O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Serpris 29/04/2024

Bom, antes de mais nada preciso registrar que estou pasma com o fato de eu ter gostado, e muito, do livro.
Pessoalmente não sou das maiores fãs do autor. Em contatos anteriores com outras obras nunca consegui aproveitar muito. Me incomodava muito com o estilo de escrita e mil repetições de roteiro, que me pareceram sempre preguiçosas.
Pois bem, água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
Para a minha completa supresa, me vi pela primeira vez, no meu quarto livro do Lovecraft, tendo uma leitura muito fluída e muito proveitosa. Fiquei super investida nas histórias e o material extra no fim do livro fechou com chave de ouro.
Comecei revirando os olhos e saí, por incrível que pareça, gostando muito do material. Claro que ainda tive os contos que gostei mais e os que gostei menos, inclusive os que não gostei nada, mas dessa vez isso não diminuiu o valor da leitura num todo.
Conseguiu o grande feito de me fazer dar o braço a torcer.

midnightrainz_ 19/04/2024

Poe sempre será melhor
Devo deixar claro logo de cara que não sou o maior fã de lovecraft da face da terra. desconsiderando as polêmicas envolvendo as minorias que ele odeiava (todas), não sou mt chegado no estilo dele original, acho um chupim de Edgar Allan Poe mas sem um pingo da visão artística do mesmo. tem alguns contos dele que eu gosto, mais dos de terror per sê do que os de horror cósmico, mas de um modo geral ele não é um autor que me agrada. para mim, ele é mt 8 ou 80, ou eu amo ou eu odeio o conto.

sobre a seleção dessa coletânea - que li por influencia de uma amiga -, tem as histórias mais famosinhas como a que dá título para o livro e outras mais "underground". são oito contos dos quais 4 deles eu genuinamente amo, sendo eles:
- Dagon: esse é mais de horror cósmico, mas acho que ele consegue criar bem a atmosfera dos horrores inomináveis e indescritíveis que ele tenta nesse tipo de história;
- A música de Erich Zann: aq temos uma história mais voltada para o horror em si, numa crescente bem Poe (relativamente bem feita, diga-se de passagem. só não gosto mt do final, mas faz parte;
- Os gatos de ulthar: o único conto dele q eu conehço que é narrado em 3° pessoa, que contribui mt para a narrativa, fica com uma vibe meio folclórica;
- A cor que caiu do espaço: pra qm gosta de uzumaki do junji ito, fica a dica.

o resto, leia por sua conta em risco :)

off: alguém me explica pq gostam tanto do "o chamado de cthulhu"? até hj não entendi qual a pira, acho a história entediante

Giovana 15/04/2024

Não consegui terminar a leitura. O conto principal causa um enorme desconforto por ser extremamente racista. Além disso, por serem datados de 1920 e 1930 aproximadamente, trazem um português arcaico tornando difícil a leitura.

Maria1691 29/03/2024

Para um primeiro contato com o autor e contos de terror, achei bom
Por ser um clássico, principalmente o conto do título, demorei um pouquinho para acostumar com a escrita mas nada que umas relidas e dicionário não resolvam
Mas o jeito que Lovecraft monta as cenas é sensacional mesmo, disso não tem discussão!

emawnuelle 13/12/2023

Simplesmente o pai do terror.
Comecei com a minha obsessão pelas obras do Lovecraft no final de 2021/início de 2022 com esse sendo meu primeiro livro dele (o que se transformou numa coleção inteira) depois que percebi a relação com Rick and Morty. Assistia diariamente vídeos de teorias dos episódios e adquiri um gosto muito forte por esse tipo de ficção. A música de Erich Zann, O Horror de Dunwich, A Sombra Fora do Tempo (O MEU FAVORITO!), Os Gatos de Ulthar e A Cor que caiu do Espaço foram os meus contos favoritos, leio e releio esse e todos deste até hoje por conta das coletâneas que fazem serem sempre com contos repetidos meus. Recomendo muito pela descrição impecável que ele faz que é o que mais gosto nos contos e no universo que ele criou!!

