O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

gio.vono 27/07/2023

Pra poucos...
Pensa numa leitura arrastada! gente, eu amo Tolkien, de verdade, O Hobbit e o Senhor dos Anéis eu já li incontáveis vezes, mas agora esse livro... kkkkkk tem que ter garra!

ele é um épico, tem uma linguagem bem difícil, a narrativa é meio lenta e tem tanto personagem que você acha que tá sofrendo de amnésia no meio do livro. admiro aos conhecedores enciclopédicos desse livro! eu sempre acabo desistindo dele em algum ponto.

se você tem paciência pra ler eu super indico, pois os contos são lindos e aprofundam o universo do Senhor dos Anéis. em especial o primeiro capítulo do livro, que conta da criação de tudo que existe por Eru é belíssimo e emocionante! Vale a leitura com toda a certeza.

@Cb.victorpi. 02/08/2023

Muito bom!
Esse foi o meu terceiro livro do Tolkienverso. Foi muito interessante conhecer mais sobre a criação da Terra Média e suas eras. É legal porque conhecemos mais sobre personagens que aparecem nos livros da Terceira Era, mas que possuem poucas informações nesses livros [Oi Sauron!]. Há poucos personagens em comum e isso torna o livro tão necessário. 5 estrelas!

Virginia Barros 16/05/2020

Histórias da Terra-Média
Esse livro conta toda a mitologia do universo de "O Senhor dos Anéis" desde o início do mundo, criado por Ilúvatar.

O criador mandou os Valar e os Maiar para prepararem a Terra para receber oa elfos e os homens, porém um deles se revolta contra os outros.

É Melkor, que faz de tudo para atrapalhar e criar confusão. Quando ele rouba as três Silmarils, começa uma longa guerra que traz muita dor e sofrimento.

A história também menciona o servo de Melkor, Sauron, que forja os anéis de poder para controlar todas as criaturas.

Achei esse livro importante para esclarecer algumas partes de "O Senhor dos Anéis" e muito interessante.

Luisa 27/03/2021

É, já tenho o favorito do ano
QUE LIVRO AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Demorei um mês nele? Sim, mas não porque o livro é ruim mas porque ele é aquele ovo de pascoa recheado com nutella, leite ninho, morango, baba de moça..., tem um milhão de sabores e informações e simplesmente não da para comer tudo de uma vez.
Comparando com Senhor dos Anéis esse livro é muito mais “entretível”, acho que isso tem muito haver com a linguagem. A do LOTR é mais pesada enquanto no Silmarillion o que pega mesmo e a quantidade de coisas. Isso possibilitou, para mim, uma maior conexão com os personagens.
É tudo tão grandioso e épico, fiquei maravilhada, incrível finalmente entender direito o que aconteceu nas eras passadas.
Gostei muito dos vilões Morgoth e Sauron, eles são assim, a nata da vilania. Sauron é tão bom manipulador que eu poderia cair no golpe. Não te critico tanto Ar- Pharazôn.
Não estou conseguindo colocar em palavras o qual sensacional é esse livro. Tive cada surto com os acontecimentos, amei, odiei, quis matar todos os filhos do Feanor, quis abração o Túrin, ser amigo do Béren e da Lúthien, dar uns tapas na cara do Isuldur, destrói o anel seu burro kkk. Ai, a perfeição.

Guilherme.Oliveira 03/03/2022

Lá vem mais uma resenha parcial sobre Tolkien.

A maneira como ele criou todo o universo que culmina nos clássicos acontecimentos de Senhor dos Anéis é algo brilhante.

Certo é que existe uma infinidade de nomes e personagens que torna a leitura um pouco complexa, mas nada que afaste do prazer da leitura.

Vamos seguindo para os próximos eventos...

Leonardo.H.Lopes 10/01/2021

Considerações breves
Quando se tem tantas resenhas de um mesmo livro em um mesmo lugar, como é o caso desse, acaba que outras resenhas contando a história acabam não fazendo tanta diferença para aqueles que batem aqui procurando referências se o enredo do livro pode ou não ser de seu agrado. Acaba, portanto, que não vou fazer uma resenha se O Silmarillion, mas apenas tecer umas considerações breves e pessoais.

