Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

lucca 30/12/2023

Esse ocupa boa parte do meu coração

quotes:

? Não posso ter esse tipo de férias. Preciso de atividade...
? Como se jogar de aviões.

Há uma explosão quando tudo se parte em pedaços.
E então não há nada.

? Lou, perder o emprego pode mudar a vida de uma pessoa.

? Dá para imaginar? Como se já não fosse castigo suficiente ficar numa cadeira de rodas enferrujada, você ainda tem como acompanhante a nossa Lou.

É meio estranho ser sempre comparada a alguém que você nunca viu.

Eu tinha vinte e seis anos e não sabia muito bem quem era.

? Há diversos graus, mas neste caso estamos falando da perda completa do uso das pernas e uso bastante limitado das mãos e dos braços. Isso incomoda a você?
? Bom, não tanto quanto incomoda a ele, é claro.

? Seu ex-empregador diz que você "é uma pessoa calorosa, falante e cheia de vida."
? É, eu paguei para ele escrever isso.

Comecei a odiá-lo, e tenho certeza de que ele sabia disso.

? Sabe, você só pode ajudar alguém que aceita ajuda ? disse ela.

Mas, certamente, se você ama alguém, é sua função ficar com ele? Para ajudar na depressão? Na doença e na saúde e tal?

? Sabe de uma coisa, Louisa? Seria ótimo se alguém, por uma vez, prestasse atenção ao que eu quero.

? Você achou que sabia. Todo mundo acha que sabe do que eu preciso.

? Não gosto de filme legendado.
? É o mesmo que não gostar de filmes com atores. Não seja ridícula.

? Onde há vida, há esperança, não é assim?

Ali, eu podia ouvir meus pensamentos. E quase escutava meu coração batendo. Percebi, para minha surpresa, que gostava disso.

Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida ? a vida real ? parece distante.

? Você é louca. A sua família inteira é.
? Mas a canção fazia efeito.
? E você canta mal à beça. Espero que seu pai fosse melhor.
? Acho que o que você quis dizer foi "obrigado, Srta. Clark, por tenta me distrair."

Na primeira vez que saímos juntos, uma vozinha na minha cabeça disse: Este homem jamais a magoará, e nada do que tenha feito nos sete anos seguintes me fez duvidar disso.
E então, ele virou maratonista.

Eu queria me interessar pelo que ele fazia, queria mesmo.

? Você tem vinte e seis anos, Clark. Deve estar lá fora, buscando conquistar o mundo, arrumando confusão em bares, mostrando seu estranho guarda-roupa para homens espertos...
? Estou contente aqui ? disse.
? Bom, não deveria.

Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria.

? Você só pode fazer o que está ao seu alcance, querida.

? Também desejo que Will queira viver ? acrescentei, por fim.

? Fez o que todo mundo faz. Decidiu por mim.

? Você recusa várias coisas porque acha que ?não é esse tipo de pessoa.?
? Mas não sou mesmo.
? Como sabe? Você não fez nada, não foi a lugar algum. Como sabe que tipo de pessoa você é?

? Escute, Clark, se for usar um vestido assim, tem que se sentir segura. É preciso vesti-lo mental e fisicamente.
? Só você, Will Traynor, para dizer a uma mulher como ela deve usar um maldito vestido.

O problema com as pessoas de classe média é que elas fingem que não estão olhando, mas estão.

? Quero... ser apenas um homem que foi a um concerto com uma garota de vestido vermelho. Só por mais alguns minutos.

? Acho que meus pais também querem conhecer você.
? Fico nervoso quando uma garota quer que eu conheça os pais dela. Mas como está sua mãe?

? Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

? Por isso é que você me irrita, Clark. Vejo todo esse talento, toda essa... ? Ele deu de ombros. ? Essa energia e inteligência e...
? Não diga potencial...
? potencial. Sim. Potencial. Não consigo entender como se contenta com essa vidinha.

? Se está achando que eu tenho um plano secreto e desonesto pá seduzi-la, basta me desligar da tomada.

? Significa o quê?
? ...que um dia você poderá sair de casa e viajar pelo mundo sem se preocupar se seus pais conseguirão se sustentar.
Senti como se ele tivesse me dado um soco. Todo o ar deixou os meus pulmões.

