As cidades invisíveis

As cidades invisíveis Italo Calvino

Resenhas - As Cidades Invisíveis

luizaslike 18/01/2022

O brilhantismo de um autor ímpar
Já tinha lido "se um viajante numa noite de inverno" e, com essa nova leitura, reitero como a escrita e genialidade de Italo são únicas. Aqui, Marco Polo descreve as cidades que passou (e não passou) para o imperador. Com uma das passagens de fechamento mais tocantes da literatura, fique absorta e reflexiva. O que são cidades, 'não-cidades', o que faz uma cidade ser única? Ou ordinária? É tudo uma questão de perspectiva?
"Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço".

Claudia Lino 03/02/2022

Tradução de imagens
Marco Polo via com o coração. Traduzia as cidades por onde passava em forma de poesia e cativou o imperador dos tártaros. A verdade do relato perdia a importância diante do encantamento da descrição de rotas e imagens.
?Os olhos não veem coisas, mas a figura de coisas que significam outras coisas?

Beatriz 03/05/2022

O inferno não é algo que será...
Marco Polo está contando para Kubai Klahn sobre as cidades que ele visitou. E enqto ele descreve essas cidades a sua imaginação vai vendo elas, vê cidades suspensas por pontes, cidades de vidro, cidades duplicadas etc. É possível achar paralelismos com essas cidades com outras q conhecemos. É possível reconhecer nelas o caráter de seus moradores. É possível reconhecer o peso q eles carregam.
Enqto Marco Polo descreve essas cidades vemos muitas coisas e junto com Kubai Klahn vamos pensando sobre nosso mundo, nossa cidade e em nós mesmos.
Esse livro é maravilhoso! Nos impele a viajar em nossa imaginação, a sentir esses lugares.

livrosmortificados 10/05/2022

se o livro me deu crise existencial ele vai ser favoritado sim.
bom usando o um próprio trecho do livro

"Eu falo,falo [...] mas quem me ouve retém somente as palavras que deseja. [...] Quem comanda a narração não é a voz: é o ouvido."

a interpretação humana, fora o fato de Calvino querer nos passar que querendo ou não nos humanos ouvimos o que queremos ouvir, duas pessoas podem compreender e reagir de diferentes formas a mesma frase, ou até a mesma pessoa em momentos diferentes da vida, porém com esse trecho Calvino meio que nos "deixa" livres para interpretamos o livro de diversas maneiras, não tem certo ou errado, sendo assim essa resenha é somente minha opinião e interpretação do livro.
nesse livro temos os dois protagonistas Marco Polo e a Kublai Khan, o "enredo" do livro é basicamente o Marco Polo descrevendo as diversas cidades que ele visitou em missões diplomáticas para o Kublai Khan.
parece bem simples mas o legal desse livro é justamente o misterio, essa alegoria que o Calvino faz, a metafora da cidade, nos nunca sabemos do que o Marco Polo realmente está falando e tentar meio que desvendar isso é o que torna o livro foda porque nesse processo de tentar desvendar, nos fazemos reflexões sobre o mundo, o existencialismo, a convivência humana e outras muitas coisas.
as cidades que eu achei mais interessantes e que mais mexeram e me fizeram pensar foi: valdara, trade, ademais,otavia, procopia, leonina e argia.

as cidades e os olhos 1 - valdara

"As vezes o espelho aumenta o valor das coisas, às vezes anula. Nem tudo que parece valer acima do espelho resiste a si próprio refletido no espelho. As duas cidades gêmeas não são iguais, porque nada que acontece Valdrada é simétrico para cada face ou gesto, há uma face ou gesto correspondente em invertido ponto por ponto no espelho. As duas Valdradas vivem uma para outra, olhando-se nos olhos continuamente mas sem se amar."

acredito esse texto tenha sido o que mais me tocou literalmente um soco na minha cara.
a mesma pessoa em tempos diferentes pode se tornar duas? creio que sim.
se formos analisar essa mesma pessoa que se torna duas em tempos diferentes, pegarmos uma foto e olharmos é "igual", mas se formos a fundo e analisar gestos, falas, pensamentos é realmente igual? ninguém saí ileso do tempo, das experiências, estamos em constante mudança.
as vezes as pessoas mudam de "proposito" por opiniões alheias, para não se machucarem e outros diversos motivos, e essa "versao nova" que se tornaram as vezes odeia a  "a versão antiga", mas à questão é que sem a antiga não tem a nova.
não sei se deu pra entender meu pensamento mas é isso, esse livro é lindo e com certeza virou meu fav

sophi :) 12/10/2022

filosófico e "epifânico"
havia lido esse livro para o clube do livro da minha escola e só depois de discuti-lo percebi o quanto eu gostei. no decorrer da leitura, estava achando bem monótono. esperava apenas pelos momentos de diálogo entre marco polo e o imperador (inclusive, por mais que pequenos, bastante filosóficos). ao notar que na verdade as cidades poderiam não ser cidades, isso tornou a minha experiência lendo muito mais divertida e de certa forma, me identifiquei com algumas delas, em especial clarisse. resumindo, é um livro bom para quem gosta de filosofia e epifanias. acredito que as pessoas que o lerem podem até não gostar do conteúdo, mas que em certo momento da narrativa vão acabar se identificando com algo que foi dito ou alguma cidade em si. para concluir, queria dizer que pretendo relê-lo no futuro e que senti que tava precisando lê-lo durante aquele período da minha vida.

gabriel.a.brumatto 26/10/2022

Criativo e bom.
Já vou começar esta resenha dizendo que adorei este livro!! É de uma criatividade gigantesca, pois Calvino explora os mitos, o misticismo e a literatura fantástica. Juntando todos estes aspectos, tinha tudo pra dar errado, mas, deu super certo!!
O livro é super interessante, cheio de detalhes sobre as cidades, com uma escrita muito bonita e personagens interessantíssimos!! Recomendo à todos a leitura deste livro.

