Lira dos Vinte Anos

Lira dos Vinte Anos Álvares de Azevedo

Resenhas - Lira dos Vinte Anos

gabymenddes 21/01/2021

Pra falar de amor e morte
O livro foi publicado depois da morte do autor, que faleceu como vários escritores de sua época, vítima de tuberculose. Percebi o texto repleto de um romantismo exacerbado mas também gótico, não sei se foi escrito nos piores momentos de sua dor, mas reflete muito disso. Os textos finais também trazer uma crítica ao mundo amante de dinheiro, em detrimento de uma falsa adoração religiosa, que me fez pensar se o autor os escreveu enquanto refletia sobre o que era de fato valioso ao ver a vida se esvair ante seus olhos.

Foi o primeiro livro que li dele e não é atoa que foi patrono em uma das cadeiras da Academia das Letras, o cara era brilhante com as palavras!

Clara 25/12/2020

Para as pessoas que querem ler poesias nacionais e, se assim como eu, são amantes de poemas no qual há presença de sentimentos exagerados e aspectos sombrios. O Lira dos vintes anos é um ótimo começo, além de que Álvares de Azevedo é considerado para alguns um autor nacional com estilo gótico, já que há presença de aspectos sombrios.

vasilisamorozko 02/12/2020

Quem Sabe Na Próxima
“Não te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti — as noites eu velei chorando. Por ti — nos sonhos morrerei sorrindo!”

#105 - Queria que esse livro tivesse mexido comigo mas a leitura foi muito morna, esperava mais por causa de noite na taverna mas me decepcionei, não é um livro ruim mas não funcionou pra mim. Enfim vou por na pilha de releituras.

mar__ 12/10/2020

representação perfeita da geração do "mal do século"
os poemas são extremamentes sentimentalistas, melancólicos, sárcatiscos e mórbidos, quase sempre considerando as paixões inalcançáveis e a as mulheres idealizadas pelos sonhos de poeta
não é muito meu estilo, mas cumpriu o prometido

Carla Menezes de Almeida 29/08/2020

Achei muito denso. Quis ler por ter gostado muito de Noite na Taverna, mas mesmo o Alvares mantendo a escrita ultrarromântica a leitura não me fluiu bem depois da primeira parte e acabei lendo por ler, talvez porque eu não tenha facilidade com leitura de poesia ou precise ler algo de Shakespeare e Lord Byron para voltar com outro ponto de vista.

Laila 25/07/2020

Mais obscuro quanto minha fase emo
Simplesmente magnífico. Álvares de Azevedo é um dos melhores poetas brasileiros, em minha opinião. Seus poemas carregados de amor, dor, angústia e até fé tocam o coração do leitor.

Carlos Bennoda 17/07/2020

Magnânimo
Não consigo expressar nada sobre este livro. Para mim a palavra que descreveria é "Suspiros" foi o que mais fiz. Me apaixonei por muitas poesias, aprendi muitas palavras que desconhecia.

Luísa Toresan 16/06/2020

Depois de ler 'Notas sobre ela', do Zack Magiezi, resolvi ler mais livros de poesia. Então pesquisei na biblioteca da faculdade alguns para ler e encontrei Lira dos Vinte Anos.

Confesso que fiquei decepcionada, mas é por minha própria culpa. A poesia que esperava encontrar era uma parecida com a de Zack, mas não contava com o abismo da diferença entre os dois livros.

As poesias românticas são, obviamente, completamente diferentes da contemporânea. É até engraçado pensar na minha decepção com o livro hahahaha.

Mas enfim, pelo menos descobri que nem meu amor nem meu desgosto por poesia é geral. Não são todas as histórias em prosa que nos apetecem, não é mesmo? Com a poesia não seria diferente.

Hannah Andressa Delgado 25/05/2020

É incrível como um poeta que morreu tão jovem pôde deixar escritos tão valiosos. Percebemos em sua poesia os referenciais românticos de sua época, como a temática noturna, lânguida, sorumbática.

Ian 02/05/2020

Lira dos 20 anos tem poesias que fazem qualquer um buscar uma paixão. Ao mesmo tempo que o autor descreve amores ele é sarcástico e crítico aos sonhos amorosos.

Alessandro117 25/04/2020

Ultrarromantismo.
Se vê exatamente o que se aprende na escola, autor ultrarromantico, e fatalista onde tudo é absoluto.

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - LIRA DOS VINTE ANOS + 10 POEMAS PREFERIDOS
Lira dos Vinte Anos é um livro de poemas escrito por Álvares de Azevedo, um dos maiores autores românticos brasileiros. Publicada postumamente em forma de antologia poética, a obra foi dividida em duas partes.

A primeira parte, seria ligada a Ariel, um anjo bom de "A Tempestade", de Shakespeare. A segunda parte, está ligada a Caliban, outro personagem shakespeariano que é um demônio. Obviamente, quando li eu não peguei essas referências, mas percebi que a primeira parte (relacionada ao anjo) é mais romântica, tem o amor platônico, o desejo, a pureza... Enquanto a segunda parte (relacionada ao demônio), é mais melancólica, triste, com crises existenciais, ironia, etc.

Essa obra entra na segunda fase do romantismo, que é a Ultrarromântica (ou mal do século). Os poemas da obra têm uma ótima musicalidade, os versos são metrificados, rimados e sempre se ligam aos próximos.

A primeira parte romântica traz o "mundo platônico", fala sobre o seio, sonhos, amor, natureza, um mar de ilusões, a mulher é idealizada, é vista como algo inalcançável.

A segunda parte fantástica traz poemas narrativos, mais longos, com críticas à realidade, sobretudo à sociedade e à vida de poeta.

Eu gostei bastante da obra, e como vocês podem ver na imagem acima, marquei poucas vezes (haha). Eu li Noite na Taverna na faculdade e fiquei muito curiosa para ler mais do autor. Muitos poemas são bem marcantes e foi bem difícil escolher só 10 para não deixar o post gigante (já vai ficar gigante de qualquer forma). Enfim, peguei 5 da primeira parte e 5 da segunda.

...

A minha edição é bastante didática, traz informações sobre a vida do autor e sobre a fase do romantismo brasileiro em que ele se encaixa, quais são as características e tudo o mais. Também veio com uma atividade junto para trabalhar o livro em sala de aula.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2017/12/resenha-lira-dos-vinte-anos-10-poemas.html

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 21/03/2020

Um grande nome da poesia brasileira, com grandes referências aos clássicos

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Além de ensaio introdutório, documentação iconográfica e elegantes ilustrações, a presente edição conta com mais de 500 notas explicativas aos poemas de Álvares de Azevedo. As notas resolvem todas as dificuldades vocabulares, sintáticas, históricas e estilísticas. O ensáio introdutório traça um ótimo perfil dos componentes da poética de Álvares de Azevedo, sem esquecer os aspectos gerais do movimento romântico na Europa e no Brasil.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8585851821

rebeccavs 09/12/2019

Melancólico

Álvares de Azevedo revela um mundo sombrio e taciturno, no qual o amor platônico pela sua amada finada é ressaltado através de detalhes que salientam a beleza e formosura de sua dama.

Lira dos vinte anos, particularmente, me mostrou a beleza da poesia — por mim até então desconhecida — e a tortura da vida cruel com o eu lírico. Autor da Segunda Geração Romântica e inspirado por Lord Byron, Álvares de Azevedo é um marco na literatura brasileira e um poeta admirável.