As virgens suicidas

As virgens suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

Brenda 21/09/2023

Conquistar.
Esse livro me conquistou assim como a adaptação cinematográfica. Simplesmente você sente aquelas palavras e como elas são um mistério para todos eles. Isso nos deixam com um gostinho de querer saber mais sobre as Irmãs Lisbon.

gio 16/09/2023

Descansem em paz meninas, vcs teriam amado Lana Del Rey
Um dos livros mais INTENSOS q eu já li. Ainda me choca muito o fato de q foi um homem q escreveu essa pedrada....

A banalização do suicídio e do sofrimento pelos personagens é de cair o c da bunda. Faz sentido se pensar na época em q a história se passa e q ela é narrada pelo ponto de vista masculino, mas msm assim. A compreensão da tragédia só acontece se vc for mulher ou alguém de mente aberta.

Já sabia tudo oq aconteceria por conta do filme, e me agradou demais a questão da fidelidade dos acontecimentos q a Sofia Coppola conseguiu manter. Acho q ficou até mais fácil de visualizar tudo, e não imagino as irmãs Lisbon diferentes das atrizes q interpretaram elas. Todas PERFEITAS (menção honrosa pra Kristen Dunst q simplesmente incorporou a Lux ??

jjk97books0 16/09/2023

"É óbvio, doutor. Você nunca foi uma menina de 13 anos"
O livro inteiro é narrado pelos garotos vizinhos das meninas Lisbon, e mostra a obceção deles por elas, em tentar conquista-las, em ter um mísero momento com elas, e mostra também como eles sexualizam elas. Esses garotos dedicaram a vida a observar as meninas Lisbon, e acreditam que conhecem elas, mas o que eles tem é uma visão tão distorcida, mais coisa da imaginação deles do que a realidade, e é por isso que o livro inteiro é sobre tentar entender o porquê das mortes delas, porque eles nunca compreenderam elas, quem dirá seus motivos. A ilusão deles de achar que eles poderiam salvar elas deixa isso mais claro ainda.

O livro é mais sobre como as pessoas enxergam as meninas do que a morte delas em si, é sobre o abuso familiar, sobre a diferença entre garotos e garotas. E Cecília estava certa, nenhum do meninos e homens do livro irão entender a causa das mortes porque nenhum deles foi uma garota de 13 anos, nenhum deles vai entender uma garota descobrindo as frustrações de ser uma garota.

(eu tive muito nojo em algumas partes da narração, porque é feita por garotos, ok, mas o jeito que objetificam e sexualizam as meninas é nojento. E aí você percebe que a obceção é porque eles nunca puderam tê-las, e isso arruinou a cabeça deles.

Stefani 10/09/2023

?sozinhas no suicídio, que é mais profundo que a morte?
Que livro difícil de terminar. a degradação, tanto da casa quanto da família em si, é tão marcante que em certos momentos eu consegui sentir o cheiro de podridão dentro da casa (tanto que não consegui dormir kk) o livro todo nos cozinha em fogo lento e nos sentimos, parafraseando Sylvia Plath, em uma redoma de vidro agonizando lentamente. Pra ser sincera não é um livro que eu leria de novo, não que ele seja ruim, uma vez já bastou pra alugar um condomínio em minha cabeça

Isabella.Ramos 08/09/2023

Engual eu
Que ódio dos infernos essa merda de igreja e familiares se fazendo de sonsos
"tô triste" e por um acaso você já foi uma menina de 13 anos ao ponto de chegar na insanidade?

honey 08/09/2023

Intrigante mas senti que deu voltas voltas e mais voltas sem muito desenvolvimento, tentei até o fim mas a narrativa não me conquistou mesmo

07/09/2023

"É óbvio doutor, você nunca foi uma menina de treze anos"
Não existem palavras que descrevam a experiência feminina de ter treze anos e desvendar as angústias da vida pela primeira vez.
É um livro melancólico que pode muito bem ser interpretado como uma história sobre morte, mas não consigo ver dessa maneira; acho que muito além da morte, essa é uma história sobre idealização. Os meninos, a mídia, os pais, a vizinhança, todos acreditavam conhecer as meninas Lisbon e, de tabela, saber como salvá-las, depois buscaram razões para os suicídios com as mesmas visões distorcidas e então passaram o resto da vida obcecados por versões irreais de meninas doentes que tiveram seus pedidos de ajuda ignorados até seus últimos suspiros.
No fim, a maior tragédia não foram os suicídios, e sim a arrogância de acreditar piamente conhecer tão a fundo a mente do outro.

Sendo mais técnica agora, achei algumas partes da narração muito maçantes, eram totalmente sexualizadas e estúpidas, eu ficava lendo e pensando "obviamente foi um homem que disse isso". Sei que foi uma parte intrínseca da narrativa e que basicamente moldou minha opinião sobre o livro, mas ainda sim me cansou um tiquinho

lostlisbonsister 05/09/2023

Esse é o tipo de livro que te deixa sem palavras depois de terminar, eu já conhecia a história através da maravilhosa adaptação da Sofia Coppola, que inclusive conseguiu captar a obra perfeitamente, e agora além de um dos meus filmes favoritos se tornou também um dos meus livros favoritos. É realmente um clássico e uma leitura obrigatória antes dos 25.
Você é transportado pra o universo das meninas Lisbon e ao mesmo tempo que você se sente uma delas e sente suas dores, você não as conhece, tendo como ponto de vista a narração de alguns garotos fissurados por elas. Apesar da paixão superficial e deles claramente não se importarem de verdade com as meninas, tendo apenas interesse no mistério, no appeal e a imagem que eles criaram delas, é inegável que qualquer um seria obcecado pelas 5 garotas, que foram tantas vezes descritas como se fossem uma pessoa só, mas que eram claramente cheias de individualidades e pesares particulares.
Esse definitivamente é um livro que vou guardar com muito carinho e relerei no futuro, assim como já vi o filme várias vezes.

