Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Bárbara 31/12/2020

Que início de série!
Primeiro livro da série O Protetorado da sombrinha, neste enredo, encontramos vampiros, lobisomens e fantasmas coexistindo em sociedade. Somos apresentados a Alexia Tarabotti, uma mulher fora dos padrões. Ela é uma preternatural, e seu diferencial é ela não ter alma. Além disso, basta um toque seu para isso ser capaz de neutralizar qualquer ação sobrenatural. Parece confuso? No início, pode até ser, mas me pareceu algo proposital e, após nos ambientarmos melhor com a história, o enredo é bem interessante.

Em plena sociedade vitoriana, em que havia pouca tolerância com o crime, Alexia vê-se enredada numa investigação, pois, ao ser confundida com um "jantar" para um vampiro, acaba o matando. O Departamento de Arquivos Sobrenaturais - DAS -, comandado pelo lobisomem Alpha Lorde Maccon, a deixa em apuros, mas ambos passam a trabalhar conjuntamente quando outros seres sobrenaturais começam a desaparecer. À primeira vista, Alexia e Lorde Maccon se odeiam, pois cada um é temperamental a seu jeito, e Alexia fala o que quer, sem se preocupar com o que é mais condizente com seu papel de mulher na sociedade londrina. Alexia também tem como um de seus amigos mais chegados um velho vampiro, bastante confiável.

Se você procura um enredo original e com momentos engraçados, essa é uma série pra você! Há uma miscelânea de gêneros, então, se você gosta de romance de época, fantasia, mistério, ação e aventura, tenha a certeza de que você irá encontrar aqui! No melhor estilo steampunk, com a presença marcante da tecnologia e de máquinas a vapor, próprios da época, é um enredo envolvente, ao estilo sherlock.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

@livrostasticos 19/12/2020

Uma leitura rápida e divertida!
Achei o livro hilário! Eu me diverti muito lendo isso. Belo romance, personagens atraentes, a fusão dos dois gêneros foi o suficiente para me manter entretido.
Nosso personagem principal é Alexia Tarabotti, uma solteirona com sangue constrangedoramente italiano e sobrenatural - uma humana nascida sem alma. Ela é muito divertida. Não é a típica heroína bonita de tirar o fôlego, nem é a típica heroína badass que saí batendo em todo mundo (muito embora ela não tenha medo de usar sua sombrinha como arma); ela deixa a maior parte do trabalho de luta para os outros e usa sua inteligência e a sua de solteirona a seu favor. Ela é ótima! Meu tipo favorito de protagonista!
No geral, acredito que o livro poderia ter dependido um pouco mais tempo para a construção do mundo, mas fora isso, eu me diverti muito lendo! Uma leitura rápida e divertida!

Colecionando Planetas 09/12/2020

Como matar um vampiro com uma sombrinha
Primeiro que esse livro é uma delícia para ler. É uma mistura de romance de época com fantasia e uma pitada gótica de livros como Drácula.

Eu adorei o Conde Maccon, adorei o relacionamento dele com a Alexia, adorei as brigas intelectuais e amo esses amores ?cão e gato?.

Minhas únicas ressalvas são: achei a transição entre focar no romance e focar no relacionamento meio brusca.

Achei que eles queriam se pegar em momentos inapropriados (entendo, porém se estivesse na mira da morte eu ia querer me salvar e não sexo).

Adorei a mistura do sobrenatural com a sociedade londrina e amei muito o livro, fiquei grudada do começo ao fim. Varei madrugas para ler tudo e valeu a pena.

Lobo 30/11/2020

Premissa muita boa, história chata
Todo o universo e sua construção misturado com a Europa Vitoriana e tendo a Idade das Trevas me deixaram muito intrigado e muito empolgado, mas a história em si não a chega a última acontecimentos muito arrastados em capítulos muito longos e cansativo, quando eu não tava incomodado com cenas hots, eu dormia no meio do capítulo de tão entediante, quando aparece o mistério do livro, já estava tão cansado que nem tava mais me importando pra o que era e nem do seu desenrolar, enfim, premissa muita boa, livro excelente pra caso você esteja querendo dormir, mas está sem sono.

