1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Marcelo 04/12/2022

O último da Trilogia 1908..
O fim da Monarquia, e a Proclamação da República contados de uma forma impressionante. Laurentino desenvolve a história de uma maneira leve, mas super rica, com personagens super detalhados. 1889 parece tão distante, mas é muito mais próximo do que a gente imagina, e entender esse momento na história, explica muito o Brasil que vivemos hoje, Excelente leitura, que fecha a trilogia: 1808, 1822 e 1889.
amandafffdo 04/12/2022minha estante
Vou ter que ler essa trilogia também!

Marcelo 06/12/2022minha estante
Vai sim, coom certeza!

V_______ 04/02/2020

Viva a República !
Nossa caótica república brasileira só podia ter nascido de um golpe quase cômico, onde o principal nome dessa declaração republicana não era nada republicano até declara-la, pode-se dizer Marechal Deodoro liderou um golpe na monarquia por pura vaidade. 1889 encerra magistralmente essa trilogia de Laurentino Gomes, que abrange a elevação do Brasil a capital do império com a fuga da família real portuguesa em 1808 até a queda do Império e nascimento da nossa, ainda frágil, república.

Guilherme.Oliveira 17/02/2023

Último da trilogia concluído com sucesso.
O livro é fácil de ser lido, além de ser bem objetivo.
A parte que trata do hino, bandeira e símbolos nacionais foi bem bacana.

brendaflleal 04/02/2024

04/02/2024
Quero ler novamente para fazer algumas marcações. Eu achei o mais interessante da trilogia.

Carlos Kelsen 25/04/2021

A história do Brasil...
O Autor, em mais uma obra, retrata a história do Brasil, nos levando ao momento da proclamação da República.

O mais incrível é identificar durante a leitura fatos ocorridos no passado, porém, que se transportam para o hoje, justificando algumas atitudes políticas e culturais do nosso povo e, principalmente, das nossas autoridades.

Vale a pena a leitura...

Como em alguns trechos da obra ocorre a citação de Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro, que nasceu em Natal/RN, registro para o Autor que na nossa cidade temos um bairro em que as ruas foram ordenadas na sequência dos Presidentes da República, começando por Deodoro da Fonseca e finalizando por Hermes da Fonseca.

Pedro Duarte 11/02/2023

Fechando a trilogia do Lautentino com mais um ótimo livro sobre história do Brasil, dessa vez sobre a Proclamação da República. Mantendo a boa didática dos outros livros, é possível conhecer melhor cada personagem que participou da Proclamação e a real história dos acontecimentos. Os livros explicam como o cenário político atual do Brasil é uma consequência histórica.

Felipe 22/10/2013

Trilogia fechado com chave de ouro
Este livro completa a trilogia mais exitosa editorialmente sobre História do Brasil, ele foi antecedido por 1808 e 1822. Dificilmente Laurentino conseguiria superar a maestria do primeiro e segundo, mas chegou bem perto. Apesar de repetir informações em capítulos diferentes, citando o mesmo episódio por vezes repetidas, 1889 é um livro imperdível para quem quer entender a fundação da República Federativa do Brasil.
O grande atrativo do livro é que ele não se limita ao dia 15 de novembro de 1889, que se o autor desejasse poderia ocorrer com a desconstrução que a obra faz de um Marechal heroico, republicano e que comandou o golpe pensando no bem da nação. Mesmo neste episódio específico é muito interessante perceber que Deodoro decidiu derrubar o ministério e não o regime, e sua motivação foi mais pessoal que política, motivada por rivalidade particulares e que envolviam disputas amorosas.
O livro inicia mostrando como era o Brasil do segundo império, analfabeto, sujo e corroído com eleições fraudadas e venda de títulos de nobreza. Também mostra a figura da Princesa Isabel bem diferente da heroína libertadora dos escravos que aprendemos na escola, Gomes constrói a imagem de uma carola mais preocupada com o Vaticano que com o Brasil. Para Gomes, a queda da monarquia foi em grande parte devido a Isabel ser a herdeira do trono. Laurentino também desconstrói a imagem de imperador forte, culto e sábio.
Os grandes motivos para a queda da Monarquia colocados por Gomes, além da herdeira do trono, foram a questão militar e abolicionista. Quando discute a questão militar, personagens muito citados e pouco conhecidos ganham o devido destaque, como Benjamin Constant e o civil Quintino Bocaiuva. Quando discute a questão abolicionista, também nos apresenta com o devido destaque José do Patrocínio e Joaquim Nabuco.
Após apresentar toda a conjectura que levou ao golpe de 15 de novembro, Gomes ainda descreve o famoso baile da Ilha Fiscal e finalmente o dia do golpe. Mas o interesse no livro é que ele não se limita a isto, também descreve a consolidação do novo regime com sua influencia positivista que pode ser vista na nossa bandeira no lema ‘Ordem e Progresso ‘.
Por fim, o personagem mais enigmático do livro, e talvez de todos os presidentes, Floriano Peixoto. Gomes descreve como o marechal comandou um verdadeiro massacre para controlar a Revolução Federalista para supostamente manter a integridade do território nacional. E a narrativa encerra com a pose e os desafios dos primeiros presidentes civis e da democracia brasileira.
Ao ler a trilogia de Laurentino Gomes entendemos muito das nossas raízes. Mas o grande destaque dos três livros é perceber que o Brasil só existe do tamanho que ele é por uma série de acontecimentos improváveis, e que para isto muitas pessoas tiveram que morrer, que a imagem de uma História sem grandes derreamentos de sangue é mal contada. Enfim, conseguimos perceber que o Brasil não é ‘gigante pela própria natureza’, mas pela vida e morte de muitos brasileiros.

