O Futuro de Nós Dois

O Futuro de Nós Dois Jay Asher
Carolyn Mackler

Resenhas - O Futuro de Nós Dois

Danika 21/05/2013

No que você está pensando agora?
Quando comecei a ler o livro eu me senti.... velha. Foi exatamente assim no começo. Quando a Emma vai instalar internet em casa, ela coloca aquele velho CD-Rom da AOL, que te dá 100 horas de navegação grátis. Além de tudo, ela escolheu o descanso de tela de tijolinhos para o Windows. E isso são coisas que já fiz. Em um tempo, muito, muuuuiito remoto.

Josh e Emma são amigos desde a infância, ou pelo menos eram até 6 meses atrás, onde a amizade deles ficou um tanto estranhas depois de uma sessão de cinema de Toy Story. Um meio sorriso, um aceno de cabeça e isso se resumia ao contato deles. Até que Josh ganha o tal CD da AOL e dá a Emma, já que ainda não tem computador. Afinal, era 1996, e poucas pessoas tinham.

Quando Emma instala a internet e se cadastra para entrar, um site abre para ela e ela entra nele. Facebook. Era este o site. Que só viria a existir 10 anos depois. Ele abre na página de uma Emma Nelson que até parecia com ela, mas que já estava na casa dos 30 anos. E Emma só tinha 16, então era pura coincidência, não? Mesmo as informações da mulher dizendo que ela nasceu no mesmo dia de Emma e que se formou na mesma escola onde ela está se formando. Desesperada, ela chama Josh e pergunta o que ele fez. Afinal, foi ele que deu o CD a ela. A princípio, ele fica tão assustado quanto ela mas depois imagina ser uma pegadinha de algum expert da informática.

"É uma coisa muito forte pensar que o Facebook não se limita a Josh e Eu. Talvez eu possa achar qualquer pessoa e ver como vai ser o futuro dela"

Quando eles começam a ver que aquele é o futuro daqui a 15 anos, eles começam a 'fuçar' mais. A vida de ambos é exposta em fotos, relacionamentos futuros, empregos futuros e alguns textos postados e curtidos por amigos que eles nem fazem ideia de quem são. Emma não gosta do futuro que vê e Josh fica encantado com o que tem pela frente, até que percebem que simples ações feitas no hoje podem mudar drasticamente quem serão daqui a 15 anos. A diferença é que eles podem ver como essa mudança os afetará.

A história é encantadora. Se passa em menos de um semana e é tão legal ver esse primeiro contato deles com a internet e justamente com uma rede social que nem existe ainda! Os personagens foram muito bem construídos e a história é leve e divertida. Mais uma vez me choco com um possível romances entre melhores amigos, o que acho super fofo. Além de te mostrar que simples ações no presente podem mudar seu futuro, o livro é um lembrete de que precisamos nos desconectar para nos concentrarmos na vida que está ao nosso redor. Ele é narrado por Emma e Josh, intercalados por capítulos, o que dá uma visão de ambos de um mesmo momento. A leitura flui que é uma beleza. São quase 400 páginas, mas você nem nota. A revisão do livro está impecável e achei a capa linda. E quando chega aos fim, você simplesmente só quer mais dos personagens. Só quer saber do futuro deles, seja amanhã ou daqui a 15 anos.

Recomendo com toda certeza do mundo! ;)
Letícia | @mamaeliteraria 13/07/2013minha estante
hahaha tb me senti velha... eu tinha 15 anos em 96. estes cds... ai ai... recebia vários. ía usando todos até finalmente inventarem os provedores gratuitos.

Fernanda 10/06/2013

Resenha: O Futuro de Nós Dois - Jay Asher, Carolyn Mackler
LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Resenha: O Futuro de Nós Dois nos remete à uma história criativa, romântica e ao mesmo tempo despretensiosa. E também nos faz refletir bastante sobre como seria se soubéssemos a respeito de nosso futuro, ou mesmo se pudéssemos alterá-lo. Vai dizer que você não tem certa curiosidade sobre como será sua vida daqui dez ou quinze anos? As pessoas fazem todos os dias, diversos tipos de planejamentos e/ou alterações que podem causar várias mudanças e nem sempre temos consciência disso. Nesta trama, somos introduzidos a um ambiente diferente, onde a tecnologia ainda vinha sendo introduzida na sociedade. O enredo se passa em 1996 e conhecemos dois personagens principais: Emma e Josh. Em cada capítulo, a narrativa é feita por um ou outro, e isso se torna mais relevante pelo fato de o leitor conseguir distinguir cada lado da história e poder avaliar o ponto de vista e emoções de cada um.

