O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Bruno 12/01/2021

Divertido e diferente
Nunca havia lido um livro onde um extraterrestre é o personagem, o que me dificultou a imaginar como eram os personagens.
Adapak, a personagem principal, é um ser muito interessante de se acompanhar a história. Possui uma habilidade de luta bem própria, e busca solucionar um problema, com nenhuma experiência sobre lugares diferentes de onde ele sempre viveu.

Interessante, recomendo a leitura. Já temos o livro 2, mas até hoje, janeiro de 2021, nada sobre um terceiro livro.
Deborah.Lindau 12/01/2021minha estante
Vc conseguiu construir um personagem?! Difícil né?! Fiquei com vontade de ler por conta disso!

Bruno 12/01/2021minha estante
Como não estou acostumado ao cenário e a formologia de et, por não ver filmes ou séries desse tipo, foi difícil imaginar, mesmo com as descrições.

Machado 16/07/2021

O Espadachim de Carvão
No começo a leitura é bem difícil, cheio de termos e palavras que não significam nada, deixando uma leitura monótona. Mas não abandonem a obra, todos essas complicações são como blocos, que conforme avançamos na história, elas servem pra construir uma mitologia única, um mundo vivo e cheio de diferentes culturas e povos. Se você adora fantasia, esse livro é muito bom, se não, dê uma chance. Livro divertido, não é perfeito, mas vale a leitura.

Ezequias 28/05/2013

Divertido título de autor iniciante, mas que carecia de maior desenvolvimento.
Não é a primeira vez que vemos um livro como o "Espadachim de Carvão". Exatamente não pelo seu conteúdo fantástico ou sobre o tema explorado ou por se propor a dispor um cenário rico.

A questão aqui é que já vimos livros serem lançados por autores que já são queridos pelo público antes mesmo do sucesso do livro. Assim, os leitores tendem a ser mais lenientes com a obra, afinal é escrito por um "amigo" do escritor.

Este é o ponto desta crítica. Devemos ser respeitados como leitores e também deveremos ser honestos com o escritor, afinal, é do nosso interesse que ele, nas palavras do próprio Affonso: "seja melhor".

Nisto verificamos que temos um livro realmente divertido, que entretêm com a narrativa de um mundo fantástico, único, com personagens interessantes. O livro, contudo também tem muitos defeitos: tem uma narrativa "soluçante" na qual a riqueza nos detalhes se contrapõe com a pobreza de nexo entre uma página e outra.

As vezes tive que parar para reler um capítulo para tentar entender exatamente o que estava acontecendo.

De fato acredito que o autor tentou fazer o possível para dar um ritmo de ação a sua obra, contudo, esta careceu de maior desenvolvimento para maior compreensão do que tem caráter meramente "estético".

Outro ponto, ligado ao tamanho físico da obra (menos de 300 páginas) temos um excesso de elementos que carecem de maior explicação, deixando apenas a imaginação do leitor.

Por fim, a obra tem o seu final de uma maneira muito abrupta. O intento do autor é claro no sentido de que ele deseja escrever uma série sobre o protagonista, mas que este primeiro livro é apenas o primeiro ato da história.

Não gosto muito desta perspectiva. O livro deve ser suficiente em si mesmo. Ele pode deixar com questões abertas, mas não sem o desenvolvimento completo das ideias por ele lançada.

Enfim, me diverti com o livro, mas o autor merece que façamos uma crítica honesta, o livro não merece cinco estrelas (são poucos os que merecem), merece, contudo três: o livro cumpriu a sua missão, nada mais do que isso, nada menos.

Nisto, aguardo o desenvolvimento do autor. Tomara que com mais liberdade de espaço e desenvolvimento nos próximos volumes. Apesar de que, reitero, não considero uma estratégia correta iniciar um livro com pretensão de se fazer uma série.

Vitor Dias 11/11/2021

Ótimo livro de fantasia
Um excelente livro com uma jornada envolvente. Ótimo universo, ótima sonoridade das palavras e ótima escrita.
Gostei bastante do Adapak, além dos círculos de Tibaul.

Saymon.Botelho 02/04/2022

Um dos poucos livros de aventura brasileiro excelente
"-Eu não quero sentir isso, não mais ? o rapaz disse, enxugando os olhos. ? Vou aceitar a oferta do meu Pai e deixar que Ele a apague da minha mente...
? Se o fizer, a dor que experimentou terá sido em vão, Filho de Enki? När. Para que
servem as cicatrizes senão para nos lembrar que o passado é real?"

Nick 31/12/2021

O Espadachim de Carvão
Uma fantasia com um proposito bem ambisio de criar o seu proprio o mundo, o senhor Affonso com dois Fs de faca Solano entrega a nos um livro de capitulos gigantes, aonde ele está bebendo e se banhando diretamente da fonte do senhor dos aneis e classicos fantasticos, é muito viciante.
É apresentado uma historia do ser e personagem principal Adapak. Durante a leitura vamos acompanhado todo o crecismento e desenvolvimento do mesmo.

