Filha da Floresta

Filha da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Filha da Floresta

Cátia 12/02/2019

Filha da Floresta -Juliet Marillier
Filha da Floresta é o primeiro livro da trilogia Sevenwaters, que acabou virando uma série de 7 livros, dos quais apenas 4 foram publicados no Brasil pela Editora Butterfy. A autora é a neozelandesa Juliet Marillier, que tem uma escrita incrível! Prende o leitor da primeira a última página. A obra se trata de uma história baseada no conto dos irmãos Grimm, Os Cisnes Selvagens e mantém elementos das fábulas. A qualidade da diagramação é impecável. Em folhas amareladas, mapa com o território de Sevenwaters e uma lista de termos Irlandeses Gaélico antigos, mostrando a forma escrita e a pronúncia. Por exemplo, Sorcha (nome da protagonista) se pronuncia Sorca. E a capa?! Linda! Cheia de referências à história. Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho. Sua mãe morreu durante o parto que deu vida à nossa protagonista, seu pai tornou-se distante de todos e então os 7 irmãos cresceram por si mesmos. Até que a madrasta chega (uma madrasta digna das fábulas). E uma maldição recai sobre os filhos de Sevenwaters, apenas Sorcha consegue escapar mas não ilesa e devendo cumprir uma tarefa, a qual terá que ser realizada sozinha e de uma forma peculiar, com ajuda apenas dos seres da Floresta. E o romance? Temos também, mas como minhas resenhas não terão spoiler, não entrarei em detalhes. Acabaria entregando alguns pontos principais da trama. Aventura, força, agonia e superação. As cenas são fortes em todos os momentos bons ou ruins. A leitura apesar das 600 páginas, é de um ritmo envolvente, impossível de largar o livro! O final é surpreendente. Pontos positivos: A história é bem original, apesar de ser baseada em um conto antigo. O Romance é construído aos poucos, o que me encantou ainda mais. E a autora recheou a trama com vários contos da mitologia Celta, um universo que eu amo. Pontos negativos: Bem difícil achar algum para uma obra tão completa. Acho que os momentos de sofrimento da protagonista, mexeram muito comigo, a agonia física e mental....(sem spoiler rsrs). Conheci Sevenwaters em 2016 e até hoje está entre minhas leituras favoritas. Se o livro é bom? Duvido você ler o primeiro é parar por aí.
Sulemita 13/03/2019minha estante
Uauuu, adorei!!!!
Fiquei ainda mais ansiosa para ler rsrs.

Bruna 21/10/2013

Maravilhoso!
A resenha de hoje é do livro Filha da Floresta, volume 1 da trilogia Sevenwaters, da autora neozelandesa Juliet Marillie. Recebi o livro como cortesia pela parceria com a Editora Butterfly, e só tenho a agradecer pela oportunidade de conhecer essa incrível obra.
O que falar de Filha da Floresta, a não ser que é um livro lindíssimo? Uma obra complexa que mistura contos e lendas antigas? Que me envolvi profundamente com a trama, sofrendo junto com a nossa heroína em sua longa e triste jornada? Bom, é difícil falar sobre esse livro sem dizer isso tudo, até porque ainda estou profundamente envolvida com a história, que não saiu da minha cabeça.
Ambientado em Sevenwaters, na antiga Irlanda medieval, um lugar onde a magia ainda existe e é de conhecimento comum entre seus ambientes, o livro conta a história de Sorcha, uma jovem super inteligente e de uma força admirável. Ela é a sétima filha de um sétimo filho, e segundo as lendas celtas, o sétimo filho (quando homem) é dotado de magia e uma profunda ligação com a floresta, mas não se esperava isso da jovem, por ser mulher. Entretanto Sorcha carrega sim ela ligação, sendo capaz de conversar com os seres da floresta e ganhando destes o nome de Filha da Floresta. Ela nunca conheceu o amor paterno, uma vez que a morte de sua mãe, durante seu parto, tornou o pai distante e frio. Assim a garota cresce livre e solta, junto a seus seis irmãos.

