Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Raí 03/03/2024

Este livro me cativou de uma maneira tão linda. (Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo), é um livro lindo. Com uma escrita super simples, mas sábia, com o passar das páginas, o livro desenvolve de maneira calma e prazerosa a amizade de dois amigos que se conhecem em uma piscina. Disso criam laços super fortes, uma amizade se constrói. Com o passar do tempo, ambos enfrentam dificuldades que vão sendo superadas com o tempo.
O livro não foca em romance, mas sim na vida de Ari, garoto simples com problemas de adolecencia, dificuldades e tals. Mas vale super ler, o desenvolvimento do Ari junto ao Dante é fascinante.

Bianca2445 03/03/2024

Depois de séculos sem tocar num livro, foi aridante que abriu as portas pra que eu pudesse retomar minha jornada de leitora, e comecei com pé direito. A história me encantou, a delicadeza do autor, a inocência dos personagens, a beleza no simples, e a dor do crescimento. Será sempre um dos meus favoritos.

Akaurius 03/03/2024

Ari e Dante ??
Pensei muito na nota que esse livro merecia e sobre o que escreveria aqui, porém, não merece menos que 5, e o motivo é: é um livro leve, que me tirou muitas risadas e que retrata uma amizade linda, amizade como qualquer outra, que passa por complicações mas acima de tudo, ainda é amizade.

Confesso que me irritei com o Ari no início do livro, mas aos poucos fui entendendo que ele era apenas um adolescente que estava brigando com seus próprios monstros. Me identifiquei muito com as inseguranças dele, insegurança de qualquer outro adolescente. E acompanhar o amadurecimento dele durante a leitura foi de uma sensação MARAVILHOSA.

Esse livro é perfeito e recomendo para todos que desejam ler!

LarinhaAe 02/03/2024

Todos Travamos nossas Guerras Particulares
É um livro muito querido, com personagens muito preciosos. As vezes o protagonista Ari me irritava, e é ai que se percebe como o autor é bom ao escrever adolescentes e seus conflitos internos. A escrita é muito boa e fluída, a evolução de todos os personagens ao decorrer da historia, os diálogos, as interações e relação entre Ari e Dante, é tudo muito gostosinho de se ler. Para mim um defeito do livro é que nas ultimas 15 paginas tudo começa a desenrolar muito rápido, ficou parecendo que o autor estava com pressa de terminar logo o livro.

AndrA74 02/03/2024

Chato e fraco, razoável.
O LIVRO JÁ COMEÇA CONFUSO, MAL TEM INTRODUÇÃO. O ARI É O ÚNICO PERSONAGEM BEM DESENVOLVIDO, MAS TAMBÉM É MUITO CHATO, ELE FAZ MUITA COISA ERRADA E LENDO ISSO OU EU SENTIA RAIVA, OU EU FICAVA TRISTE. O LIVRO NÃO TEM NADA DE INTERESSANTE, E NAQUELA CENA TR4NSF0BIC4 EU SÓ SENTI VONTADE DE RASGAR O LIVRO E TACAR NO LIXO.

MAS TEVE UMAS POUCAS CENAS FOFAS, PRINCIPALMENTE O FINAL, MAS ISSO NÃO TORNA O LIVRO BOM, RAZOÁVEL, NO MÁXIMO.

bremaid 02/03/2024

Ecótono
O Ari como narrador me trouxe muita raiva durante boa parte do livro (porque odeio vitimismo).

Em grande parte do livro ele apresenta muito daddy issues. Como por exemplo em:
?Imaginei como meu pai era quando tinha a minha idade. Minha mãe contou que ele era bonito. Será que era tão bonito quanto Dante? Depois me perguntei por que pensei isso.?

** Depois de um tempo me perguntei se a raiva que sentia dele, era, na verdade, identificação.

É um livro leve de ler e pesado de entender. Os assuntos abordados me causaram grande tristeza. Não achei o livro muito focado no romance - isso me soou muito interessante da parte do autor.

Na minha humilde opinião é uma história ótima para quem precisa sair da ressaca literária.

Ansiosa para ver o filme(que já existe) e ver se retrata os personagens exatamente como os imaginei.

kauan tomaz; 02/03/2024

Esses aqui descobriram muitos segredos do universo mesmo...
Livrinho gostoso demais de ler!

no começo eu achei que as pessoas tinham me enganado e que na verdade isso não era um romance lgbt porcaria nenhuma, mas quando tu menos espera, PUM, tá lá o romance entre os dois protagonistas.

é bem legal ver eles crescendo juntos, criando uma amizade muito legal e a forma como eles lidam com as mudanças, percebendo o porque eles tem uma ligação tão grande assim, eles se amam!???

sem contar das dificuldades do aristóteles na questão social e familiares que tornam a história ainda mais interessante!

e tudo isso acontece de uma forma tão espontânea que chega a ser incrível de ler!

achei lindo e muito fofo esse livro e quero muito ler o segundo!

ps: top metas é ter as conversas que esses dois tem nesse livro!??