? Arrumei as coisas dele. Troquei o maldito cateter. Fiz ele rir. Fiz mais do que a sua maldita família tinha feito.

? E sabe o quê? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida.

? Você, Clark ? ele olhou para as mãos ?, é a única pessoa com quem eu sinto que posso falar desde que eu acabei nesta porcaria.

? Você não precisa que eu lhe diga que a culpa não foi sua ? garantiu ele, calmo.

? Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é.

Eu poderia ter ficado ali a noite inteira, acima do resto do mundo, o calor da mão de Will na minha, sentindo que o pior começava a escoar devagar de dentro de mim.

? O que acha, Will? Vamos dançar?
? O quê?
? Vamos dar assunto para esses panacas.

? Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.

? Mas eu gosto de Will. Gosto muito.

? Não sei o que pensar. Só sei que, em geral, prefiro estar com ele do que com qualquer outra pessoa.

? É importante para mim que Will queira viver, que enxergue boas coisas no futuro.
? E essas coisas boas incluiriam você?

? Não. Quero que ele viva.
? Mas...
? Mas que viva se ele quiser. Se não quiser, então, por mais que você e eu gostemos dele, viramos só mais um bando de chatos que não respeitam sua vontade.

?É como se eu estivesse vendo o mundo através de um funil? ela dissera, olhando para aquele ser recém-nascido. ?O mundo ficou reduzido apenas a mim e a ele.?

Gostava do jeito como ele virava o rosto e me olhava com deleite, como se, de algum modo, eu tivesse me tornado muito mais do que ele esperava.

? Acho que podemos fazer de tudo. Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade.

? Sei que podemos. Sei que não é como você queria, mas posso fazer você feliz. Só sei dizer que você me transformou... numa pessoa que eu nem imaginava.

? Não basta para mim. Esse meu mundo, mesmo que seja com você. E pode ter certeza, Clark, minha vida melhorou muito desde que você chegou. Mas para mim não basta. Não é a vida que eu quero.

? Como pode me pedir uma coisa dessas?
? Sei que é....
? Eu digo que amo você e que quero construir um futuro e você me pede para assistir ao seu suicídio?

? Eu contei para ele que o amava ? disse ela, a voz descendo de tom até um sussurro. ? E ele apenas disse que isso não bastava. ? Seus olhos estavam arregalados e vazios. ? Como posso aguentar isso?

? Mamãe? Eu tenho essa dívida com Will. Tenho que ir. Quem você acha que me sugeriu fazer uma faculdade? Quem você acha que me incentivou a fazer alguma coisa da vida, a viajar, a ter ambições? Quem mudou minha maneira de pensar sobre todos os assuntos? Até sobre mim mesma? Foi Will. Fiz mais coisas e vivi mais nos últimos seis meses do que nos últimos vinte e sete anos da minha vida.

Mas entendo por que o seu amigo possa ter se cansado. É cansativo levar essa vida, cansativo de uma maneira que as pessoas sadias jamais entenderão de verdade. Se ele está determinado, então eu acho que o melhor que você pode fazer é apenas ficar aí. Você não precisa achar que ele está certo. Mas precisa ficar aí.

Sabe como é difícil não dizer nada? Quando seu corpo inteiro quer fazer o contrário?

Percebi que estava com medo de viver sem ele. Com que direito você destrói a minha vida ? eu queria perguntar ?, e eu não estou autorizada a dizer nada a você sobre isso?

Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.

Sua expressão, quando voltou da aula de mergulho naquele dia, me disse tudo: você tem ambição, Clark. É destemida. Mas escondeu essas qualidades, como quase todo mundo.

Saber que você ainda tem possibilidades é um luxo. Saber que lhe dei algumas me dá certo alívio.

Não pense muito em mim. Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem.
Apenas viva.
Com amor,
Will

Júlyy 30/12/2023

"Você está marcada no meu coração, Clark."
"Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente."

