Lira dos Vinte Anos

Resenhas - Lira dos Vinte Anos

barbarag 30/03/2023

Emocionante
Não chorem! que não
morreu! Era um anjinho do céu
Que um outro anjinho
chamou!
Era uma luz peregrina,
Era uma estrela divina
Que ao firmamento voou!

QUEIJO460 17/03/2023

Lira dos Vinte Anos, (Álvares de Azevedo).
"Lira dos Vinte Anos" foi o primeiro livro de poesia que tive a oportunidade de ler. Álvares de Azevedo com apenas 20 anos de vida conseguiu a proeza de ser tornar um dos grandes nomes da literatura nacional.
O livro vai de virgens até temas relacionados a morte. A palavra que eu percebi que mais se repete no livro é a palavra lânguido, (Posso estar errado, mas ela se repete bastante).
Marcos5813 28/08/2023minha estante
Tem alguns contos dele emblemáticos, com os de Noites na Taberna. Sempre achei que o estado de languidez estava entre o pusilânime e o neófito.

Fygiir 14/03/2023

Que por um olhar, donzela,
Eu poderia morrer
Dos teus olhos pela luz?
Que morte! Que morte bela!
Antes seria viver!
Aí Jesus!

Minha musa

Os meus cantos de saudade
São amores que chorei:
São lírios da mocidade
Que murcham porque te amei!
As minhas notas ardentes
São lágrimas dementes
Que em teu seio derramei

Amei muito esse livro ??

Palloma.Alessandra 12/02/2023

Nem lá e nem cá
Lira dos vinte anos é uma obra dividida em três partes, a primeira com a face Ariel (boa), a segunda com a face Caliban (mal) e a terceira são poemas que não deu tempo do autor dividir.

Neto154 05/01/2023

Lira dos Vinte Anos ? Álvares de Azevedo
"Cantando a vida , como o cisne a morte".

As poesias deste livros são sensíveis e cheias de amor e juventude em cada verso escrito por Álvares de Azevedo, esta obra póstuma publicada após a precoce morte do autor nos mostra como a vida pode ser tão passageira e cheia de amores como o próprio Álvares escreveu : "? Amores , mortes , e no trono um Bobo".

Um dia quero ser amado ou amar alguém a ponta de escrever ou receber tal declaração com alguma destas poesias que desfrutam do amor e da morte .

Leandro.Bonizi 19/12/2022

Álvares de Azevedo, 1831-1852, carioca, foi um poeta da segunda geração romântica, a ultrarromânrica. Morreu com apenas 20 anos devido a uma tuberculose. Lira dos Vinte Anos foi uma publicação póstuma em 1853.

Já inicia a vida com um verso de Bocage: "Cantando a vida, como o cisne a morte."

A delicadez dos seus veros é marcante, e usa de prosopopeia nos versos seguintes, além de contrapor vários sentidos:
"E que perfumes no vento!
Que vida que se bebia
Na noite que parecia
Suspirar de sentimento!"

Usa de erotismo, e fala muito de sonhos.
"E ela, triste mulher, ela tão bela,
Dos seus anos na flor,
Por que havia de sagrar pelos meus sonhos
Um suspiro de amor?"
Mas há uma desilusão com os sonhos:
"Meu triste coração, é tempo, dorme,
Dorme no peito meu!
Do último sonho despertei e n’alma
Tudo! tudo morreu!"
"E a sangue frio renegar dos sonhos
E blasfemar de Deus!"

Como um típico ultrarromântico. quer morrer de amor:
"E que eu viva de amor nos teus joelhos
E morra no teu seio o meu viver!"

Contrapor ideias também é sua marca registrada:
"Por ti — as noites eu velei chorando
Por ti — nos sonhos morrerei sorrindo!"

Apesar de cultuar a morte, parece dizer que a vida é bela:
"A nós a vida em flor, a doce vida
Recendente de amor,
Cheia de sonhos, d’esperança e beijos
E pálido langor..."

O sofrimento cai sofre o eu-lírico:
"Quando em meu peito rebentar-se a fibra,
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.

E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento."

