Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1985 encontrados | exibindo 181 a 196

I7bela 21/11/2023

Quando jogamos as palavras “holocausto” no google as primeiras imagens que temos remetem as da Segunda Guerra Mundial e parecem fazer parte de um passado distante e nunca nosso. Nunca aqui. No entanto, ao folhear o livro “Holocausto Brasileiro” da jornalista Daniela Arbex, conheci um passado nem tão distante assim e nem em outro continente, mas aqui neste Brasil. Um passado que dizimou 60 mil vidas, a perda de humanidade de milhares de famílias e encarceramento em massa.

No “Colônia” hospital psiquiátrico de Barbacena em Minas Gerais centenas de pessoas viviam em condições sub-humanas e até mesmo em suas mortes geravam lucro ao Estado, tendo seus corpos vendidos para hospitais de medicina. Essas pessoas tinham nomes, sobrenomes, famílias, por vezes endereço fixo, mas eram somente números para a politica hegemonista que vive neste país até os dias de hoje. Foi uma das leituras mais duras que fiz, pois são histórias reais de mulheres abusadas por seus patrões, tendo filhos separados, nomes e sobrenomes apagados, homens de cabeça raspada, uniforme azul e nenhum tratamento para SERES HUMANOS, pessoas largadas à própria sorte, doentes deixados para morrer, era a morte a céu aberto, financiada e executada. Ratos, pombos, urubus, urina, fezes, camas de palha eram a realidade de centenas de pessoas que adentraram ao Colônia e nunca mais saíram.

Eram internados pessoas sem diagnóstico de “loucura”, sendo eles: homossexuais, prostitutas, mendigos, melancólicos, pessoas tímidas, esquizofrênicos, mães solteiras e etc. Eram os “incômodos” sociais que eram submetidos, muitas vezes, a lobotomia, eletrochoques, jatos de água gelada, cama de palha, ração de comida e condições desumanas de higiene pessoal. Um retrato do Brasil que conhecemos tão pouco, mas que é tão vergonhoso; vítimas morreram dentro dos muros do hospital Colônia e amontoados seus corpos serviram de lucro. É inacreditável que algo tão chocante aconteceu, realmente aconteceu aos olhos do Estado, da opinião pública e nada ou quase nada foi realmente feito. Diversas denúncias de jornalistas acompanham a história do Colônia, mas pouco foi feito. (...)

Elaine 19/11/2023

Que livro necessário para humanidade! Triste realidade de muitas pessoas que morreram durante esse tempo surreal, apesar de ser presente nos tempos atuais. Muita crueldade mas que com a sensibilidade de algumas pessoas essa colônia teve mudanças positivas.

Ke.sobrinho 17/11/2023

Para não cair no esquecimento
Pra mim foi uma leitura difícil, pois eu ficava impactada com os relatos e me emocionava em alguns. A gente sabe sobre as histórias desumanas de outros locais e a do nosso país desconhecemos. É um misto de sentimento esse livro, a época era outra, mas nada justifica a crueldade sofrida naquele hospital.

manumoura18 16/11/2023

Destaques preferidos
"O que acontece na colônia é a desumanidade, a crueldade planejada. No hospício, torna-se o caráter humano de uma pessoa, e ela deixa de ser gente."

"O descaso da realidade nos transforma em prisioneiros dela. Ao ignorá-la, nos tornamos cúmplices dos crimes que se repetem diariamente diante de nossos olhos. Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie."

warnermorrigan 14/11/2023

A história do Colônia é a nossa história
Não acho que livros sobre histórias reais devam ser classificados como bons ou ruins quanto ao conteúdo, obviamente, então não cabe a mim fazer isso.
é um livro extremamente importante pra que consigamos dar mais um passo contra o esquecimento da história. relembrar pra não esquecer é algo necessário, ainda mais considerando o momento em que vivemos em que políticas de extermínio são normalizadas pelo Estado (e por nós mesmos, muitas vezes). o livro se tornou uma tentativa de recuperar identidades e vidas que se perderam por culpa do preconceito e da falta de tato pra lidar com as diferenças. a maioria das pessoas que passaram tanto tempo lá eram apenas "gente que se tornara incômoda para alguém com mais poder". pessoas que nem sabiam o motivo de estarem lá.
as imagens me causaram dor e os relatos são muito fortes também. impossível não se indignar com tudo que aconteceu.

