No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Rafaella.Ferreira 29/07/2022minha estante
Esse livro é sensacional. Lembro de ter ficado extremamente agoniada durante a leitura, mas foi uma experiência incrível

Rafaella.Ferreira 29/07/2022minha estante
Amei a forma como vc conseguiu transmitir meus sentimentos em palavras.

ferds 29/07/2022minha estante
E eu e vc lá temos sentimentos diferentes?????

Amandamourarf 16/06/2021

Deixou a desejar
Ao mesmo tempo que o suspense me prendeu horrores e me deixou super aflita, senti falta de mais desenvolvimento em vários pontos, principalmente no arco de Lee e Stuart. Passei o livro inteiro aflita achando que tinha algo bombástico por trás da história do mocinho e no final não recebi o plot tão esperado.

Além disso, o livro começa a soar repetitivo quando passa a retratar em praticamente todos os capítulos a condição da protagonista, chegou num ponto que eu já não aguentava mais os capítulos passados no presente por isso. Porém, apesar dos pontos negativos citados, foi uma boa história para passar o tempo.

Milena 04/06/2022

Intenso (esse é um livro 5 estrelas)
Demorei para fazer a resenha desse livro porque fiquei impactada com a história, esse foi o primeiro terror psicológico que li e me apresentou muito bem a esse gênero literário.

O livro alterna capítulos entre passado e futuro então você entende como ela está e o que aconteceu para a personagem chegar naquele jeito. Achei essa escolha ótimo porque tem momentos bem tensos na leitura mas aí vem o outro capítulo que dá uma "amenizada".

A forma como a autora descrever o TOC da personagem é impecável, você consegue sentir a tensão e agonia dela além de entender o que levou o desenvolvimento desse transtorno.

Esse é um livro 5 estrelas mas dei 4,5 principalmente por causa do epílogo, ainda não decidi o que sinto sobre essa parte nem sei se gostei ou não mas em partes acho que era necessário.
OBS: Recomendo muito esse livro mas tem muitos gatilhos pesados então procure quais são antes de decidir ler.

Amante de livros 04/09/2022

Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.
Caraca, só de pensar que alguém vive assim... Fazendo todas essas verificações ... É triste

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.

Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.

Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.

Luuma 07/02/2022

A história me deixou apreensiva do início ao fim, com momentos onde eu ficava extremamente tensa? envolvente e pesado, foi uma leitura difícil pelos temas abordados, porém muito boa.

ItsCarlosJunior 22/02/2020

Li esse livro por conta da indicação de um amigo leitor, e como adorei a recomendação!
A história é contada intercalando momentos do "passado" e do "presente", o que nos deixa muito curiosos pra saber o que realmente aconteceu com Cathy, o que causou tantas mudanças no seu psicológico e na sua maneira de viver.
É um livro pesado, cruel, que nos deixa ansiosos e tensos. Mas também é um livro bastante realista, já que trata de assuntos muito pertinentes e que merecem uma maior atenção, pois provavelmente é a realidade de muitas mulheres ao redor do mundo.
Eu por muitas vezes quis dar um abraço forte na Cathy. E ainda quero (se fosse possível). Uma personagem forte pra caramba, mesmo com todos os seus traumas.
É um livro que vale muito a pena ser lido.

Karen 25/09/2020

Maravilhoso!
Estou sem palavras! Adoro livros que me tiram o chão, que me causam desconforto e que me deixam pensando por dias.

Me surpreendeu o relato angustiante da rotina de uma portadora de TOC e de estresse pós traumático. Me fez lembrar de minha mãe, que sofreu dessas doenças e que tinha como uma de suas obsessões lavar as mãos repetidamente e passar pano nas coisas para tirar alguma sujeira imaginária e insistente.

Fiquei perplexa com a descrença de todos para o que aconteceu com a Cathy, mesmo com a verdade estampada ali, marcada na pele e na alma, nessa última visível para qualquer ver.