Bela 11/10/2020

Não tem como não ser 5 estrelas
Com uma escrita maravilhosa, um detalhamento e uma humanidade incrível Laurentino Gomes nós entrega o último livro de uma trilogia tão perfeita, que nós faz conhecer tanto da nossa história e conseguentemente de nós mesmos, com certeza é uma leitura que acho que todo Brasileiro deveria ter a graça de ler.
Mmmmmmmmm0 20/10/2020minha estante
Preciso ler tb

Bela 22/10/2020minha estante
Com certeza não vai se arrepender

vanessaetraud 26/04/2024

Aqui vamos ver mais uma mudança fulminante do país, vamos compreender os conflitos de interesse, as pressões sociais e os eventos que moldaram a transição do os bastidores políticos que efetivou a queda da monarquia e na instauração do regime republicano. Destacando as contradições e os desafios enfrentados pelo país nesse processo de mudança. Foi uma leitura sensacional, o livro oferece uma visão fascinante desse momento crucial na história do país.

Deivi.Lucio 17/09/2020

Um livro que traz luz a nossa história
Lendo o livro entendi que o imperador agraciava aos coronéis e fazendeiros que cediam escravos e pobres trabalhadores para lutar na guerra do Paraguai ou seja uns morriam e outros ganhavam os louros da vitória.
Dei até um google maps para ver a ilha fiscal onde ocorreu o ultimo baile do império e viajei no tempo.
Lendo o livro entendi o golpe da Republica na Monarquia manipulando a imprensa e distribuindo benesses e cargos a todos os partidários da ideia. Com o fim do trafico negreiro os fazendeiros que antes apoiavam a monarquia não viram seus interesses representados e mudaram de lado apoiando a Republica pois a mesma oferecia vantagens financeira e poder, haja vista os nomes das famílias que atuam na nossa politica atual na grande maioria beneficiários desta distribuição de poderes do passado.
A grande admiração do governo Republicano pelos EUA fato novo,(contem ironia) e a tentativa de copiar a bandeira e até o nome Republica federativa dos Estados Unidos do Brasil.
A troca dos nomes das ruas tentando apagar a passagem da monarquia no Brasil e a tentativa de trocar o hino nacional frustrada pois o povo se sentia representado nele suas vitorias do passado.
Também aprendi que de pacifico nosso passado e presente não tem nada.
Como Cazuza dizia eu vejo o futuro repetir o passado e que para e para iluminar nossa historia somente especialistas como o autor.

Dadá 05/12/2021

Um livro que narra a queda da monarquia e o inicio da República.

Fiquei com a sensação de que estava lendo a narrativa dos dias atuais...ataque contra a vida do presidente, governadores ladrões e pensando no interesse próprio, imprensa sendo uma piada.

