O Pessegueiro

O Pessegueiro Sarah Addison Allen

Resenhas - O Pessegueiro

charlie54 02/11/2023

A única coisa que gostei sobre esse livro foi a escrita reconfortante e delicada, de resto achei o livro beeeeem sem graça. Nada acontece (feijoada) mas não do jeito que você nem se importa e aprecia a lentidão e calmaria, do jeito que literalmente não acontece nada interessante. Achei as duas personagens femininas muito parecidas e os dois personagens masculinos (obviamente ambos interesses amorosos) também muito parecidos. Eu precisava pensar muito pra entender quem era quem enquanto estava lendo. Outra coisa, a autora bem muito mal gosto para usar certas palavras, quando um personagem que se vestia de certa maneira é descrito como "quase assexual" por ser "indesejável" e quando do nada a autora solta a F slur sem necessidade nenhuma. Foram coisinhas pontuais mas foram muito infelizes para minha leitura. Ao final do livro parece que perdi meu tempo.

debs.lendo. 17/05/2021

Repense como anda suas amizades
A vida vai levando a gente as vezes e nesse percurso temos que decidir quem a gente leva como companhia.

Esse livro fala sobre amor, amizade, escolhas e autoconhecimento. Retrata muitos daquelas reflexões sobre o que nos éramos e o que nos somos, se estamos felizes com isso, se ao menos sabemos disso.

É lindo e meigo, mas a narrativa prejudicou um pouco pra mim, não é difícil de ler, mas não foi fácil para emergir.

No entanto eu indico esse livro demaaais, pois ele passa uma mensagem linda de forma bem misteriosa. Além dê ser curtinho ?

cissa31 10/08/2021

Um livro tão fofinho
Adorei a escrita da autora, um livro com baixa fantasia, que fala muito sobre cativar suas amizades e ainda tem um romance muito amorzinho. Gostei bastante.

Yasmin.Amaral 27/02/2020

Não esperava
Comecei a ler esse livro sem ler a sinopse. Achei que era um romance e de repente virou um mistério hahahahahaha eu amei isso! Achei uma leitura bem leve e gostosa, gostei muito! :D

Maria13245 07/09/2022

O pessegueiro
Uma história que fala sobre amizade.
Esperava que o livro fosse para outro lado, em alguns momentos pensei em parar a leitura, mas logo em seguida acontecia alguma coisa que movimentava a história.
É um livro leve, com mensagens marcantes e com personagens descobrindo e aceitando quem realmente são.

gabi.ludtke 25/09/2022

O Pessegueiro
É um livro mt bom... onde mostra a importância da amizade, o amor que vem nos momentos mais inesperados... mostra tbm que não devemos tentar 'esquecer' quem você é/era, deve ter em mente que aquilo serviu de aprendizado para ser oq somos hoje, além de que aquilo do passado sempre estará com nós. Agatha e Georgie criaram o Clube Social Femino para conseguirem se ajudar, a amizade permanecer e com ela se apoiarem, e depois de 75 anos... Paxton, percebe que o objetivo se desviou, mas com Willa e ouvindo a história de suas avós ela percebe e importância de uma amizade verdadeira, que ela encontra onde menos espera, Willa, além de encontrar seu amor (que até mais da metade do livro parece inalcançavél) mas ele deixa o passado, que o impedia de mostrar e fica com Pax, além dela superar as 'desavenças' com a mãe e se 'encontrar'

Luara Cardoso 01/10/2013

Doce e marcante
O Pessegueiro é um desses livros que, não importa o momento em que você o leia, tirará alguma lição dele e a carregará por muito tempo, mesmo não sendo este seu objetivo principal. Apesar das minhas altas expectativas, fui presenteada com um livro que me envolveu de tal forma que ainda sinto como se estivesse vivendo aquela história. A sensação que ficou é que o livro poderia ser muito maior e ainda assim continuaria encantador.

Willa era conhecida como a piadista nos tempos de escola. Hoje, anos mais tarde, sua vida mudou. Agora a responsabilidade pesa nos seus ombros e ela tem que administrar a sua vida adulta. Quando Paxton a convida para participar de uma festa no Blue Ridge Madam, mansão em que a avó de Willa morou no passado, vários segredos envolvendo tanto a cidade de Walls of Water quanto suas famílias começam a aparecer e isso as leva a uma jornada de autodescoberta, amor e amizade.