Também tem metapoemas:
"A poesia é a luz da mocidade,
O amor é o poema dos sentidos""

Em seu erotismo, cita com frequência o seio da amada. No final do livro, fala que no fim o que vale mesmo é o dinheiro:
"Minha desgraça, ó cândida donzela,
O que faz que meu peito assim blasfema,
É ter por escrever todo um poema
E não ter um vintém para uma vela."

Rafa 20/11/2022

Lira dos 20 anos
A binômia de Azevedo fica transparecida nestes poemas que nada mais são que um portal para uma reflexão profunda sobre a figura do poeta e qual o valor da poesia??.

Jessi 15/10/2022

Amar
Quero amar meu amado assim, como ele amava sua ou suas amadas assim com essa sensibilidade, esse amor essa paixão que só a juventude pode nos dá? Que eu nunca perca a vontade de sonhar

Giovane 26/09/2022

Lira dos 20 Anos
Lira dos 20 anos :

Única obra publicada do autor, obra esta com publicação póstuma. Álvares de Azevedo morreu jovem e solitário. Não se sabendo ao certo a causa.
Eu nunca fui muito fã de poesias, confesso que o que me despertou o interesse pela obra foi o título dar nome à uma canção do cantor e compositor cearense Belchior, do qual sou fã incondicional, mas para minha surpresa achei mais do também cantor e compositor: Raimundo Fagner na obra, nunca li nada a respeito corroborando , mas com certeza ele bebeu da fonte de Álvarez.
Alvarez cita , Dante, Shakespeare, cita um trecho de Hamlet , Vitor Hugo entre outros.
Quem gosta de : Poesias, existencialismo, Belchior, Fagner,.MPB, impossível não se apaixonar por esta obra.
Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Acho que foi a única obra de poesia publicada, me vem à mente outra dele que é "Noites na Taverna"

Estefany 24/09/2022

Qual foi o último livro de poesia que eu li?
Não tenho parâmetros para dizer se esse livro é o melhor ou o pior ou um medíocre livro de poesias, pois é a primeira vez que leio um livro de poesias por completo. Só sei que gostei muito das poesias, principalmente as da primeira parte - acho que preferi essa parte porque tem mais poesias frufrus.

Uma das poesias que eu mais gostei foi essa:
"AI JESUS!

Ai, Jesus! não vês que gemo,
Que desmaio de paixão
Pelos teus olhos azuis?
Que empalideço, que tremo,
Que me expira o coração?
Ai Jesus!

Que por um olhar, donzela,
Eu poderia morrer
Dos teus olhos pela luz?
Que morte! que morte bela!
Antes seria viver!
Ai Jesus!

Que por um beijo perdido
Eu de gozo morreria
Em teus níveos seios nus?
Que no oceano dum gemido
Minh'alma se afogaria?
Ai Jesus!"

sanuelrs 12/09/2022

Poemas pouco marcantes
Acho que foi o primeiro livro de poemas que li por inteiro (e sinceramente não me impressionou muito).
Apesar de melancólicos, esperava versos mais deprimentes, crus e "pesados"...
Acho que confundi o autor com Augusto dos Anjos, então a culpa é minha...

Lalis17 31/08/2022

O livro se divide em três partes, bom, a primeira parte eu confesso que a leitura me deprimiu, é como ele só falasse da morte, a segunda parte, pra mim foi a pior, muito parado e a última, foi mais ou menos, consegui ler, mais já torcendo pra terminar. Gente! Sou daquelas que não gosto de abandonar uma leitura, confesso que essa, me esforcei pra terminar. Me perdoem, se falei muito mal do livro, só disse o que senti.

estantedaju 07/06/2022

Lira Dos 20 Anos
O livro, que faz parte da fase Ultrarromântica, carrega forte morbidez, solidão, saudade e sensações exacerbadas, influenciadas pela vida do autor, que faleceu aos 21 anos. A segunda fase do Romantismo Brasileiro é caracterizada justamente pelo pessimismo, o tédio constante, a exaltação da morte e a depressão, e por carregar essa abordagem de forma que considero pesada, não é uma obra que me cativa, mas reconheço sua relevância para a literatura nacional.

site: https://www.instagram.com/livrosepaixoes_/