Brasil não muda.

Darlan12 23/11/2020

Gostei do livro, desmembra o golpe da República de maneira fácil de ler e entender.

Bárbara 18/11/2023

Como os outros dois livros esse é muito bom e eu li só em 1 semana d e tão bom que tava (ksksk). Eu não sabia nada sobre esse assunto então esse livro foi bem revelador Lara mim e eu adimiro que gostei bastante. Tem uns capítulos mais dificeis de ler (ao menos na minha concepção) mas fora isso tudo certo, gostei bastante do livro e acho muito importante lermos mais livros como este no nosso dia a dia para podermos conhecer mais da história do nosso país.

Thiago.Moreira 07/05/2021

Sai a monarquia, entra a república
O autor fez um excelente trabalho bibliográfico como sempre. Porém achei a leitura um tanto arrastada apesar da escrita ser bastante acessível. O fato do autor trazer inúmeras curiosidades e "fofocas" torna o livro um pouco massante em algumas partes. Curti mais os livros 1808 e 1822.

@adriana_ lerlivros 06/02/2022

???????????, ?????????!
???? ?? ???? ????? ?ó?,
? ??? ? ??? ?? ?????????
???? ?????? ? ????? ????

Dom Pedro d'Alcântara, me cativou, foi um homem muito culto, amante dos livros, um diplomata e pelo que se diz aqui, foi também um bom homem, sensível e pacato e respeitava a liberdade de expressão.
Foram 67 anos de monarquia, que ao final, estava desgastada, o próprio Dom Pedro II estava quase sem forças para continuar. Mas o fim desta história não deixa de ser triste para Dom Pedro, mesmo com essas previsões.
O terceiro reinado não era desejado.
O marido da princesa Isabel não era bem quisto. Era visto com desconfiança, por ser estrangeiro. E por outro lado a princesa Isabel era uma beata que colocava a igreja acima de tudo e era submissa ao seu marido Conde d'Eu, Gastão de Orleans.
Acreditavam que após a morte de Dom Pedro, quem governaria o país seria o Conde.

?1889 de Laurentino Gomes conta com grandes detalhes, como se deu a queda da monarquia no Brasil, através de um golpe e como surgiu a República e o seu caos.

Sobre a Queda;
Dias antes da família Real ser exilada, Dom Pedro II não dava importância às movimentações e confusões que aconteciam, dizia:?conheço os brasileiros, isso não vai dar em nada?.

Sobre a República:
O marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente do Brasil, por voto inderero, renunciou no dia 23 de novembro de 1891 e morreu nove meses depois em agosto de 1892. Assumiu o vice presidente Floriano Peixoto, o ?Marechal de Ferro" tornou-se ditador, matou, exilou e prendeu todos os seus adversários.

?Como Deodoro renunciara ainda no primeiro ano de mandato, teoricamente caberia a Floriano convocar novas
eleições de imediato. O marechal ignorou solenemente a disposição constitucional e se manteve firme no cargo por mais três
anos.?

?O manifesto que o governo provisório divulgou naquela noite, assinado por Deodoro, anunciava que o Exército e a Armada tinham decretado a deposição da família imperial e o fim da Monarquia, mas em nenhum momento mencionava a palavra república. A consulta prometi-
da por Benjamin Constant aconteceria somente um século mais tarde. Em abril de 1993, ou seja, 103 anos após 15 de novembro de 1889, os brasileiros finalmente foram chamados a decidir em
plebiscito nacional se o Brasil deveria ser uma monarquia ou uma república.
Venceu a República.?

?Refletindo sobre essa leitura me vejo mergulhada em lamúrias lastinamando a nossa realidade política. Em como vivemos até hoje em padrões repetitivos e nocivos de comportamentos, há séculos. Em como a maioria da população vive mergulhada nas trevas da ignorância, perpetuando essa doença congênita que é a corrupção no nosso país, em prol dos interesses da elite.

Quando será que eu e vc faremos a diferença ?

Alguns motivos para a queda da monarquia:
?A questãoMilitar
?Resistência ao terceiro reinado.
?A corte de Dom Pedro II era famosa por ausência de festas