MrBatata 17/11/2020

Ambicioso e rico
Affonso Solano conseguiu criar um mundo totalmente novo com uma profundidade imensa e mesmo assim manteve a escrita divertida e envolvente, usar o protagonista como meio de ?explicação para o leitor? fez total sentido no contexto, pois Adapak é viciado em livros e decorou várias enciclopédias.
O mundo vivo de Kurgala, fica mais interessante quanto mais explicam sobre ele e suas raças.
Os capítulos são variando entre presente e passado, o que me faz questionar sobre como será a continuação, já que ao final toda a vida de Adapak até os dias atuais é comentada.
Em suma, o livro é perfeito tanto pra quem quiser mergulhar num universo novo e se viciar em suas maravilhas, como pra quem só quer uma história divertida e envolvente. Lerei novamente e com certeza lerei a continuação assim que tiver a oportunidade.

bruthethe 10/06/2022

Eu não esperava isso
Não esperava que seria tão bom. A escrita é boa, o ritmo é bom, a mitologia... Realmente gostoso de ler. A história de fundo, a criação do mundo, as lendas... Fiquei com vontade de saber mais!

Kyra 01/04/2013

IKIBU
Ikibu
Affonso Solano nos traz em O Espadachim de Carvão um mundo fantástico bem coerente e fundamentado. O autor/ilustrador/podcaster promove com estilo a história de um espadachim misterioso e diferente. Cheio de referências e easter eggs, o livro te prende do início ao fim.
A obra começa de forma tensa e impactante, com uma batalha que já demonstra a habilidade incrível desse espadachim de olhos brancos, cujo a alcunha é ADAPAK. O motivo do confronto é um mistério até mesmo para o protagonista.
Adapak é um personagem fascinante e muito bem trabalhado pelo autor. Curioso e ingênuo, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a sair de sua casa, que era seu mundo, para salvar sua vida. Nessa jornada ele se depara com situações bem diferentes das que lia nos livros que tanto adorava. O que gera nele o questionamento sobre o que é de fato ser bom ou mau.
Em sua busca pela resposta sobre o porquê de estar sendo perseguido, Adapak se depara com mais mistérios sobre ele mesmo. Mas também encontra outras espécies que lia nos seus livros preferidos (muito bem descritas pelo autor) e faz novas amizades.
Sobre o final do livro só posso dizer uma coisa: VAI EXPLODIR SUA CABEÇA. Longe de finais clichês, Affonso Solano nos traz um desfecho incrível e um clímax digno de grandes obras fantásticas.
Um livro de fantasia em que o fantástico se torna crível, aceitável, é o esperado desse gênero. A verossimilhança foi muito bem trabalhada, o que faz o leitor ficar imerso nesse novo mundo que lhe é apresentado em O Espadachim de Carvão.
E ainda dizem que brasileiro não sabe criar obras fantásticas...
Ikibu
Resenha no blog: http://dtilt.blogspot.com.br/2013/03/resenha-o-espadachim-de-carvao.html
Tomás 01/04/2013minha estante
Moça, você deu nota zero para ele...

Tomás 01/04/2013minha estante
Moça, você deu nota zero para ele...

Affonso Solano 01/04/2013minha estante
Cadê a nota, Kyra?! Heheh!

mateus 01/04/2013minha estante
Padrão MRG de dar nota ;) hehe

Kyra 01/04/2013minha estante
Gente, eu sou uma anta. Relevem, ok?
hahaha
Mas que outra nota eu daria? dãaaa

Lucas 27/09/2020

Incrível
Meu primeiro contato com um novo mundo mágico. Tem não só a ambientação bem trabalhada, como também cada espécie de novo ser vivo e suas relações sociais. É um mundo novo cheio de surpresas.

@patryckadrien 06/11/2020

Uma história única
Simplesmente diferente de tudo que já li, é um universo completamente novo.
E tem tantos diálogos filosóficos, é oque eu mais gostei no livro.
Fantástico de verdade e o mais importante: LITERATURA BRASILEIRA, só orgulho.

Victor Cardoso 14/03/2021

Universo bem explorado
O livro não falha em trazer um universo novo e imersivo com diversas espécies diferentes e locais bem detalhados,devido a isso a narrativa da trama talvez fique um pouco de lado mais nada que atrapalhe muito o decorrer da história.

Wilza.Alves 24/06/2020

Os capítulos do presente tiveram maior fluidez, que os capítulos sobre o passado. Tive dificuldade em terminar, porque a narrativa não me prendeu tanto e achei a mesma levemente arrastada.

_thegreatsimpsina 20/04/2022

Tava enrolando pra ler esse livro e não podia estar mais arrependida pois adorei esta história e me senti super cativada pelo personagem principal e pelo trajeto deste pelo mundo que o autor criou que achei bem legal. A leitura é super fluida e envolvente apesar de achar que algumas partes, principalmente o final, são muito corridas. Mas no geral eu gostei e pretendo ler a continuação.