Enquanto eu te esquecia

Enquanto eu te esquecia Jennie Shortridge

Resenhas - Enquanto eu te esquecia

Vanessa Freitaas 13/02/2022

Excelente
Uma história maravilhosa que prende totalmente a sua leitura até o fim . Maravilhosa ... Vale muito à pena ?

Cris 19/04/2020

Enquanto eu te esquecia não entrou na minha coleção de favoritos. Tinha tudo para ser uma história comovente e envolvente, porém não há isso e vc lê esperando que algo vai acontecer e não acontece. Mas é legal.

Quatro Amigas 20/03/2014

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Lucie Walker sempre fora uma mulher controladora e calculista que sempre planejou meticulosamente seus passos. Mas perder a memória antes de seu 40º aniversário e dois messes antes do grande dia de seu casamento não estava em seus planos.

Encontrada perdida e assustada na Baía de São Francisco, sem se lembrar de como foi parar naquele lugar e de quem realmente é, Lucie é levada a uma clínica psiquiátrica aonde permanece até a chegada de um belo rapaz que diz ser seu noivo e que atende pelo nome de Grady Goodall. Mas como confiar em alguém de quem você não se lembra? O que houve com a sua memória? Qual evento traumático levou a sua mente a ter esse colapso?

Lucie tem essa e muitas outras perguntas, mas como conseguir as respostas de quem ela realmente é, quando se tem um passado aonde ela mesma tentou esconder de todos, inclusive de seu próprio noivo, a 7 chaves?

É isso. Essa é a premissa de Enquanto eu te esquecia da autora Jennie Shortridge, lançado aqui no Brasil pela editora Única, e que me fez surtar e dizer pronto, quero, CADÊ O LIVRO?!

A história me intrigou não somente pelo fato de ter uma capa bonita, que aliás está realmente belíssima, mas sim sobre como seria desenvolvido esse problema já que nunca li nada parecido, e devo dizer que gostei bastante de como a autora optou por narrar a história não somente pelo ponto de vista de Lucie, mas intercalando também com a perspectiva de Grady sobre o problema, e como esse evento o afetou também afinal, como continuar amando uma mulher que você descobre não conhecê-la totalmente? Como ajuda-la a passar por tudo isso? Como reconquista-la? Como voltar para um relacionamento após um evento desses?!

É gostoso ver como Lucie lida e se reinventa através dessa dificuldade e de como Grady a ajuda nesse processo demonstrando seu amor e paciência com ela, o que com certeza é um dos pontos positivos do livro. Isso, e o fato da autora dar veracidade a história, sem ser algo muito mirabolante e surreal.

Apesar de toda minha expectativa e empolgação com o livro, a autora para mim pecou na narração que se torna cansativa, já no meado do livro por excesso de detalhes. Um outro fator que também me fez avaliar o livro com 4 estrelas, foi que as descobertas sobre o passado de Lucie não eram tão surpreendentes assim. Terríveis sim, mas previsíveis ao meu ponto de vista que esperava algo do tipo "Eita, nossa, caramba!". E isso infelizmente não rolou.

Sobre o trabalho da editora, não tenho do que reclamar já que a cada lançamento ela tem mostrado um trabalho dedicado e belíssimo, seja na divulgação ou no trabalho gráfico

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/03/resenha-enquanto-eu-te-esquecia-jennie.html#.UyslDfldWT8

Jung Angel 03/07/2014

E o que achei:
"Que merda, Lucie, só quero fazer o que é certo, mas não sei como. Não sei o que você quer. Só quero estar com você, ajudar, e... Merda. – A voz ele ficou mais baixa, quase uma sussuro: - Eu te amo pra caramba, nem sei se deveria estar dizendo isso."

Infelizmente, as lacunas, as perguntas sem respostas, são pontos que deixaram o livro pra mim com pontos negativos. Têm horas que a autora perde muito a mão na história deixando o leitor ao réu, como se sua história não tivesse um começo, meio e fim bem amarados. Outro ponto a ressaltar é que a autora poderia ter trabalhado muito melhor a trama da história, como disse o título é muito bom, a sinopse chama atenção e a história teria tudo pra ser muito melhor se a autora não tivesse deixado tantos porquês no decorrer do seu texto.