Gente, acabei de chorar horrores então nem sei o que falar, simplesmente esse livro acabou comigo e por isso eu o amei tanto! Não tem como expressar em palavras tudo o que senti e como tô ansiosa para saber como vão ser os próximos livros

foreverlark 29/12/2023

Uma resenha um pouco atrasada...
A primeira vez que eu li esse livro e as continuações foi há uns 2 anos atrás, esse ano reli o primeiro, e percebi agora que nunca fiz uma resenha pra falar desse livro que é tão especial pra mim.
A Louisa é uma personagem que eu tenho muito apego, adorei acompanhar a vida, o amadurecimento e a recuperação dela. Ela é uma mulher forte, que passou por diversas situações complicadas na vida, mas que não deixou que nada disso mudasse o seu jeito carinhoso, meigo e educado de ser.
É complicado falar sobre o Will...É claro que eu queria um final diferente pra ele, mas não tenho lugar pra julgá-lo pela escolha que ele fez.
Enfim, esse é um livro especial pra mim por conta de ter sido a partir dele que eu realmente entrei no mundo da leitura, e pelo carinho que tenho pela personagem da Louisa Clark

Maria18131 29/12/2023

29/10/2023
Eu gostei muito da história, mas a narrativa achei bem cansativa. Eu sempre lia e me desconectava da leitura porque não fluía na minha cabeça.

Giovana 29/12/2023

Desidratei de tanto chorar
Tentarei explicar com palavras o que senti nesta leitura, mas sei que não conseguirei expressar tudo de forma clara: a angústia, a negação, a felicidade, as risadas... momentos bons e ruins. Esse livro me pegou de surpresa por mais que eu já tivesse recebido muitos spoilers sobre ele. Chorei muito lendo este livro e tenho um enorme carinho por ele e desejo de ler os próximos. Os personagens são muito bem construídos, amo demais? O filme também é perfeito, muito fiel ao livro, recomendo ambos se você gosta de sofrer um pouquinho (ou muito)?

5?+?
Por: Giovana
vanes.rc 29/12/2023minha estante
nossa eu chorei MUITO lendo esse também, me neguei a assistir o filme, mas no fim eu assisti e sofri mais um pouco

Clara3248 28/12/2023

Como eu era antes de você
Tive a impressão que os personagens não saem do lugar, demora demais pras coisas acontecerem, cansativo

Lella.bunn 28/12/2023

Pra pessoas que nunca viram o filme, como eu também não vi
A única cena que eu tinha visto na vida sobre o filme, era a cena clássica deles dançando felizes numa suposta festa de gala e como qualquer outra pessoa -acho- pensei que o livro se tratava disso: festas de gala, jatares românticos e muito romance. Porém me surpreendi logo no primeiro capitulo, não preciso dizer muito o porque...
Me afundei de cabeça no livro por conta da facilidade de leitura e a maneira instigante de escrever da autora; além de abordar temas de preconceito, mercado de trabalho, abusos e problemas familiares de forma realmente emocionantes.
Por mais rápido que eu tenha lido, este livro é impossível de ser lido sem pausas; tinha vezes que simplesmente tinha que fechar o livros, dar uma volta e respirar fundo antes de voltar a leitura para conter as lágrimas (oque normalmente não dava muito certo mas...)
Amei cada palavra, cada frase e cada capitulo, a história é linda e sinceramente? Não sei por que não tinha lido/assistido antes. Para todo e qualquer fã de um bom romance, este é claramente um clássico que não poderia ser esquecido.
Vou assistir ao filme agora e chorar mais um pouco ;)

Isaac229 27/12/2023

Desidratei
Lindo, um pouco de clichê não machuca ninguém, chorei e chorei muito mesmo, se for ver o filme e ver alguém chorando do início ao fim já saiba que essa pessoa leu primeiro e viu depois.

Cinthya 27/12/2023

Como não desidratar de chorar?
A obra é perfeita, envolvente, os personagens são muito desenvolvidos, cada participação na medida certa. A riqueza de detalhes da lesão de Will, e o motivo de sua decisão, trás a toma um assunto ainda em discussão na sociedade. Mas o final é impossível não se acabar de chorar

Emilly 26/12/2023

Como eu era antes de você
Sofrida
tinha visto o filme e basicamente comprei o livro por isso, chorei horrores amei muito!!!!!!