"Estava furiosa com meu pai. Mas ao mesmo temo queria que me amasse, que me desse atenção. Não conseguia apagar esse desejo dentro de mim."
Pag. 28
A relação entre os irmãos é linda e seu amor incondicional. Liam, Diardmid, Cormack, Conor, Finbar e Padriac são os melhores irmãos e protetores que essa jovem poderia desejar, e cada um possui características e habilidades que os tornam especiais e incomuns. Há, inclusive, alguns irmãos que conseguem se comunicar mentalmente.
Mas tudo muda quando seu pai se casa novamente e sua nova e jovem esposa se revela muito mais do uma simples e educada dama. Socha, Finbar e Conor, os mais sensíveis dos irmãos, percebem logo a ameaça e sua natureza mística, mas os outros também não ficam atrás e percebem o perigo. Porém, não são capazes de evitar a maldição que abateu os seis irmãos, e também não puderam evitar o longo, sofrido e doloroso caminho percorrido por Sorcha no cumprimento das tarefas a ela delegadas para salvar seus irmãos.
Lady OOnagh. Senti sua presença antes mesmo de conhecê-la (...) Senti sua energia sombria em meu coração durante todo o percurso. Ela estava nos esperando e eu sabia que sua mão pousaria sobre todos nós. Sentia nitidamente o perigo. Mas senti-lo não era suficiente para eu me preparar.
Pág. 119
O livro que inicia como um lindo e místico conto de fadas toma ares mais tensos e pesados, e a narração incrível da autora nos leva a sofrer junto com Sorcha cada uma de suas dores, sacrifícios e provações. E no meio de tudo isso entra em cena um corajoso e maravilhoso guerreiro, que começa aos poucos a conquistar a confiança de nossa sofrida heroína.
Eu sempre adorei mitologia, mas não conhecia muito da mitologia celta, e foi um prazer mergulhar nessa leitura. Baseado no conto Os Seis Cisnes dos Irmãos Grimm, Filha da Floresta nos leva a um mundo mágico e misterioso, narrado por Sorcha. A capa é maravilhosa, com tons bem fortes e marcantes. A diagramação da Editora Butterfly não fica atrás, e o livro é marcado por símbolos celtas nas quebras de capítulos. Percebi a presença de alguns erros de digitação ao longo da história, mas nada que comprometesse o entendimento.
O livro começa lento, e as primeiras 60 a 70 páginas a história é bem arrastada, mas depois disso toma um fôlego incrível, e fica tão envolvente que esse início lento não comprometeu minha nota, que foi 5 e mais o coraçãozinho de favorito. Recomendo muito a leitura, e já estou super ansiosa para poder ler o segundo livro da trilogia: Filho das Sombras.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/10/resenha-filha-da-floresta-juliet.html
Michele 04/01/2015minha estante
Fiquei interessada...
ja esta na lista

Só + um capítulo 26/07/2019

Filha da Floresta
Para começar nunca conheci uma personagem que sofreu tanto quanto a Sorcha, é aquela história que você começa e achar que não vai ter grandes acontecimentos, mas é aí que você se engana, e esse momento é quando temos a chegada da Lady Oonagh, esse ser detestável acaba com a infância da nossa personagem principal, logo ela escolhe tentar cumprir sua tarefa que pode parecer razoavelmente fácil, mas ao longo da história acaba piorando em níveis que desafia qualquer ser humano a largar tudo e desistir.
Neste livro vemos também todo o crescimento da Sorcha desde uma criança, a uma adolescente e até então uma mulher, você pode pensar ‘’ah essa história deve ser bem maçante’’, mas não é uma leitura cansativa, pois o livro inteiro é recheado de plot twist, te deixando ávida para saber qual será os próximos acontecimentos. Sem falar o modo como a autora descreve os lugares, a floresta, cultura celta, os rituais de cada estação, mitos/verdades dos Seres da Floresta (nunca duvide da criatividade deles).

site: https://www.instagram.com/capitulomais/?hl=pt-br
Lary.Momentolitera 22/08/2019minha estante
Interessante ^-^

Jéssica 01/01/2014

Filha da Floresta é um livro enigmático, místico e fantástico que traz a busca pela liberdade e poder da esperança.

