Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

TCN 02/05/2021

"Se o escuro fosse um lugar"
Comecei a assistir a série da Netflix, gostei e comecei a ler o livro.
Devorei.
O livro me lembrou muito Jogos Vorazes, mas tem seu diferencial sim.
Me falaram que era um livro parado e eu não poderia discordar mais. Achei um livro muito agitado.
Já quero que todos os meus amigos leiam para podermos conversar sobre.
Juliana2931 02/05/2021minha estante
Ahh se já queria ler o livro por conta da série, essa resenha só me ajudou a ficar mais ansiosa ainda ????

TCN 04/05/2021minha estante
Eu acho que vale super a pena. Já até comecei a ler o segundo !

Karen 18/04/2021

Esse primeiro livro da trilogia Grisha deixa bastante a desejar. A narrativa é truncada e um pouco confusa às vezes. Em vários momentos eu tive o sentimento de que Leigh Bardugo se inspirava na mitologia e nos costumes russos, mas sem conseguir incorporar essas características de forma orgânica no universo fantástico. O que os livros da trilogia Winternight de Katherine Arden fazem magistralmente, diga-se de passagem.

Os protagonistas de Sombra e Ossos não são cativantes. Alina e Maly são irritantemente comuns, apesar de terem sido agraciados com dons que ninguém mais no mundo possui.

Já os personagens antagonistas são potencialmente mais complexos, sórdidos e encantadores. Darkling, Baghra e até mesmo Zoya. Apparat não é encantador, mas com certeza um louco, embolorado e misterioso que poderia ter sido melhor explorado ao longo dos livros. No final, são eles, os personagens que deveríamos supostamente odiar, que nos fazem continuar desbravando Ravka a cada página.
Bia 18/04/2021minha estante
eu sinceramente só vou continuar lendo pelos vilões KJKJLJLKK

Karen 18/04/2021minha estante
Eu li os três livros movida pelo ódio e o desprezo aos protagonistas. E veneração pelo Darkling. Hahaha

Bia 18/04/2021minha estante
o Darkling é perfeito, passo pano sem pensar duas vezes

anagio 11/04/2021

uma releitura que eu não lembrava absolutamente nada do plot e me surpreendi.
É um livro bom que me prendeu durante boa parte da história, com uma mitologia muito interessante e que eu gostaria que fosse mais explorada nos próximos livros, gostei bastante e o final me deixou ansiosa para ler a continuação.
A protagonista não me causou muita simpatia a principio, mas vejo que ela pode ser promissora mais na frente, de resto eu não consegui me conectar com muitos personagens e nem com o romance principal -mesmo torcendo para eles e querendo que fiquem juntos- só fui simpatizar mesmo com eles no último capítulo.
Enfim, é um universo com muito a se explorar, e to muito ansiosa pra ler os outros livros e assistir a série que vai sair sobre esse universo! 4/5

Bart 24/04/2021

Sombra e Ossos
*Leigh Bardugo*
Editora Minotauro, 2021, 288 pág.
Só tomei conhecimento dessa trilogia (esse é o 1° livro), pelo trailer de uma série que a Netflix lançou hoje baseado nesse livro. Daí todo mundo falando que os livros são "fantárdicos", "impissionaaaante"... sinceramente, não achei isso tudo, sinto muito.
Hoje receberei altas mensagens via direct kkkkkkk podem mandar!! ?????
Lembrando que farei um post com seus comentários!!
A trama ?
Anila é uma órfão de guerra, nunca quis nada de especial na vida, já que sempre teve o suporte de seu melhor amigo Maly , até que sua vida muda completamente quando descobre que não é uma pessoa tão normal como sempre achou... ela tem poderes bem raros... A trama básica é essa, mais alguns outros fatos vão ser desenvolvidos ... leia p/saber ?!!
Trama básica boa, apesar de que  muitos escritores estão empurrando romance nas aventuras (sinto falta das aventuras que poderiam ter romance), p/quem gosta...show!!
Mas o problema desse livro ??p/mim??, é que a escritora passa mais tempo tentando explicar as classes de Grishas, e a ordem sócio política entre eles do que a história de fato, aí faz um "migué" com romance ... e temos o 1°livro. Espero que a série da Netflix seja melhor se não... ?? (foi um legal sarcástico).
??????
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!
Angélica 27/04/2021minha estante
Tbm tô lendo só por causa da série kkkkk assisti o primeiro episódio e fui atrás do livro p ler e continuar a série

Bart 28/04/2021minha estante
Não vou dar nenhum spoiler, mas tô preferindo a série, e já falaram q tem elementos de outros livros! Tô no 4° episódio!!!
Doido p/saber o que vc achou!!!
?????

