As 5 Linguagens do Amor

As 5 Linguagens do Amor Gary Chapman

Resenhas - As Cinco Linguagens do Amor

Francianny0 03/04/2024

As cinco linguagens do amor
Que livro extraordinário! Amei tanto que já li duas vezes em períodos diferentes da minha vida. Aprendi muito sobre como me relacionar, entender a linguagem do amor do outro e como expressar o amor de uma forma que o outro vá se sentir amado.

DAbora.AmAvel 03/04/2024

As 5 linguagens do amor
O livro trata sobre relacionamentos, ele destaca que as pessoas vivem o amor de formas diferentes.
As linguagens se dividem em 5 categorias:
-Palavras de afirmação
-Atos de serviço
-Presentes
-Tempo de qualidade
-Toque físico
O autor adota a metáfora do "tanque emocional ou tanque do amor", uma maneira mais fácil de sinalizar o grau de percepção que cada pessoa tem em relação ao amor que recebe dos outros.
A habilidade de manter o tanque emocional um do outro cheio, direciona o caminho para o bem-estar psicológico e os benefícios são altamente frutíferos para o relacionamento, seja ele conjugal, pais e filhos, amigos ou no trabalho.
"O amar é sempre uma escolha. É isso que torna o amor tão significativo".

RatoFedido 02/04/2024

As 5 linguagens do amor
Minha psicóloga que me recomendou esse livro, estava passando por algumas complicações no meu relacionamento, mas essa leitura abriu minha mente, sem dúvidas, aprendi muitas coisas com ele, principalmente as linguagens de amor do meu parceiro e as minhas também, mostrei a ele, e já estamos conversando sobre.
Recomendo super ??

lborgessp 01/04/2024

Bom pra outro momento
Gostei do livro, bem bacana pra casais terem uma relação melhor.
Acho que aproveitaria mais lendo em outro momento, mas usei para aprender a minha própria linguagem de amor.

Sunny 29/03/2024

O amor não apaga o passado, mas altera o futuro
As Cinco Linguagens do Amor é do escritor Gary Chapman, trata-se de uma abordagem muito clara sobre como os seres humanos devem declarar e receber amor, juntamente à explicação do que seria o "tanque do amor" de cada pessoa e como esse pode estar vazio ou cheio. É um livro que vai muito além do amor ao cônjuge, mas a esse de forma geral, aos filhos, pais, família e amigos.

"Sua linguagem emocional e a do seu cônjuge podem ser tão diferentes quanto é o idioma chinês do inglês. Não importa o tanto que você se esforce para manifestar seu amor em inglês, se seu cônjuge só entende chinês."

"Para falar a verdade, o amor verdadeiro não começa enquanto a experiência da paixão não tiver seguido seu curso."

MINHA OPINIÃO: CONTÉM SPOILER

Para mim esse livro foi esclarecer para eu entender como as pessoas se compram, de uma forma geral, é tão perceptível que quando as pessoas estão amorosas, principalmente com seu cônjuge, elas se comportam de uma forma diferente com todas as outras pessoas ao redor.
Eu nunca entendi o porquê os casamentos me pareciam tão falhos até ler a este livro. O que acontece é que as pessoas não sentem vontade de conquistar mais, não há o ato da escolha de conquistar, de querer o bem do outro, no final ambos saem magoados e torna-se um casamente falho. Mas com as cinco linguagens tudo poderia se resolver e isso me pareceu tão sincero. Eu olhando para mim mesma percebi isso, quando o trata mais carinhosamente ele me trata melhor, me elogia mais, etc., porém quando o trato indiferente é comum ele afastar-se de mim...

1. A primeira linguagem do amor é: Palavras de Afirmação
Essa linguagem informa que tratar ao outro com palavras bondosas, elogios e pedidos é mais importante para encher o tanque que obrigar, forçar e ser invasivo.

"Talvez seu cônjuge possua alguma qualidade que tenha grande potencial, mas se encontra adormecida. Aquela capacidade talvez aguarde suas palavras encorajadoras."