Gabriela 14/11/2023

Incrível (e vergonhoso)
Leitura obrigatório para todo brasileiro (ou não). Li na época da faculdade, enquanto fazia a cadeira de Direito Penal II e a professora usou o livro como um exemplo. Li em uma semana, devorei.

Como pode essa história ser tão recente? Como podem as pessoas largarem seus familiares lá, abandonarem? Fiquei incrédula com o poder (e a coragem) das famílias de colocarem seus entes em condições tão precárias. É o ápice da falta de humanidade.

Ao mesmo tempo, refleti sobre o progresso que o Estado e também os direitos humanos tiveram em face daquelas pessoas.

Luiza 11/11/2023

Doloroso.
Um trabalho de pesquisa muito bem feito e completo. Admiro a escritora, por ter se dedicado e empenhado de tal maneira, para não deixar que um crime humanitário tão grave como esse, acabe morrendo.
É inegável, que ainda hoje o tema seja pouco falado e debatido, de certa maneira, é completamente inviabilizado na história do nosso país. Vidas arruinadas, assassinadas, torturadas sem que houvesse qualquer tipo de direito humano básico respeitado, foi tirado tudo o que tinham em nome do sadismo, arrogância e preconceito de seus algozes.
Senti na alma, tudo descrito nesse livro. Doloroso saber que isso algum dia foi possível e que alguns padrões ainda se repetem, por debaixo dos panos e na cabeça de muitas pessoas.
Essa leitura teve também um peso pessoal para mim. Minha admiração pelo trabalho incrível da autora e condolências as centenas de vidas tiradas e que sofreram com esse holocausto brasileiro!

Fernanda 07/11/2023

Importante
Uma das maiores tragédias assistidas do nosso país, acho importante que isso esteja retratado, acho importante ler sobre isso e se indignar sobre isso. Mas ao mesmo tempo que não adianta nada, pois, foram décadas e décadas assim, milhares de vidas não vividas que não têm volta. Imaginar que existem pessoas que ainda defendem a eugenia. Mundo de merda que vivemos, nós compactuamos com tanta coisa que está sob nossos olhos, não fazemos nada, vivemos por aí como se nossa história não fosse tão doentia e triste, pessoas vulneráveis são tão suscetíveis à loucura dos "normais". Toda a maldita sociedade brasileira têm sangue nas mãos, cada maldito desgraçado que levou crianças para esse lugar. Nossa, estou com raiva, estou com raiva até do infeliz do Guimarães Rosa que tinha uma puta visibilidade e fez foi ditado popular dessa situação, não é possível que achassem aquilo normal, não tem como, não posso acreditar.

Rafa569 07/11/2023

#30: Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex

Este estava na minha lista há uns anos, e agora o li, finalmente. Quem tem familiares de MG, como eu, provavelmente já ouviu a história do Hospital Colônia. Já ouvi que uma irmã do ex-marido da minha avó foi mandada para lá muito jovem e nunca mais saiu. A história deste hospital é bem conhecida, mas este livro é fundamental, assim como os documentários, para não cair no esquecimento.

O livro traz por meio de texto e fotos as histórias dos pacientes e sobreviventes das práticas desumanas do hospital, que na fala do jornalista Hiram Firmino "não existia para fins terapêuticos, mas políticos". As pessoas eram enviadas para lá pelos mais diversos motivos, sem ter nada a ver com qualquer doença psíquica, mas sim pessoas que a sociedade queria se livrar.