Biia Rozante | @atitudeliteraria 15/11/2020

Diferente de tudo que imaginei...
O mundo está diferente, seres humanos coexistem com vampiros e lobisomens em uma sociedade que se adaptou e desenvolveu novas regras. Regras essas, importantes para o bom convívio e evolução de cada “espécie”, mas em meio a eles existe ainda uma criatura mais rara e poderosa, os que nasceram sem “almas”, também conhecidos como seres Preternaturais – aqueles que não são nem naturais, nem sobrenaturais -, que com um único toque podem neutralizar o poder de qualquer criatura. E Alexia é um destes seres raros.

Filha de um italiano de quem herdou sua condição especial e solteirona convicta, Alexia é o tipo de mulher prática, inteligente, sagaz e dona de uma língua sem freio, sabe muito bem o que quer e não está disposta a se curvar perante as regras da sociedade vitoriana, nem mesmo quando convidada a um evento que não servem o tipo de chá que ela considera adequado. Dando seu próprio jeitinho acaba por se afastar da aglomeração ali presente e assim que se vê sozinha, bem... ela não está exatamente sozinha e acaba sendo atacada por um vampiro fora de controle e muito determinado em ser frustrante. A confusão está armada, de um lado um vampiro morto e Alexia, e do outro o imponente Lorde Conall, um lobisomem líder de seu clã, enviado pela rainha Vitória para investigar o ocorrido.

“- Ninguém em sã consciência descreveria a srta. Tarabotti como uma covarde. Quando ameaçada, ela revidava prontamente. Talvez por ser preternatural ou por sua péssima tendência à teimosia.”

O que parecia ser um caso isolado não demora a se revelar um emaranhado ainda mais complexo, colocando Alexia no centro de aparecimentos e desaparecimentos inexplicáveis. O que de fato tem acontecido na alta sociedade?

Alma? Se revelou uma leitura completamente diferente do que eu de fato, esperava. E isso foi muito gratificante. Primeiro porque temos uma “mistura” de vários gêneros literários, temos romance de época, policial e fantasia. Depois porque é o tipo de leitura com alívios cômicos muito presentes, nos diálogos e na maneira como Alexia desafia Conall. É sempre importante frisar que a história se passa na época vitoriana, ou seja, uma época onde as mulheres deveriam ser recatadas, discretas, suaves, para que assim não se colocassem em situações tidas como inadequadas e por consequência manchando a reputação da família, onde o decoro e conservadorismo era o mínimo exigido, e Alexia está inserida neste cenário, só que ela nasceu sem alma, então sua visão é um pouco diferente, o modo como ela encara algumas coisas, como ela enxerga outras e como questiona a sociedade, acabam se mostrando a frente do tempo. Ela quer participar da investigação, ela quer conhecer todas as informações, ela quer ser útil, e não ficar apenas bordando, pintando, sentada em casa.

“A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma em segredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, e sim um ser humano, que respirava e simplesmente… carecia de algo.”
Outro ponto que também chama atenção na história é o relacionamento familiar de Alexia, a forma como a mãe a enxerga em relação as outras duas filhas, sempre a menosprezando, diminuindo, a julgando por ser parecer mais com o pai – italiano, e por consequência, ter a pele escura, o nariz mais avantajado, características que não era tidas como belas no meio em que estão vivendo. E isso é algo que gera desconforto.

Quanto ao romance, eu gostei muito da forma como ele foi construído. Alexia não é uma jovem dada a sentimentalismo, ela não busca romance, mas acaba tendo alguns sentimentos despertos por Conall, que por sua vez é alguém em posição superior a dele e também muito taciturno, sua forma de se “envolver” está limitada ao que ele vive na matilha, e portanto isso gera mais algumas muitas cenas engraçadas. Foi realmente divertido vê-los derrubarem as barreiras auto impostas e por consequência atingir um ao outro, no melhor estilo te odeio, mas no fundo te amo.

Para quem busca leitura com protagonistas femininas fortes, dona de personalidade forte e altas doses de risadas, como para quem gosta de romance de época, romance sobrenatural e investigação, fica aqui essa dica muito especial. Com certeza darei continuidade na leitura, pois acredito que Alexia ainda tenha muito a nos entregar.

