1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Raphael Milão 23/07/2021

Com esse livro já consegue ter uma pequena noção de como a nossa república é uma porcaria, já se começou de forma errada e como diz o velha frase: "Pau nasce torto não se endireita"

Bryan.Ferreira 27/11/2021

Traz informações geralmente não discutidas em aulas de história e nos mostra que a "Proclamação da República", não passa de um golpe militar, feito por covardes e traidores.

Confesso ter me emocionado com o exílio de Dom Pedro II, um verdadeiro patriota que amava nosso Brasil, mas foi vítima da traição de Deodoro da Fonseca e outros.

Vale a pena para conhecer e perceber que nosso país foi fundado por golpes e mais golpes, facadas nas costas e traição, se alastrando até os dias atuais.

@pedrocamartins86 09/01/2022

Conhecer o passado e compreender o presente.
Finalizando brilhantemente a trilogia (1808, 1822 e 1889), Laurentino Gomes narra a trajetória do segundo reinado até a queda da monarquia e germinação da nossa frágil República com detalhes e curiosidades da vida cotidiana, a história real que infelizmente não está no currículo escolar.
Como sempre, a obra foi construída com impecável pesquisa e organização bibliográfica, possuí narrativa jornalística descomplicada, agradável e prazerosa. Assim como os demais títulos, não só não decepciona como é uma leitura enriquecedora e imperdível.

Stuart.bookster 23/01/2022

1889, de Laurentino Gomes
Não levará nota máxima pelo meu ódio da república, mas merece demais. O livro é fundamental para que compreendamos a forma vil com a qual a república foi proclamada. Um golpe dado em nome do interesse de cafeicultores odiosos com a libertação dos escravos e a não indenização dos senhores. Além da conjuntura do enfraquecimento do poder moderador, o medo da manipulação da Princesa Dona Isabel por seu marido, Conde D'Eu. Diversos fatores que o livro retrata que nos fazem ter uma visão diferente acerca do golpe da proclamação, sobretudo retirando a visão fantasiosa que normalmente aprendemos nas escolas. Recomendo demais o slivros do Laurentino por serem tudo de bom!!!

Victor.Clarindo 13/03/2022

Mesma qualidade
Minha segunda leitura do Larentino, e a qualidade do Storytelling sobre os acontecimentos e personagens segue na mesma qualidade, estou gostando cada vez mais de estudar a história brasileira.

Luh 06/10/2022

Uma aula de história sobre heróis esquecidos.
Finalizando a trilogia sobre o processo do Brasil para chegar a proclamação da República, esse livro retoma o reinado de Dom Pedro segundo, já iniciado no fim do segundo livro, porém agora pela visão de um imperador cansado e passivo às mudanças da nação.
Com a chegada de uma nova era, o Brasil era a única monarquia solidificada na América, mas aos poucos, ao perder apoio da Igreja, Exército e Senhores de escravos, esse pilar irá começar a ruir. O livro mostra acontecimentos ocultados das aulas de história, como o começo da luta republicana, antes mesmos do lançamento do seu manifesto em 1870, personagens que construíram a sua fundação, como o repórter Bocaiúva, o professor Benjamin Constant e a "mocidade militar".
Também mostra personagens da luta abolicionista ofuscados pela princesa Isabel, como Luís Gama, advogado que libertou centenas de escravizados perante o júri, Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, lideranças populares na luta contra a escravidão.
Os capítulos dedicados a Dom Pedro também causam uma simpatia ao leitor, além do papel de imperador mostrado nos livros, ele também era um intelectual, simpatizante das novas ideias e pró abolição.
Os últimos capítulos do livro retratam a República recém nascida e suas dificuldades, herdeira de um legado escravocrata e ignorante, lidaria com governos severos e excludentes da população, assim iniciando um país preconceituoso e focado no interesse de minorias ricas.

"A Lei Áurea abolia a escravidão, mas não o seu legado." Pág 228.

mariksj 10/01/2023

muito bom!
os outros dois livros (1808 e 1822) foram muito esclarecedores. e com 1889 não foi diferente. o segundo reinado é um tema que eu gosto muito, então meu interesse pelo livro dobrou.

extremamente informativo, direto e muito revelador. repito: o livro é leve de levar. muito bom mesmo.

recomendo toda a série!

Christiane.Leite 02/05/2023

1889 contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato cativante que explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.

Brunabsss 06/06/2023

1889
Adorei esse como os outros dois, amo como as informações são transmitidas e amo como a escrita é muito boa e fluída, com certeza é um livro a ser adquirido.

Lilian.Inoue 16/06/2023

República
Adorei este livro, o meu conhecimento sobre a proclamação da República era bem "5a série" e este livro me mostrou um lado bem diferente, não muito glamurosa, como pensei, no final do livro, até achei alguns pontos bem parecidos com os dias atuais!! Super recomendo!!

Kalil 19/07/2023

1889!
Trilhar história do Brasil em um livro fora da ótica oficial é ótimo.
Pormenores que foram ocultados, episódios que se furtam da história que nos foi relatada nos bancos da escola... é saboroso saber.
Por fim, fim!
Viva a República!
Viva a Monarquia!
Ambas sem povo!

Felipe 27/10/2023

1889
Terceiro livro da trilogia 1808 e 1822, 1889 vai narrar os fatos históricos que culminaram na proclamação da República em 15/11/1889.
Sempre muito cuidadoso, Laurentino Gomes relata esses fatos trazendo evidências de estudos de grandes historiadores brasileiros e internacionais.

Eu adoro ler esse tipo de libro para tentarmos desromantizar o acontecimentos históricos brasileiros. Foram muitas mortes desnecessárias, foram muitas brigas e interesses pessoais. Nunca foi pelo bem estar de uma nação. Como as vezes brincamos, o Brasil já começou errado e colhemos os frutos desses erros até os dias atuais. Muitas fatos de hoje são facilmente entendidos e explicados quando visitamos esse passado. Por isso a importância de falar a verdade nas escolas e ensinar o que realmente aconteceu, sem pormenores.

AndrA374 19/12/2023

Excelente
"1889", de Laurentino Gomes, é uma obra primorosa que ilumina um capítulo crucial da história do Brasil, a Proclamação da República. Gomes, com sua pesquisa meticulosa e narrativa envolvente, transforma a história em uma leitura vibrante e acessível. Ele habilmente tece detalhes históricos com contos pessoais, trazendo à vida as figuras centrais deste período turbulento. O livro não apenas educa, mas também entretém, mantendo o leitor imerso em uma época de profundas transformações sociais e políticas. É um exemplo brilhante de como a história pode ser contada de maneira cativante, tornando-se indispensável para quem deseja compreender melhor os eventos que moldaram o Brasil moderno.

Maria.Eduarda 19/12/2023

Reler o último livro da trilogia traz até uma tristeza, Laurentino é um excelente escritor. Ele trouxe a história do Brasil de uma maneira tão bem humorada que tira o peso dos acontecimentos. Ótimo livro pra quem deseja se aprofundar e descobrir mais sobre. Recomendo

Agostinho8 27/12/2023

A história do Brasil contada em detalhes, de forma leve, clara e de fácil entendimento.

Através da narrativa nos ajuda a entender o país hoje, enquanto povo e nação.