O livro se passa no período celta, velha Irlanda, é conta a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho. Seus irmãos mais velhos são Finbar, Conor, Padriac, Liam, Diarmid e Cormack. Filha da Floresta é o primeiro livro da trilogia Sevenwaters.

Sorcha e sua família moram em Sevenwaters, que é uma comunidade cercada de magia, seres sobrenaturais e os sábios druidas. O pai de Sorcha, Lorde Colum, é o governante dessa comunidade e a protege dos perigos com força e segurança implacável. Sevenwaters é ameaçada pelos vikings e picts, mas o verdadeiro inimigo de Lorde Colum é o povo feudo de Northwoods, os bretões.

Eles estão em constantes batalhas e todos os lados perderam entes queridos pela uma guerra incansável.

''Sua estratégia, assim como a deles, é matar e mutilar sem fazer perguntas. Perdem seus filhos e irmãos em uma batalha infinita e sem objetivos. [...] Esse caminho só leva à morte, ao sofrimento e ao arrependimento.''

Essa guerra é sofrida, mas a vida de Sorcha é feliz na medida do possível. Infelizmente sua mãe faleceu depois de alguns dias que ela nasceu e seu pai tornou-se um homem gélido, por isso o amor desses sete irmãos são o mais puro que pode existir.

Tudo muda quando seu pai resolve se casar com uma mulher desconhecida, Lady Oonagh. Lorde Colum fica encantado e fascinado por essa mulher e não percebe os truques que ela comete.

''Se o senhor não acorda logo, perderá a nós todos, um por um.''

Lady Oonagh é uma feiticeira terrível e depois de fazer de tudo para desfazer os laços dos irmãos e não conseguir absolutamente nada lança uma maldição para os irmãos de Sorcha. Essa terrível maldição lançada por Lady Oonagh aos irmãos é cruel e somente Sorcha pode desfazê-lá.

Sorcha passará por diversas provações para trazer a felicidade de seus irmãos. A dor, a solidão e o desespero para terminar suas tarefas e desfazer o feitiço é intenso e ela fica anos sozinha até encontrar um protetor, o Red. Ela é obrigada a abandonar seu lar e seguir para uma terra estranha e perigosa, a terra dos bretões.

Red é um bretão destemido e não tem medo de nada. Sorcha será sua protegida e mesmo que ele possua um jeito grosseiro e fanfarrão no começo logo percebemos que ele é um encanto. Red é carinhoso, atencioso, protetor, amoroso. Os dois têm um laço muito bonito e uma forte amizade, que é construída com o tempo, e logo percebem que um sentimento poderoso e puro surge entre eles.

É um livro que prende o leitor do começo ao fim e tudo que nossa protagonista sofre é uma dor para o leitor. Sorcha sofre as coisas mais terríveis que um ser humano pode passar e, algumas vezes, não contive as lágrimas e chorava por ela. Mas também sorrimos e ficamos eletrizados pelo amor desses irmãos. É um amor sublime, puro e corajoso, onde eles fazem o que for necessário para proteger essa família. Também mostra o amor pela natureza e a preservação dela.

Filha da Floresta foi baseado no conto Os Seis Cisnes, dos Irmãos Grimm. E repleto de magia e romance, mas também tem traços das grandes fábulas que conhecemos, como a madrasta perversa, a magia da floresta, os desafios enfrentados e o amor verdadeiro. É um livro encantador, sublime, envolvente e dinâmico. Obrigada Juliet Marillier por escrever uma história incrível!

A continuação do livro se chama Filho das Sombras, publicado recentemente pela Editora Butterfly.

Quotes:

''Não me importa se você está aqui ou lá, pois sua imagem está em minha mente o tempo todo. [..] Você é... tudo o que eu sou, é o ar que eu respiro."