Yasmin 26/12/2023

O primeiro filme de romance que eu amei baseado nesse livro
Abandonei esse livro umas 2 vezes, simplesmente por já saber a história toda.
Voltei no início desse mês e não me arrependi. Senti tudo, a maneira pela qual ela se apaixonou por Will é verdadeiramente pura. Além do jeito que ele tratava Louisa (no início, com muita ironia e deboche, que depois tornou-se algo mais amoroso).
Apesar de já saber o final dessa história, meu coração ainda tinha uma pontada de esperança que o fim seria diferente.
Na primeira vez que assisti o filme, odiei o final. Porém, após ler e assistir tantas vezes, entendi e compreendi oq ele sentia.
Enfim, recomendo para quem gosta de uma história de romance diferente das outras, além de ter personagens carismáticos e um enredo cheio de lições.

Kiki 26/12/2023

Não costumo chorar com livros, mas aqui estou eu...

Fiquei até o último minuto torcendo para um final diferente. Tem mais 2 livros eu pensei, eles ficam juntos, confia que vai da tudo certo?
Em fim, esse é o tipo de livro que você leva para vida

Aline221 26/12/2023

Uma história de amor nada convencional
Louisa Clarck, uma jovem bem humorada e feliz com seu emprego no café da cidade vê sua vida virar do avesso ao descobrir que ficará desempregada. Lou (como é chamada carinhosamente) tenta diversas formas de ganhar a vida, mas sem experiências não encontra muitas opções.
Will Traynor, um tetraplégico bem autoritário precisa de cuidados e então sua mãe resolve colocar um anúncio na agência de empregos em busca da cuidadora perfeita.
Lou sem muitas opções acaba aceitando o emprego, que aliás paga muito bem, porém não imagina o quão difícil será a convivência com Will. Empenhada em realizar um bom trabalho, ela acaba o conquistando com seu jeito inusitado e os dois criam uma linda amizade.
Após descobrir que Will quer ir para Suíça para realizar eutanásia, Lou passa a concentrar todos os seus esforços para tentar fazê-lo mudar de ideia e o mostra caminhos para uma vida feliz mesmo com todas as suas limitações atuais. Durante a incansável jornada de Lou em busca de fazer Will Traynor sentir de novo o prazer pela vida, os dois se apaixonam. E por mais que não consiga alcançar seu objetivo final, Lou se torna uma pessoa mais corajosa, ambiciosa e determinada a ser uma pessoa melhor graças a seu tão amado e querido Will.

_.lehhh 26/12/2023

O livro que me ensinou que amor nem sempre é algo romântico
"Como Eu Era Antes de Você" de Jojo Moyes é uma obra-prima que transcende o gênero romântico, explorando temas profundos como amor, sacrifício e escolhas de vida. A trama gira em torno de Louisa Clark, uma jovem encantadora que assume o papel de cuidadora de Will Traynor, um homem tetraplégico. A narrativa habilmente entrelaça humor e emoção, levando os leitores por uma montanha-russa de sentimentos.

Os personagens são ricamente desenvolvidos, cada um contribuindo para a complexidade e profundidade da história. Louisa é uma protagonista memorável, cujo crescimento ao longo da trama é comovente. Will, apesar de suas limitações físicas, é retratado de maneira humana e multifacetada, desafiando estereótipos.

Moyes explora questões éticas e morais relacionadas à qualidade de vida e autonomia, levando os leitores a reflexões profundas sobre o valor da vida e o significado da felicidade. A escrita é envolvente, mantendo o leitor cativado do início ao fim.

O desfecho, embora emocionalmente desafiador, é honesto e impactante. Moyes evita clichês fáceis, optando por uma abordagem realista e autêntica. "Como Eu Era Antes de Você" é uma obra que deixa uma marca duradoura, uma narrativa que transcende o romance para se tornar uma reflexão poderosa sobre o poder transformador do amor e as escolhas que moldam nossas vidas. Cinco estrelas são pouco para expressar a magnitude dessa experiência literária.

Gabrielly769 25/12/2023

Como eu era antes desse livro
Esse livro é magnífico, o modo que a autora utiliza as palavras, a química entre os personagens, os acontecimentos, são maravilhosos. Eu ri e chorei muito com esse livro, até demais, porém eu ainda amo muito e super recomendo, principalmente pra quem é iniciante na leitura igual a mim.