A Vida, o Universo e Tudo Mais

A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Magda14 18/05/2020

Esse livro é a a prova da genialidade de Douglas Adams. Apesar de ser bem curto, traz em si reflexões profundas, ainda que sejam abordadas pelo viés do humor negro, sarcástico e irônico. Realmente, Artur Dent é um idiota, e as únicas pessoas sensatas na história são Trillian e Marvin (que nem é gente). No mais, a história rende boas risadas e observações do tipo: "e não é que é isso mesmo?".

lalaliz mavitorie 06/01/2022

Mais descritivo e menos engraçado, deixou a desejar, esperava a mesma espécie de "roteiro" durante toda a coleção.

Marafa 24/06/2022

Bem melhor que o segundo livro, esse não fica tentando explicar tanto aquilo que já passou, é mais fluído e tem mais senso de finalidade que o anterior. Aqui se vê claramente qual é o objetivo dos personagens e se acompanha o desenrolar da história. Achei muito bom e divertido, com o mesmo tipo de humor meio inesperado e surreal dos demais. Além disso, o final acaba criando um suspense perfeito pra antecipar o próximo livro.

Moon? 16/09/2023

Ta
Ri em algumas partes, fiquei perdida em outras, tudo segue normal.
quero acabar logo essa série infinita.

Vitor 24/10/2010

"NÃO ENTRE EM PÂNICO"

Momento propaganda: estou criando nesses dias um blog de literatura, música e cinema, com resenhas, indicações e opniões junto com um amigo. Se gostou dessa resenha e acha que um blog do tipo teria futuro, dê sua opinião aqui por favor pelo amor de Deus(zoa..)e dá uma olhadinha desta mesma resenha lá no blog, com umas imagens e uma diagramação mais bacana do que aqui no skoob. O blog ainda está em processo de criação, refinamento e organização, então ignorem possíveis cagadas, heheeh... tó:http://litterismundi.wordpress.com/2010/10/24/resenha-o-guia-do-mochileiro-das-galaxias-volume-tres-a-vida-o-universo-e-tudo-mais/

“NÃO ENTRE EM PÂNICO”, é o que está escrito na capa, em letras garrafais e amigáveis, no nosso já velho e querido conhecido Guia do Mochileiro. Digo velho porque os livros de Adams datam de mais de vinte anos atrás, embora sua linguagem e seu humor mais do que sagaz continuem atuais até hoje.

Li faz mais de dois anos o primeiro livro da série, e há cerca de um ano o segundo, o que me impossibilita de fazer uma resenha legal sobre eles. Pretendo relê-los logo, junto com outros tantos livros aqui em casa, mas sempre compro outros novos e aí enrola tudo. Agora li o terceiro da série, e já começo a ler o quarto essa semana.

Primeiramente gostaria de falar sobre o tipo de livro que é o “Guia”. Ele é, em palavras resumidas, uma obra nonsense, hilária, de ficção científica e com forte senso crítico nas mais diversas áreas da vida humana. O autor debocha de si próprio e de nossas condições lamentáveis o tempo inteiro, sem piedade ou falso acomodamento. Ele meio que diz: “é, o ser humano é uma merda mesmo, isso é um fato.”

Não é uma leitura que será apreciada por alguém não acostumado a ler. Eu mesmo conheço pessoas que desistiram de lê-lo por isso. Pensaram: “mas que livro idiota, sem pé nem cabeça”. O problema é a capacidade delas como leitores ou a falta de costume com a leitura para poder ir além da simples história de um herói que tem que salvar o mundo chutando a bunda dos bandidos.

O fato é que o autor utiliza sua obra para mostrar aos seus leitores que há tanto a melhorar que é difícil mostrar em quatro ou cinco livros. Para isso, ele cria situações tão improváveis quanto alguém poderia pensar, algumas chegando a ser ridículas (no bom sentido!).
A trama do livro não é o principal, nem de longe, ainda mais nesse terceiro livro. Se no primeiro os personagens queriam chegar ao planeta Magrathea e logo depois descobrir a resposta para a Pergunta Fundamental e no segundo eles começaram fugindo dos vogons e depois tentam encontrar o homem que criou o universo, nesse terceiro volume a trama é de tão pouca importância que alguns podem reclamar, e talvez com razão.

Arthur Dent e Ford Prefect, juntos de Slartibastfast, precisam salvar o universo dos robôs xenófobos do lendário planeta de Krikkit (sim, Adams zoa muito com o críquete e até com o medo inexplicável que nós temos das coisas novas) e para isso precisarão sobreviver às mais diversas e improváveis situações.

O autor cria situações geniais, que nenhum ser humano em estado normal poderia pensar sem ficar meio maluco. Destaque para o encontro de Arthur com o alienígena que está a fim de insultar todas as pessoas do universo (!) em ordem alfabética (!!), para o encontro com o sujeito que é morto diversas vezes por ele (só lendo para saber!), para a explicação das regras do críquete de um certo planeta doido e a festa mais destrutiva do mundo. Essas foram as partes que me vieram a cabeça agora, mas existem muitas outras.