Ela não acreditava nem em fantasmas, nem em superstições, nem que campainhas tocassem sozinhas.
Mas uma coisa em que ela acreditava era o amor. Acreditava que era possível sentir seu cheio, seu sabor, que ele podia mudar toda a trajetória de uma vida.
p. 171

Da mesma autora de A garota que perseguiu a lua, O Pessegueiro fez com que eu esperasse muito. Como gostei demais do livro anterior da autora, esse tinha tudo para fazer com que eu colocasse a autora Sarah Addison Allen entre uma das minhas favoritas e foi exatamente isso o que aconteceu. Este livro segue o mesmo padrão do outro: a leitura fluida faz com que ele fique parecendo um conto, de tão gostoso que é de ser lido. Mesmo com suas 256 páginas, em nenhum momento o drama envolvido se torna maçante.

Isso ocorre porque Allen tem algo especial em sua escrita: ao mesmo tempo em que é suave, ela consegue abordar temáticas fortes sem perder a magia de seu enredo. Ela amarra tão bem todos os pontos envolvidos – mistério, romance, autodescoberta – que aquilo te absorve de tal forma que você só consegue parar de ler quando não há mais páginas a serem lidas. Foi assim comigo: em todas as vezes que eu fazia uma pausa na leitura, era como se algo me chamasse para ele.

Grande parte disso se deve aos personagens criados pela autora. Há uma sensação de familiaridade com cada um deles apesar de não haver tempo para que uma relação maior seja criada com o leitor. Mesmo que Willa seja dita como a protagonista, a autora faz com que cada personagem tenha relevância para o enredo e isso faz com que todos sejam bem construídos, de forma com que sempre existirá alguma característica de algum deles que vai fazer com que o leitor se coloque em sua pele e viva determinada situação.

A felicidade é um risco. Se você não sentir um pouquinho de medo, não está fazendo a coisa certa. p. 213

O Pessegueiro é um daqueles livros que sempre que você olha para ele na estante, lembra com carinho de sua história e que, sempre que possível, irá reler. Uma história doce, com aquela pitada de mistério e romance que não podem faltar para que o leitor se sinta instigado a ler mais e mais. Recomendo não só esse, mas também o outro livro da autora, A garota que perseguiu a lua. E fico aqui, com o coração na mão, esperando que a editora lance mais livros da Sarah Addison Allen, afinal, ela merece espaço não só na minha estante, mas na de todos.

site: Blog Estante Vertical - http://www.estantevertical.com.br/
Renata CCS 05/11/2013minha estante
Que bela resenha! Apaixonada!

Luara Cardoso 15/02/2014minha estante
Obrigada, Renata! Eu adorei esse livro!

Bruna Britti 31/05/2013

www.supremeromance.blogspot.com

***

O Pessegueiro traz uma história fofa e singela. O livro é repleto de temas recorrentes da vida que vão desde inveja, falsidade, amadurecimento, amizade até atitudes e escolhas para definir a si próprio. A autora também cede espaço para uma leve trama mágica como pano de fundo e dois romances que seguem em paralelo ao longo da história. O principal aqui é mostrar o desenvolvimento de cada personagem em meio a esse contexto de dúvidas e superações em seus próprios conflitos internos, seja ele fora ou dentro do romance. A narrativa traz leveza à história e encanta pela suavidade com que a autora consegue trabalhar seus temas. Para mim, O Pessegueiro é uma história cheia de mensagens bonitas com o gostinho ótimo do romance.

O livro retrata a vida de personagens que passaram suas vidas em Walls of Water, bem como aqueles que saíram em busca daquele “algo mais” que uma cidade pequena não podia proporcionar. Primeiro o leitor conhece Willa, a dona de de uma loja de equipamentos para camping. A personagem tinha uma vida estável e sossegada até receber um convite para participar do Clube Social Feminino enviado pela socialite Paxton Osgood, sua antiga colega de escola. Ao mesmo tempo, o irmão gêmeo de Paxton, Colin, está de volta e decidido a tirar Willa de sua zona de conforto. O leitor também acompanha a relação de Paxton com seu melhor amigo Sebastian, embora para ela, Sebastian sempre fora algo mais. O problema estava justamente em lidar com seus sentimentos sem saber se era recíproco.

