Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

kiki.veve 11/03/2024

Aristóteles e Dante pt1
"Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" é uma história que mergulha fundo na vida de dois adolescentes, Aristóteles (Ari) e Dante, enquanto eles atravessam os altos e baixos da adolescência. Tudo acontece durante um verão nos anos 80, quando Ari e Dante se conhecem de forma meio inesperada e criam uma amizade que vai além das regras sociais e das expectativas familiares.

Mas olha, o livro não é só sobre a amizade dos dois, viu? Ele vai mais longe e aborda temas pesados, tipo identidade, sexualidade, amor e família. Ari e Dante são gente como a gente, com seus próprios dilemas e buscando seu lugar no mundo. Ari tá sempre com umas raivas e confusões, já Dante é mais de boa e tá numa busca constante de autoconhecimento.

O jeito que o autor, Benjamin Alire Sáenz, conta a história é bem profundo e cheio de sentimentos. Ele pega as emoções da adolescência e coloca na ponta da caneta, sabe? E tem também uns toques sobre identidade cultural e as diferenças entre as origens étnicas dos personagens, tudo de um jeito que parece natural e verdadeiro.

Durante o livro, Ari e Dante passam por umas situações difíceis que colocam a amizade deles à prova e fazem eles encararem as próprias verdades. As histórias deles se misturam de um jeito bonito e emocionante, que vai fazer qualquer pessoa que já passou pela adolescência se identificar.

No fim das contas, "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" é uma daquelas histórias que grudam na gente desde a primeira página. Com personagens bem construídos, uma história cheia de emoção e uma escrita poética, o livro celebra a amizade, a busca por identidade e o poder que o amor tem de mudar tudo.

Sté 10/03/2024

Simplesmente não gostei
Ah gente kkkkkkkjkjkk para quem gosta disso, sinto muito mas, que livrozinho ruim (ainda mais com varias frases preconceituosas), detestei :) não recomento a ninguem

A Leitora Compulsiva 10/03/2024

?Fazer 17 anos às vezes era difícil, doloroso e confuso.?
Uma amiga distante de Portugal há muito tempo me disse:

"Tens de ler este livro"

E o tempo passou desde então. Muito tempo. Já nem somos amigas mais, mas ainda a vejo de vez em quando num grupo do WhatsApp.

Mesmo assim, a agradeço pela recomendação. Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos Do Universo foi um livro que comecei de modo desproposital mas se mostrou uma viagem interessante.

Aristóteles ? na verdade, ele prefere que o chamem só de Ari, por favor ? é um garoto de dezesseis anos. No geral, dezesseis anos é a idade onde ninguém sabe muito bem quem é ou para onde a vida vai. É uma transição estranha de criança para adolescente, um limbo desconcertante.

Ari que o diga. Pensamentos aleatórios e a sensação de estar perdido permeiam as páginas desse livro por inteiro, como um diário adolescente turbulento.

A relação complicada com os pais, o ódio permanente à escola, a sensação de deslocamento com as irmãs e o silêncio triste de seus pais sobre seu irmão que foi preso não o deixam dormir à noite. Pesadelos preenchem seus sonhos e o seguem até o final do livro.

Mas ninguém precisa se sentir deslocado sozinho, e é por isso que surge Dante.

Dante, um rapazinho sonhador. Poeta. Dicionário ambulante. Amante dos livros, das palavras e da arte.

Ari e Dante vão mergulhar fundo dentro do mundo um do outro, na esperança por entender aquilo que todo adolescente no fundo busca: conhecer a si mesmo e ao mundo em que vivem.

Um romance caótico, cheio de sarcasmo e espírito adolescente, mas que combina elementos de drama familiar e relações pessoais complicadas demais até para adultos lidarem.

E claro: muito obrigada pela recomendação, Lídia. Onde quer que esteja, abraços sinceros do Brasil.

Filipe295 08/03/2024

Ainda nem acredito em tudo o li neste livro. Quase não tenho palavras para o descrever. Simplesmente MARAVILHOSO. A forma como é relatada a amizade entre eles os dois , e de como essa amizade vai evoluindo, e ficando mais forte, mesmo sem eles darem por isso, é qualquer coisa. Adorei 10/10

Ander 07/03/2024

Gostei do livro, mas esperava mais. Me vi em diversas partes, mas achei bem adolescente. Não gostei tanto da personalidade do Ari e achei o desfecho muito acelerado.

