A Invenção das Asas

A Invenção das Asas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Invenção das Asas

Jessica820 24/04/2019

A INVENÇÃO DAS ASAS por @todolivroumahistoria
O livro conta a história de Sarah Grimké (uma Sinhá) e Hetty ENCRENCA Grinké (uma escrava). Sarah é de uma família escravocrata da alta sociedade de Charleston. No seu 11º aniversário ela é presenteada com uma escrava, Encrenca, de dez anos, que será sua dama de companhia.

A narrativa é tocante e surpreendente. A história é contada pelo ponto de vista das duas personagens principais e vai ao longo de seus anos seguintes.
Encrenca contando sempre sobre as dificuldades de ser escrava e querer ser livre e Sarah sobre ser contra a escravidão, estar em uma família difícil e ser mulher.

O livro me tocou de forma absurda.
A luta de Encrenca para sobreviver e não aceitar baixar a cabeça para tudo, lutar por um mundo melhor. A sua mamã que no meio de tudo ensina muito sobre sobreviver e fala sobre ela lutar para ter liberdade. E a trajetória da Sarah que é emocionante, ela uma mulher, quase sem voz, muitas vezes diminuída, que mesmo com tantas dificuldades ela consegue ganhar espaço e voz. A cumplicidade da irmã de Sarah, Nina, também é muito importante para a construção da história.

O livro tem um desfecho muito legal, ele trata bem a relação de Sarah e Encrenca. E quando a gente traz o livro para a realidade, entendemos ainda mais o quanto tudo aquilo foi ainda mais cruel.
O livro fala sobre, amor, lutar, liberdade, confiança, respeito e escravidão.

💕O que fez eu me apaixonar no livro (mais ainda), foi no final a autora contar pedaço por pedaço o que é ficção e o que não é. O livro é sim baseado na história de Sarah e Angelina Grimké, elas de fato lutaram pela abolição dos escravos e também foram defensora do movimento sufragistas das mulheres. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Miry 16/07/2019

Metade não vale a pena
Eu gostei muito da história pelos olhos da escrava. Achei incrível. Mas a parte da senhora branca, que apenas se lamentava, foi bastante chata. Ela era contra a escravidão, mas estava à procura de um marido tipo ???????

Berta4 28/04/2020

Invenção das asas
Que livro sensacional, foi um livro totalmente diferente para mim, eu achei que não iria gostar, mas não poderia estar mais errada, é um livro fluido que apesar de abordar o tema escravidão, não nos deixa angustiados do começo ao fim, mas foi retratado de uma maneira maia leve, super indico a leitura vale muito a pena ler, e nos mostra o quanto somos privilegiados de nascermos em uma época que não se é comum a escravidão.

Ewerton Rangel 05/07/2020

Marcante.
Nesse outro romance que estreou em #1 na lista de mais vendidos do New York Times, Sue mistura realidade e ficção para narrar a vida das irmãs Sarah e Angelina Grimké, estas que foram as primeiras agentes feministas abolicionistas e uma das primeiras entre as pensadoras feministas americanas.

O livro se passa entre 1803 e 1835, em um regime totalmente escravocrata, e é contado pela perspectiva de Sarah Grimké, filha de uma família que frequentava círculos sociais de elite em Charleston na Carolina do Sul; e também pela escrava Encrenca, que foi dada como 'presente' para Sarah em seu aniversário de 11 anos. Com diferença de idade de apenas 1 ano, as duas contam suas histórias, de diferentes realidades ao longo do livro, que vai desde a infância até a fase adulta.

O livro relata escravidão, direto das mulheres (ou a falta dele), questionamentos religiosos e tudo que é comum a quem viveu nesse período.

A autora apresenta uma obra-prima de esperança,
ousadia e busca pela liberdade nessa trama que se passa no Séc XIX, onde Sarah e Encrenca questionam as regras da sociedade em que vivem.

O tipo de leitura que eu diria necessária a todos. Sue Monk Kidd escreve como se estivéssemos vivenciando tudo aquilo de perto, partilhando as dores, os medos, e até experimentando com alegria e devoção as pequenas conquistas, quando ocorrem, das personagens. Eu diria sem dúvidas que é um dos melhores livros que li e tive a coincidência de encontrar pelo caminho, despretensiosamente, mas que me tocou de uma maneira tão profunda e única. É de uma sensibilidade sem igual.

