O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Ana Maria 06/11/2011

Divertido, romântico, muitas vezes sem noção. Leitura excelente e gostosa. Parabens ao Mauricio Gomyde.

Helkton Delpass 28/03/2011

Divertido.
O livro é curto e direto. E muito engraçado. Podia ter continuacao.
Praticamente numa sentada eu li. As confusoes em que Ele se mete pra conquistar sua amada sao ilarias.
Muito legal, dei muita risada.

Rose 28/10/2014

Como eu disse, acho que estava com este livro já tinha uns 2 meses e nada de ler. Curiosamente, nos últimos dias, li várias resenhas a respeito do livro, então depois de um longo e frio inverno, peguei finalmente o livro para ler e... que mico! Mico não, na verdade, king kong! Eu peguei o livro para aproveitar a ida à psicóloga do meu filho, e como é na Paulista, prefiro usar o metrô, então vocês podem imaginar o que as pessoas não pensavam de mim ao me ver rindo como uma doida. Isso mesmo gente, eu não conseguia parar de ri. Eu até tentava, mas não tinha como. O livro é ótimo, de uma leitura leve e gostosa, além de extremamente contagiante. Para vocês terem uma ideia, a graça já começa pelo prefácio (sim amigos, eu leios os prefácios) muito bom que o Maurício Gomyde criou. Depois vem a história de um solteirão de 30 e pouco anos que cai de amores por uma linda moça que ele apenas vê por um acaso em um vagão do metrô. Diante do que ele chama de "amor da sua vida", ele decide conquistá-la e começa a protagonizar cenas hilárias, com cada passagem que não tem como não rir. Sem contar com a participação mais do que especial de seu papagaio e da amizade que ele faz com um vendedor homossexual, ambos são umas figuras. Até agora acho que o rapaz que estava comigo na ante-sala do consultória devia está pensando: "esta precisa de várias sessões". Isso tudo claro, é culpa do MG, que fez este romance maravilhoso de encontros e desencontros e completamente hilariante, com uma linguagem simples e bem atual. Mas tenham certeza, valeu cada mico que paguei e hoje mesmo quando me ponho a lembrar algumas passagens do livro começo a rir de novo. Vou deixar um parágrafo do livro para vocês conhecerem:

"Meu Deus do céu! Meu Santo Antônio Casamenteiro! Meu São Judas tadeu! Meu Santo Expedito! Minha Nossa Senhora Desatadora dos Nós! - pensou desesperado. Era ela. Quase teve um enfarte, um derrame, uma paralisia facial, um colapso nervoso." (O Mundo de Vidro - Marício Gomyde)

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Line :) 31/10/2014minha estante
Rosi, eu estou muito curiosa agora pra saber mais sobre a história desse livro. Eu não o conhecia.. Alem disso, fiquei rindo imaginando as cenas que vc protagonizou..ssrr..Valeu pela indicação..arrasou..bjs

Naty__ 03/11/2014minha estante
Fiquei imaginando você rindo no meio do metrô, Rose. Você tem um jeito meio de séria, aparentemente... Imagine as pessoas te vendo rir hahaha.
Mas gosto de livros que nos tiram boas risadas.

Vitória 07/11/2014minha estante
Rose !
Jura que é tão engraçado assim? E eu aqui imaginando um mega drama nesse livro, rs!
Como não ficar curiosa depois de uma resenhas dessa? Não conhecia o livro e ele já entrou pra lista de desejados .. Ainda bem que costumo ler sempre dentro de casa, porque só esse pequeno quote me fez sorrir !!
Beijos ..

Gabi 13/06/2011

O Mundo de Vidro
Eu já tinha respondido um obrigada ao Maurício por ter me mandado esse livro, e avisado que, como estou atolada de trabalhos, não iria conseguir ler logo, sendo que talvez essa resenha demorasse algumas semanas para ser publicada. Digamos que isso vai soar engraçado, mas eu recebi o livro na sexta-feira, dia 10. E hoje estou postando a resenha. E não é porque diminuíram meus trabalhos, muito pelo contrário! É porque quando eu comecei a ler, não consegui mais parar de tamanha ansiedade de saber o que iria acontecer no próximo capítulo.