Em O Pessegueiro, os personagens são um tanto quanto inseguros e apresentam dilemas ao longo do livro que são explorados de forma gradativa. Dúvidas quanto a aparência, insegurança à própria independência, incertezas sobre o amor, sobre a vida… porém, não ficamos com a sensação de ler sobre personagens vazios que não sabem o que querem. As dúvidas, o receio, a hesitação é apenas parte das características atribuídas a cada um, o que torna os personagens agradavelmente mais humanos. É através desses dilemas que Colin, Willa, Paxton e Sebastian crescerão ao longo da história.

Os romances paralelos são ótimos e se entrelaçam a todo instante. Dos dois, minha preferência pendeu para Paxton e Sebastian já que este me conquistou por todo carinho e charme. Tudo é descrito de forma suave, um ar de leveza e romantismo que traz elegância e encanto à história. O principal aqui é tratar o contexto da relação, não se preocupar com cenas físicas mais detalhadas. Já o romance de Colin e Willa baseia-se principalmente sobre decisões do futuro e o fato de que eles precisavam se conhecer novamente, uma vez que Colin achava que Willa ainda era aquela garota rebelde da escola que ele um dia conhecera.

A narrativa da autora é doce e acolhedora. É difícil trazer um conceito mais concreto, mas me senti flutuando na história pela leveza e delicadeza com que Sarah trabalha as relações amorosas, os diálogos sensíveis, as cenas de amizade… mesmo o toque sobrenatural ligado ao passado das avós de Paxton e Willa, que vai sendo desmembrado durante a história, é tratado de forma leve. O livro carrega um sopro de ar fresco ao mesmo tempo em que consegue trabalhar temas com profundidade. Sarah consegue equilibrar muito bem todos os ingredientes dentro da trama, mas principalmente, ela soube como entrelaçá-los

Meu único porém fica quanto ao argumento mágico. Tive a impressão que o toque surreal acrescentado ao livro ficou um pouco vago e possivelmente desnecessário à trama. O livro podia muito bem contar a mesma história sem o “toque mágico” que continuaria fazendo o mesmo sentido. Posso ter deixado escapar alguma metáfora aí, não sei… Porém, ainda assim, gostei desse tom de magia que a autora aborda, só achei que poderia ter sido mais enfático nos argumentos.

O Pessegueiro conquista por personagens simpáticos e pelos temas retratados. O livro fala sobre autoconhecimento, amizade e escolhas para a vida. Achei a história uma graça, singela e super gostosa. Fiquei apaixonada pela narrativa da autora e sei que ela tem outro livro também lançado pela Planeta que vou tratar de ler.

Marcos 21/08/2014

Willa Jackson é uma jovem que vive na cidade de Walls of Water e descende de uma família que tinha grande prestígio e posses no passado, mas que acabou falindo. Hoje ela vive tentando convencê-los de que a garota rebelde, que pregava peças em todos na época de escola, desapareceu e amadureceu. Paxton Osgood é uma jovem mulher, filha de uma das famílias mais ricas da cidade, que, mesmo aos 30 anos, ainda mora com seus pais e não sabe ao certo o que fazer da vida. No mês de aniversário de 75 anos do Clube Social Feminino, fundado pelas matriarcas das duas famílias, Willa recebe um convite de Paxton para a grande festa. Porém, ela fica receosa, por nunca ter feito parte desse mundo e por não gostar dessa esfera social. Ao reformarem a antiga sede do Clube, uma descoberta acaba por causar uma reviravolta em Walls of Water, desenterrando fantasmas do passado e fazendo com que ambas comecem a descobrir mais o que une as duas famílias.

Walls of Water é uma cidade que, como a maioria das cidades de interior, valoriza demais as tradições. Willa, chegando aos 30 anos, começa a descobrir isso. Dona de uma loja de artigos esportivos, ela guarda uma mágoa do passado em relação a nunca ter dado orgulho a seu pai. Sua vida começa a mudar quando recebe de Paxton o convite para participar do baile em comemoração ao aniversário do Clube, solicitando sua presença, uma vez que haverá uma homenagem às avós de ambas, fundadoras da associação. Durante os preparativos para a grande festa, Colin Osgood, irmão gêmeo de Paxton, retorna à cidade e essa notícia mexe com os sentimentos de Willa. É na reforma da Blue Ridge Madam, antiga mansão da família Jackson, ao descobrirem um esqueleto humano enterrado sob um pessegueiro da propriedade, que alguns mistérios do passado dessas duas famílias vem à tona.