“Estou falando do futuro. Eu nunca vou ser feliz.” Pg.35

A história pode parecer clichê pelo lado mais sentimental. Emma e Josh são melhores amigos desde sempre. Ela é aquela garota bonita, indecisa com os rapazes e vê Josh sendo simplesmente o Josh. Ele é o típico nerd, tímido, inseguro e que sente algo mais forte por Emma. Quem nunca ouviu falar de uma história assim? Ele tentou se aproximar, mas percebeu que o sentimento não era recíproco. Mas será mesmo? Algo precisou acontecer para que Emma percebesse a real importância de Josh em sua vida. Ela se arrependeu, porém o que será preciso fazer para poder voltar atrás?

“Se alguém está fazendo uma pegadinha comigo – completa ela –, então também está fazendo uma pegadinha com você.” Pg. 49

Foi inevitável o afastamento de ambos, porém eles começaram a se ver com uma frequência maior depois que Josh deu um CD de acesso da AOL para Emma, que havia ganhado recentemente um computador do pai. O objetivo era que ela criasse um endereço de email, porém ela conseguiu acessar bem mais que uma simples conta. Ela conseguiu acessar ao Facebook, a rede social que é tão utilizada em nosso tempo. Pensem bem: em 1996 não havia nem rastros de tal rede, então imaginem a reação dela ao entrar em algo tão estranho. Primeiro ela achou que fosse uma pegadinha, até se dar conta que estava na sua página...daqui 15 anos. Ela se viu casada, com filhos e infeliz. Claro que ela mostrou para Josh, que também viu seu perfil. Diferente do dela, ele estava casado com uma garota bonita e popular. A confusão estava lançada e se tornou impossível para os dois não se abalar diante de tantas informações novas.

“Mas se Emma está agindo toda sorrateira para mudar o futuro dela, pode sem querer bagunçar o meu. E eu adoro o meu futuro! Uma pequena onda criada hoje pode causar um tufão daqui a quinze anos.” Pg.130

Aos poucos os dois perceberam que poderiam alterar seu futuro, pelo menos em alguns detalhes, e em certo ponto eles acabam ficando obcecados com isso, como se cada ato interferisse no que estaria para vir em seguida. Os dois começaram a ver até o que aconteceria com seus amigos e familiares, e acredito que tudo isso só serviu para deixá-los cada vez mais confusos e temerosos. Quem não teria medo de saber que iria se casar um alguém que não gosta ou ter um emprego ruim? Mas será que Josh e Emma estão prestando atenção no que realmente importa?

“Se existe uma pequena parte de você, por menor que seja, que já imaginou como Josh seria se fosse mais que um amigo, talvez devesse pensar em fazer algo antes que seja tarde demais.” Pg. 220

Por fim, “O Futuro de Nós Dois” nos deixa grandes e ao mesmo tempo simples mensagens, ao ponto de fazer com que o leitor se sinta extremamente a vontade com a leitura, que se apresenta leve e envolvente. Foi um livro que despertou emoções comoventes e inusitadas. È aquele tipo de leitura que a gente torce para que os personagens sigam um caminho especial até o final.

LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Julia 14/03/2021

Quando Emma ganha seu primeiro computador, ela fica chocada quando se depara com algo chamado "Facebook" e vê como sua vida será daqui a 15 anos. E, pior ainda, ela percebe que será muito infeliz.

Junto com seu melhor amigo, Josh, os dois tentam desvendar os mistérios desse tal de Facebook, em que, por algum motivo, as pessoas escrevem tudo o que estão fazendo, ou onde estão, para que os outros vejam.

Totalmente insatisfeita com a vida que terá, Emma percebe que, mudando pequenas coisas no presente, seu futuro é alterado. Então ela faz de tudo para ter a vida perfeita.
Em contrapartida, Josh vê sua vida dos sonhos daqui a 15 anos, mas percebe que, na verdade, não é bem isso que ele quer.