Angélica 28/04/2021minha estante
Então... Eu deveria estar avançando na leitura do livro, mas assisti mais dois episódios da série e só li o primeiro capítulo do livro ??

Bart 28/04/2021minha estante
Kkkkkkkkkk
Já já tu me passa na série!!!
?????

Maay.Monteiro 03/05/2021minha estante
Já é a terceira pessoa que eu vejo falando que não é tudo isso, e eu só queria ler por causa da série. Terminei a série ontem e queria saber como termina a história, vou esperar sair a continuação na Netflix ? kkk

Bart 04/05/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk espere naaaaaão! Leia os outros kkkkk! Eu achei que a escritora se concentrou mt em falar dos grupos de grishas ou castas , a realidade social entre elas... Essas powrras, do que com a trama em si!!

Bart 04/05/2021minha estante
Já soube aí que ela incorporou elementos até dos outros livros, e que (isso é unânime) que a "duologia" seguinte desses 3 livros inciais é incrível, e que tem elementos dessa duologia já na série! Eu ainda tô no quarto episódio, mas é por conta do consultório! Mas eu vou terminar a série!!

miK 13/04/2021

Livro bom de ler
Sombra e ossos foi um livro fluido e um pouco complicado de entender por causa das língua inventada do universo grisha, com o tempo foi facil se acostumar, eu senti a dor da personagem, assim como chorei lendo o final do livro, esse livro sem dúvidas foi 5 estrelas e favoritado.

maria 01/09/2021

Sombra e ossos
olha....eu entrei no livro esperando uma coisa e acabei decepcionada.

O universo criado é simplismente incrível, apesar de ser difícil entender muitas palavras.As vezes eu ficava parada meia hora tentando entender alguma palavra, pesquisando pra dar sentido em algumas coisas.

Sem contar que a personagem principal é decepcionante,achei ela superficial e confusa. Como ela poderia esconder um poder por tanto tempo sem nem mesmo saber da existência dele???? Isso não faz sentido nenhum.

Enfim, não gostei do livro mas não é péssimo
Castro 01/09/2021minha estante
Agora, bora ler Six of crows.

emy.sousa 01/09/2021minha estante
mds simmm, eu incrivelmente concordo com tudo kkkkk e já vi tanta gnt falando q não gostou desse livro q mds, tô tentando ler o segundo da trilogia mas tô no cap 2 e já não aguento mais kkkkk

Nicole 01/09/2021minha estante
te entendo perfeitamente....esse série fico bem fraquinha...mas a evolução da Leigh qnd escreveu six of crows é assim...sensacional....vc nn vai se arrepender

Samu6 01/09/2021minha estante
Pra mim Sombra e Ossos foi isso mesmo q vc disse, depois no Sol e Tormenta aparece o Nicolai e ele faz a história ficar legal. Porém, no terceiro livro Ruína e Ascensão a história volta a ficar chatérrima e o final é um dos piores que já vi, pior até que o fim de acotar.

Por outro lado, Six of Crows é um dos melhores livros que li esse ano, mudou da água pro vinho e vc nem precisa ler a trilogia grisha pra entender Six of Crows/Crooked Kingdom

emy.sousa 01/09/2021minha estante
nossa nem acredito q não precisa ler essa trilogia p conseguir entender six of crows??, só comecei sombra e ossos p dps ler six of crows ??

