro, então dei uma chance e até gostei da história, dos personagens e de todos os elementos, até consegui me conectar um pouco com colin e lindsey (me identifiquei com eles).
apesar de eu ter gostado da história, acho que faltou um clímax, um ponto alto, plot ou sla, faltou algo no final, mas acabou sendo uma leitura tranquila, típica do green, o que também não foi tão ruim assim.
não tenho muito o que dizer além de que gostei.

Aninha 01/12/2023

Estranhamente bom?
Ganhei o livro de presente e ele é simplesmente perfeito. Uma premissa um tanto quanto estranha, mas que tem um desenvolvimento bom e engraçado. O humor dos personagens deixa o livro mais divertido e levinho de ler.

Dhara 27/11/2023

Muita gente fala mal mas eu adoro
Sériooo, não entendo porque as pessoas falam tão mal desse livro. Li uma vez anos atrás e gostei muito, agora resolvi reler e continuo gostando. Eu entendo que não é perfeito, que é um pouquinho fora da realidade, mas me diverti muito lendo.
Normalmente não gosto de livros sobre adolescentes, por ter aquele drama fora da realidade, uma paixão super exagerada ou pensamentos e comportamentos de adultos. Mas esse me cativou, porque são adolescentes sendo adolescentes. Gosto muito do Colin, do Hassan (meu preferido) e da Lindsey. Me diverti com o humor deles, dei boas risadas, me entreteve bastante, e no fundo isso basta, então é um dos meus livros preferidos. hahahah

Bianca.Colvero 27/11/2023

19 é um fugging número.
Em dúvida se dou 3 estrelas ou 2,5. Sendo bem sincera, não sei se é por conta do emocional completamente diferente que eu estava de quando comecei a ler e de quando terminei, mas as últimas 100 páginas que me fizeram começar a gostar do livro.
Não sou de exatas, não sei oque estava pensando quando comecei "O Teorema Katherine", o qual é um nome bem sugestivo. Envolve MUITOS gráficos e vários conceitos e palavras "inteligentes" que demorei pra entender (ou nem entendi).
Achei interessante o fato de haver diversas curiosidades jogadas no meio da história e diversas reflexões, várias aliás que penso eventualmente e que até me ajudaram a aprimorar minhas ideias.
Dou nota baixa pelo simples fato já mencionado, demorei para realmente me interessar pela história, de início parecia só falar sobre um garoto nerdzinho infeliz com a vida por não nascer prodígio e por querer ser famoso e 'importante' (inclusive adorei o desfecho no final sobre "ser importante" que o Colin vivia aclamando). Acho que o livro se prolongou de mais nesse aspecto até realmente começar a ficar divertido. Claro, tudo isso pode ser ignorância minha, talvez o livro tenha uma complexidade maior que eu não tenha entendido, mas esta foi minha percepção.

mini 26/11/2023

A pior bomba escrita por John Green ??
Nada mais a acrescentar. É literalmente isso. Se quiser perder seu tempo, compre-o. Como pode um livro ser tão ruim? Não sei ?

Jamerson.Alves 25/11/2023

O teorema
Um leitura leve e tranquila típica de um livro sessão da tarde. Aqueles que se pega sem nenhuma preocupação e os lê justamente por isso.
A aventura de um jovem pegando um carro e caindo na estrada me fez lembrar da minha. Isso foi legal. Além do mais, a escrita regada de conhecimentos gerais seguiu de forma interessante. No mais, uma história não muito relevante.

Lavínia!! 20/11/2023

O Teorema Katherine
Não sei se a resenha vai ser curta ou longa...

A história fala do Colin,um menino depressivo que está triste por ter terminado com suas Katherines (fofo),um cara desse conseguiu namorar COM 19 GAROTAS,TODAS COM O NOME KATHERINE,se a história fosse baseada em fatos reais eu iria ficar pensando:COMO QUE UMA PESSOA CONSEGUE FAZER ISSO.

A real é que: o livro é muito bom,eu amei muito ler ele,vi muita gente criticando e pedindo para não lerem ou algo assim,pra mim foi uma das leituras que eu mais gostei,foi bem divertido,gostei muito e recomendo.

Jonh Green decidiu trazer uma única fórmula no qual que tem a intenção de usar a matemática para prever se um casal vai se separar,como é mostrado no livro é usada de uma forma sofisticada e o resultado é bem modesto (pra quem gosta de matemática).

Tenho uma coisa para dizer..COLIN GOSTAVA DE K-A-T-H-E-R-I-N-E-S E NÃO DE CATHERINES OU KATIES,NEM KATS,OU QUALQUER OUTRO NOME PARECIDO.
Lavínia!! 20/11/2023minha estante
Mds odiei essa resenha ?

Lucas1494 19/11/2023

É um livro razoável mas não sou muito fã de romance, achei tbm a história um pouco nada haver pra ser um livro pra adolescente

limao_ju 14/11/2023

Mas ué
Vi muita gente falando mal, e quando digo muita é muita msm. Mas eu gostei, achei que é uma história bem leve e meio estranha mas muito legal, um tira ressaca.