É um livro fofo, rápido de ler, e que traz críticas sobre a dependência das redes sociais e que, nem sempre o que vemos, é toda a verdade.

Me surpreendi com essa história, não achei que fosse gostar tanto.

Duun 02/06/2013

Gostei, mas...
Bom, li esse livro em apenas uma tarde. Me interessei bastante pela sinopse e ao ler o nome do autor, as expectativas se elevaram muito. Desde "Os 13 Porquês" que adquiri um fascínio pelo Jay Asher, por ser uma história fantástica que me ensinou bastante e me deixou com ótimas impressões do autor. Confesso que O Futuro de Nós dois me decepcionou um pouco.
O livro tem um bom tema, e o desenrolar da história é realmente bom, porém tem um final muito simples e eu senti que faltou uma real moral para a história. É aquele livro que você termina, sabe que gostou da história, mas realmente sente que ficou faltando algo. É um bom livro, porém deixa a desejar.

Laura 11/10/2020

Resenha by @bookcaseoflaura
?No me?s de agosto, fiz uma leitura coletiva com o livro O FUTURO DE NO?S DOIS. Foi uma experie?ncia incri?vel, conheci pessoas mais incri?veis ainda e tanto que consegui dar continuidade ao projeto.
? A nota final do livro ficou em 3??, por que eu acho que os autores deixaram muito a desejar e a histo?ria ficou rasa.
? A premissa da histo?ria e? muito boa para o que foi entregue no livro que tranquilamente poderia ter umas 400 pa?ginas para entregar mais coisas.
?A muitos preconceitos e falas machistas que ate? agora fico pensando se era da e?poca ou o autor que colocou ali. E isso me tirou a pacie?ncia (da pra ver nos IGTV que diz).
? Gostei da discursa?o ao redor da du?vida de que se pude?ssemos saber o futuro iri?amos querer isso ou na?o.
? Contudo, essa leitura coletiva por todos a interac?a?o com o grupo foi nota 5 favoritado. Nunca vou esquecer esse livro grac?as as pessoas que leram ele comigo. ???

@jpeoslivros 29/10/2020

Nossa, MUITO ruim, depois dos 60% a coisa começa a desandar e a historia que já n tinha muita coisa pra acontecer piora mil%. Os últimos 20% fiz leitura dinâmica pq n aguentei mais

Cris 03/01/2021

Ok
A história é fofa e tem uma narrativa super rápida.
O melhor da história é ficar imaginando se eu tivesse olhando meu Facebook atual a 15 anos atrás, se ia estar contente ou não.
O romance demora pra acontecer, e eu admito que queria ver mais do futuro deles.

Queria Estar Lendo 20/09/2013

Só mais um - O futuro de nós dois
Só mais um: O futuro de nós dois
Link oficial da resenha: http://goo.gl/ooMbv0

Quem nunca se perguntou como seria sua vida em dois, três ou até mesmo dez anos? Não seria mágico se pudéssemos ter algumas pequenas certezas de como seria nosso futuro? Josh e Emma conseguiram isso, e agora precisam lidar com as consequências.
Assim, sem mais nem menos, o futuro é transformado para sempre.
O futuro de nós dois tem como premissa a história de dois adolescentes que de algum modo inexplicável conseguem ainda no ano de 1996 acessar seus perfis no Facebook, tendo assim uma visão de como seriam suas vidas no ano de 2011. Mas o livro vai muito além disso, embora ele gire em torno das descobertas feitas através do Facebook a mensagem maior que ele passa envolve amizade verdadeira, o encontro do eu e talvez até mesmo um pouco de carpe diem.

