Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1980 encontrados | exibindo 46 a 61

Isabella1001 24/03/2024

Um pedaço da história que foi esquecido
Livro: Holocausto Brasileiro
Autora: Daniela Arbex
Avaliação: ??????????

Quando pensamos em Holocausto nos limitamos somente o que foi visto e vivenciado fora do Brasil, especialmente na Segunda Guerra Mundial, e não nos atentamos a observar os absurdos que ocorrem aqui.
Neste livro, Daniela Arbex nos apresenta a história do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido como Colônia, localizado em Minas Gerais, e de suas vítimas. Onde a proposta desse local era a segregação de pessoas não ?queridas? pela sociedade e não somente doentes; onde cada pessoa ali presente teve sua humanidade, identidade e esperança retiradas.
A escrita de Daniela é incrível e envolvente, como sempre, cada obra dela é impecável!
Esse livro é de grande impacto e deveria ser lido por todos, para que algo assim nunca ocorra novamente.

Luciano 23/03/2024

Pra nunca ser esquecida
Assim como tragédias que segregaram pessoas no Brasil,como o acidente radioativo de Goiânia, esse do Hospital Psiquiátrico de Barbacena,não pode jamais ser esquecido,Chico Anysio de forma inteligente,criou um personagem em sua escolinha que remetia o interno Joselino Barbacena a história do hospital de forma mais humorada,entendi depois as referências da criação do personagem,o livro é bem denso de informações e relatos de internos e funcionários que presenciaram os horrores dentro do mais emblemático Hospital Psiquiátrico do Brasil.

Sofly 23/03/2024

Must read de todo brasileiro
Um livro com relatos pesados. Como terapeuta ocupacional, ele me trás informações muito importantes sobre a luta antimanicomial.
E apesar de achar que a leitura fica um pouco maçante do meio pro final, o livro relata uma parte triste da história do Brasil e por isso se torna uma leitura essencial para todos os brasileiros.

dami.cavalcanti 22/03/2024

Brutal e indispensável para todo brasileiro.
É essencial conhecer da nossa história e saber de questões fora da nossa bolha.
É sofrido demais ler o livro sabendo que se trata de uma história real, de algo que aconteceu no Brasil e não recebe a devida importância.
Não repetir os erros sempre passa por conhecê-los.

lumitchaa 22/03/2024

Histórico
Um livro pesadíssimo porém necessário. Chorei do começo ao fim, principalmente quando Daniela retratava de forma tão singular a história de pessoas específicas, você se sente mais conectado com a história, como se tivesse realmente visto aquilo com seus próprios olhos e a angústia de saber das inúmeras atrocidades é sem igual, de revirar o estômago pensar que isso realmente aconteceu e a revolta de saber que ninguém fala sobre. Daniela Arbex acordou as pessoas e levou Brasil a fora a conscientização de um dos maiores genocídios do Brasil com esse livro, espalhando essa história horrenda para que os que se foram não sejam esquecidos e que não tenham próximos!

Ina 21/03/2024

Eu fiquei sem palavras para esse livro, ja tinha visto bastante coisa sobre a colonia sobre que ocorria naquele local, so que nunca imaginei ficar tão chocada, com o livro, cada historia era desesperadora e dolorida, e ainda muitos destas pessoas estão despedaçadas por causa da colonia

Duda | @livrosvorazes 21/03/2024

Já tem alguns anos que eu queria ler esse livro, mas sempre adiando pois sabia que seria dolorosos e realmente foi. O trabalho da Daniela foi fenomenal, e ela conseguiu retratar em poucas páginas até onde chega a barbárie humana. Triste, cruel e revoltante, recomendo demais a leitura.

JuliaMarques 20/03/2024

Extremamente impactada com este livro. Incontáveis vezes chorei com os relatos descritos escancarando a crueldade, o absurdo das "motivações" para o encarceiramento, a indiferença da sociedade para com os paciente com doenças mentais... também me emocionei com a humanidade presente nessas vítimas, tidas como bichos, não merecedoras de qualquer respeito.
Uma mancha na história desse país que não é difundida tanto quando deveria. Nos impressionamos com a crueldade dos campos de concentração nazista que ocorreram durante a segunda guerra, enquanto o mesmo -se nao coisa pior- acontecia aqui, em nossa terra, por mais de um século.
Triste e doído demais

Madu Veiga 20/03/2024

Daniela Arbex apresenta neste livro um passado que muitos desconhecem, assim como eu desconhecia. Um passado cruel e desumano, onde tantas vidas foram interrompidas e ceifadas pelo descaso social, médico e público. Ler Holocausto Brasileiro me impactou em perceber como o homem pode agir da forma mais cruel possível, mas também me fez notar que há vozes que ainda lutam e foram/são essenciais para mudar cenários perturbadores. Que haja dignidade no sistema público de saúde. Que nunca seja esquecido o holocausto de Barbacena. Oue sejam as vítimas lembradas e honradas.
Leitura essencial e impactante, para profissionais da saúde e todos aqueles que desejam torna-se melhores e mais conscientes.