A Série O Protetorado da Sombrinha, é composta por cinco livros, sendo eles: Alma?, Metamorfose?, Inocência?, Coração? e Eternidade?, todos já publicados aqui no Brasil pela Editora Valentina.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2020/09/alma-gail-carriger-editora-valentina-o.html

Daocalia 13/11/2020

Simplesmente divertido
Gente sério, esse livro esta na minha lista a taaanto tempo, e eu simplesmente enrolando! A história é uma delicia, super divertida, a Alexia é simplesmente a personagem mais fora da caixinha que já vi kkkkk mocinha espirituosa kkkk aaaa todo o enredo é maravilhoso, entrou para a lista de favoritos !!
E o que mais gostei, é que o livro acaba com brecha para continuação porem não fica obrigatória a leitura !! Super recomendo !

Beatriz.Ribeiro 10/11/2020

Sobrenatural e afins
Eu amei o livro!!! Foi uma grata surpresa pq nunca havia lido o estilo e devorei o livro. Agora já quero ler a continuação das aventuras da Alexia e lorde Maccon

Nayara Yanne @bibliotecasecreta21 28/09/2020

Alexia Tarabotti não é como as outras damas da sociedade vitoriana. Solteirona, meio italiana e sem alma, ela está acostumada a lidar com o incomum, até que se vê atacada por um vampiro durante um baile londrino e o mata, sem querer. Então Alexia deve trabalhar com Lorde Malcom (conde, lobisomem, líder do departamento que cuida dos assuntos sobrenaturais, e tentador) para provar não ser a responsável pelo desaparecimento de vários seres sobrenaturais em Londres e descobrir quem está por trás desses crimes.

"Alma?" é um steampunk divertido, com uma pitada de humor negro e aventura, que mistura o melhor da Inglaterra vitoriana com o sobrenatural. Nesse universo criado pela autora, sobrenaturais são seres com excesso de alma e, em contrapartida, existem aqueles como Alexia: pretenaturais, seres sem alma e que possuem a capacidade de anular os poderes dos sobrenaturais.

Essa condição de "sem alma" torna Alexia uma personagem que tem uma visão muito clínica da vida, o que faz com que o romance presente no livro seja algo muito divertido de acompanhar, assim como as interações dela com o mundo que é sempre temperada com uma dose saudável de sarcasmo.

Além do universo criado por Gail, o que eu gostei muito no livro foram os personagens, eles possuem um carisma que proporciona ótimas cenas de humor (apesar de eu não ter ideia de como a Alexia aguenta a família dela).

Também gostei da escrita da autora, a leitura flui bem, mesmo tendo algumas palavras mirabolantes que me fizeram parar a leitura e ir atrás de um dicionário.

Resumindo: recomendo esse livro pra quem busca um romance para se distrair, sem grandes dramas e temas pesados, mas também quer algo diferente da maioria dos romances de época e fantasias.

site: https://www.instagram.com/bibliotecasecreta21/

Bekah 18/09/2020

Alma?
O livro se trata de um steampunk que se passa na Inglaterra Vitoriana, voltado para o mundo sobrenatural. A personagem principal Srta. Alexia Tarabotti, tem no sangue uma descendência italiana da qual herdou o fato de ter nascido sem alma, com o poder de neutralizar as criaturas sobrenaturais, com muita irreverência e dotada de coragem e ousadia a fantástica protagonista nos faz rir e mergulhar de cabeça em uma Londres na qual sobrenaturais vivem livremente entre humanos.

O livro além de divertido é inteligente e proporciona bons momentos de risada e apreensão, utiliza de um vocabulário formal e perspicaz, com palavra e termos um tanto complexos, porém fácil de se acostumar.

Recomendo muitíssimo se você assim como eu adora um romance estilo cão e gato, ou melhor dizendo lobisomem e preternatural, cheio de aventuras, personagens maravilhosos e passagens divertidas, com uma pitada de alusões históricas...