Nunca fui muito fã de autores nacionais (vergonha de mim mesma!), mas a história me surpreendeu, me fez rir, me fez ficar ansiosa e emocionada. O autor não dá nomes aos personagens – eles são apenas Ele e Ela. E isso não dificulta nem um pouco a leitura, como eu achei que poderia. A trama acontece no desenrolar dos fatos que levam os personagens a se conhecer e se distanciar, a acharem que se amam e acharem que não combinam. O livro está cheio de desencontros, de mal entendidos e fatos em que fica claro que ambos nutrem, um pelo outro, um amor sincero, natural, mas que nenhum dos dois quer admitir, seja por vergonha, por achar que não serão correspondidos e diversos outros motivos.

É um livro rápido de ler e que tem uma leitura simples e fácil. Eu adorei principalmente as partes engraçadas, que eram realmente cômicas e que, ao mesmo tempo, eram totalmente aceitáveis de se acontecer com qualquer um de nós. E eu acho que isso é que torna o livro tão bom, além da história em si ser linda.

Eu super recomendo esse livro, já que é uma leitura gostosa, engraçada e ao mesmo tempo emocionante.

Lucy 23/06/2011minha estante
É, de fato, uma leitura deliciosa.

Aline 04/04/2011

Divertido, Romântico e bem realista!!!
O primeiro ponto que chamou minha atenção foi o fato dos personagens principais não terem nome; serem chamados só por "ele" e "ela". Se a intenção foi fazer o leitor ter a liberdade para dar o nome que quisesse, então foi criativo. Mas talvés quisesse dizer que o ser é bem mais que um nome.
Devido o narrador da história ser onisciente e onipresente o leitor consegue acompanhar o que se passa até nos pensamentos dos personagens, isso cria momentos super divertidos e contraditórios ("ele" conta uma série de mentiras que não achei positivo, mas faz parte da história). Os bichos de estimação deles são bem pictóricos. Teve muiiiitas situações divertidas em que os mesmos faziam parte.
A criação do mundo de vidro no que diz respeito aos pensamentos, desejos e sonhos quando se está apaixonado foi muito feliz, já que nos dá a impressão que o personagem principal desse mundo é a paixão, o sentimento em si. Na realidade o que se passa dentro de cada ser apaixonado pode ser considerado um mundo a parte.
Acompanhar "ele e ela" em todo processo de encontros e desencontros foi muito positivo. E como sempre a lição final acabou sendo "quando tem que ser, na hora certa será". Foi muito legal perceber como pequenas atitudes e gestos fazem nascer, crescer e fortalecer os sentimentos por alguém. Você percebe com o tempo o que realmente importa. E faz a frase: "O tempo mostra o valor de cada um." ser cada vez mais verdadeira!!!
Na minha opinião esse livro vale muito a pena ler, com certeza você irá se divertir e ficar na torcida para que tudo dê certo no final.

Jay 30/03/2011

O mundo de vidro - Mauricio Gomyde
sinopse:
Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

opinião:
Bom, se me pedissem para descrever esse livro em apenas uma palavra, eu diria: Apaixonante.
Já há alguns meses, vi a resenha desse livro em um dos blogs que sigo, e o achei muito interessante, li ótimas críticas sobre ele e pouco tempo depois conversei com Maurício Gomyde, o autor, dei a ele meus dados e aguardei a chegada do livro.
Minha primeira impressão foi que o livro havia sido feito com muito cuidado, pois tanto a capa como a organização do livro em si são muito caprichados. Comecei a ler o livro assim que o recebi, e logo no prefácio percebi que seria bom, a cada pagina descobri uma nova situação que ás vezes me deixava apreensiva e em outras me fazia rir muito. O livro é demais, é tudo o que, na minha opinião um livro deveria ser, é engraçado e romântico, o autor escreve muito bem e nem parece que este é seu primeiro livro, escreve de um jeito fácil, e nos deixa fascinados com seu talento.
Uma coisa que me deixou intrigada quanto a esse livro é que em momento algum o autor nos revela o nome dos personagens, eles são tratados apenas por"Ele" e "Ela" mas no fim percebe-se que o nome não é de todo importante, que esse "Ele" e "Ela" poderiam ser qualquer pessoa, uma pesssoa comum de carne e osso, que essa história linda poderia acontecer com qualquer um.
Realmente este é um livro o qual não se pode deixar de ler.

Nany 31/03/2011

Por Ele e por Ela
Ele por algum motivo sentiu necessidade de escrever. Por uma Ela, imaginária ou não, Ele escreveu uma belíssima história de amor. Encontros e desencontros da vida Ele usou para mostrar como os momentos vividos ao lado de quem se ama podem mudar alguém. Ele com certeza foi mudado um dia e mudou muitos com sua história. Ela, que Deus a abençoe, foi inspiração para umas das mais belas histórias contemporâneas que eu li nos últimos tempos, por isso, um muito obrigado a essa entidade que, seja quem ou o que for, nos proporcionou a oportunidade de viajar nas páginas de um livro fantástico.