Emma é uma garota normal, é uma das atletas da equipe de corrida do seu colégio e está em um relacionamento falido simplesmente porque não consegue terminar com o cara. Seu grupo de amigos envolvem Kellan, que é sua melhor amiga, Tyson, com quem Kellan teve um relacionamento no passado e cujo término a afetou tanto que chegou a não ir as aulas por duas semanas, e Josh, que embora tenha sido seu melhor amigo desde sempre acabou se afastando depois de um incidente ocorrido entre ambos. Os quatro ainda são amigos, sentam juntos embaixo da mesma árvore durante o intervalo e falam de amenidades, mas nada é mais como antes.
- Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?
Kellan coloca mais uma batata-frita na boca.
- Foi amor porque valeu a pena.
O livro me ganhou nas primeiras páginas, com uma narrativa simples e despretensiosa que nos envolve e diverte, e permite que viajemos juntos nessa loucura que envolve tentar compreender o futuro. É impossível não se deixar levar pela história criada por Jay e Carolyn e voltar ao ano de 1996. Aqui tem outro ponto muito importante da história como um todo, a caracterização do ano em que eles se encontram. Eu tinha apenas três anos de idade no ano em questão e sempre aderi muito tardiamente a tudo no quesito tecnológico, mas é muito interessante, saudosista e curioso nos depararmos com uma história tão atual mas onde a internet é discada e ainda se fazia uso dos discmans.

Com narrativas intercaladas entre Emma e Josh o livro nos permite ter uma visão mais ampla do que está acontecendo e de como cada situação afeta cada um deles, é difícil escolher um lado para torcer ou alguém para defender. Passei boa parte do livro concordando com os dois e sem saber o que faria no lugar deles. Afinal, o que fazer quanto se tem o próprio futuro a um clic de distância?

Enquanto Emma quer descobrir mais e mais sobre o seu futuro e arrumar aquilo que não lhe agrada, Josh prefere deixar tudo como está. O problema é que qualquer pequena mudança feita hoje pode acarretar em grandes mudanças no futuro de ambos, não é fácil tentar impedir que o futuro aconteça.
- Como você acha que isso vai afetar o nosso futuro?
Reza a lenda que informação é poder, mas talvez ela não se aplique a este caso.

___________________________________________________________
Gostou da resenha, quer mais? Então acesse o blog 'Só mais um' e venha viver este vício conosco! :)

Esta resenha foi feita por Eduarda Henker, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

Mafi 05/06/2013

"O futuro de Nós Dois" tinha tudo para ser um daqueles livros que tanto gosto, mas por incrível que pareça os autores conseguiram estragar a premissa brilhante do livro.

O Facebook hoje em dia é um dos grandes meios de comunicação e é algo que adoro/odeio. Adoro porque é lá que passo grande parte do tempo nos vários grupos dedicados aos amantes de livros (passo mais a falar com pessoas que nunca vi na minha vida do que com os meus amigos reais) e odeio pelas razões óbvias: mal entendidos que por vezes se geram. Mas nada disto vem aqui para o caso. Simplesmente não gostei deste livro porque não acontece nada. NADA. O que me fez ler este livro, ainda quando só havia em inglês foi o booktrailer que achei

Depois de ler a sinopse portuguesa na diagonal, parti para a leitura com expectativas altas. se calhar foi mesmo esse o problema, as expectativas. A Emma irritou-me imenso e gostei do Josh, mas achava que o livro seguiria um rumo diferente, por exemplo os autores podiam ter posto logo a Emma e o Josh juntos no futuro e a partir daí desenrolava-se um romance entre os dois, seria muito mais giro! Alternando entre os POVS do Josh e da Emma, foi com pena que, devido à tradução, não ter descoberto a escrita dos autores: Jay Asher e Carolyn Mackler, pois pelo que percebi cada um escrevia um ponto de vista. Mas quanto a isso não posso fazer nada, eu é que quis ler em português. Foi uma leitura um pouco mastigada e com pouco impacto. Não que peça muito deste tipo de livros young-adult, mas normalmente costumam passar uma mensagem e neste livro não senti isso. Apenas me deixou a pensar se gostaria de ver o meu futuro e não consegui chegar a nenhuma conclusão. Gostar até gostaria mas não no facebook, eu cá sou mais de bolas de cristal! É uma leitura leve e fluída mas que não me deixou grandes marcas.
Ludy 19/04/2013minha estante
Nossa... Não esperava essa resenha. Estou com tantas expectativas para lançamento no Brasil, a premissa do livro é tão tentadora e promete algo interessante. Confesso que estou com um pé atrás agora, primeiro por conta da média dele no "Goodreads" que é de 3.56, e agora com essa sua resenha. Mesmo assim vou acabar lendo pra ter minhas próprias opiniões.

