Veneno

Veneno Sarah Pinborough

Resenhas - Veneno

Thalita.Oliveira 05/12/2020

Feito para os fãs de once upon a time.
Releitura da história de branca de neve, nos trás essa história de uma forma que você nunca viu.
É um romance estranho demais kkk
Repense seus vilões.
Meu deus que livro. Eu sou apaixonada por esse tipo de fantasia então nem preciso dizer que amei.
E o plot twist, meu DEUS, nunca imaginei, me surpriendeu.

Giu Blue~ @giugiu_blue 07/04/2021

Bem morno e com pontas soltas
Veneno é um livro que faz uma releitura da tão conhecida história da Branca de Neve. Não há muitas novidades ao conjunto do enredo, apenas um toque maior de desenvolvimento aos personagens e acontecimentos. Com exceção ao final do livro, realmente não há nada de novo sobre o sol. Sinceramente, esperava mais devido a premissa do livro de "Repense seus vilões" e devido a tantos outros exemplos de releituras de contos de fadas que temos por aí hoje em dia, seja em séries ou filmes, ou mesmo na literatura.
Eu esperava grandes reviravoltas e outras interpretações a história original, mas diria que o livro foi bem morno como um todo.
A Branca de Neve é uma princesa um pouco chata e irritante, além ingênua demais considerando seu espírito "livre". A história a demonstra como selvagem (o que é algo legal), mas também é o único traço de personalidade dela, traço esse que é um pouco contraditório considerando certas decisões da princesa. Quanto a rainha má, também não houve um grande desenvolvimento para sabermos de fato quem ela é. Ela não é tão má assim? Talvez, mas dentro do enredo essa história de matar a branca de neve sai completamente do contexto. Apesar de sim, a princesinha ser alguém enervante de se ter por perto sempre sendo o centro das atenções e precisando causar sempre. Achei que houve muitas pontas soltas sem um trabalho bom de storytelling.
Enfim, uma leitura razoável. Lerei o resto da trilogia por ter o box, mas não sei se compraria o resto dos livros se não tivesse já todos em casa.

Manu 15/01/2024

Veneno
Não fluiu. Eu achei o livro muito confuso e não me prendeu muito. Esperava mais da proposta. Os paragrafos são muito grandes e eu me perdi varias vezes durante a leitura. Não achei nada de impressionante, na historia, apenas mostrou que a Rainha má é má mesmo e a que a branca de neve é irritante. O final foi legal, bem inesperado.

Lu 13/11/2014

Resenha
Para começar, preciso dizer que sou muito, muito, MUITO chata e exigente com livros/filmes que prometem recontar uma história antiga de um jeito melhor ou diferente do original.

Comecei a ler Veneno porque a sinopse é bem chamativa e promete um livro fantástico, sem finais felizes e muito diferente dos contos de fadas que estamos acostumados a ler. Pensei que seria algo ainda melhor que Once Upon a Time (era uma vez), mas me decepcionei bastante.

"Veneno" começa com uma conversa entre o Rei e Lilith, a rainha má, falando sobre Branca de Neve e como ela deve ser, como deve se vestir e como deve se portar. O capítulo também traz uma descrição sensual de Branca de Neve. Até aqui tudo bem, o livro promete uma leitura agradável.

A rainha não parece ter raiva de Branca de Neve só porque ela é linda e jovem. A mim, pareceu que a raiva da rainha emanava da liberdade que Branca de Neve tinha e ela não podia ter. Me pareceu que a Rainha tinha inveja da liberdade que Branca de Neve tinha de andar, falar, fazer e vestir o que quisesse enquanto ela foi obrigada a se casar cedo e ser uma esposa "obediente".

Ok, Branca de Neve não tem nada de moça casta e inocente, não é nada discreta ou pudica, mas e daí que ela é sexualmente ativa antes do casamento? E daí que ela surpreendeu o príncipe sendo ousada na cama? E daí? Esse seria somente um detalhe picante na história repaginada de Sarah, mas infelizmente´Branca de Neve se torna um personagem raso, ainda mais raso do que no conto de fadas original. Ela parece uma garota ingênua que gosta de despertar desejos nos homens e, no final, não lhes dá nada. Em certo ponto do livro, comecei a torcer pela rainha e desejar que Branca de Neve sofresse bastante.