Paula 12/01/2023

Cidades invisíveis
No romance As cidades invisíveis (1972), Ítalo Calvino propõe um diálogo ente Marco Polo e Kublai Khan, no qual o explorador e diplomata descreve as cidades do império mongol. O diferencial da obra está na forma com essas cidades são descritas: de modo fantástico, onírico, sob a perspectiva única (e lindíssima) de Marco Polo.
O autor divide o romance em 9 blocos compostos por capítulos curtos. No início de cada bloco, há um capítulo narrado, em principio, por um narrador onisciente, seguido por capítulos descritivos das cidades. À medida que tais descrições Kublai Khan, a comunicação entre eles se torna mais fluida e o narrador onisciente cede lugar a diálogos filosóficos.
São ao todo 55 cidades, todas com nomes femininos - Isidora, Doroteia, Fedora e Irene são apenas algumas das minhas favoritas em uma primeira leitura. Sei que se eu abrir o livro agora, encontrarei outras, afinal elas são metáforas da humanidade. Por isso mesmo, essa é uma obra que não se esgota.
Livro belíssimo, que será relido sempre!????

jeunelily 08/02/2023

belíssimo
foi uma ótima experiência de leitura pra mim, tentar criar as imagens das cidades na minha cabeça, refletir aspectos da minha própria cidade, tentar entender as metáforas e as conversas do Marco com o Kublai.. foi bem divertido!
só não dei 5 estrelas pq alguns momentos achei a leitura confusa: parágrafos grandes sem ponto de continuação, oq prejudicou um pouco meu entendimento, mas nada que uma releitura ? que com certeza farei ? com mais calma não resolva sz

ana 18/07/2023

Achei q ideia do livro muito legal, adorei muito bom ler uma ou duas cidades por dia antes de dormir. a criatividade do autor é surreal, e o jeito q ele descreve as cidades é muito bom.
acho q ler tudo direto não deve ser muito bom, eu li aos poucos intercalando com outros livros e foi ótimo!!

Jane Machado 06/09/2023

É como assistir um filme sobre multiversos?
?cada capítulo uma nova história, tecidas por conjuntos de palavras que elevam os pensamentos a imaginar cenas fascinantes, nem sempre, são coisas boas de se criar na mente. daria uma bela adaptação!

livro fascinante, com trechos valiosos.
deixo aqui um parágrafo:

- a mentira não está no discurso, mas nas coisas.

Math 08/10/2023

Não me prendeu
Talvez não tenha gostado por ter lido "obrigado" realmente não sei dizer. O que salva a leitura são os trechos lindos escritos ao longo de td narrativa.

Izabella.Edite 16/11/2023

As cidades invisíveis
Muito bom , gostei bastante queria ter mas contato com as outras obras dele mas tudo ao seu tempo kkskk

Renato.Antunes 04/01/2024

Não captei...
Confesso que não busquei a crítica literária... não busquei a opinião dos especialistas...
Quem sou eu para julgar um livro? Sou apenas um leitor... e, enquanto leitor, não curti a proposta do livro... Pode ser que eu não esteja à altura da literatura proposta... talvez eu não tenha captado a proposta do autor, mas o fato é que eu não gostei.
O livro traz vários... "contos" (?)... traz diversas histórias de cidades fictícias, cidades folclóricas... não sei como descrever... a grande questão é que a minha criatividade e imaginação não se adaptaram à proposta da obra.

Marianacmraa 20/03/2024

Meu primeiro Calvino
Já tive vontade de ler Calvino um tempo atrás, nada de mais a princípio, mas foi o suficiente para que eu comprasse dois livros dele: As Cidades Invisíveis e Se Um Viajante Numa Noite de Inverno.

Minha pretensão era iniciar com "Se Um Viajante", porém os planos mudam. Depois de descobrir algumas coisas sobre os livros de Borges e sobre literatura fantástica eu sabia que PRECISAVA ler Borges, mas todos diziam que é um autor muito difícil. Confesso que fiquei com um pouco de medo e por isso resolvi começar a leitura desse gênero com Calvino (ok, não era a primeiríssima opção porque queria muito o livro Olhos de Cão Azul do Gabo, mas relevem).

Apesar dos pesares, foi um ótimo início, tanto para esse tipo de literatura quanto para a obra do autor. É um livro extremamente bonito em sua escrita, mistura muito bem do poético com a prosa, cria imagens muito interessantes e dinâmicas. É válido dizer também, que fiquei muito interessada sobre como a linguagem e comunicação é tratada no livro, já que as personagens no início não falam a mesma língua.

Recomendo bastante, é um livro leve e bastante reflexivo, mas sem pesar a mão.