Acho que foi o segundo livro que leio sobre relacionamento abusivo (o primeiro foi É Assim que Acaba, da Colleen Hoover, com um desenrolar e final completamente diferentes desse) e a narrativa da autora foi perfeita e alternando entre presente e passado com capítulos não muito longos, não deixando cansativo, o que eu particularmente gosto muito.

A história foi de prender a respiração em várias partes. O sentimento de antecipação deixava a certeza de que a qualquer momento algo terrível iria acontecer. Adorei que a grande heroína de sua história foi a própria Cathy! E tu ficava muito orgulhosa com cada passo que ela dava em direção à superação e cura.

Super recomendo e espero poder ler os demais livros da Elizabeth Haynes!

Um trecho:
? Parece aquela parte de Harry Potter, sabe, quando os alunos aprendem a enfrentar aquilo que mais os apavora transformando-o em algo engraçado com um feitiço de mágica.
? Exatamente. Ou mesmo Hamlet.
? Hamlet?
? ?Nada é bom ou mau, a não ser por força do pensamento.?

Fran Luchetti 30/03/2022

Agora eu acredito em você.
Catherine conhece Lee, um homem elegante, gentil e sedutor que, aos poucos, demonstra ter sentimento de posse sobre a relação dos dois.
O livro possui capítulos que alternam acontecimentos entre passado e presente, isso faz com que o leitor às vezes se questione qual período aconteceu tal fato, porém é escrito com maestria para não restar indagações em cada situação, cada informação.
No Escuro aborda a história de um relacionamento tóxico, asqueroso, repulsivo e amedrontador que deixa o leitor com vontade de terminar o livro para saber o que acontece.

Com um enredo absoluto de trilher psicológico, a autora descreve muito bem os personagens com detalhes expressivos durante a narrativa, além de trabalhar um assunto indigesto para muitas pessoas após um trauma vivenciado por Cathy.

Boa Leitura!

Isa 27/04/2014

Diferente de tudo o que eu já li, No Escuro é um livro aterrorizante.
Dificilmente fujo das minhas tão queridas histórias de amor. Não tenho o hábito de ler livros de suspense, terror ou drama. Mas o livro de Elizabeth Haynes conseguiu unir esses três elementos.

O livro tem uma grande quantidade de cenas de sexo (alguns detalhes das descrições achei totalmente desnecessários), ademais, as descrições detalhadas de crimes brutais e atos violentos me deram ânsia de vômito.

"Ele desceu com cuidado a inclinação íngreme até o fundo da vala, usando a pá como apoio, e então, sem hesitar, acertou-a com força no crânio, resvalando na primeira vez, mas depois, com um som abafado, rachou sua cabeça, e o osso quebrado penetrou a carne. Repetiu o golpe várias vezes, ofegante devido ao esforço, até esmagar seu rosto, transformando dentes, ossos e carne em uma massa horrenda." (página 13)

No escuro conta a história de Catherine, uma jovem que adora viver, e tem como ideia de aproveitar a vida: sair todas as noites com suas melhores amigas, dançar, beber, e ficar com todos os caras que lhe der na telha, sem se preocupar com as consequências. Em uma dessas noites, enquanto entrava numa boate, Catherine conhece Lee, que trabalhara como segurança naquela noite. O homem alto, loiro e musculoso lhe chama a atenção.
Os dois começam a viver uma relação amorosa, no entanto, selvagem e misteriosa. Em uma madrugada, Lee aparece no apartamento de Catherine totalmente machucado e sem querer explicar o motivo daquilo, com a justificativa de querer "protegê-la". A jovem, então, se dá conta de que além do emprego como segurança, algo mais sombrio envolvia o homem por quem estava apaixonada.
Inicialmente Lee se demonstra um cara sedutor, carinhoso e protetor. No entanto, como o tempo, o homem misterioso se torna altamente agressivo e dominador.

O livro começa com o julgamento e condenação de Lee, descritos já na primeira página. A história se baseia em mostrar o que ele fez para ser condenado, como ele fez, e o como isso afetou a vida de Catherine.

