Lira dos Vinte Anos

Lira dos Vinte Anos Álvares de Azevedo

Resenhas - Lira dos Vinte Anos

Camilly 06/06/2022

Confesso que não sei julgar uma obra de poesia, mas gostei. É legal pensar em toda ela em seu contexto histórico, social e literário

Lize 19/05/2022

Intenso!
"A poesia de Azevedo contém traços marcantes de desejo, decepções, morbidez, tédio, melancolia e vício. Mesmo muito jovem, Álvares de Azevedo se cansou da vida e dos dramas que todo adolescente enfrenta, usando esse descontentamento e a angústia da alma como combustível para suas criações."

Lethycia Dias 12/05/2022

Retorno a um antigo favorito
Esta foi outra releitura que fiz recentemente e era um livro que tinha certa cautela para pegar: li pela primeira vez extamente dez anos atrás, e toda pessoa que costuma reler sabe que às vezes, a gente acaba deixando de gostar de algumas coisas. Mas meu amor pela segunda geração do romantismo brasileiro está vivíssimo!
Lira dos vinte anos reúne poemas de Álvares de Azevedo reunidos após a morte precoce do autor, e é dividida em três partes que destacan sonhos juvenis e amores puros; um profundo pessimismo com a vida; e um entendimento mais bem-humorado dos anseios e desejos da juventude.
É um bom representante da escola literária em que se insere, contendo todos os seus elementos: o amor por uma mulher inatingível; a busca pela solidão e pelo contato com a natureza; a falta de esperança em relação à vida; o culto à morte e a coisas macabras. Ainda se destacam a admiração por outros escritores do gênero, pois frequentemente o autor cita, seja em forma de epígrafe ou no texto de seus próprios poemas, diversos escritos românticos estrangeiros. Entre eles estão Goethe, Gautier, Byron e Victor Hugo.
Relendo, consegui identificar bem o que me fascinava tanto nesses poemas durante a adolescência. Embora eu reconheça que muitos dos poemas se repetem, evocando imagens e pensamentos parecidos, ainda gostei da maior parte da leitura. Apenas a segunda parte não me envolveu tanto como eu esperava, mas tanto a primeira como a terceira me agradaram mais ou menos da mesma forma que eu me lembrava tempos atrás.
Não é uma leitura para todo mundo: poesia, e ainda mais de um movimento tão especifico, não costuma agradar a todos. Pra mim, foi um ótimo retorno a um antigo favorito.

site: https://amzn.to/3w6JULb

Giaquelli 27/04/2022

"À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta - sonhou - e amou na vida"

Agradecimento especial a minha professora de literatura por me fazer amar este poema

Jubis 03/04/2022

Envolvente e tocante.
Gosto muitos dos poemas de Álvares de Azevedo (desde os tempos da escola), pois ele consegue transmitir emoção em poucas linhas, tanto nos poemas mais românticos quanto nos mais mórbidos.

Mas achei um pouco repetitivo.

Joyce 29/03/2022

A delicadeza de sua lira
Amo a forma que o Álveres se expressa em sua escrita, consigo sentir tudo o que ele quis expressar nos seus versos.

josé filho 28/01/2022

Romântico, ingênuo e mórbido
Uma boa coletânea de poemas que faz a gente pensar onde teria chegado o autor se tivesse vivido mais tempo. Os poemas com temas mais românticos e ingênuos não conversaram muito comigo, mas recomendo a leitura.

Vitu 23/12/2021

Bom e ruim
Saporra parece uma letra de black metal ou uma série de terror mal feita da Netflix, porém nosso mano Alvinho tem uma escrita muito boa

isabelle. 13/12/2021

lindo e tão doce, um sentimento muito antigo guardado com cuidado em versos muito suaves, fiquei apaixonada.

mas alvares foi repetitivo, de vez em quando parecia que eu tava lendo o mesmo poema várias vezes mas como ele mesmo disse "são os primeiros cantos de um pobre poeta. desculpai-os. é uma lira, mas sem cordas; uma primavera, mas sem flores; uma coroa de folhas, mas sem viço." queria eu ser capaz de escrever assim com tão pouca idade.

Dear_poirot 01/11/2021

Spleen e Charutos
Cada vez que releio essa obra acho ela mais incrível, principalmente como Álvares de Azevedo conseguiu escreve-la em tão pouco tempo.
Maior obra do ultraromantisto brasileiro. É o Twitter da época, sofrimento e lamurios de um jovem tentando perder a virgindade. Mas é tão bem escrito é fantástico.

Daniel Teles 26/09/2021

Achei interessante
Gostei, mas achei um pouco cansativo.
Alguns poemas, mesmo belos, são repetitivos, romanticos demais. Pelo que eu entendi, era o movimento da época. Eu não gosto desse exagero romântico. Outros poemas são mais debochados. Esses eu gostei mais. Vale pela experiência.

Rafaella270 18/08/2021

3 palavras: Forte, sofrido e trágico.
Ao ler, sentir o sofrimento genuíno do autor, sua dor é tão forte que transborda em cada verso intensamente. É tão evidente o quanto foi emotivo o processo de criação da obra que se torna incluso táctil tal sofrimento.

É romântico, é utópico e é trágico. O autor desnuda sua alma e nos leva em uma viagem ultra-romântica. Nunca havia lido algo tão intenso

bibioslivrosecia 14/08/2021

Bom, mas com problemas
Devo admitir que nesse livro existem poemas muito bons, como Meu Sonho, que tem métrica, ritmo e musicalidade excelentes, além de rimas de alto padrão, mas não posso ignorar o fato de que vários poemas, embora com qualidade técnica, abordam temas problemáticos.
Recomendo apenas àqueles que verdadeiramente tem curiosidade sobre a poesia romântica brasileira.

Karol 16/07/2021

O livro do principal representante do romantismo brasileiro não poderia abordar temáticas que não fossem o amor e o culto à morte. É incrível ver como consegue escrever sobre as mesmas temáticas de forma tão diversa e que não parece repetitiva. Alguns poemas me marcaram desde a primeira vez que eu os li lá no ensino médio.

"Sou o sonho de tua esperança,
Tua febre que nunca descansa,
O delírio que te há-de matar!"

"Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta - sonhou - e amou na vida."

Cassia 04/07/2021

O erotismo e a morte na poesia de Álvares de Azevedo
Eu fiquei completamente apaixonada pela poesia de Álvares, ele é um autor cujo os temas são a idealização da mulher e a morte, em toda lira dos vinte anos é muito forte e presente tais temas e ele como ninguém conseguiu juntar os dois em um e ficou incrível, para os mais novos(livro +16 em minha opinião) eu aconselho a leitura e não só pela obrigação escolar as vezes. São poemas críticos, eróticos, românticos e mortais! São perfeitos e da pra se ler em poucos dias.