"Tudo que restou para ele foram as lembranças de cada momento em que ela lhe pertenceu. Era tudo que ele tinha, e sem ela se sentiria sozinho"

''Vocês falaram do lago e da fortaleza na floresta. Ouvi histórias muito estranhas sobre aquele lugar; histórias que podem mudar o curso de minha campanha se forem verdade. O dono daquelas terras se chama Colum de Sevenwaters. Há histórias sobre seu lago, sua floresta e seu forte. E também sobre a selvageria de seus homens, entre eles seus filhos. E são histórias verídicas.''

site: http://www.leitorasempre.com/2013/09/resenha-filha-da-floresta-juliet.html
Isabel 08/01/2014minha estante
Esta história é uma série com 6 livros, e não uma trilogia, como está sendo publicado aqui no Brasil. O melhor é comprar a edição portuguesa.

CGarrido 06/01/2014

Gostei do livro e a leitura foi daquela que prende. A estória da protagonista é muito boa, prende, e você fica querendo saber mais, o que vai acontecer. Entretanto, o desenrolar e o término da aparição de alguns personagens são soltos, sei lá, parece perdido. Antes de começar a ler o livro, dei uma lida em umas 2 ou 3 resenhas aqui e alguns disseram que o personagem da madrasta parecia ter tido a sua estória pouco explicada, e eu também achei isso. Pode ser que a estória de alguns destes personagens continue nos demais livros da trilogia.
Isabel 08/01/2014minha estante
O problema é que esta história NÃO é uma trilogia e sim uma série com 6 livros. A editora aqui no Brasil que resolveu publicar somente 3 livros, infelizmente. Para mim isto é uma grande falta de respeito com os leitores.

@sobrevivilendo 14/02/2023

Não consigo por em palavras tudo que senti
Que história incrível. Que leitura prazerosa!

608 páginas e nenhuma delas é enrolação. O livro se passa na velha Irlanda, durante a época celta e vemos vários elementos dessa cultura na leitura. Uma fantasia deliciosa e um romance avassalador. Para esse livro ser perfeito só faltou não ser o estilo "e eles se amaram a noite toda".

Aqui acompanhamos Sorcha e sua jornada para salvar os 6 irmãos de uma terrivel maldição. O inicio do livro é um pouco lendo, a autora está nos apresentando o mundo e o dia a dia dos personagens. Pode ser um pouco confuso por conta da quantidade deles, mas nada que atrapalhe a leitura e tudo é muito fluido. Como eu disse, nenhuma página é apenas encheção de linguiça para ter volume. A gente se envolve muito.
Após o lançamento da maldição, as coisas começam a andar com mais rapidez e tudo vai te prendendo de uma forma sem explicação. Eu li às ultimas 300 páginas em um dia.

O livro contém cenas MUITO explicitas de estupro, então fiquem atentas aos gatilhos.
Filha da Floresta faz parte de uma série de 6 livros, mas pode ser lido de forma independente e tem uma história fechada.

Eu não vou nem comentar do mocinho desse livro, simplesmente incrível.
A trope Enemies to Lovers, grump x sunshine. Ta tudo aqui!

Eu super recomendo. A escrita vale cada página.
m4kgy 14/07/2023minha estante
tem hot? é que eu não gosto muito

MORENA TROPICANA 20/01/2021

A história é muito envolvente e a leitura flui com muita naturalidade.
Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho, que recebe uma missão cheia de sacrifícios e dificuldades como as histórias dos grandes heróis. Ao cumprir sua tarefa ela poderá libertar seus seis irmãos de uma maldição que foi lançada por sua madrasta, até então, uma misteriosa mulher.
Uma leitura muito recomendada! A descrição de lugares, vestimentas, personagens nos faz mergulhar na cultura Celta e nos faz apaixonar pelo primeiro livro dessa triologia encantadora.
agata52 21/01/2021minha estante
xodózinho da minha vida. meu terceiro livro favoritado da Juliet.

