Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Juliane4 01/12/2023

Um relato impactante e humano sobre a realidade do sistema prisional brasileiro. Uma obra para se discutir sobre as questões relacionadas ao sistema carcerário e à criminalidade no Brasil.

Salim 01/12/2023

Imersão total
Excelente! Você se envolve tanto nas histórias de cada personagem que, quando assusta, leu o livro todo! Mais que recomendo!

Rebeca Paiva 30/11/2023

Muito bom! Mostra bem a fundo como funciona o sistema carcerário e como a desigualdade social influencia nessa questão

priscilascauduro 29/11/2023

Eu amo tanto o Dr Drauzio ??
Sério, eu tive tantos sentimentos lendo esse livro, que seria impossível listar com causa e motivo, um por um.

Um fato que podemos dizer é o que o sistema prisional não regenera ninguém. Ele é cruel e ele só serve pra libertar o pior do homem.

A forma como o Dr Drauzio escreve e conta essas histórias, ele nos coloca ali, a gente sente tudo e cara, QUE SER HUMANO INCRÍVEL. Se eu já era fã desse homem, hoje eu sou fã, defensora e estarei sempre com o meu pano PRONTISSIMO pra tudo o que envolver o nome de DOUTOR DRAUZIO VARELLA.

Indria 27/11/2023

Carandiru
Dr drauzio é um gênio, escreve muito bem. Gostei como adaptaram no filme algumas partes, babenco acertou muito.

HeloCantu 22/11/2023

Estação Carandiru
A escrita do Dr. e a forma de contar e separar as histórias é perfeita. É um livro rico que se lê rapidamente.

Jesi 18/11/2023

Interessante ler o que aconteceu na cadeia e a vida dos presos, importante para lembrar as pessoas que os presos também são humanos.

Ellen 18/11/2023

?Como as pessoas, as cadeias também mudam com o tempo.? - Trecho do livro
Leitura necessária, muito verdadeira a forma como é contada as história!

Thais 16/11/2023

A escrita de Drauzio é maravilhosa. Assisti o filme muitas vezes antes de ler esse livro, via aqueles personagens com um certo distanciamento, apenas como obra de ficção. saber que aquelas pessoas, aquelas histórias existiram, não só essas como muitas outras tão pesadas e dolorosas quanto, é chocante

Milena369 15/11/2023

Não existe a possibilidade de finalizar a leitura desse livro e não dar cinco estrelas, eu já conhecia toda a história por trás do massacre devido a vários podcasts que acompanho, mas conhecer mais sobre o funcionamento do presídio, sobre o trabalho que o Drauzio desempenhou e até mesmo um pouco da vida de alguns detentos foi algo impossível de descrever e resumir numa simples resenha, apenas leiam.

Gabriela 08/11/2023

Impecável
É uma história muito difícil. Muita violência, muita pobreza, injustiça e tristeza juntos. Conhecer a história das pessoas encarceradas traz outra perspectiva das coisas.

Eu adoro o trabalho do Dr Drauzio (aka Dr.Auzio

joaoggur 30/10/2023

Cacofonia de mundos; dialética de versões.
Drauzio Varella, que na minha mente não passava de um médico que vez ou outra dava as caras na televisão, mostra sua habilidade em chocar o leitor. O choque se dá, indubitavelmente, pelo fato de não ser um livro composto por hipérboles; tudo em ?Estação Carandiru?, por mais que tenha adaptações para caber em um meio literário, é verídico.

O cuidado do autor com as palavras é imenso; os humaniza, mas não os inocenta. Tal como Amado fez em Capitães da Areia, temos a plena noção dos crimes de cada um dos presos descritos, mas a descrição de seus pensamentos, de suas angústias, fazem com que tenhamos uma simpatia por eles.

Independentemente da afeição que adquirimos pelos ?personagens?, não há como não ficar completamente chocado com os últimos dois capítulos. Drauzio descreve, na visão dos presos, o que realmente aconteceu. A minucia do relato deixa o leitor sem palavras. O mais triste é pensar que os responsáveis pelo massacre ainda estão livres.

A recomendação é inevitável. Um livro que necessita-se de estômago; a desumanidade deve ser ingerida com doses homeopáticas. Senão, não aguentamos.
skuser02844 15/11/2023minha estante
Exatamente o que pensei na época em que li, certamente ele humaniza, mas não inocenta ningúem. Também acho que a intenção não foi a de gerar uma simpatia ingênua, do que ele é equivocadamente acusado. Além do que, Dráuzio é um excelente cronista! ?

Ludrsr 28/10/2023

Pessoas
Triste e impactante demais. drauzio possui uma escrita maravilhosa e muito empática. é um livro a se pensar.

Pam 28/10/2023

Que leitura pesada, mas não no sentido da narrativa pois é muito fluída, digo a realidade descrita nesse livro que é muito dura e pesada.

Estação Carandiru traz as memórias do médico Drauzio Varella quando atendia os detentos do maior presídio do Brasil, o Carandiru.

Eu sabia que era um local muito grande mas não tinha noção da quantidade de detentos, na época já teve quase 3 mil presidiários. Um número totalmente surreal para os dias atuais.

Lá existia uma própria sociedade com regras e até tribunais na própria cadeia para as pessoas que não seguiam a regra do Carandiru.

O que gostei é que o dr Drauzio não trouxe só uma visão de modo geral do cadeia e sim trouxe histórias de alguns detentos e isso mostrou que as pessoas são muito mais complexas do que imaginamos.

Enfim, só digo que é uma leitura necessária para as pessoas saírem um pouco de sua bolha.

Claser_gigis 21/10/2023

Ai ?
Acho que foi uma experiência diferente ler esse livro, ler as histórias contadas nele e o jeito como alguém que trabalhou la dentro conta à versão ? como um medico ele contando as vivencias dele, muito bom