Após a prisão de Lee, Catherine muda de cidade e de nome, passando a se chamar Cathy. As mudanças vão muito além disso. Devido a tudo o que viveu com Lee, a jovem adquiriu TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), se tornando uma mulher relaxada, frágil e medrosa. Bastante diferente daquela mulher vaidosa, confiante e livre que era.

"Girei a maçaneta seis vezes, verificando se estava trancada. Um, dois, três, quatro, cinco, seis. Depois conferi o contorno da porta mais uma vez. E então a maçaneta, seis vezes. Um, dois, três, quatro, cinco, seis. E o contorno da porta de novo. E por fim a maçaneta, mais seis vezes. Senti o alívio que me toma quando consigo fazer isso direito." (página 18)

O livro conta a história intercalando os anos de 2003 (quando conheceu Lee) e 2007 (já vivendo com os traumas que ele lhe causou), indo e voltando a todo momento ao passado e presente de Cathy.
Quando um novo morador chega a seu prédio as coisas começam a mudar na vida de Cathy. Talvez, pela primeira vez depois de tudo o que aconteceu, ela tenha voltado a confiar em alguém.
Tudo parece começar a se ajeitar lentamente na vida de Cathy, quando ela percebe que, depois de quatro anos, chegou o dia de Lee ser solto, e todo o terror do qual tanto fugiu durante todo esse tempo poderá bater a sua porta a qualquer momento.

"O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo." (página 28)

Até agora não sei se o livro é ruim ou se eu que não gostei tanto da história, por gostar mais de livros de amor.
Quando encontrei este livro em uma das prateleiras da Livraria Cultura e li sua sinopse, achei a história bastante interessante. Mas achei a leitura tão massante, tão arrastada... Não foi uma leitura nem um pouco prazerosa. Apesar da história sem beeem densa, queria lê-la com vontade, e não foi o que aconteceu. Enfim, em poucas palavras, achei o livro chato.

site: http://ficcionalmentereal.blogspot.com.br/2014/03/resenha-no-escuro.html

Valdirene.Perez 11/06/2013

Esse livro é muito bom! Voce praticamente não respira da metade pro final. Falar qualquer coisa pode comprometer a história. Só digo, leiam, claro pra quem gosta desse estilo de leitura. A autora não deixou nada a desejar aos grandes como Harlan Coben, Tess e outros.

Jon O'Brien 28/11/2020

Chocante é pouco!
No Escuro é um suspense intenso de uma das minhas autoras preferidas, Elizabeth Haynes, que possui uma escrita empática e de temas que costumam chamar a minha atenção. Quer saber mais sobre este livro, que se tornou um dos meus favoritos da vida? Acompanhe a resenha, com algumas poucas informações além da sinopse!

No Escuro é o primeiro livro escrito pela Elizabeth Haynes, e também o mais bem-avaliado, e fala de um tema que a gente vê bastante nas manchetes de jornal: relacionamento abusivo. Catherine é uma jovem que sabe reconhecer o cara ideal quando vê um, e quando se depara com Lee, ela imediatamente se atrai por ele.

Uma a uma, as amigas de Catherine também se afeiçoam por Lee, não deixando de dizer quão sortuda ela é por se envolver com um homem desses. Com o tempo, entretanto, Lee se mostra uma pessoa bastante controladora e que priva Catherine de sair e de ver as amigas. Catherine tenta sair do relacionamento quando a situação se complica, mas, ao pedir ajuda aos amigos, ninguém acredita nela e ela se vê sozinha.

Uma vez no escuro, a mulher planeja como escapar dele.

Quatro anos mais tarde, a vida de Catherine, agora Cathy, está virada de ponta-cabeça: vive em outra cidade, longe de Lee (que está na prisão), e se tornou uma pessoa diferente. Diagnosticada com TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), Cathy, descrita pelas habilidosas mãos de Elizabeth Haynes, nos mostra a agonia agoniantemente agoniante dos rituais de repetição e da luta constante que Cathy enfrenta dia após dia. Com a ajuda de seu vizinho Stuart, Cathy tenta se reconstruir e passar a viver de verdade, mas a ligação de que Lee está prestes a sair da prisão muda tudo.