Daniela denuncia os abusos que ali ocorreram e também os responsáveis por iniciar as mudanças que só passaram a ocorrer nos anos 1980 (o hospital foi fundado em 1903). Faltam palavras para comentar tanta barbárie. Em 1979 saiu o documentário Em Nome da Razão, com duração de 25 min, de Helvécio Ratton. Também outro mais recente, que leva o mesmo nome do livro. E há mais material na internet, inclusive um anúncio no Diário de Minas, em setembro de 1889, em que o futuro hospital é descrito, e é uma contradição com o que veio a se tornar. A pergunta que fica é: algo mudou no meio do caminho, ou a intenção inicial era ter se tornado um depósito de pessoas "indesejadas"? O resultado produzido foram mais de 60 mil mortos, em condições desumanas, pessoas que foram despidas de sua dignidade.

Fabiana 06/11/2023

Importante
Desde meu primeiro contato com a autora tive a certeza de que queria conhecer todas suas obras. A Daniela conta a história por meio das pessoas, trás individualidade, coloca rostos nos acontecimentos o que nos aproxima demais da narativa. Os livros dela nunca são fáceis mas sempre necessários. Leemos e consumimos tantos materias sobre o holocausto da 2° guerra e as tragédias do mundo e nos esquecemos de olhar para o nosso próprio país, a nossa história, nossas tragédias.

"Afinal, a literatura é um dos caminhos para o reencontro com nossa humildade."

Julia 03/11/2023

Importante
Eu adoro a escrita da autora, é o segundo livro que leio dela. Considero muito importante saber essa história por ter acontecido no Brasil, e ser relativamente recente. Recomendo.

Dai Solyom 03/11/2023

Atrocidades de ontem
Particularmente eu nunca soube ou sequer pensei a respeito de como eram os tratamentos para pacientes com transtornos psicológicos, e ter conhecimento desses absurdos é assustador.

A história da Colônia é impressionante e deveria ser difundida com maior entusiasmo. Uma atrocidade desmedida aconteceu (acontece) em nosso e nós brasileiros não temos ideia.

Enredo interessante, porém tive a impressão de ser um número x de matérias que se uniram e se transformou em um livro.

A cronologia não ajuda, e senti falta de mais dados técnicos

Maria 30/10/2023

"No Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido apenas por Colônia, ocorreu uma das maiores barbáries da história do Brasil. O centro recebia diariamente, além de pacientes com diagnóstico de doença mental, homossexuais, prostitutas, epiléticos, mães solteiras, meninas problemáticas, mulheres engravidadas pelos patrões, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento, mendigos, alcoólatras, melancólicos, tímidos e todo tipo de gente considerada fora dos padrões sociais.

Essas pessoas foram maltratadas e mortas com o consentimento do Estado, médicos, funcionários e sociedade. Apesar das denúncias feitas a partir da década de 1960, mais de 60 mil internos morreram e um número incontável de vidas foi marcado de maneira irreversível.

Daniela Arbex entrevistou ex-funcionários e sobreviventes para resgatar de maneira detalhada e emocionante as histórias de quem viveu de perto o horror perpetrado por uma instituição com um propósito de limpeza social comparável aos regimes mais abomináveis do século XX. Um relato essencial e um marco do jornalismo investigativo no país, relançado pela Intrínseca com novo projeto gráfico e posfácio inédito da autora"

kelly.brekker 29/10/2023

"a miséria humana escancarada diante de sua máquina"
Impactante e visceral. uma das histórias mais triste do nosso país.

"não encontramos os loucos terríveis que supunhamos. seres humanos como nos. pessoas que fora das crises, vivem lúcidas o tempo todo. sabem que são e o que fazem ali. (...) as alienadas, de tão drogadas de tanto choque, de tanta prisão. crianças que não conseguem se locomover. mas a maioria insiste em ter esperança de ser tratada como ser humano."

1985 encontrados | exibindo 181 a 196