Vagabond #1

Vagabond #1 Takehiko Inoue

Resenhas - Vagabond - Volume 01

Isaiah 02/04/2023

Legaaal
Cara, depois de muitaaaa vontade de ler, eu finalmente iniciei a leitura desse mangá. Motivo principal foi que conheci uma garota meio estupida, mas incrivelmente legal, que me fez gostar mais desse mangá ksksk.
Logo de cara parece meio doido e um pouco parado, ao menos tive essa impressão. Mas vou continuar pra ver como se desenrola os proximos capítulos.

Franciane36 14/02/2024

É algo de diferente que já lir antes, mais até que me prendeu, me interessei em ir mais fundo na história. Gostei dos dois primeiros personagens.

Guzart 03/06/2022

Uma verdadeira obra-prima! Impossível não se apaixonar.
Afinal, o que é ser um samurai? O mangá consegue, com maestria e excelência, responder e transcender essa pergunta, além de criar um ambiente imersivo, bem desenhado e detalhado. O protagonista, Miyamoto Musashi (1584-1645), é cativante, complexo e a construção do mangá ao redor dessa figura também nos leva a crenças que permeavam o Japão ''feudal''. Samurais, daimiôs e xoguns são responsáveis pela construção desse ambiente caótico, dinâmico e complexo. A obra é uma oportunidade também para conhecermos mais sobre a cultura japonesa e suas particularidades. Apesar da obra ser um mangá, ela está longe de ser ''apenas um mangá''. Aproveitem, pois é uma ótima leitura!

David 10/05/2023

Bem melhor que eu imaginava!
Tenho ouvido falar de Vagabond há um tempo. Mangá aclamadíssimo e tal... Confesso que achei exagerada a crítica. Mas, olha... Curti e vou ler até o fim. (Se tiver fim...)

CGarrido 26/09/2011

Este foi o primeiro mangá que li e aproveitei para testar o estilo com uma estória que sempre quis ler, sobre o Musashi. Mas infelizmente, não gostei do formato e do estilo do mangá, assim vou ficar por aqui, por enquanto, neste estilo de leitura.

Igor.Banin 05/10/2020

Bom início
Como minha primeira incursão em mangás, eu curti. Apesar do início lento, cresce no final.

Luciano Luíz 21/03/2016

No início do século 21, a Editora Conrad trouxe diversos mangás que fizeram a alegria dos leitores brasileiros. Entre os mais populares estavam Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. No entanto, a editora foi além e também investiu em títulos desconhecidos (ou nada populares) do público. Vagabond foi um deles. Mas, como todo mundo tá careca de saber, a editora que reinou com as edições japonesas por vários anos (e com a série Discworld de Terry Pratchett) acabou tendo diversos problemas e dessa forma muitos títulos foram abandonados. E boa parte deles foram republicados pela Panini.
VAGABOND de TAKEHIKO INOUE até chegou a receber uma chamada Edição Definitiva, mas esta também a Conrad abandonou (Dragon Ball Ultimate Edition foi até o volume 16 e Evangelion Edição Definitiva não foi além de um volume um com sobrecapa...)...
Tanto tempo depois, a Planet Mangá (selo da Panini) trouxe uma nova versão de VAGABOND. Assim como as extintas edições da Conrad, essa também é impressa em papel off set. No entanto, tá mais caprichada, pois tem orelhas, capa cartonada, e algumas páginas coloridas da mesma forma que as edições anteriores...
O visual dos desenhos traz um traço mais realista. É um quadrinho para o público adulto. Tem cenas extremamente violentas, nudez, sexo, amputações, muito sangue. Os cenários são belíssimos. Os personagens são charmosos (mesmo os feios). Um trabalho de altíssima qualidade. As poucas páginas em cores também são belas.
Já o enredo é simples. Apenas um andarilho que foi embora de sua vila, tem 17 anos e é um exímio espadachim. Vai matando qualquer soldado, bandido e quem mais se meter em seu caminho. Ele apenas quer sair pelo mundo e se aprimorar nas técnicas de espada... Não que isso seja ruim, pelo contrário, é bem interessante, mas acho que podia ser mais além disso...
A estória talvez melhore, mas nos 10 primeiros capítulos o que mais se aproveita além do desenho caprichado, são as cenas de ação e até o humor. Aliás, tem pouco texto.
Em questão de poucos minutos o volume de mais de 250 páginas logo fica de lado. Você pode levar muito mais tempo só admirando a arte.
Gostei da edição. Ficou bonita. Mas em questão de me fazer continuar lendo é outra história... Acho que não vou continuar...