Mafi 19/04/2013minha estante
Ludy achei tao aborrecido!! Mas quem sabe pode ser que você goste =D

Juninho 02/04/2021

Futuro
Parabéns pelo livro e bela história do amor e todos gostaria de saber o que ia acontecer se tomasse tais decisões em nossas vidas...

Ellysson 24/10/2020

Interessante, mas cansativo e sem respostas...
Apesar de obviamente ser uma ficção, acho que faltaram explicações para a história fazer sentido. Me perguntei a origem do misterioso disco durante toda a leitura, porém me decepcionei por não conseguir a resposta. Mas gostei da idéia das narrações serem divididas pelos dois protagonistas (Josh e Emma). Foi interessante pois pude ver perspectivas diferentes de uma mesma situação, além de ser minha primeira experiência com um livro desse tipo.

deborap 31/12/2015

Vi esse livro na timeline, achei o resumo interessante e resolvi ler.
O primeiro pé atrás com o livro foi a necessidade (quase extrema) de situar aquela história em 1996. Discman, Seinfeld, Oasis... são tantas citações em pouco tempo, que, se eu não tivesse catorze anos naquela época, talvez não conseguisse me situar. Foi desnecessário e forçado, como se o autor não soubesse como era ser adolescente nos anos 90.
Apesar de tudo, a história flui, a ponto de eu terminar em poucas horas.
Quanto aos personagens:
EMMA: na maior parte do tempo, teve um comportamento detestável. Naquela história toda do Facebook só se importava com o que acontecia com ela, exceto quando tentou dar uma camisinha para que a amiga não engravidasse. Egoísta, superficial, invejosa, insensível com os sentimentos de Josh.
JOSH: típico forever alone sem graça que fica interessante para as outras garotas, que é quando a protagonista percebe que talvez valha a pena dar uma chance pro cara. Esses carinhas de romance que a protagonista faz deles gato-e-sapato e mesmo assim ainda permanecem apaixonados.
KELLAN: proto-feminista, meio estilo Alasca Young (Quem é você, Alasca?) com um pouco mais de juízo. A história dela ficou mal trabalhada.
TYSON: sujeito divertido, mas toscão. Também teve uma história mal trabalhada.
SIDNEY: a mais interessante da história, apesar de ter aparecido pouco. Quer dizer, apareceu o suficiente para Emma se sentir espicaçada em seu orgulho e estragar o clima da Sidney com o Josh.
MÃE DA EMMA: maria-vai-com-as-outras.
Para não dizer que o livro foi totalmente decepcionante, achei o trecho do casal de velhinhos - Clarence e Millicent - fofo.

site: https://medium.com/@DeboraP

Sandy 15/09/2020

O futuro de nós dois
É um livro super leve de ler, bem fluido e a divisão das histórias ficaram bem interessantes.
Eu gostei deste livro. Foi divertido ler!

Nunca se sabe as consequências que nossas ações podem causar a cada escolha que fazemos e a vida é cheia de escolhas, né?

Esse livro me fez refletir muito sobre isso. Até crise existencial eu tive pelo fato de sempre estarem pensando no que vai acontecer daqui 15 anos e como cada decisão importante ou que não parecesse tão importante assim, pudesse mudar completamente o futuro (me julguem)

Algumas poucas falas me incomodaram um pouco, mas levando em consideração o ano em que o livro se passa, ok...

No fim das contas eu recomendo bastante pra quem quer rir um pouco e shippar casais e também, se você gosta de comédia romântica, acho um bom livro pra sair de ressaca literária :)

Raira Abrante 25/09/2020

Futuro e Passado
Ter certeza de como nós estaríamos no futuro, ainda mais daqui a quinze anos, pode ser tanto tentador quanto aterrorizador. E os dois lados dessa moeda são mostrados na história. Eu curti a abordagem mais leve do enredo e como os personagens se comportaram como adolescentes de verdade, acertando e errando o tempo todo.

O único detalhe é que a história merecia capítulos a mais, mas talvez a intenção dos autores tenha sido mesmo deixar tudo no campo da nossa imaginação, na mesma situação dos próprios personagens.

Evie 15/09/2020

bem divertido. a leitura fluiu bem, a hora passou e quando me dei conta já tinha terminado o livro.