"O objetivo do amor não é você conseguir algo que deseje, mas fazer alguma coisa pelo bem-estar daquele a quem ama. No entanto, é fato que, quando recebemos elogios, dispomo-nos mais a retribuir a gentileza recebida."

"A resposta branca desvia o furor" - Rei Salomão

2. A segunda linguagem do amor é: Qualidade de Tempo
Mostra que para quem se expressa por essa linguagem é mais importante estar presente que receber as outras coisas, seja passear juntos, seja viajar, jogar, é necessário pelo menos alguns minutos por dia para dedicar atenção total ao outro.

"Cada evento de nossa vida gera emoções, pensamentos, desejos e também ações. À expressão desse processo chamamos de auto-revelação."

3. A terceira linguagem do amor é: Receber Presentes
É linguagem que provavelmente eu me comunico, é aquela em que a pessoa que fala ela se sente amado e grato quando recebe presentes, seja presentes físicos, coisas simples como cartinhas, uma flor arrancada do chão, ou até mesmo a presença da outra pessoa, são essas as formas que também retribuímos o amor.

"Se receber presentes é sua primeira linguagem do amor, então você dará enorme valor à aliança recebida e usa-la-á com grande orgulho."

4. A quarta linguagem é: Atos de Serviço
São as pequenas atitudes no dia a dia que são feitas e que o outro não precisa cobrar, são ações de cavalheiros, são ações das mulheres de cuidado com o marido, mas também é aquilo comunicado com as dems pessoas fazendo algo para elas sem ficar na expectativa de esperar algo de volta.

"O amor jamais registra uma lista de erros. Ele não traz à trona fracassos passados. Nenhum de nós é perfeito. No casamento, nem sempre fazemos o melhor ou o mais certo. Fazemos e fizemos coisas duras a nossos cônjuges."

"O perdão é o caminho do amor. Fico admirando como há pessoas que misturam o dia de hoje com o de ontem. Insistem em trazer para o presente os fracassos do passado e, ao fazerem isso, estragam um dia potencialmente maravilhoso."

5. A quinta linguagem é: Toque Físico
É a linguagem a qual todo casal tem, mas em algumas pessoas é mais forte, é aquela necessidade de estar próxima ao outro, de abraçar, sem ter necessariamente uma conotação íntima, mas, sim, a apreciação do outro através de toques de carinho e amor.

"O toque físico pode iniciar ou terminar um relacionamento. Pode comunicar ódio ou amor."

PONTOS ABORDADOS e ENSINAMENTOS : SPOILER

1. Achei incrível a forma como o livro mostra de forma tão simples que sobre o amor ao outro.
2. Além disso, mostra a comunicar-se sabiamente e evitar, principalmente no momento de raiva, falar descontrolamente.
3. Que todas as linguagens são extremamente importantes, mas a preferência é falar na linguagem do outro.
4. É um livro extremamente importante que eu aprendi muitas coisas, algumas de minhas atitudes mudaram graças aos ensinamentos desse livro, vou levar para além de relacionamentos românticos, mas funciona para inúmeros aspectos da vida.

gvazzz 29/03/2024

Definitivamente não é meu estilo de livro ou um livro que compraria espontaneamente, mas uma amiga começou a ler e ficou impactada e fez a maior propaganda. Já tinha ouvido falar bem sobre as linguagens do amor e me interessei também por ler depois que li o dos pais e filhos. E caramba! Que livro importante! Consigo reconhecer tantas coisas do relacionamento que preciso mudar ou que sinto necessidade. Esse livro foi feito para mudar vida de casais, tenho certeza. Queria que todo mundo lesse!
Comprei agora as 5 linguagens de amor das crianças e estou ansiosa para começar.
Denyse Louro 29/03/2024minha estante
Acho que tu é igual a mim. Tenho um pouco de preguiça desse tipo de leitura- mas já que tu tá fazendo tanta propaganda, acho que vou ler kk

gvazzz 29/03/2024minha estante
Leeeeee! Muito bom!? Tu vai gostar!!