Nota: 10 (pelos desenhos, arte-final e cores)
Nota: 5 (não tem nada de admirável no enredo... pobre demais...)

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/L-L-Santos-254579094626804/?fref=ts
Thiago.Kling 12/06/2016minha estante
Não sei se seguiu lendo, se leu somente o 1º...

O segundo melhora (muito) o 3º até agora é o mais fraco. e o quarto volta a melhorar. À partir do 2º o enredo começa ganhar corpo e a história começa ganhar ares filosóficos.

Nunca curti Mangá além de CZ e DB, mas estou adorando este!

Amanda 20/03/2017minha estante
Exatamente o que senti ao ler! A arte, o traço e as cores são fascinantes. O enredo é horrível, fraco e insosso. Vou até dar uma chance ao segundo pela arte que é realmente boa.

Luiz 20/06/2022

Vagabond é uma belíssima história de trajetória e filosofia de vida, a trajetória de vida do maior samurai da história, Miyamoto Musashi.

Oque vemos aqui não é só o trabalho e desenvolvimento do "personagem", é o desenvolvimento de um dos maiores guerreiros de toda a história da humanidade, ter esses aspectos em mente, torna a leitura ainda melhor, juntamente com a transmissão de sentimentos e ambientação, no traço perfeito de Inoue.

Oque somos apresentados aqui, é a alguém que não presa pelo real sentido da vida, "matar, matar e matar", mas no decorrer e background da história, vemos que não é só disso que Miyamoto Musashi é feito, é algo bem mais profundo.
Obra prima.

Vertinho0 08/08/2021

Samurai no seu estado puro!
Este é o meu primeiro contato com esse mangá e só tenho elogios pra ele, tudo está funcionando muito bem, nas minhas resenhas eu procuro falar o mínimo possível sobre a obra, portanto, o que me resta é apenas recomendar!

Maria 30/01/2023

E perfeito né, não tem o que falar, todas as partes msm pesadas são perfeitas, os desenhos são lindos. Tudo e lindo ??

Débora Artes 17/08/2022

Comecei a leitura do Mangá para fazer um paralelo com a história do Musashi descrita pelo Eiji Yoshikawa, pelo qual também estou lendo e que também foi a inspiração para esse mangá.

Acerca desse primeiro volume é realmente interessante o contexto histórico da batalha de Sakigahara que definiu os rumos do Japão pelos próximos séculos, embora, não seja algo bem definida nesse primeiro volume porque já é algo que se inicia nesse contexto. Ainda que, seja bem corrido à narrativa, pelo menos nesse primeiro volume, as partes de ação e às batalhas é a parte que proporciona um envolvimento com a história, haja vista, que seja uma parte introdutória, e a lenda é intragável, a história do grande espadachim japonês.

A obra é sobre a filosofia de vida e a trajetória do Musashi, a história é cativante, complexa e acredito que possa vim a ser um dos melhores desenvolvimento de personagens, além de apresentar grandes elementos do Japão Feudal.

Estou cativado pela história e pretendendo da continuidade aos outros volumes.

Volkswagen0 29/01/2024

Mangá bom mas superestimado
A leitura é boa, personagem principal cativante, mas, não é aquela coisa que todo mundo na Internet fala.

ThiagoLFM 31/12/2018

Palavras do autor.
"Apenas quem já experimentou a frustração da derrota consegue saborear com plenitude a alegria da vitória. Da mesma forma, quem não encara a morte não será capaz de sentir o verdadeiro significado da vida. A felicidade, seja como for, é a capacidade de sentir gratidão pelo agora. Pode parecer simples mas é difícil. E parecendo difícil, é simples."
Takehiko Inoue. Vagabond, volume 01, 1999.