Para mais resenhas segue meu insta literário:
@Capituloa2 ?

Vanessa 05/07/2020minha estante
Depois desta resenha, sinto que o livro me deixará em prantos, haha. Já quero ler!! ?

Thamires.Santos 06/09/2020

Que lindo esse livro
Livro: A invenção das Asas - Sue Monk Kidd?
Resenha: Temos aqui um romance que relata em principal a história de duas mulheres desde suas infâncias , Sarah e Hetty. A história se inicia com Sarah ainda criança, nascida em uma família rica aristocrata que tinham como propriedade escravos estando entre elas Hetty, tamém ainda criança,que carinhosamente era chamada de ?Encrenca?. Quando Sarah ganha Hetty como presente, ela se sente indignada, pois mesmo pequena ela já se revoltava diante a escravidão, no entanto mesmo em meio sua revolta ela precisa se tornar dona de Encrenca. ?
Encrenca que tinha esse nome não por acaso, também não conseguia aceitar sua condição, e então unidas por um sentimento mútuo uma amizade verdadeira começa. Quando Sarah percebe que infelizmente naquele momento não poderia conceder liberdade a sua amiga, ela decide então que daria liberdade a sua amiga da forma que ela poderia, através da leitura e a ensina a ler.?
Essa leitura é do tipo que você se apega aos personagens e se emociona tanto, que é necessário as vezes uma pausa para respirar. Tantas lições que esse livro me trouxe e pensamentos que antes nunca haviam me ocorrido.?
Traz reflexões sobre o cristianismo pregado naquela época que se curvava a escravidão, sobre o sentimento de que por mais empatia e respeito que possamos ter pelo sofrimento de alguém ainda sim nós estamos distantes de entender aquele sofrimento quando estamos em uma situação de privilégio, de como naquela época (e ainda hoje) quando mulheres levantassem a voz para lutar por direitos eram sempre desacreditadas simplesmente por ser mulheres e como a abolição não devia ter sido tratada apenas como libertar os escravos mas como seria possivel devolver dignidade e direitos negados por tantos anos de forma tão cruel.?

Encrenca e Sarah são personagens que vão morar no meu coração sempre. Leiam esse livro ??

angela 09/12/2021

todo mundo deveria ler
é dolorido, pesado e chocante, mas lindo. fala sobre cultura e luta de uma forma que fica em você pra sempre, tudo isso ainda te fazendo se apaixonar pelos laços de afeto que são criados ao longo de uma vida. genuinamente necessário.

Fe Sanches @literahealing 27/03/2022

Ficção + Realidade
Satisfatório saber que Sarah e Angelina realmente são personagens reais e MUITO importantes para história abolicionista e feminista dos EUA. Aliadas da causa dos escravos, dando a voz a eles e indo contra tudo que foi ensinado.
Que sejamos assim enquanto existirmos, não é apenas ser antirracista, mas AGIR contra o racismo!
Viva Hetty, Dinamarca e tantos outros que sofreram por existirem!

Caroline.Mestanza 28/11/2022

Um misto de história sobre o período da escravidão e ficção
Demorei um tempinho pra ler, mas quando engatou eu amei! Chorei várias vezes durante a leitura, fiquei com raiva, triste de verdade, mas como toda leitura sobre escravidão é extremamente necessária!
Sarah e Encrenca são as personagens principais, o livro alterna capítulos com a narração de uma e outra! Adorei ver os dois pontos de vista!
Fiquei muito feliz em saber nas notas da autora sobre as irmãs Grimké e que Hetty tbm existiu!
Valeu muito à pena!!!

Evelise 05/01/2023

Das primeiras abolicionistas americanas
Gosto muito de livros que envolvem a história de pessoas reais em um romance. Não sabia que era o caso de A invenção das asas e isso foi uma boa surpresa. Terminei 2022 com uma leitura envolvente e que trabalhou o fim da escravidão de uma perspectiva que eu ainda não tinha visto
Gostei muito de acompanhar as mudanças na vida e nos pensamentos de uma mulher que nasceu privilegiada, mas queria um mundo melhor para todos.
Encrenca, a segunda protagonista, foi mais romanceada pela autora, e, talvez por isso, achei mais difícil me envolver com ela, em alguns momentos achei a personagem plana, mas gostei de ter dois pontos de vista no livro.