Vale a experiência.

pedrin3 07/03/2024

Incognoscível
Nunca pensei que um livro fosse me afetar do jeito que esse livro me afetou e eu simplesmente não paro de pensar nele.

Felipe1503 07/03/2024

Perfeito!
Adorei o livro. Escrita muito fluida, personagens interessantes e diálogos um pouco diferentes. O autor tem seu próprio estilo, e isso é muito perceptível. Gostei que Aristóteles é quase uma representação do que é ser adolescente em uma época/família complicada. Ele tem mágoa, dor, tristeza e amor crescendo dentro dele. (Li duas vezes)

Caique58 07/03/2024

De início demorou um pouco a engatar, porém, quando engatou foi na 3 marcha. Me irritei em muitos momentos com o Aristoteles, vulgo Ari, ele em MUITOS momentos tem o costume de se autodepreciar e se ofender principalmente ao se comparar com o Dante. Talvez, no fundo minha ?preguiça? com o personagem seja por conta de ser um reflexo do que não somente eu, mas todos os adolescentes passam que é se comparar com alguém que você acha ? vezes melhor que você. Dante é perfeito, cabelo bonito, desenha bem, escreve bem, fuma maconha mas não cheira a maconha, tem todos os atributos que são de sentir inveja e isso frusta Ari ao mesmo tempo que o encanta.

No fim essa não é uma história de amor, os anos 80 não eram fácies para dois homossexuais de 16 anos. Mas uma história de descoberta, sobre descobrir os segredos do universo.

Maria11405 06/03/2024

Gostei bastante que esse livro não eh tão enrolado e não detalha tanta coisa. os capítulos são bem curtinhos e eu amei isso. só não dei 5 estrelas pq o ari eh bem chatinho no começo e na metade, e só no final que consegui gostar dele.
uma frase que gostei muito e me identifiquei foi: "Era como se meus olhos fossem uma câmera e eu fotografasse o momento, sabendo que guardaria a imagem para sempre." várias vezes me pego pensando nisso, como se quando eu piscasse fosse eu tirando uma foto e guardando essa imagem.

Sales 05/03/2024

A evolução dos personagens é perfeita!!
No começo achei bem arrastada a história, porém ao longo do livro achei fascinante poder ver a evolução dos dois e como as coisas se resolviam ou pioravam!! Gostei muito e recomendo!

mari1888 04/03/2024

Esse livro tem minha ALMA. simplesmente amo os pensamentos do Ari, a construção dos personagens e todo o desenvolvimento da história. tenho um apego emocional em especial com esse livro, mas não deixo de dizer que é perfeito.

patrikfonseca 04/03/2024

Aridante é um livro que enrolei muuuuito pra ler e, quando finalmente comecei a leitura, percebi que não tava perdendo muito não..é um livro muito bom onde a gente acompanha a construção dos personagens mas sei lá, é um livro que se arrasta muito; vários capítulos são desnecessários e até irrelevantes pra história; mas o que me deixa mais desapontado é ver o romance entre os dois finalmente florescer quando chega literalmente nas duas últimas páginas do livro sendo que o livro é pra ser um romance entre os dois personagens..sinceramente é mais uma saga do que um romance e digo que poderia ter sido muuito melhor desenvolvido se não tivesse tanta enrolação no decorrer do livro pra dizer coisas óbvias!!!

Mathias 04/03/2024

Comecei esse livro por puro tédio, estava na casa de uma amiga e decidi ler ele enquanto ela não chegava. No começo achei ruim, não gostei do Ari logo de cara, achei ele irritante demais pra ser um protagonista. Mas conforme o livro foi se desenvolvendo as coisas ficaram mais claras e eu me apeguei aos personagens, esse era o intuito do livro acho, típicos adolescente, confusos, desesperados, meio desesperançosos que sempre acham que o mundo vai ser horrível porque eles acordam as 6h pra escola. Essa leitura, por mais que muito tediosa no começo, mexeu muito comigo, fez eu lembrar que as vezes precisamos ser só adolescentes confusos, mesmo quando não somos mais ou quando sentimos que não devemos mais ser. Recomendo essa leitura pra quem precisa de algo rápido, doce e ácido.