Bom, o que dizer desse livro? Uma mistura de gosto, mas nem tanto. Existem histórias boas como a Música dos Ainur e a criação e o início de tudo; a saga das Silmarils; o Juramento de Fëanor; o Fratricídio de Auqualondë; Beren e Lúthien; a última parte que casa com os acontecimentos que gostamos em O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mas no geral o livro me cansou, extremamente pedante em vários pontos que me fizeram pular linhas e parágrafos, e quando isso ocorre é porque está ocorrendo algo muito grave na experiência de leitura. No fim, o todo é maior do que a soma das partes, embora muitas dessas partes isoladas não vão fazer diferença para sua vida de leitor ou de apreciador de O Senhor dos Anéis, salvo se for um estudioso ou amante assíduo, no sentido pornográfico do termo.

Káren 09/05/2021

Ainulindalë
Para aqueles que são admiradores das obras do Mestre Tolkien "O Silmarillion" é uma leitura indispensável! Nela descobrimos como todas as estórias da Terra Média começaram, seus primeiros habitantes, as primeiras guerras e alianças entre os povos.

Não é um livro que recomendo para quem nunca leu nada do autor, pois possuí uma escrita mais rebuscada e para um leitor de primeira viagem, pode parecer muito difícil e cansativo (até para quem já conhece em alguns capítulos). Mas para aqueles que já leram "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" vai ser uma leitura que agregará bastante!

A obra é uma fantasia maravilhosa e necessita de uma dose de imaginação por parte do leitor, a edição acompanha alguns mapas que auxiliam na localização pelos lugares, possui uma árvore genealógica (a qual eu sempre utilizei como auxílio), além de um índice com os nomes e seus significados.

Vale ressaltar que o livro foi publicado após a morte do Tolkien, por seu filho Christopher Tolkien e que na minha humilde opinião de leitora (nada de especialista ou estudiosa) fez um excelente trabalho em arrumar as escritas de seu pai de forma que o livro tivesse uma sequência compreensiva e lógica. Afinal estamos falando da reunião de relatos das Três Eras!

Eu achei uma obra incrível! Me trouxe momentos de reflexão em diversos momentos, sobre Eru, a Criação, o poder da palavra dita e a influência do mal desde antes origem dos Elfos e Homens. E quem conhece um pouco mais do autor, encontra inúmeros valores do Cristianismo por toda obra.

Essa sem dúvidas foi a resenha mais longa que fiz e ainda poderia falar mais, mas se você leu até aqui, deixo meu muito obrigada e tenha uma excelente leitura!

Fabiano 22/07/2021

Acho que minhas análises sobre livros do Tolkien já estão comprometidas pelo grau de admiração que adquiri por ele. A sua mitologia é tão incrível e me empolga tanto que tudo que consigo fazer é elogiar.

O Silmarillion é o início de todas as coisas da Terra Média, e aqui tudo é contado com muita beleza e poesia. A canção dos Ainur é uma das coisas mais lindas que já li em minha vida. É muito claro a cosmovisão cristã usada por Tolkien, mesmo sem usar nenhuma alegoria que remeta diretamente ao cristianismo. É simplesmente genial.

Mas não se engane, não é uma leitura fácil, e certos momentos podem dificultar o entendimento e comprometer os acontecimentos futuros em sua mente. Por isso, é uma leitura que deve ser feita sem pressa. É também extremamente importante utilizar as árvores genealógicas, mapas e o glossário de nomes que estão no final do livro para não se perder nos muitos nomes de personagens e lugares.

Enfim, pra mim é mais uma obra prima desse autor genial. E não posso também deixar de reconhecer o trabalho incrível de compilação e edição do Christopher Tolkien, sem o qual essa e outras obras jamais estariam em nossas mãos hoje.
Grazzi.Beletato 16/08/2021minha estante
Uauuuu ????

Wanessa_Gabriela 28/04/2022

Queria dar nota 1000!!
Não sei qual a razão de ter demorado tanto p ler esse livro. Que delícia saber tantos detalhes sobre esse universo! Senti como se o próprio Tolkien estivesse me contando com detalhes sobre cada era. Fantástico!!
Candido Neto 19/09/2023minha estante
Nota mil?

Maria.Luiza 20/03/2020

O Silmarillion
O Silmarillion relata como Arda foi criada, e como surgiram elfos anões e homens,e como foram criadas as silmarils. Fala também como Morgoth (antes conhecido como melkor, o Ainur mai poderoso) se corrompeu e virou o primeiro senhor do escuro, e usou de suas maldades para conseguir as silmarils. Este livro tem também os relatos da guerra das Silmarils e de muitos outros acontecimentos dos dias antigos.

jamine 22/06/2022

Enrolei pra caramba, mas valeu a pena
Demorei praticamente 1 ano para terminar o livro. Não é inteiramente culpa dele, afinal escolhi um livro denso para ser lido em um momento de ressaca literária, não foi a decisão mais sábia.