Ele, Maurício Gomyde, merece todos os aplausos por essa fascinante, cômica, linda e divertida história entre dois reflexos da vida contemporânea, transformados em personagens que vivem as mais normais experiências do dia-a-dia moderno, mas que com suas peculiaridades transformam a vida comum em uma batalha épica em busca da felicidade e da alma gêmea.
O Mundo de Vidro não é apenas um livro. É um livro BRASILEIRO que não deixa nada a desejar a todos os romances mundo a fora, e que com suas características completamente conterrâneas embelezam ainda mais o enredo. As tiradas cômicas das personagens nos mostram o cidadão brasileiro de modo a nos identificarmos com elas e suas experiências vividas.
Mas o que fica mais claro ao decorrer do livro é a competência de Gomyde em escrever uma história de amor. A cada página o leitor é presenteado com lindas palavras que nos fazem suspirar e acreditar que o amor pode acontecer.
Ao termínio do livro, nós ficamos com um gostinho de quero mais quase doloroso. E terminamos desejando, assim como Ela, possuir um Mundo de Vidro só nosso, para que possamos nos isolar do universo com aqueles que amamos.

Citação predileta:
"Toda vez que pedi pra sair eu vou, toda vez que pedi pra voltar será já, toda vez que pedi pra compreender eu calarei, e toda vez que não entender basta perguntar... Toda vez que pedi no claro, é claro que sim, no escuro for, será assim. Toda vez que perder o rumo serei teu passo, se fugir desse mundo, deixe que eu te laço, toda vez quando chorar será um abraço... Toda vez que desesperar eu calmarei, toda vez que sonhar e esperar eu vou trazer, toda vez quando se entregar eu vou fazer... Toda vez quando demorar, eu vou perder o sono de vez, e toda vez que for embora, não serei mais eu"

Deixo aqui a dica para todos que quiserem ser encantados pelas belíssimas e divertidas páginas desse livro. É uma história romântica e tocante como poucas que eu já li. E obrigado a Ele e Ela por me fazerem acreditar no amor!

Pandora 30/04/2011

Não rolou...
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Conheci esse livro através da divulgação pelo próprio autor aqui no Skoob. A seu favor, posso dizer que Maurício Gomyde é bastante simpático e fez um excelente trabalho, conseguindo com que muita gente lesse seu livro.

Eu tentei, mas não desceu. Li tantas resenhas positivas, mas não consigo enxergar tudo que as pessoas falaram a respeito do livro.

Pra mim, começou mal logo no prefácio Bom, eu adoro prefácios, quando eles me agradam, vejo o livro com outros olhos.
A história em si é bem clichê: um cara zero à esquerda se apaixona pela deusa glamourosa. Os personagens não tem nome, são apenas "Ele" e "Ela".

Pelo que andei vendo, o livro é clichê do começo ao fim. Achei que tem excesso de situações ridículas e intangíveis. Resumindo, faltou empatia.

Mas, como aparentemente fui a única que não gostou do livro, leia por sua conta e risco. Esse tipo de literatura não me agrada, mas pode agradar você.

*Agradecimentos à Maurício Gomyde, que me deu o livro. Desejo sucesso.*

Vanesa :) 18/08/2011minha estante
Sinti o mesmo, achei que eu era a única que não tinha gostado ;S

Pandora 18/08/2011minha estante
Também me sentia assim hahaha

Ju 08/09/2012

O Mundo de Vidro é o primeiro livro de Maurício Gomyde.

Conta a história de Ele e Ela, um homem e uma mulher que podem representar qualquer um de nós.

Ela acredita que sua vida está perfeita. Mas em pouco tempo descobre que nem tão perfeita assim. E quando vem a primeira decepção, acaba por questionar muitas coisas.

Ele tem a mania de anotar frases que cria e julga geniais... rs... É um tanto quanto sem noção, mas já na primeira vez em que apareceu no livro, o considerei um romântico. Ele demora um pouquinho para perceber isso...