Brenda 01/03/2024

Surpreendente
Eu não sabia o que esperava, porém, encontrei mais que do que poderia imaginar, amei a escrita, a história, os capítulos curtos e principalmente a seguinte frase:

"- As vezes a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões."

Wallace50 01/03/2024

"Em algum momento próximo ao fim do expediente,todos começamos a cantar U2.I still haven't found what I'm looking for.É,essa era boa.O tema da minha vida.Na verdade,eu achava que esse era o tema da vida de todo mundo"

Fui pego de surpresa por essa obra,tantos sentimentos,tantas descobertas,acompanhando tudo se desenvolver é um ato de imersão instantânea,a fluidez foi tão grande que senti falta de saber mais dos acontecimentos posteriores,muito por causa da simplicidade da narrativa,nada maçante,cada assunto tomando foco no seu devido tempo e ritmo.O enredo sobre solidão (iniciado logo na primeira página) explica inúmeras atitudes e principalmente inseguranças por parte de Aristóteles,dessa forma,Dante foi o parceiro mais necessário na vida do protagonista,o que falta em um,há no outro,esse compartilhamento mútuo foi tão aconchegante de vivenciar,mas o livro não se limita só à eles,os parentes também são muito bem retratados,cada um com seu drama particular sempre tendo uma atmosfera leve e simpática por trás (a tia Ophelia foi o auge).

Beca 01/03/2024

Quando vamos ter a sensação de que o mundo nos pertence?
É um livro delicado em vários sentidos. Aristóteles, ou Ari, não é um personagem perfeito ou se quer fácil de compreender, em seus pensamentos e ele aborda diversos questões sobre amadurecimento, pertencimento e solidão, sendo um garoto mexicano nos Estados Unidos, em uma família marcada com o trauma da prisão de seu irmão mais velho, ele enfrenta batalhas para entender quem ele realmente é e qual é o "segredo do universo" que faria ele entender o sentido de sua vida, e Ari é isso, um garoto adolescente que busca constantemente um sentido para tudo o que acontece em sua volta. Então nós somos apresentados a Dante, que diferente de Ari é uma pessoa mais livre, amável, feliz, porém também tem seus medos e questionamentos e tenta entender Ari enquanto busca entender a si mesmo, o desenrolar do relacionamento entre os dois é algo muito singelo e delicado passando por situações complicadas durante o decorrer da trama. São dois personagens muito bem desenvolvidos e fáceis de se indentificar, o núcleo da família de ambos também tem um desenvolvimento interessante e passam conforto através da história, eu particularmente me encontrei em muitos momentos nos personagens e acho que o autor conseguiu passar os sentimentos que cada um carrega de uma maneira muito sensível. Eu gostei e me apeguei muito ao livro mas entendo que tenha uma questão específica que faça muitas pessoas não gostarem da história, apesar de tudo é importante lembrar também que ele se passa nos anos 80 e como as coisas funcionavam naquela época. Por fim, eu recomendo muito o livro e considero até agora um dos melhores que eu li dentro dessa onda de romance juvenis populares.

Isabella1617 29/02/2024

Olha, eu esperava mais desse livro... confesso que a história é bem legal e da vontade de saber mais, porém a leitura é miito chatinha e isso me fez ler o livro só pra terminar com ele logo

shootingstar0 29/02/2024

Já tinha lido esse aqui já tinha um tempinho mas nunca fiz resenha dele nao sei pq.
acho que eu nunca me identifiquei tanto com um personagem na minha vida quanto o ari, o jeito dele de enxergar as coisas me fez entender como eu enxergo as coisas também, uma doidera.
muito bem escrito, uma leitura rápida mas ao mesmo tempo meio melancólica, todos os personagens sao maravilhosos e vale muito a pena ler ele. nao sou muito de fazer análises profundas das coisas mas esse ai me pegou la no fundo. Todos os sentimentos dele, todas as descobertas, o jeito que o amor e a saudade são escritos aqui faz sentido, tudo faz sentido

raviviniciusr 28/02/2024

Aridante
Ari e Dante, não sei como descrever os personagens nessa história, principalmente Ari. Não sei se ele é apenas um personagem chato com uma história chata e pais que pouco conversam com ele sobre conflitos do passado ou um personagem bem escrito com uma personalidade? forte? Talvez. Dante? logo adiante temos Dante com um relacionamento saudável com os pais. Um pouco mais facil e divertido de se ler, mas difícil de se conectar. Ari, apesar de todo sua chatice, seus momentos solos com pensamentos repletos de perguntas e questionamentos fazem com que a cada instante o leitor entenda um pouco o personagem. O primeiro livro tem uma leitura rápida, mas ao mesmo tempo que você finaliza, sente que apenas observou páginas de uma HQ sem diálogos. Esquecível e não prende o suficiente para impulsionar a vontade do leitor de ler uma sequencia.