Samarcanda

Samarcanda Amin Maalouf

Resenhas - Samarcanda

Gigio 23/03/2022

Aprendizado
É incrível o quanto sou ignorante sobre a história e cultura do oriente médio. Além da narrativa muito bem construída, Samarcanda entrega uma aula dessa região tão rica culturalmente e com uma história muito agitada e até controversa, em que se misturam diferentes impérios, religiões e interesses. Consegui me transportar para o tempo em que as narrativas aconteciam, e foi uma viagem muito prazerosa.

Gláucia 21/03/2022

Samarcanda - Amin Maalouf
Livro do mês de fevereiro/2022 indicado pelo jornalista Guga Chacra.
O livro parte do princípio da obra poética de Omar Khayyam, livre-pensador cujo conhecimento cobre várias áreas do saber. Esse livro de poesia é tido como um grande tesouro perdido da história e a trama se foca na sua busca. Enquanto isso seguiremos Omar do final do século 11 ao início do 12 e conheceremos a Pérsia da época e suas lutas por um regime democrático, ocorridos entre os séculos 19 e 20 quando nos deparamos com novos personagens buscando o livro perdido.
Não conseguiu despertar meu interesse, principalmente quando percebi o viés americanófilo da obra, mais uma colocando os eua como os grandes salvadores de qualquer pátria por serem tão grandiosos.

@biaverona 20/03/2022

Com muuuuito esforço consegui terminar esse livro arrastado, sem muita emoção. Me arrependi um pouco de ter perdido tanto tempo (1 mês), mas odeio parar livro no meio

Marques60 20/03/2022

O livro me surpreendeu no final. Não imaginava que terminaria dessa forma...bem, só imaginava uma parte. É um livro com muitos relatos históricos e isso sempre torna o livro mais interessante.

Candido Neto 17/03/2022

Dois livros diferentes.
O livro se divide em quatro partes, as duas primeiras se passam nos séculos onze e doze;a outra metade na transição do dezenove para o vinte.
A Pérsia, sua ciência, sua política e sua historiografia recontada de forma romanceada, usando um livro de poesia como foi condutor.
Bom não é, é ótimo.
Aventura, parece muito um livro de aventuras. Mas é a romantização de acontecimentos passados, é tão bem escrito que parece que tudo é imaginado.
Nem tudo é ficção.
Luciano498 05/04/2022minha estante
Estou na metade do livro. Concordo com o que tu escreveu, parece que estou em um delírio poético. Maravilhoso.

Yasmin A. 17/03/2022

Manuscrito de Samarcanda: relíquia fundamental da humanidade
Samarcanda. O que falar sobre um dos lugares mais antigos e desconhecidos do Ocidente? Local onde viveu o filósofo, astrólogo, matemático, poeta Omar Khayyam, autor de uma das maiores obras da humanidade, o Manuscrito de Samarcanda.

Um detalhe muito interessante sobre o livro enviado pela TAG é a proposta de narrar não somente quem foi Omar, mas também sobre sua magnus opus, o que aconteceu desde sua concepção, lá no longínquo sec. XI até sua "descoberta" no sec. XIX.

É fascinante descobrir sobre quem foi Omar, suas aventuras, romances, envolvido num contexto de guerras, traições, mortes, seitas (com destaque à origem da Ordem dos Assassinos), entre outros.

Tais temáticas também estão presentes no final do sec. XIX, quando passamos a descobrir a história de Benjamin O. Lesage, aquele que passou a viver em função do manuscrito.

É triste seu final, depois de tantas desventuras que o manuscrito passou, ter se envolvido logo no maior e mais conhecido acidente marítimo da história (o que não é spoiler, pois é dito sobre isso logo no início do livro) e se perdido para sempre.

Samarcanda é um livro delicioso de se ler, conhecer a Persia de antigamente (em 2 momentos importantes) e, principalmente, conhecer os poemas tão bonitos de um homem que só queria contemplar as estrelas, beber um bom vinho e estar na presença da sua amada.

Eva 16/03/2022

Samarcanda é que livro aguça nossa curiosidade sobre o passado e nos faz mergulhar na história da Pérsia.

Edson.Bezerra 14/03/2022

Elegante, com personagens cativantes
Para quem gosta de ser deslocado historicamente, experimentar a diferença de costumes como um convite às possibilidades que não vislumbra possíveis, e em uma narrativa elegante e atravessada por personagens cativantes que, ao deixarem o enredo, deixam saudade, esse livro é uma boa pedida.