A escrita da Elizabeth Haynes é muito boa. Não é poética, não tem muitos floreios, mas é muito bem pontuada. Trata-se de uma escrita verdadeiramente profissional. E o melhor de tudo: é uma escrita empática, inclusiva, que aborda temas do cotidiano (isso se percebe não só nesse livro, mas em outros da autora). A escrita é tão gostosa, apesar das descrições brutais em alguns momentos (teve até uma cena que me deixou em choque por dias), que facilmente você termina o livro de uma vez, embora eu não tenha feito isso com dó de acabá-lo rapidamente.

Como vi em Restos Humanos, outro livro da autora, em No Escuro Elizabeth Haynes escreve com propriedade. Então ela mostra um relacionamento abusivo e as complicações do TOC com competência. É palpável a dor da personagem, e todas as suas escolhas são compreensíveis com base na sua vida pregressa e no que ela enfrenta. Ou seja, é um livro crível.

O ponto negativo para algumas pessoas talvez seja a previsibilidade. Quem leu os três livros da autora publicados pela Intrínseca aqui no Brasil pode ter percebido como os finais são parecidos. Além disso, há algumas surpresas no que diz respeito a pontos de virada, mas não há plot twists. Eu particularmente não me incomodo com isso, mas vi algumas pessas reclamando.

Resumindo, para mim foi um livro cinco estrelas, com boa ambientação, bons personagens e um enredo de tirar o fôlego. Já estou aguardando mais livros da autora serem lançados no Brasil (ela tem mais alguns publicados fora), só que ainda não há sinal de lançamento. Vamos torcer por novidades!

site: https://redipeblog.wordpress.com/2020/11/28/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes/
Fernando Lafaiete 28/11/2020minha estante
Também adoRo esse livro!! S2

Fernando Lafaiete 28/11/2020minha estante
Também adoro esse livro!! S2

Jon O'Brien 28/11/2020minha estante
S2 demais

Lucia.Ferreira 10/04/2022minha estante
Quando terminei esse livro, quase que tava com TOC. Fiquei meio.paranoica!

Jon O'Brien 10/04/2022minha estante
Pois é, Lucia. É um livro muito imersivo e agoniante mesmo!

Ju Romero 28/01/2022

Cathy me irritou
O livro é super bem escrito e as intercaladas de períodos na história a tornam muito interessante. Porém ficou cansativo depois da metade. Demorou para evoluir. Não sei se era a intenção da escritora deixar o livro aflitivo, pois é justamente o que a personagem sente o tempo todo, mas acho que foi mais um efeito colateral adverso do que proposital. A Cathy teve várias gafes de atitudes. Me senti vendo um filme de terror no qual eu grito com os personagens para não se separarem ou não entrarem na casa mal assombrada. Caso você curta ler um livro sessão da tarde de suspense, vá fundo.

Natalia.Franca 24/12/2020

Sabe quando você não espera nada? Quando se deixar levar pela história? Foi assim com esse livro, e me surpreendi demais!
A história nos conduz a vida de Cahty em alternância entre passado e presente e como ela foi de uma jovem adulta extrovertida e divertida a mulher que sofre com o TOC e o transtorno pós traumático.
A história com seu namorado e como cada dia que passava (na história no passado) se tornava cada vez mais uma tortura, a autora decorre muito bem sobre relacionamento abusivo, como começa com coisas simples que são confundidas com proteção e preocupação mas que no final são só um jeito de controlar a vítima. E no presente na história a autora também soube conduzir muito bem a recuperação da personagem, e mostras muitas nuances de quem sofre desses problemas (TOC e transtorno pós traumático).
O ponto mais forte pra mim foi como me senti incomodada, como pensei desde o início "tem algo errado", como me senti angustiada com toda a situação de abuso, de a personagem se sentir vigiada... E o que + incomodou como sempre me incomoda e que acontece muito em caso reais: a falta de provas para culpar alguém por todos os seus crimes e o despreparo da sociedade com a vítima.
Ótimo livro! Favoritado! Real!
Recomendo.

SÓ FICA A OBS: O livro tem gatilhos sobre violência doméstica e estupro.