Luciana761 16/12/2023

Magia e muita ação
Sorcha é a 7ª filha entre 6 irmãos. Sua mãe morreu quando ainda era muito nova e o pai era uma pessoa dura e distante. Ela e os irmãos cresceram no reino de Sevenwaters cercado por seres místicos da floresta. O pai se casa novamente e a nova ?mãe? é digna do título de bruxa má e vil. Uma terrível maldição cai sobre os irmãos, Sorcha consegue escapar mas somente ela poderá desfazer o feitiço, a duras penas.
O livro é cheio de tensão e reviravoltas. A leitura é fluida e envolvente. Tem vários gatilhos de abuso e violência. Tem muita ação e um pouquinho de romance também (que aqueceu meu coração principalmente no final). Muitas coisas ficam em aberto então já estou louca pra ler a continuação!
Ju Harue 17/12/2023minha estante

Line.Lang 22/04/2024

De cabeceira
Uma série maravilhosa.
As crônicas de Sevenwaters contam sobre mulheres determinadas.
São histórias independentes a cada livro da série.
Personagens apaixonantes.
Claro tem sempre um que você gosta mais.
Passei 3 anos lendo a série, são 6 livros até agora.
Quem gosta de história e mitologia celta vai amar essa série!

Josi 23/05/2014

Um ótimo passa tempo...
Muito bom, Shorca a personagem principal passa por tantas aventuras e perigos e no final com uma tarefa torturante e cheia de perigos ela chega até o seu objetivo o consegue um premio ainda maior do que ela esperava.

"Ana Paula" 23/08/2013

11/11/2012
A Filha da Floresta é uma história do tempo em que a Irlanda e a Bretanha ainda não eram "uma só ilha", do tempo em que a honra era a razão de viver de muitos homens e também do tempo em que o amor entre irmãos vencia qualquer contratempo, derrotando quem os tentasse separar.

A estória do livro se passa na velha Irlanda, onde o mito era lei e a magia uma força da natureza. Entre florestas densas, há um pequeno povoado chamdo Sevenwaters, liderado por Lorde Colum, que já foi um homem sábio, e se perdeu depois do falecimento de sua amada esposa. Mas, sua esposa deixou para ele seis filhos homens e uma menina. Sorcha era para ser o sétimo filho do sétimo filho, mas por uma brincadeira dos espíritos da floresta ela nasceu menina.

Filha da Floresta é a estória de Sorcha, que desde muito nova, teve que enfrentar muitos perigos para salvar seus irmãos, o amor que os sete sentiam um pelo outro, era capaz de qualquer coisa, e depois de sofrerem uma terrível maldição, Sorcha seria a única que podia quebrar a maldição e trazer seus irmãos de volta a Sevenwaters. Mas para quebrar a maldição, Sorcha teria que ficar em silêncio durante o tempo necessário para tecer seis camisas de estrelas d'água, uma planda muito difícil de se manipular por causa de seus espinhos, e agora, Sorcha estava sozinha na floresta, sem seus irmãos que sempre a protegeram e cuidaram dela. Será que ela será forte o suficiente para quebrar a maldição?

"Sorcha é o elo que nos mantém unidos. Sem ela, somos como folhas ao vento, soprados sem destino. Somos fortes, sem dúvida, cada um de nós a sua maneira... Somente Sorcha pode nos levar para casa." Pag: 208

Adorei o livro!!! No começo fiquei meia intediada, pq Sorcha narra tudo, desde sua infância, até os tempos em que finalmente começou a ser realmente feliz. Muita coisa me cativou neste livro, principalmente os contos de Sorcha, a magia da floresta e o amor sem igual por seus irmãos. Uma estória emocionande e criativa. No começo do livro tem a explicação para palavras que não conhecemos e como pronunciá-las. A narrativa é de facil entendimento e a grafica não deixou a desejar, a capa é linda e o livro por dentro também. Não é somente uma estória sobre o amor pela família e por suas origens, mas tbm um romance lindo e arrebatador, que me deixou muito irritada por aparecer só nos últimos capítulos. Mas valeu a pena, super recomendado.

" Você é o sange que corre em minhas veias e o bater do meu coração. É a primeira coisa que me vem a mente quando acordo e a última antes de eu adormecer. Você é... tudo o que sou, é o ar que eu respiro." Pag: 581

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Anna intimista/yt 01/06/2014

envolvimento total .....
No começo deste livro pensei que seria uma leitura façil, me enganei . ME surpreendi, tive muita raiva ,senti dor ...NOssa!!! tantos sentimentos que quase me senti ..la !! rsrs nossa !!! historia incrivel!!!escrita que te prende ...tanto que virei anoite ....lendo..lendo ...amei!!!