Ele se apaixona platonicamente por Ela, dá um jeito de conhecê-la e a partir daí muita coisa acontece, como em qualquer relacionamento. Mas eu não vou contar pra vocês que coisas são essas! rs

Como o Maurício também é músico, permite que isso faça parte da escrita. Tem várias referências e citações musicais no livro. Algumas que eu conhecia, outras que nunca tinha ouvido falar (música realmente não é o meu forte). É um diferencial do livro. Quando era citada uma música que eu conhecia (todas eram muito boas!) eu parava de ler e cantava um pouquinho... rs...

O autor usa um recurso da internet em algumas situações. Isso ficou marcado pra mim em uma cena específica, quando um policial grita com Ele. Pra mim as letras maiúsculas funcionaram perfeitamente. Eu quis matar o Tenente Sam Bernard, do Batalhão de Infantaria Armada Até os Dentes, por gritar no meu ouvido (e não só por isso)!

O Mundo de Vidro mostra também um livro dentro do livro. Ela recebe por e-mail capítulos enviados anonimamente. Eu, como Ela, amei os capítulos. Mágicos e super sensíveis. Alguns trechos do que Ela lê:

E foi assim que, neste dia, tocou suas mãos. (...) Aquele pequeno gesto tornar-se-ia eterno dentro dela. Jamais esqueceria dos dois ali, no escuro, fazendo de um simples toque uma troca de carinho, de amor, de vida. (p. 182)

... algumas vezes pegavam-se contando sobre os problemas fora do mundo que criaram. (...) Ajudavam-se, tentando fazer com que uma palavra ou um gesto clareasse as coisas, explicasse o que poderia parecer confuso, tornando a vida do outro um pouco melhor. (p. 216)

E que mundo de vidro é esse, afinal? É um mundo particular, que se forma quando duas pessoas se encontram e se desfaz a cada separação, para se formar novamente em um novo encontro. É um mundo criado por dois seres, e só para eles. Super romântico, né?

O livro tem umas tiradas engraçadíssimas, mas você vai entendê-las melhor se souber inglês. Ele não sabe, e muitas cenas hilárias surgem da falta de entendimento dele.

O Mundo de Vidro é uma leitura leve e divertida.
Lua 07/03/2013minha estante
Adorei! Encantador, fofo e engraçado. =D Bem legal isso dos nomes dos personagens, você pode se inserir na trama, um livro que parece nos envolver a cada página. Gostei da capa simples e linda *-*

Dani 27/03/2013minha estante
Eu tenho esse livro mas ainda não li. Já li outro livro do Maurício e gostei demais. O autor é super talentoso e tem uma mega sensibilidade para escrever. Não li a resenha inteira porque quero surpresa rsrsrs Ele está lá na pilha me espreitando ^^

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Eu sigo o escritor no facebook porque eu achei a escrita dele muito interessante, mas não li esse livro ainda. Pretendo em breve.

;)

Baah 13/04/2013minha estante
achei fascinante sua resenha , esse livro parece prender a gnt , achei linda a capa!

Thaís 13/04/2013minha estante
Que nome interessante.. e a capa é tao fofa, A resenha esta otima e eu tenho que parar de ler suas resenhas Ju assim meus pais vao a falencia cada nova resenha que eu leio a minha lista de desejados só aumenta...

Lili 05/04/2011

Um livro muito bem escrito. Fiquei muito feliz em ler um livro bem revisado e tão bem cuidado como esse. Fora a capa que achei lindíssima, e as folhas amarelinhas então, muito bacana.
Bem, a história se resume em falar sobre duas pessoas: Ele e Ela. Achei muito criativo da parte do autor em não dar nomes aos personagens. Deve ter sido difícil, pois a gente tem a tendência de nomear tudo! Mas Maurício consegue a proeza de nos levar a acompanhar a vida d'Ele e d'Ela. Eu rí muito com os pensamentos d'Ele. Ele é uma pessoa que não tem um pingo de auto-confiança e sente-se a menor pessoa do mundo. Porém quando Ele avista Ela no caminho para o trabalho dentro do metrô, é como se tivesse sido acertado por um raio, só que neste caso, um raio de amor, paixão e obsessão. Ele passa a procurá-la todos os dias, até que consegue saber onde Ela trabalha e dá um jeito de encontrá-la. Não vou contar mais para não dar spoiler.
O que posso dizer é que me apaixonei pela história, embora em alguns trechos onde o autor usou de uma linguagem vulgar, fiquei um pouco incomodada, pois não gosto nem de ler ou de ouvir isso. Mas a descrição dos personagens foi tão boa que consegui imaginá-los naquele mundo de vidro. Realmente um livro que merece ser lido e comentado, pois o que eu consegui abstrair da história é que o amor tem o poder de tranformar quem quer que seja!