Karen Baltazar 19/03/2024

Uou
Li esse livro em doses homeopáticas porque simplesmente não tive condições de ler de uma vez só

É forte, sofrido

Nunca vou me esquecer dessa leitura

luiza 18/03/2024

Tive que ler a prestações porque em alguns momentos a leitura do livro se tornou pesada para mim, então tirava um tempo pra "respirar". Mas achei o livro ótimo, é importante conhecer essa parte tão cruel da história brasileira, ainda mais pelos relatos daqueles que viveram aquilo.

Reccanello 18/03/2024

Coisa de louco!
Em um verdadeiro (e, em alguns momentos, literal) abatedouro, sessenta mil pessoas tratadas pior que animais (famintas, nuas e desumanizadas) foram mortas em quase 100 anos de história. Triste retrato de nossos manicômios e da forma como os doentes mentais (muitos sem qualquer diagnóstico, sem qualquer sintoma além de um comportamento diferente do padrão e, pior, muitos internados simplesmente como vingança ou para acobertar crimes de seus pais ou guardiões) eram (e em muitos lugares ainda são) tratados. Ainda que não tenha gostado tanto da escrita da autora (às vezes ficou a impressão de um certo exagero na narrativa, numa forma de desnecessariamente tornar o horror ainda mais horrível; noutros momentos há uma certa tergiversação sobre assuntos não relacionados), é um livro importantíssimo enquanto denúncia e relato de uma história atroz tão inacreditável que, se não fosse pelos inúmeros registros fotográficos e testemunhais, estaria para sempre esquecida. Vale a leitura!

Gabriel.Ayres 17/03/2024

Denúncia
"Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e mudar o final."

Esse livro, o primeiro em formato de denúncia o qual leio, tem a proposta inicial de indicar e resgatar à memória os registros do regime hospitalar psiquiátrico em território brasileiro.

Ao falar do Colônia, em Barbacena, é revelado que a história vai muito além. Em uma época que a eugenia estava "na moda", o hospital serviu para higiene social. Pessoas mínimamente indesejáveis, por qualquer motivo que seja, frente a outras com qualquer grau de influência iriam parar nesse local análogo ao inferno.

Sofrimento humanitário dos mais variados graus foram aplicados aos pacientes internos: invisibilidade social, subnutrição, experimentação carcerária, morte, comércio de corpos.

Um trabalho espetacular pela autora-denunciadora, que trouxe à memória do brasileiro algo a não ser apagado.
Marina.Dantas 17/03/2024minha estante
??????????

Marina.Dantas 17/03/2024minha estante
Sensacional!

MahCordeiro*.* 16/03/2024

Novos nomes, velhas formas de exterminio
Um dos livros mais impactantes que já li, retrata a crueldade, indiferença e frieza da sociedade para os tidos como indesejáveis.

Daniela fez um trabalho sensacional, humano e indispensável para que a memória não nos leve a repetir os mesmos erros.

Enquanto silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie.

Bellesbooks 15/03/2024

O fato é que a história do colônia e a nossa história.
So me dei por conhecimento dessa barbárie que foi o hospital colônia por conta de outros crimes reais que acompanho em alguns canais no yt.

Muito se fala dos campos de concentração que dizimou a vida de milhares de pessoas. Enquanto uma devastação com os nossos aconteceu em um passado não tão distante não ganhou uma proporcao tao grande, a maneira como as pessoas foram tratadas piores que cachorros sarnentos.

Daniela Arbex trouxe uma ótima narrativa do holocausto brasileiro, apesar de que eu acho que pecou um pouco no prolongamento da jornada de algumas pessoas, senti a falta de uns dois registros fotográficos que estão presentes no documentário de mesmo nome.

Leitura extremamente necessária para o povo brasileiros.
CPF1964 16/03/2024minha estante
Bela Resenha, Isabele ????

CPF1964 17/03/2024minha estante
Agora a próxima Leitura só em 2027......

Bellesbooks 18/03/2024minha estante
Não dessa vez

Bellesbooks 18/03/2024minha estante
Vou dar um espaço de alguns dias entre ou e outro tô tentando volta o hábito de leitura

CPF1964 18/03/2024minha estante
?????