O Pessegueiro é um romance altamente envolvente, do início ao fim. Sarah Addison Allen conseguiu construir uma história com um bom pano de fundo e com um cenário recheado de mistério e ao mesmo tempo de magia no ar. Foi o primeiro livro da autora que li e estava bastante curioso para lê-la, uma vez que ela é bastante recomendada na blogosfera literária. Adorei a narrativa, ágil, gostosa de ler e com algumas metáforas que deixa o leitor pensando por horas. Depois que li os dois primeiros capítulos, a história não saía da minha cabeça e eu ficava o tempo todo sentindo a necessidade de continuar o livro até o seu final. Ao ler me senti realmente vivendo em Walls of Water, como se já conhecesse seus moradores e os locais.

Vale a pena ficar atento ao personagem de Paxton. A evolução desta personagem, de garota mimada, insegura, que não sabia o que fazer da vida, nem se livrar da aba do pais, a mulher independente, dona de seu próprio nariz. Adorei acompanhá-la e seu ponto de vista da história me cativou bastante.

Este é um livro que fala sobre a amizade, sobre o que fazemos por ela e sobre como devemos valorizá-la. A amizade das avós de Paxton e Willa serve como pano de fundo para a história principal e como fonte de inspiração para elas. Foi a partir dessa relação que o Clube Social Feminino foi criado e todo o mistério do livro também está pautado nela. A construção do mistério e seu desenvolvimento também foi algo muito bem construído.

Recomendo a todos que gostam de romances sobre amizade, com um leve toque de mistério e uma deliciosa narrativa.

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-pessegueiro-de-sarah-addison.html

Babi 29/01/2021

Magia e romance
Quero dizer que primeiro esse livro foi uma recomendação da Bia Paludetto e sinceramente, 5 estrelas favoritadissímo!
A Sarah tem uma escrita fluida, gostosa, envolvente e sarcástica na medida certa. O romance simplesmente me fez desejar o que os protagonistas tiveram. É um romance com baixa fantasia, o tempo todo a gente sabe que tem alguma coisa na atmosfera da história que simplesmente é diferente.
Eu adorei conhecer a história e me envolver com ela, como os personagens foram construídos e a evolução deles ao longo da narrativa. A paxton é muito mais profunda do que eu imaginei, e a willa é simplesmente engraçada naturalmente. O Colin e Sebastian simplesmente são os pares perfeitos para as protagonistas, eles têm problemas reais, com sentimentos reais e isso era quase palpável ao decorrer do livro.
O primeiro que lido do ano e já estou apaixonada esperando por mais ?

De.lais 03/02/2021

Muito bom!!!!
"Em certo nível, todas as mulheres sabiam, todas compreendiam do medo de estar em minoria, de estar impotente."

O livro é incrível é lindo tocante .
Mistura fantasia simples, com aquele fundo de lição, sabe?
É livro sobre amizade e feminismo de verdade.

Recomendo muito !!!
4 estrelinhas

Lu 15/09/2013

Para mim, livros que se passam no sul dos Estados Unidos possuem uma atmosfera especial. Acho que a combinação de sua história e dos inúmeros conflitos que ela carrega, assim como o ritmo meio lento de suas cidades e das pessoas que vivem lá - ora adoravelmente acolhedoras, ora terrivelmente hostis - muito rica. E que se encaixa muito bem como cenário de histórias sobrenaturais. Da sombria e erótica tetralogia "A Hora das Bruxas" à bonita Trilogia das Flores de Nora Roberts, as possibilidades são muitas.

O sobrenatural em "O Pessegueiro" é bastante suave, sutil... assim como a narrativa da Sarah Addison. Nada é muito claro e, de certa forma, é até mais assustador. Mas a autora não chega a explorar esse potencial até o fim.

Na verdade, eu tive a impressão em relação ao livro de uma maneira geral: "O Pessegueiro" é um livro bonito, com bons personagens, e uma boa história, mas que perdeu a oportunidade de ser grande. Faltou tempo e paciência da Sarah pra explorar melhor a cidade, as protagonistas e o mistério em que se baseia a história. Quando o livro começa a ficar realmente legal, ele termina. Um final bonito e feliz... mas que veio cedo demais.