A obra é boa, Tolkien não decepciona. Uma narração gostosa da criação do mundo de Arda, que vai ficando interessante a medida que somos apresentados aos queridos (ou não) personagens da saga Senhor dos Anéis. Creio que o motivo de ser um pouco desafiador seguir a leitura, seja a maneira breve na qual grandes histórias são contadas. Vários séculos se passam ao longo das 400 páginas, e nelas os personagens vem e vão rapidamente, sem deixar tempo para que criemos algum apego. Mas com um pouco de determinação, a leitura flui e acaba por ser proveitosa.

Vini 22/06/2022

Meu livro favorito! Já estou lendo pela segunda vez e estou gostando ainda + até pq na primeira leitura não da pra entender tudo kkkkk a história da Ungoliant é sensacional e sempre quis saber + sobre ela. Os valar, maiar e elfos são incríveis! As criaturas do morgoth tbm.
Ao contrário do hobbit e senhor dos aneis, nesse livro cada parágrafo contém muuuitas informações, então vc precisa ler com calma pra não perder detalhes importantes.
Enfim, esse foi o livro que realmente me fez ser fã do tolkien.

Hayra.Oliveira 24/06/2020

Uma obra prima
Acredito que esse tenha sido um dos livros mais belos e profundos de fantasia que eu li na minha vida.
A beleza como é narrada a história da criação do mundo de Tolkien e a complexidade com que ele expõe os detalhes desse vasto universo, faz com que qualquer pessoa se encante e queira aprofundar mais os conhecimentos nesse mundo.
Fernanda 06/07/2020minha estante
Siiiim! mana, com certeza. foi meu primeiro livro dele e nossa, que amor que tenho sobre esse livro. É tudo tão poético, lírico, aaaah! é a beleza em forma de escrita.

Hayra.Oliveira 09/07/2020minha estante
Justamente! Tudo isso que falaste eu também compartilho como opinião.
Esse livro é uma magia em palavras

Bárbara 27/12/2022

Não tem muito mais o que eu possa efetivamente dizer além do quão mágico e imaginativo é esse universo. Só sinto falta mesmo do protagonismo e força feminina e de variedades culturais. Um mundo inteiro e a única forma de expressão é europeizada e patriarcal, mesmo que a mitologia seja uma mistura de muitas culturas. Ou ainda, do cristianismo com as lendas gregas e romanas, tudo bem ocidental. Apenas observações, a criação é fantástica, de toda forma. Eu amo que tudo surgiu com música e que tudo é música.

Danilo 24/01/2024

Fascinante!!
"O Silmarillion", ou como muitos chamam, "A Bíblia da Terra Média", é como um mergulho profundo nas entranhas do universo mitológico magnífico criado por Tolkien.
Dividido em várias histórias, desde a criação do mundo até eventos épicos envolvendo elfos, homens e anões, a obra oferece uma rica gama de personagens e acontecimentos de grande importância para seu contexto.

No entanto, essa densidade na narrativa, essa abundância de nomes e lugares, pode ser um tremendo desafio para alguns leitores. Eu particularmente tive que recorrer a alguns vídeos disponibilizados na internet no término de alguns capítulos, para melhor entendimento e reorganização das ideias (rsrsrs).

Contudo, você pode encarar como um desafio, imagine que a leitura é como escalar uma grande montanha cheia de obstáculos, mas se você chegar ao topo, vai sentir-se recompensado com uma visão deslumbrante do mundo que Tolkien criou.
A partir desse ponto compreendendo melhor a maestria linguística e criatividade do autor, com uma sensação gigantesca de compensação!

Para quem gosta do universo de "O Senhor dos Anéis", o livro oferece uma profundidade fascinante, que faz de "O Silmarillion" uma leitura enriquecedora e essencial.
Toshiko.Pri 25/01/2024minha estante
Gostei da resenha e fiquei curiosa em saber quais videos viu???

Danilo 27/01/2024minha estante
Que bom que você gostou, Pri !!
Em relação aos vídeos, estava recorrendo a um canal chamado 'Projeto Tolkien', me ajudou bastante no entendimento da genealogia e geografia da Terra Média por exemplo, super recomendo.

Toshiko.Pri 28/01/2024minha estante
Obrigada!! Vou pesquisar ?

Menozin 03/02/2024minha estante
Pretendo iniciar a leitura desde livro em breve, estou muito ansioso para começar ler