E se quiserem ler mais resenhas, acessem http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Beatriz Gosmin 25/08/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Vou começar falando que eu adorei demaaaaaaaaais o livro! Sério gente! Ele simplesmente entrou para a minha lista de 'favoritos' do skoob - e olha que isso é mordomia!
Antes de eu começar a lê-lo devo assumir que não estava dando absolutamente nada para a história. Parecia ser um típico romance fofinho e clichê. Mas, assim que comecei a leitura, não queria mais soltar o livro. Lia no ônibus, no almoço, na escola, onde quer que fosse e sobrasse um tempo disponível eu o lia.
O Maurício conseguiu definitivamente me conquistar! õ/
Mas agora, falemos sobre a história:

Pra começo de resenha, os personagens principais do livro não possuem nome. O autor se refere ao homem como 'Ele' e a mulher como 'Ela' e devo acrescentar que isso não atrapalha em nada no desenvolvimento do livro, não causa questionamentos nem dúvidas sobre quem está falando ou sobre o que está acontecendo.

- Ele é um cara frustrado com sua vida pessoal, profissional e amorosa. É um homem de trinta e poucos anos que vive sozinho, apenas com seu papagaio fêmea de nome Horácio - que é uma figura! -. Quase nunca sai de casa, tem um emprego mixuruca e as únicas duas namoradas que teve na vida, foram garotinhas do jardim de infância.
- Ela, uma mulher muito atraente de vinte e poucos anos, formada em jornalismo e economia, é viciada em alimentação saudável e noiva de um cara com quem se embebedou na virada de ano.

Ele, em um dia tecnicamente normal de trabalho, quando vai pegar seu trem, uma força estranha o impede fazendo-o perder a carona e obrigando-o a pegar outro vagão. Nisto, eis que Ele vê Ela: linda e perfeita, a mulher da sua vida sentada sozinha a ler um livro.
Uma paixão maluca e platônica Dele por Ela surge então, mas como ele é muito tímido, demora um certo tempo para se aproximar da mulher. E quando o faz, quase a derruba de cara no banco do trem por ser desastrado. Depois disso, continua pegando o mesmo trem que ela, mas se esconde entre as pessoas por sentir-se envergonhado pelo quase acidente. Mas a paixão é tanta (

Ma_ah 11/10/2011

Indicadíssimo
Um livro de leitura simples, bem humorado e com um toque romantico que encanta e prende o leitor. Indicadíssimo!!

Ale 10/09/2011

Blog Introducing you a Book
Olá pessoal! Hoje viemos com a resenha do livro “O Mundo de Vidro”, do nosso autor parceiro Maurício Gomyde.

Para sermos sinceras, não sabemos nem como começar a falar desse livro, de tão boa e agradável que foi a leitura dele. Sabem aquelas histórias bonitas, reais, engraçadas e cativantes? Então, tudo isso se aplica a esse livro.

A história tem como tema principal o início do amor entre duas pessoas totalmente diferentes, sendo contada a partir da virada do ano de 1999-2000, quando os personagens ainda não se encontraram. Cada um deles nos é apresentado vivendo esse momento e, a partir daqui, já é possível traçar suas personalidades. Ele, na faixa dos 30 anos, é morador de aluguel, gente boa, mas solitário e com poucos amigos, músico frustrado, funcionário de repartição pública, tímido; Ela, com seus 20 e poucos anos, gosta de esportes e medicina alternativa, corpo escultural, formada em jornalismo e economia, independente, com casa própria, muitos amigos e feliz por estar noiva.

Como se pode notar, as diferenças entre os dois personagens são evidentes e é justamente isso que vai favorecer as tiradas de humor do autor, afinal, como a história gira em torno da construção de um relacionamento (a primeira troca de olhares, a aproximação, a primeira conversa...) , essas características entrarão em choque e as situações de humor estão garantidas. É importante salientar que essas situações não são forçadas e a graça está na forma como os personagens as encaram, nos seus pensamentos, na maneira como se expressam.