Tudo bem, a autora adicionou pitadas de sensualidade na história, mas não era só isso que eu esperava do livro, porém é só isso que o livro nos trás, infelizmente. Tenho a impressão que a autora se perdeu entre as tarefas de recontar a história de uma maneira totalmente diferente ou ser fiel à detalhes originais. A Rainha se torna um personagem totalmente secundário, vazio e fraco, uma adolescente deprimida e invejosa, e Branca de Neve não parece se preocupar com mais nada além de comer e beber, seguindo a vida conforme os acontecimentos aleatórios da história.

O espelho não tem sequer um papel de destaque. Da maneira que foi colocado na história, se ele não aparecesse, não faria falta alguma, mas as poucas vezes em que é citado, não faz jus ao espelho manipulador e cínico da história original.

A autora se prolonga em algumas cenas que não deveriam ter tanto destaque ou cuidado e, em outros momentos importantes, ela parece correr com a narrativa, como se aquele momento não fosse importante ou crucial na história. O capítulo em que o caçador vai arrancar o coração de Branca de Neve é um desses momentos sem dedicação e que são cruciais na história.

Há tanto "Afinal de contas" no livro que peguei um certo ódio pela frase "Afinal de contas".

E o que dizer do príncipe? Aparenta ser um boboca apaixonado, mas não é. O final do livro deixa isso bem claro. Acho que ele é o personagem mais bem trabalhado de todo o livro, o único personagem que parece ter ganhado um pouco de dedicação por parte da autora, tornando-se o meu personagem preferido do livro.

Talvez, eu esperasse muito do livro por ser uma adaptação de um conto de fadas famoso, mas fiquei decepcionada com a maneira que a autora conduziu a história. Se você vai recontar um conto de fadas famoso como "Branca de Neve e os Sete Anões", você tem que ter algo muito fantástico e incrível para contar e prender a atenção do leitor e não achei que a autora conseguiu fazer isso.

Esperava vilões ainda mais cruéis e sem escrúpulos, anões com características mais reais, princesas sofridas e alguma descrição de um reino macabro abalado pela disputa de forças entre Branca de Neve e a rainha. Esperava algo mais puxado para o terror e suspense. A ideia de reescrever um conto como esse é ótima, mas a autora não chegou lá.

Enfim, fiquei bastante decepcionada com o livro, mas até que o final foi satisfatório. Não é um livro de todo ruim, afinal consegui ler até o fim. A narrativa é leve e fluída, fácil de ler. Quem sabe, em "Feitiço", o segundo livro da série, a autora consiga colocar um pouco mais de liga em toda essa história.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/
Juli 15/01/2015minha estante
Concordo!

Lenie 06/03/2014minha estante
Me senti exatamente assim, concordo com tudo que você disse. Foi a história da Branca de Neve com umas cenas de sexo nada a ver e um final diferente, só isso. Infelizmente esse foi um daqueles casos que o marketing do livro é melhor que o livro propriamente dito :/

LivroAleatorio 09/04/2020

Li o livro em um dia. Achei que ela é bem igual a história original, exceto pelo final.

Mfarits 02/10/2022

UMA PATAQUADA, EU AMEI KKKKKKKK
Nossa, mas como foi bom ler esse livrinho kkkkkkk
Eu amei as partes de Lilith e fico triste por ela não ter tido um desenvolvimento mais bem elaborado. Gostei da Branca de neve também, na verdade.
Não achei uma senhora história bem pensada e cool, mas foi bom demaiss!!
Amei esse livro kkkkkkkkk quantas surpresas!!
Isabella 17/10/2022minha estante
Para que idade vc indicaria o livro?

Mfarits 17/10/2022minha estante
Nossa, eu acho que indicaria pra 16 anos!!