28/03/2024

Conheça-se! Adapte-se!
Entãããão? o livro é bom. Como a maioria comentou, seria ótimo se tivesse lido antes do meu último relacionamento. Mas, tudo no seu tempo, não é mesmo? A gente adapta pro momento e com isso se conhece melhor. Qual a minha linguagem do amor? Interessante reflexão e um ótimo norte para os relacionamentos, até mesmo de forma geral.

CammisFiggueiredo 28/03/2024

Um manual e tanto. Achei que a leitura seria chata estilo autoajuda mas me surpreendi de uma forma boa (ou nem tanto).
Incrível como todos os relatos com atitudes "erradas" tem um pouquinho de mim ?? kkkkkkk
Fica aí a reflexão né. Tentar mudar já é um passo.

Kamilly.Frohlich 28/03/2024

Leitura obrigatória! até mesmo p quem ainda não tem um relacionamento ou já passou por um, passamos a ver as coisas com outros olhos

Thamiris57 26/03/2024

Amor pode ser exercitado?
Um livro que fala de amor e de como amar de forma mais abrangente e eficiente. Pq o amor não é só sobre sentir, podemos estudar sobre o amor, criar estratégias para exercitar o amor.
Entendi que eu tenho mais interesse em receber amor na minha linguagem primária do q em outras igualmente potentes. Palavras de afirmação é a minha linguagem, e agora faz todo sentido. É um conhecimento q eu ainda não tinha sobre mim.

Acredito q entender sobre a nossa linguagem primária do amor e a linguagem do nosso parceiro pode nos fazer ter relacionamentos mais profundos e duradouros. Autoconhecimento é sempre bem-vindo.

Elaine 25/03/2024

Como você recebe e expressa seu amor?
Lemos romances, assistimos a filmes, séries, novelas, ouvimos músicas de amor, acompanhamos a vida de casais perfeitos nas redes sociais, mas será que na prática nós sabemos amar?
O consumo regular desses e outros conteúdos sobre o amor romântico, nos molda na ideia clichê da busca pelo "par perfeito". Isso pode gerar diversas reações emocionais como frustração, estresse, raiva, desespero, e as consequências a logo prazo são as brigas constantes, relacionamentos tóxicos, cobranças, traições e o divórcio.
Ao ler esse livro entendemos alguns dos comportamentos reativos de uma pessoa com o chamado "tanque de amor vazio", e através das 5 linguagens do amor conseguimos entender as diferentes formas pelas quais nos sentimos amados e valorizados. E também a expressar de forma eficiente as nossas intenções de amor.
Leitura necessária para desconstruir a ideia de duas metades que se encontram para se sentirem completas, e passarmos a ser mais realistas quanto ao amor com base no equilíbrio de troca, em uma relação onde ambas compartilham mutuamente, dando e recebendo aquilo que cada um realmente sente que temos importância na vida do outro.
Vivamos sempre abastecidos de amor.

Danoninha 23/03/2024

?Eu sou Tempo de Qualidade!?
?As 5 linguagens do amor? é um livro que lhe ajuda a identificar qual é sua maneira de demonstrar amor, nessa edição, no caso, é para aqueles que são casados.
Eu comecei a ler ele não por ter alguém, mas pra me entender um pouco melhor, entender como posso demonstrar para meus amigos, família, enfim, relacionamentos no geral.
Por incrível que pareça, eu sempre pensei que seria Toque Físico, mas observando um pouco as minhas atitudes, percebi que sou Tempo de Qualidade!
Realmente, assim como o autor diz, esse livro você lê e já quer passar ele a diante.

Vitoria.Lima 22/03/2024

Perfeito
O livro é maravilhoso, fácil de ler e muito esclarecedor!
Consegui descobrir a minha linguagem do amor e isso melhorou meu casamento.

Mas além disso, é legal demonstrar amor em todas as linguagens, mas focar na principal.

O que ele explica sobre tanque do amor cheio e vazio é muito legal para compreender a vida.

Thalita 21/03/2024

É um manual
Esse é um livro que acaba sendo um manual para relacionamentos que estão passando por crises. Porém, eu particularmente tenho grandes ressalvas, pois achei beeem conversador em alguns pontos.
Ah é! Leitura fácil