Samu6 01/09/2021minha estante
Não precisa, no máximo vc dá um google pra entender os tipos de grisha se tiver alguma dúvida, mas de resto é uma história nova em outro lugar do mundo

maria 01/09/2021minha estante
Tô LOUCA pra ler six of crows

maria 07/11/2021

?O problema em querer algo é que isso nos deixa fracos?

Eu comecei esse livro com expectativas bem baixas, mas realmente me surpreendeu porque foi melhor do que eu esperava, a escrita prende bastante. Entretanto, eu senti que algumas partes ficaram meio vagas, fiquei com aquela sensação de que foi meio fraco, não que eu não tenha achado o livro bem construído, so queria mais detalhes de algumas coisas e acontecimentos.
Eu gostei da Alina, mas queria mais detalhes do outros personagens e até mesmo dela, como o Maly sentia que ele tinha potencial de ser um personagem muito bom só que não foi desenvolvido, assim como o Darkling aquele plot twist com a história dele ficou parecendo meio forçado acho.
Mas eu gostei desse livro, vou continuar lendo os outros da triologia.
Isalmoraes 07/11/2021minha estante
Estou louca pra lerrrr

Anne 13/01/2022

História envolvente e acalorada, em um mundo místico onde o poder é dominante, Alina, se nutri de sentimentos para dominar os seus próprios, ousando reivindicar de si mesma.

Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Ana 19/01/2022

SOMBRA E OSSOS
Eu não conhecia o livro, assisti a série da Netflix e decidi ler depois disso. Não fui com muita expectativa porque na série o que prende é "romance" que ela tem com o Darkling..
Mas me surpreendi com o livro, tem muito mais da história que não está na série e é possível entender muito melhor sobre o relacionamento da Alina e do Maly.
Esse é meu primeiro livro da autora, mas já estou apaixonada pelo universo criado por ela e pela escrita. ?
Raissa 19/01/2022minha estante
Leigh Bardugo é uma escritora incrível

Lua 25/04/2021

o universo é meio confuso? sim, porém, dá para levar. Vou mentir que comecei a trilogia Grisha só pra ler Six of Crows depois? não. Mas mesmo com essa confusão que esse universo fez na minha cabeça, gosto dos personagens (mesmo, que às vezes esqueça os nomes) apresentados e como a história se desenrola, a reviravolta é incrível, e agora tô louca para começa o 2°
wednesdayeve 26/04/2021minha estante
quando li não achei tão confuso mas ainda achei bem cru, tipo, bem introdutório. também li só pra ler os crows dps kakakakaka mas é muito bom e o resto da trilogia melhora muito

Estef 17/09/2021

Até que que eu gostei. Inicialmente só comprei esse livro por que estava com desconto kkk
Fui assistir a série para saber mais ou menos como era a história, achei a serie perfeita (principalmente o vilão) e decidi ler o livro.

Achei a leitura dele bem devagar e as coisas iam acontecendo de maneira muito lenta. Algumas coisas eu achei muito confuso, e a separação dos grishas e seus poderes é uma loucura kkkkk é muito nome difícil e nem entendi direito quem faz o que.
Apesar disso , gostei bastante dos personagens , gostei bastante da protagonista também. A história é boa estou curiosa para saber o que acontece no segundo, mas não sei se vou querer continuar.

Na verdade eu estava mais curiosa sobre os ladrões (os corvos eu acho) né, depois que descobri que são de outro livro ? ENFIM PARTIU LER SIX OF CROWS!

Gio 15/05/2021

Inesperado
Eu achei que nunca leria Sombra e Ossos, que havia perdido o momento do hype e agora a trilogia não era mais para mim. Mas a série da Netflix veio e fiquei completamente obcecada por mais. Li o livro mesmo assim e foi tudo o que poderia querer. Uma história complexa, com várias camadas ainda a ser descobertas, uma protagonista forte que vai se construindo ao longo da leitura, um pouco de romance, perigo, política e muitas personagens de complexo desenvolvimento. Curiosa para ver no que vai dar.

Andressa 27/05/2021minha estante
Eu tbm fiquei assim. Tanto q nem continuei o segundo livro ?

mariana458 27/05/2021minha estante
não faço ideia de como li os três