Pedro028 27/10/2023

Recomendo demais para você que deseja conhecer o H. P. Lovecraft, a maioria dos contos dele exige um certo esforço em conseguir terminar por conta de sua escrita, mas esse aqui, com a sua história e suspense é tão bom que você as vezes não quer parar de ler.

dreamfool 22/10/2023

Horror Cósmico
Vamos lá, quero primeiro fazer o meu top3 dos contos que mais gostei do livro e esses foram: A cor que caiu do espaço, a música de Erich Zann e o horror de Dunwich.

É inegável ao ler o livro como o autor trabalhou bem essa temática de horror cósmico - acho que na época de lançamento nem existia esse termo - com essas criaturas tão inominável e tão distantes de qualquer estética humana, que é quase impossível você não se sentir um pouco desconfortável quando elas são apresentadas na história. Pelo menos, enquanto eu lia o livro tinha a tendência de tentar me colocar na pele do personagem e poderia entender a razão deles quererem de todo custo pensar que aquilo era apenas um sonho louco e também, de se sentir horrorizado ao se deparar com aquelas coisas.

Fora isso, não achei a escrita aquelas coisas, mas a criação daquelas coisas e tudo sobre ela o torna interessante. E, tenho que admitir que quando terminei o livro tive vontade de pegar para ler desde o começo de novo.

Fabio 18/10/2023

Diferente...
Primeiramente esse é um tipo de livro diferenciado, não apenas pelas histórias do exemplar, mas também a forma em que o autor escreve.
O chamado de Cthulhu é dividido em várias histórias, cada uma com um suspense unico e personagens próprios. Um bom exemplo recente é a série de TV Black Mirror por exemplo, que aborda algumas histórias únicas com seu começo, meio e fim de forma mais simples. Diferente da série citada, esse livro tem uma linguagem singular e até complicada em vários momentos, mas é sem dúvida sensacional, por mais que cada conto seja curto, ao mesmo tempo ele é bem desenvolvido e misterioso...
O livro no geral é para ser um suspese/terror/fantasia e na minha opinião ele é um título obrigatório para quem gosta dos gêneros citados, além de ser uma leitura rápida e envolvente.
Um dica de filme para quem gostaria de ter uma vislumbre de como seria o Cthulho é o longa Ameaça Profunda, lançado em 2020 e tem seu enredo baseado no famoso monstro criado por Lovecraft.

Gabriela2456 31/08/2023

O Melhor de H. P. Lovecraft
5 contos atordoantes. Histórias de uma criatividade tamanha.
Imperdível para os amantes de terror e suspense!

Luu 22/08/2023

Criativo mas me pareceu datado
Esse conjunto de contos são bem interessante, parecendo mostrar os principais temas que o autor trata no geral da sua obra. O horror se baseia em medo de criaturas alienígenas ou do passado, misturando bruxaria, além de algo como " medo do que tem no fundo do mar".

No geral, eu gostei muito da escrita e do jeito narrativo, mas os temas não me interessavam tanto. Senti que os " horrores" mostrados faziam mais sentido a uma século atrás, quando foi escrito, agora parecem mais contos de fantasias do que de horror. No geral, me deu uma necessidade de que o Lovecraft tivesse escrito alguma saga grande de fantasia, não só contos.

Rute.Guedes 09/08/2023

Esperava mais?
Que o Lovecraft revolucionou o gênero do terror é verdade, mas sinceramente foram poucos os contos que gostei e/ou que deram medo. Além disso, comecei a leitura tendo em mente que o autor era racista, mas pensei que fosse algo velado, não tão gritante quanto o que me deparei. Não dá. O conto que mais queria ler (o Chamado de Chuthllu) foi insuportável pelo racismo religioso. De tudo, o que se extrai desse autor é a contribuição na criação do horror cósmico e apenas. Recomendo a leitura para quem quer aprender a desenvolver esse elemento narrativo ou quem gosta de Edgar Allan Poe, mas baixe bastante as expectativas kk
Enzolda 13/09/2023minha estante
Tive a mesma experiência quando li. O pior é que da pra apontar o exato momento que a história passa a ficar ruim: quando o ?terror? deixa de ser o mistério que havia e passa a ser os delírios racistas do autor.

Diego Miúdo 25/04/2023

"O chamado de Cthulhu: Uma jornada pelo terror cósmico"
"O Chamado de Cthulhu" é um conto do escritor norte-americano H.P. Lovecraft, publicado em 1928. Considerado um dos principais trabalhos do autor, a história apresenta uma narrativa sombria e misteriosa que mistura elementos de horror e ficção científica.