@limakarla 03/09/2023

Um livro sobre a morte, mas não só ela, tudo o que vem depois que ela acontece. As pessoas que ficam, os enigmas deixados, as idealizações, as peças que não se conectam e a tentativa insuportável das pessoas tentarem conectar tudo como um quebra-cabeça. No fim, uma pessoa nunca terá acesso completo aos motivos das decisões que os outros tomam. Ainda mais se tratando da morte.

lailaoliv. 24/08/2023

As Virgens Suicidas
Eu já fui uma menina de treze anos!

Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 70, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo explícito. A tragédia, ocorrida ao redor de uma família que vive em sob severas restrições morais e religiosas, é narrada por um grupo de jovens fascinados de sua vizinhança.

Quando comecei esse livro me custou uma noite, uma madrugada e uma manhã para terminar, mas mesmo depois disso tudo, e assim como o narrador, eu também não consegui tirar as garotas Lisbon da cabeça.

?Acompanhamos? a vida dessas meninas, tão iguais fisicamente, mas extremamente diferentes em questão de personalidade. Mas oque traz o diferencial é o livro ser narrado na visão dos meninos de sua vizinhança e de sua escola, com raras vezes a aparição de uma narração feminina.
Com isso não sabemos exatamente oque estava se passando com as jovens e somos direcionados a uma explicação muitas vezes sexualizada (mas mesmo assim com certa pureza)

Um livro que me deixou sem palavras e em extrema melancolia. A história das meninas entrou em minha mente de uma forma tão fascinante e viciante que me identifiquei muitas vezes com essa jovens. Acho que um homem nunca entenderia esse livro como uma mulher.
Os gritos silenciosos, a solidão e a falta de compreensão é expressa de uma forma tão dolorosa que em alguns acontecimentos a minha única reação era me calar e focar meu olhar no teto sem saber como reagir.

Com pais rigorosos, as garotas não tem muita liberdade para ser quem são e se descobrirem. E o pouco que sabemos sobre seus contatos com o mundo exterior consegue ser suficiente para nos importar e identificar com elas.

Para mim as garotas Lisbon conseguem representar tudo que acaba rápido demais: um amor, a sensação de liberdade repentina, um acidente fatal, aquela prova que você estudou por semana e sabe que se saíra super bem, mas um dia (ou horas antes) algo terrível acontece e você não pode fazê-la, os anos que passam, a perca de algo importante, uma amizade, a angústia presente de coisas que não conseguiremos concluir, sonhos que não conseguiria realizar e partes do mundo que nunca será possível conhecer.

De alguma forma a narração desses meninos me fez próxima dessas garotas de alguma forma. Li trechos de seus diários, ouvi suas músicas favoritas, senti o cheiro do quarto em que dormiam e quase fomos íntimas. E então por intervenção do destino, elas morreram e nunca saberei suas ânsias, seus medos e suas motivações.

Mas no final das contas esse livro me ensinou muito sobre o olhar masculino. Eles não amavam aquelas meninas, eles adoravam olhar para elas, eles amavam a ideia delas, eles ignoraram seus gritos de socorro e eram cegos demais para ver o que estavam passando porque estavam muito focados em todas as coisas erradas, mesmo em suas mortes, tudo o que os meninos fizeram foi sentir pena de si mesmos e romantizá-los.
Lux tinha tantos gritos claros de socorro e o Trip a tinha apenas como um acessório, e tudo o que os outros se preocupavam era observá-la no telhado e depois que morreram continuaram a não se importar com o verdadeiro motivo de tudo isso.

Não foi uma leitura maçante, pelo contrário, foi fascinante e muitas vezes emocionante.
O impacto silencioso desse livro é uma coisa que você sente em sua alma.

A única coisa que não me agradou muito foi a falta de desenvolvimento na história das irmãs mais velhas (Bonnie, Mary e Therese).
Porque diferente delas as duas mais novas (Cecilia e Lux) foram faladas em muitas partes e tendo um desenvolvimento muito maior e tivemos muito mais consciência de suas histórias do que das histórias das outras irmãs que continuam sendo incógnitas em minha mente.

Mas mesmo com esse detalhe foi um livro muito bom!
Agora eu preciso MUITO assistir o filme com a direção da Sofia Coppola, ela deve ter feito um trabalho incrível com essa história incrível nas mãos!

?O suicídio é como uma roleta russa. A arma tem apenas uma bala. No caso das meninas Lisbon, estava totalmente carregada?

amanda.olivs 22/08/2023

Como descrever em palavras o que as jovens Lisbon foram em vida e em morte? A melancolia extrema dentro de cada uma delas e as semelhanças que nós compartilhamos.

O suicídio de cada uma delas não foi egoísmo ou um sentimento de superioridade á Deus, mas sim, algo que nenhum homem jamais seria capaz de compreender.

Giulia.Lima 21/08/2023

Te dá uma depressão quando acaba, mostra que alguns pais realmente não deveriam ser pais, e ninguém entende como é ser uma adolescente de 14 anos