Cris 14/09/2020

Esperava mais
Demorei um pouco para me envolver com a história, a personagem principal é interessante, mas a não me prendeu.
Eu tinha expectativas para esse livro, que não foram atingidas, o livro é bom para passar o tempo.

gabivbritto 14/09/2020

Divertido, sexy e criativo
Eu não conhecia essa série de livros e nem a autora quando baixei o ebook para ler. Me surpreendi muito com a escrita envolvente e bem desenvolvida de Gail, mas mais ainda com a criatividade do universo criado por ela nessa obra. Confesso que estava esperando mais um clichê sobrenatural e me deparei com um enredo muito original! Até mesmo o par romântico másculo demais da protagonista (algo que costuma me irritar um pouco), conseguiu me tirar boas risadas. Pelo que vi em algumas resenhas, o leitor consegue acompanhar o desenvolvimento da autoconfiança da personagem principal ao longo dos diversos livros da série, e eu adoraria vê-la se libertar de suas inseguranças, mas o final de "Alma?" conseguiu me deixar suficientemente satisfeita e não sei se darei continuação à leitura dessa coleção (já que costumo sofrer com a famosa preguiça de séries longas...). Ah, e foi um ótimo primeiro contato com o steampunk!

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 07/09/2020

"Não quero me precipitar agora. Você é inexplicavelmente tentadora. Ela anuiu, batendo com suavidade na cabeça dele. – O sentimento é mútuo, (…). Para não dizer inesperado"
Estou completamente APAIXONADA!
Amo tudo que a confusão desse livro traz, seres sobrenaturais, uma mocinha solteirona convicta que não se importa muito pra Sociedade, um lorde que fica caidinho rapidinho, convenções sociais inglesas regadas a muitos bailes, chás e bolos, muita aventura e um romance incrivelmente delicioso.
A narrativa é incrivelmente fluida, engraçada e te prende nas primeiras páginas, com personagens super bem construídos, e que me deixaram com gostinho de quero mais e super ansiosa pro próxima da saga!

Thainá Bonfim 25/08/2020

Achei bastante interessante e estou ansiosa para conhecer mais da mitologia por trás das criaturas sobrenaturais

Marina @outononoslivros 09/08/2020

Solteirona, fora dos padrões e meia italiana. Esses ja são quesitos mais que o suficientes para tornar a vida de Alexia difícil na sociedade Londrina Vitoriana, sociedade essa da qual também fazem parte vampiros, lobisomens e fantasmas. Acontece que além de suas particularidades, Alexia é também uma pretenatural, ou seja, com um simples toque é capaz de neutralizar qualquer sobrenatural.

É claro que isso a coloca em problemas, principalmente quando um vampiro a confunde com o jantar e ela acaba matando-o sem querer. A partir de então ela se vê no meio de uma investigação do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais), comandado pelo insuportável Lobisomem Alpha Lorde Maccon.

Este é o primeiro livro da série Steampunk O Pretetorado da Sombrinha. Nele somos apresentados aos personagens principais e devo dizer que Alexia me conquistou na primeira frase. Ela não possui filtros, fala o que quer para quem quer e é formada por uma mistura de inocência emocional e sagacidade, além de ser um ímã para problemas.

Ao se juntar ao Lord Maccon para investigar o desaparecimento de vampiros e lobisomens, podemos também acompanhar o nascimento do romance entre os dois. Romance esse cheio de momentos sensuais mas que também rendem boas gargalhadas. Vale destacar também a presença do beta de Lord Maccon, o professor Lyall, que muitas vezes me lembrou o Dr. Watson, fiel escudeiro de Sherlock Holmes.

Esse foi o meu primeiro contato com a literatura Steampunk, entretanto senti um pouco de falta das máquinas que caracterizam esse tipo de literatura. Mal posso esperar para ler o próximo livro da série!!

Thayna 07/08/2020

Não esperava muito desse livro porque não gosto muito da temática de vampiro e lobisomem, mas acabou me surpreendendo e simplesmente me apaixonei.
Blacktikey 07/08/2020minha estante
Mas e então, você acha q ele explora muito o clichê do clichê, ou ele é mais original?

Thayna 07/08/2020minha estante
eu achei bem original, porque mistura romance de época com fantasia e o gênero steampunk.

Blacktikey 07/08/2020minha estante
Eu nunca li isso com steampunk. Pra mim , só isso já é novidade. Trata-se de uma franquia de livros?

Thayna 10/08/2020minha estante
sim, este é o primeiro livro da coleção.

Blacktikey 10/08/2020minha estante
Ahha legal