O conto conta a história do professor George Gammell Angell, um especialista em línguas antigas que falece em circunstâncias estranhas. Seu sobrinho, o narrador da história, decide investigar as circunstâncias da morte de seu tio e descobre uma série de eventos misteriosos que apontam para a existência de uma entidade maligna e inimaginável chamada Cthulhu.

Lovecraft constrói uma atmosfera de terror psicológico e suspense, utilizando descrições detalhadas e linguagem poética para criar uma sensação de medo e angústia no leitor. A mitologia criada pelo autor é rica em detalhes e complexidade, apresentando uma vasta galeria de monstros e entidades sobrenaturais que habitam o universo criado por Lovecraft.

Além disso, "O Chamado de Cthulhu" é também uma reflexão sobre o conhecimento humano e o nosso lugar no universo. Lovecraft apresenta a ideia de que existe um vasto e desconhecido mundo que está além da nossa compreensão e controle, e que nossa busca pelo conhecimento pode ter consequências imprevisíveis e perigosas.

Em resumo, "O Chamado de Cthulhu" é uma obra-prima do terror e da ficção científica, capaz de mexer com a imaginação do leitor e provocar reflexões profundas sobre a natureza do universo e do conhecimento humano.
D'ow 08/05/2023minha estante
Demorei para conhecer Lovecraft, depois de conhecer comecei a ver a cultura pop com outros olhos. Tem referência dele por todo canto, de jogos de videogames, livros a filmes e séries. O cara foi um gênio!

OGabrielML 20/04/2023

É inegável que Lovecraft revolucionou o terror de uma maneira inimaginável. No entanto, o racismo é tão latente durante toda a obra que me senti incomodado em muitas passagens, fato que prejudicou muito a minha experiência para com os contos.
D'ow 08/05/2023minha estante
Realmente as histórias dele são fora do comum, revolucionárias, perfeitas. O racismo dele é até constrangedor de ler, mas acredito que nos dias de hj ele não teria esse pensamento tosco.

Tyr Quentalë 28/02/2023

Polêmicas à parte
Todos sabem que Lovecraft é um autor polêmico ao que se refere aos seus ideais. Muitos se incomodam com sua escrita preconceituosa que fica extremamente marcante em seu conto mais famoso, O Chamado de Cthulhu, que na verdade devia ser Culto a Cthulhu, porém, Lovecraft continua sendo um autor que chama a atenção por conta do horror cósmico e pasmem, ele não se achava melhor que Poe.
Ler a versão lançada pela Hedra foi o início da minha jornada para averiguar as diferenças entre as traduções e percebi que Lovecraft mexe com a imaginação de quem possui facilidade em ver as cenas descritas. Não é um livro que se lê rápido em casos como esses e é necessária muita força de vontade para os que lutam contra todas as formas de racismo, caso queiram terminar a leitura.
Confesso que fiquei surpresa com a Carta e as Notas ao final do livro, pois elas quebraram o primeiro perfil que eu possuía de Lovecraft.
Enfim, leitura necessária para quem escreve. Leitura indicada para curiosos e Leitura desnecessária para quem já for preparado só para criticar
D'ow 08/05/2023minha estante
Caraca, vc falou tudo. O racismo dele é chato de ter contato, mas prefiro acreditar que nos dias atuais ele não seria o babaca que foi (nesse caso). As histórias dele são perfeitas, é o tipo de autor que consegue transmitir cheiro e cor através das palavras. Genial!

jessica 31/01/2023

encerrando a segunda leitura de 2023!!!
Meu primeiro contato com o gênero terror e com a escrita de Lovecraft.
Saindo totalmente da minha zona de conforto, sinto que essa foi uma ótima introdução ao universo gótico. Lovecraft é sensacional!
Com uma escrita incrível e contos que te envolvem do início ao fim num mistério incontestável, o autor nos mostra caos monstruosos causados pelo cosmos, caos que vão além da imaginação humana. É uma aventura sem igual. Trazendo críticas sociais e reflexões nas entrelinhas, H.P. conduz magistralmente viagens às mais insanas descobertas que o ser humano pode encarar.

com amor, j ?
D'ow 08/05/2023minha estante
Mandou bem no ponto de vista!