Cris 30/04/2022

Conto de fadas?!
Temos aqui uma complexidade nessa história, vamos ao ponto:
Um conto de fadas nem tanto "com felizes para sempre", sim teve para alguns e outros não e não estou falando do bonzinhos se dando bem.
Uma madrasta má, mas conhecendo sua história que vem de omissão e falta de amor... entendi seu lado...mais ou menos.
Um rei que só sabe guerrear, parece que sua vida está em volta disso, omisso com sua esposa e filha.
Branca de neve, diferente do conto de fadas, forte, decidida e a frente de seu tempo, bonita, corajosa, irradia felicidade, mas em certos períodos da história muito inocente e isso achei fora de contexto.
O que achei: uma história leve com alguns pontos sombrios, leitura fácil e rápida, os anões e o ratinho foram o que mais amei.
Madrasta uma pessoa com dupla personalidade bem bipolar mesmo,
Branca de neve gentil, forte e decidida.
Rei sem comentários.
Caçador coitado, entrou na história de gaiato.
Os anões, trabalhadores, rejeitados por alguns mas amigos e cumplices de Branca de neve.
Se vocês querem ler uma história onde os vilões não são tão mais assim, com um final diferente de contos de fadas, leiam eu realmente achei intrigante.

Letícia Podestá 19/01/2021

Recomendo aos amantes de contos de fadas
Essa foi realmente uma leitura prazerosa e rápida! Conheci os livros da saga pelo acaso e me surpreendi muito, em especial com esse final bem diferente, que diga-se de passagem me deixou com muita raiva (daquelas com gostinho de quero mais).

Nessa primeira estória, a versão é sobre a Branca de Neve, que particularmente, eu não gostava muito, mas neste caso, fiquei encantada com suas atitudes bem diferentes da história convencional.

Para quem gosta de releituras de contos de fadas eu super recomendo!No início parece que muitas coisas serão parecidas, mas com o decorrer das páginas, os personagens se tornam intrigantes!

Raul Ribeiro 01/03/2022

Cresceu com a releitura.
Li esse livro emprestado em 2016. Do nada lembrei dessa série e achei todos os livros num sebo. Daí decidi reler esse pra não ficar perdido. É uma leitura leve, envolvente, fluida e surpreendente. Eu tinha uma vaga ideia do final, mas ainda assim me surpreendi com a releitura. MUITO BOM. Pra quem ama contos de fadas e quer sair de uma ressaca literária é um prato cheio.
Raquel1299 01/03/2022minha estante
Nossa SIM eu li todos os livros em um dia, muito bom msm

Bia 05/08/2020

Enganada pela capa
Comecei a ler devido a capa, achei bem bonita. Sinopse do livro fez parecer bem interessante e com mudanças na historia de branca de neve. Leitura bem rápida e tranquila. Porém, gostei mais da rainha má q da própria branca de neve hahaha. Ficou mais interessante (e chocante) no final. Poderia ter mais conteúdo, mais detalhes.

calie 30/08/2020

aquele da Branca de Neve para adultos
Branca de Neve sempre foi a minha favorita dos contos de fada. a autora criou uma mistura perfeita, digna de apreciação, com as sensibilidades modernas (sexo mais explícito, palavrões, motivações claras) em um mundo de fantasia atemporal de castelos, reinos e magia. os cenários foram bem descritos, como a caracterização bem feita dos personagens. embora eu aprecie o espírito livre da Branca de Neve, preferi mais a madrasta malvada Lillith, que luta com os aspectos mais sombrios de sua personalidade. nada é bem o que parece nesta versão: a rainha tem uma consciência* e um passado; a Branca de Neve não é doce e infeliz; e o príncipe, embora encantador, tem um papel imprevisível a desempenhar na história (quem não ficou boquiaberto com o final? a sombriedade me fez querer ler os próximos dois livros imediatamente); os anões, principalmente Sonhador, são adoravelmente maravilhosos. a capa e as ilustrações maravilhosas ao longo do livro foram coisas bonitas de se ver. a escrita de Sarah Pinborough fluiu sem esforço, me encontrei tão rapidamente na história que li o livro em um dia.

*consciência essa que de uma página para a outra desapareceu e eu não entendi o motivo (nem a autora deixou claro porque também foi repentino o sumiço de Lilith na metade do livro. senti falta de acompanhar a visão dela.)

WenSilvva76 04/07/2023

Decepção
A proposta desse livro é intrigante: Desmitificar os contos de fada e tudo que conheçamos sobre elas, mas, pra ser sincero? Esse livro só me trouxe desgosto. Bagunçado e arrastado, é isso que esse livro é. O plot é legal, mas nada acontece o livro inteiro e você não sente vontade de continuar. Ruim.