Leia mais: http://www.introducingyouabook.com/2011/09/o-mundo-de-vidro-de-mauricio-gomyde.html

Lidiane 28/06/2011

Lindo.
É um livro suave, terno, divertido.
Começa de uma forma bem humorada, e entre risos você vai conhecendo os personagens que habitam esse livro. "Ele" é um sujeito... diferente, meio tosco, sem jeito, engraçado e extremamente cativante. "Ela" é moderna, independente, inteligente, a mulher perfeita. Eles não parecem ter sido feitos 'um para o outro', mas juntos criam e destroem a cada encontro 'O Mundo de Vidro', um lugar frágil e singelo, de uma beleza e suavidade inigualável onde, sem dúvidas, todos gostaríamos de morar.
E é assim que sem se dar conta você já está apaixonado por eles, ansioso pra saber o que vai acontecer e torcendo pra que esse "mundo de vidro" não se quebre mais.
Maurício escreve de uma forma espontânea e leve que encanta já nas primeiras páginas. Seu bom humor, faz dessa leitura uma garantia de prazer. Nunca tinha lido um romance assim, é diferente de qualquer outro. Ele tem uma forma única e apaixonante.
Magnifico.

Lucy 30/07/2011minha estante
Uma delícia rara, divertida. :]

Liz 12/07/2011

Desafio literário 2011 - Julho - Novos autores - resenha 3
“Aproximava-se o réveillon da virada do milênio. Ou pelo menos um dos réveillons da virada do milênio, já que havia discórdia generalizada sobre a real data da mudança de vinte para vinte e um. Uns defendiam que seria mesmo no final de 1999, período em que começa essa história. Outros, que realmente a virada seria só no final de 2000. De qualquer forma, o comércio aproveitava para vender a idéia de que o milênio viraria mesmo naquele ano, já sabendo que dali a um ano venderia a idéia do ‘Agora sim! A verdadeira virada! Esqueçam tudo o que dissemos ano passado! ’. Capitalização em dobro, pela febre consumista de pessoas ávidas por bugigangas comemorativas que em poucos meses achariam de péssimo gosto.”

Conheci este livro em um dia de tédio, enquanto passeava pelo Skoob. Com o enorme número de resenhas positivas, a alta nota média e a disputa por ele no sistema de trocas, logo fiquei muito curiosa para lê-lo. Quando finalmente o consegui fiquei meio desapontada, porque não gosto muito de histórias românticas e não esperava que o livro fosse desse gênero. Porém, com a ótima história e o maravilhoso humor de Gomyde, a decepção virou uma grata surpresa.

Os protagonistas da história são pessoas muito distintas. Ela é bem-sucedida na carreira, muito bonita e cheia de amigos. Ele não é muito atraente, odeia seu emprego e não é nada sociável. Um encontro no metrô – que na verdade nem foi um encontro – foi o suficiente para fazê-lo se apaixonar loucamente por ela. A partir desse dia, ele, que nunca havia se arriscado de verdade na vida, faz tudo e mais um pouco para se conseguir se aproximar dela.

Como é possível ver, o enredo da história não é o mais original. O desenvolvimento dele, porém, é tão bom que é impossível se importar com esse fato. O livro nos mostra uma história de amor bem realista, ao contrário de outros desse gêneros, que costumam ser extremamente fantasiosas. Acrescentando a ótima narração, leve e muito bem-humorada, deixa o livro difícil de ser abandonado.

Infelizmente, em algumas vezes, uma situação ou comentário do narrador tenta ser engraçado, mas fracassa por parecer ser produto de uma fórmula. Ou seja, algumas piadas são repetidas, com a mesma estrutura, mudando somente as situações. Outra coisa que me incomodou um pouco foram as cenas que se passam no mundo de vidro citado no título. São lindas, mas tão melosas que admito ter pulado alguns trechos. Porém, a única coisa que eu realmente não gostei foi que todos os personagens têm nomes em inglês. É algo idiota, mas para mim, uma vez que a história se passa no Brasil, pelo menos um deveria ter nome em português.

Falando em nomes, o fato de os protagonistas não terem seus nomes citados foi uma das melhores sacadas do livro. A história não é uma fútil comédia romântica – os dois têm profundidade, e o desenvolvimento deles foi muito bem feito por Gomyde. E todos os outros personagens também são ótimos, a maioria bem caricata. Também gostei muito do final – ele é meio vago, dando liberdade para o leitor imaginar o que aconteceu depois.

Eu não recomendo o livro para quem não tem senso de humor. Para quem tem, é totalmente recomendado, não importando a idade, sexo, se gosta ou não de romances. “O mundo de vidro” é um excelente começo da carreira literária do autor, e espero ansiosamente para o seu novo livro, “Infelizes para nunca”. Espero que seja tão bom quanto o primeiro.