Como sempre, tenho algo negativo para apontar... Que é exatamente a trama do livro, que fica no ar por muito tempo, e que só no final tem uma guinada. Sei que a trama não é o forte, mas tudo tem um limite e um parâmetro. O parâmetro são os outros livros da série, aonde encontrei uma sequência bem coerente dos fatos, com destaque para o primeiro, com a genial trama com o lendário planeta perdido e o supercomputador. Outra coisa: os personagens infelizmente não tiveram o destaque que precisavam. Ford está bem sumido, assim com o engraçadíssimo Marvin. Arthur Dent é o protagonista absoluto, sem dar chance para os outros personagens, também tão queridos dos leitores.

Se você prioriza as piadas e o humor, talvez esse livro te agrade mais do que os anteriores, pois ele é o mais engraçado até aqui. Mas se a trama e os personagens dela também ocupam espaço cativo em sua opinião, então talvez ele esteja abaixo da qualidade dos outros. É exatamente o que acho, comparando com o primeiro e segundo volumes: há uma queda perceptível de coesão na trama, na seqüência dos acontecimentos e na importância e participação dos personagens.

Concluindo: essa é uma obra memorável, que é para mim referência no quesito ficção científica e humor, com um grau crítico notável e uma inteligência e criatividade fora do comum. Como já explicado, é inferior em certas coisas em relação aos primeiros, mas se mantém firme e forte na sua essência.

Recomendo muito!

Ibercson 18/10/2020

Top
Vontade de começar novamente.
Ótima série muito envolvente.
Aconselho!

Jokupo 08/08/2023

Não tão bom comparando com os dóis primeiros
Primeiramente achei um pecado o livro deixar de fora vários personagens pela maior parte da aventura, eu até gosto do Arthur mas os outros personagens são mil vezes mais legais que ele,mas achei o fato da trama principal ser mais épica um diferencial legal pra esse livro,mas ela não vai muito longe e acho que ela ficou muito apressada e mal desenvolvida.Pelo menos as piadas e continuaram ótima e foi o que me fizeram não desistir desse livro.

Estou ansioso para os próximos dois capítulos dessa saga e até onde ela irá chegar

#Anafox 11/06/2021

Pq, no final das contas...
... essa é a pergunta fundamental. Mas se vc esta por aqui, não eh spoiler dizer que a resposta eh 42. Acho que o Douglas sempre deixava umas coisas sem responder nas suas histórias pq ia explorar esses aspectos depois. Mas não deu tempo?

Mateus 12/09/2021

Se arrastando pela galáxia
O terceiro livro da trilogia de cinco, não entrega uma narrativa tão boa quanto os seus antecessores. A narrativa se arrasta por boa parte do livro incluindo vários elementos que tentam deixar as histórias interessantes e um humor um pouco forçado.

Gabriel.Chiquito 06/11/2022

Parece que eu aprendi a gostar dos livros do Douglas Adams real.

Essa é mais uma leitura leve, com um humor ácido que eu amo e é perfeito pra ser um livro de descanso. Ótimo para dar umas boas risadas e, se for seu caso, pra te tirar de uma ressaca e te fazer voltar a querer ler. Gostei muito.

giovanna 01/08/2020

Nada de mais...
Que forma melhor de salvar o universo do que com uma partida de críquete? No terceiro volume da trilogia de cinco de ?O Guia do Mochileiro das Galáxias?, ?A Vida, o Universo e Tudo Mais? conta a história de Arthur Dent e seus amigos em mais uma aventura através das galáxias, na qual eles tentam impedir a reabertura do xenofóbico planeta Krikkit e, consequentemente, a libertação de seus habitantes que têm como objetivo aniquilar toda a população do universo.
Pessoalmente eu acho que a qualidade dos livros têm caído gradativamente. Quando li o primeiro livro da série fiquei bem animada e empolgada com os próximos, porém o segundo e o terceiro me decepcionaram um pouco. Nesse livro os personagens passam 90% do tempo separados, e a história, apesar de ter uma premissa interessante se perde em alguns pontos e se resolve muito rapidamente nas últimas 50 páginas.
Recomendo para quem quer terminar a série, mas se estiver pensando em desistir, ou em ler outra coisa, você não vai perder nada.

Rayka16 06/04/2024

Como durante a leitura do segundo livro, a leitura não me prendeu, continuava não fazendo sentido para mim, e minha mente começava a viajar... Acredito que esse série não é para mim.

Ick 18/02/2022

Talvez seja bom...
Acabei não curtindo muito o terceiro livro, talvez por ter pego covid enquanto estava lendo, acabei ficando meio indisposto e me arrastando pelas páginas, tive muita dificuldade para acompanhar as coisas que estavam acontecendo, mas o livro não deixa de ser bom, com o mesmo humor ácido e as sacadas filosóficas que te fazem refletir.

Hangla 07/06/2020

A história continua absurdamente mirabolante, o que a torna sem sombra de dúvidas, genial. As aparições de Marvin são as mais divertidas!
Xabriel 07/06/2020minha estante
Interessante sua resenha, fiquei interessado no livro agora.

pipocareads 16/08/2020

Volume 3 da Trilogia de 5
O livro começa lento, mas sem abrir mão do peculiar humor irônico e nonsense já característico da série.
As melhores e raras partes são, como sempre aquelas nas quais Marvin aparece com seu jeito peculiar e pessimista de ver o universo e as formas de vida orgânica em geral.
Da metade para o fim, quando engrena a história sobre o povo de Krikkit a história fica interessante e a resolução do arco também é bem legal, sem nunca perder o selo WTF de qualidade.