E, sei lá. Acho que queria ver mais de Paxton e Sebastian, e até mesmo de Colin ao invés da Willa. Achei a personagem sem graça e quase antipática. Fiquei com a impressão de que ela só adquiria alguma cor quando interagia com outros personagens. Se a narrativa não alternasse para Paxton, acho que o livro poderia ter desandado.Pax é infinitamente mais interessante e bem desenvolvida. Torci demais por ela.

Enfim, "O Pessegueiro" é um bom livro para quem procura uma história leve e fofa para ler. Há falhas, mas nada que tenha feito com que eu sentisse que perdi o meu tempo. Pelo contrário: eu queria ter lido mais, queria ter conhecido melhor aquela cidade e aqueles personagens. Mas isso não tira a beleza de algumas de suas passagens ou de sua história. Quero ler outros livros da autora.

A nota real é de 3,5 estrelas.

Recomendo!

Ju Oliveira 22/05/2013

Amizades, segredos e redescobertas. Esses são os principais ingredientes de “O Pessegueiro”.
Willa Jackson foi uma adolescente muito rebelde e inconsequente. Era a piadista da escola, aprontava todas com todo mundo. Mas hoje em dia, aos 30 anos, ela é uma mulher centrada e responsável. Dona de uma loja de materiais esportivos e um café, tudo que ela quer é viver em paz na pequena cidade de Walls of Water.

Bem-vindo a Walls of Water,
um lugar onde o aroma das flores envolve o
ar e os pássaros parecem ter algo a dizer.
Paxton Osgood é ex colega de escola de Willa, socialite e perfeccionista. Ela está organizando a festa de 75 anos do Clube Social Feminino, que será na recém restaurada mansão Blue Rudge Madam, que foi construída pelo trisavô de Willa. A família de Willa já foi muito rica, mas acabou indo à falência anos atrás.

Ao receber o convite de Paxton, Willa não se sente confortável com a idéia de pela primeira vez na vida pisar na mansão construída por seu trisavô. Mesmo tendo muita curiosidade para conhecer o lugar onde sua avô se criou. A avó de Willa vive em uma casa de repouso para idosos nas redondezas de Wall of Water. Juntamente com a avó de Paxton.

O irmão gêmeo de Paxton volta à cidade e logo ao chegar, se mostra interessado em Willa. Mas esta, se fecha em seu mundo não dando espaço para que Colin se aproxime. Enquanto isso, Paxton nutre um amor secreto por seu melhor amigo, Sebastian, que na adolescência era esquisito e sua sexualidade sempre foi motivo de dúvidas.

Com a proximidade do baile de aniversário do Clube Social Feminino, Willa e Paxton acabam se aproximando e surge uma improvável amizade. Mesmo suas famílias sempre terem tido histórias interligadas, as duas jamais se tornaram amigas antes.

O passado das duas famílias, Jacksons e Osgoods, escondem muitos segredos. E tudo está prestes a ser desvendado, quando ao se retirar um “Pessegueiro” da propriedade da mansão, um misterioso esqueleto é descoberto. As duas se unem para desvendar esse mistério e com a juda das avós de ambas, o passado, de 75 anos atrás, vem a tona como um sopro de vento…

O foco central da história é a amizade. O autoconhecimento, os conflitos internos do ser humano, os dilemas e relações humanas são explorados envoltos num manto de magia. Não conhecia a autora Sarah Addison Allen, mas gostei muito de seu modo de escrever. Uma leitura leve, simples e delicada. Os personagens são extremamente cativantes. Principalmente o Sebastian, que na minha opinião é o mais fofo do livro todo.

A trama é envolvente mas num ritmo mais calmo. Vamos aos poucos sendo envolvidos pela magia e realidade e quando nos damos conta estamos totalmente fisgados pela trama. Eu gostei bastante. E fiquei curiosa para ler outros livros da autora. Leitura recomendada.

Mais resenhas em: http://juoliveira.com/cantinho

Júlia 25/03/2021

Um livro que fala muito sobre o verdadeiro significado da Amizade.
Nesse livro acompanhamos muitas relações familiares de mãe e filha, irmãos, amizade e relações amorosas. Um romance bem desenvolvido e super levinho de ler.

Gostei bastante da história, me prendeu muito e li super rapidinho. Uma escrita bem fácil de ler também. Fiquei o livro todo shippando um possível casal. kk

site: https://www.instagram.com/p/CKUkMoSDTX1/