Debora 13/03/2022

Gosto quando a literatura, além de entreter, ensina
Samarcanda conta a "história" do livro contendo os Rubayat (um tipo de poesia) de Omar Khayan, de quando foram escritos até o seu possível desaparecimento no naufrágio do Titanic. Khayam existiu, era um polímata persa (foi ele quem inventou a variável X, que nos acompanha nos problemas de matemática.
Como homem inteligente e estudioso, deixou muitos seguidores e seu livro passou de salto em salto por muitas mãos. Fui checando vários fatos ao longo da leitura e vendo que tudo coincidia.
A parte 4 é a mais arrastada, querendo dar conta de muita história, mas, no fim, é uma leitura excelente.

Alice 12/03/2022

Muito difícil me expressar sobre o que eu gostei e do que eu não gostei. A estrutura e a narrativa são bem diferentes do que eu estou habituada mas foi um experiência muito interessante, me deu vontade de conhecer as cidades citadas e visitar. Uma das coisas que eu mais gosto da Tag é essa experiências literárias que eu não acharia por mim mesma e isso é muito rico.

Dri 08/03/2022

Me surpreendeu
Um livro muito interessante!

Uma leitura um pouco difícil devido aos termos e denominações, em um contexto e idioma que não estamos familiariazados. Mas, sem prejudicar entendimento e experiencia de leitura.

São várias historias dentro de uma história principal, tornando o texto dinâmico e prendendo muito a atenção. Também permite conhecer novas culturas, realidades e relogiões.

Mariliz.Vargas 08/03/2022

Muito interessante
Samarcanda é um livro que não pede uma simples leitura. Ele é mais um estudo do que um passatempo relaxante. A história do manuscrito de Khayyam esconde lições preciosas e uma oportunidade de entender a difícil relação entre o oriente e o ocidente. Numa leitura cuidadosa é possível encontrar preciosidades de grande sabedoria. E não me refiro aos trechos do referido manuscrito, que na verdade não achei grande coisa, mas da relação entre os personagens que revelam detalhes de uma cultura que nos é ainda tão estranha. Neste tempo de guerra Ucrânia e Rússia pode nos dar pistas das questões históricas e culturais que envolvem o conflito. Só posso dizer que vale muito a leitura e talvez, uma releitura.

Estante da Adri 07/03/2022

Samarcanda
Fala de liberdade e superação de preconceitos.
Fala sobre aprender com a diversidade... aprender a viver juntos.

Um romance histórico, em torno do Manuscrito de Samarcanda ? desde seu início até o extravio no naufrágio do Titanic em 1912.

Ele é Dividido em 4 partes :

?? Partes 1 e 2: centrada na vida de Omar Khayyan >> poeta, matemático, astrônomo, filósofo persa, que viveu no sec XI.
?? Partes 3 e 4: centrada no narrador (personagem fictício) Benjamin Lesage, se aventurando pela Pérsia em busca do manuscrito, no séc XX

- Os cenários são encantadores e exóticos, muitas reviravoltas e viagens, o que faz a leitura ser instigante e fluída.
- A história mostra também como 3 amigos mudaram o destino da Pérsia.
- As personagens femininas do livro não são passivas ou submissas. Tanto as reais, como Terken Khatun, esposa de um sultão quanto a poeta Djahane, que foi inventada pelo autor.

Muitas passagens marcantes, mas não vou dar spoiler não.
Excelente livro

Victor Vale 06/03/2022

Samarcanda é sobre o que é eterno e o que é perene. A Pérsia eterna em sociedade, mas frágil sobre mudanças. Os rubai eternos no tempo, mas singelos em quatro versos rimados. O próprio livro eternos nas lendas, mas naufragado no tempo. Grande obra de imensa capacidade de nos transportar para alma do persa. Obra-prima!

Livia M. 06/03/2022

Guerra, democracias ameaçadas, intrigas (fake news), perseguição à ciência, etc etc
Estaria equivocada em afirmar ser esse um paralelo assustador com a atualidade?

Que leitura espetacular e rica!
Que prazer ser apresentada ao Rubaiyat!
Que delícia mergulhar em outras culturas!
Que raiva constatar a impotência diante de tanta injustiça e prepotência humana que se repete desavergonhadamente sem remorso!