P.S: Se a resenha ainda não estiver online no blog, não se preocupem que logo será publicada. A resenha/opinião aqui no skoob é um resuminho da resenha completa que será ou já foi publicada no blog.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Sil 04/07/2015

Resenhas :: Enquanto eu te esquecia
Sabe quando você lê um livro e não sabe definir se gostou ou não? Estou me sentindo assim em relação a este livro e para ser sincera não sei exatamente o que dizer sobre ele. É um sentimento de vazio, mas não aquele vazio que dá quando você lê um livro incrível e vai sentir falta, mas um vazio sem explicação.

O livro é narrado em terceira pessoa pela perspectiva de três personagens: Lucie, Grady e Helen.

Nossa protagonista é uma mulher de sucesso que está prestes a completar quarenta anos e a se casar, porém após um colapso nervoso ela some por alguns dias e é encontrada na Baía de São Francisco, muito longe de sua casa, e para piorar ela está com amnésia. Começamos a leitura já sentindo a angustia de Lucie quando se da conta que não sabe onde está e quem é. As próximas páginas seguem esse ritmo ao ser informada de que ela tem um noivo que em breve irá busca-la.

Se imagine na seguinte situação: Sua vida inteira foi apagada da sua mente. Você não se lembra de NADA. Nem ninguém que conviveu com você. Imagine a desconfiança que você teria ao se ver de frente a um estranho, que diz ser seu noivo, diz que te ama e que vai te levar para a casa. Eu fiquei com medo por ela, ou sei lá… por mim, vai que né? O futuro tá aí.

Por outro lado temos Grady, o noivo desesperado pelo reconhecimento da amada. E mais uma vez eu falo se imagine na seguinte situação: Você tem um noivo que te ama e estão prestes a se casar, porém por uma briga idiota algo da errado e ele some por uma semana e quando volta não se lembra de quem você é, o que você significa para ele, o que vocês viveram juntos. Não se lembra do amor. Meu Deus! É muito angustiante você tentar fazer com que a pessoa se lembre de você e de sua vida anterior ao colapso e ao mesmo tempo tentar protege-la das coisas ruins que aconteceram. E é isso que Grady faz durante toda a narrativa: Tenta proteger Lucie. O passado de Lucie é um mistério para Grady, ele não sabe nenhum detalhe sobre a sua infância ou adolescência e ela nunca se esforçou para contar, portanto ele não pode ajuda-la quando é questionado sobre isso e ao mesmo tempo ele deseja esconder o pouco que sabe, pois isso sempre a assombrou.

Lucie era uma mulher séria, de poucos (ou nenhum) amigos, sistemática e tudo precisava ser exatamente do seu jeito. Grady é total oposto. Fica difícil entender os motivos que levou ela a se apaixonar por ele e vice-versa, mas o fato é que eles fazem um belo casal; Apesar de todos os problemas. Com a chegada do casamento a relação entre os dois foi ficando cada vez mais conturbada e dúvidas começaram a surgir. Não acho que seja justificável a fuga de Lucie, mas sabe quando às vezes temos vontade de fugir de tudo? Ela só fez o que a maioria tem vontade.

Durante boa parte da trama Lucie se pergunta se Grady vai continuar a amando, pois obviamente ela não é a mesma mulher por quem ele se apaixonou. A nova Lucie é simpática, alegre (é estranho dizer assim, mas acho que pode definir bem ela), seus gostos são mais simples, comuns. Ela não se importa mais com cuidados de beleza (a antiga Lucie tinha trocentos cremes para rejuvenescimento e coisa e tal) e tem uma paixão diferente pelas coisas da vida. Grady acha esse comportamento estranho e sabe que está perdendo Lucie, mas não deixa de se apaixonar pela nova Lucie pois ela é muito melhor.

Helen. Quem é Helen? Helen é a tia de Lucie, a mulher que praticamente a criou mas ambas se distanciaram quando Lucie fez dezoito anos e saiu da casa de seus tios. A narração de Helen é bem chata, pois ela é uma senhora amargurada com a vida e não é para menos. Lamenta por seu marido morto e por nunca ter tido filhos; e para piorar sua sobrinha amada sumiu de sua vida. Helen é uma idosa que vive sozinha, trabalha em um cassino e é voluntária em uma escola lendo para as crianças; Vê no problema de memória de Lucie uma chance para reaproximação. Ela não é uma mulher ruim, só lhe aconteceu coisas na vida que ainda não foram enterradas e isso a assombra por muitos anos.

Apesar de ser um livro adulto a narrativa é bem simples e a autora consegue prender o leitor a cada capítulo. Inúmeras vezes me peguei tentando adivinhar o que realmente aconteceu com Lucie, não apenas durante a semana que ela ficou desaparecida, mas também durante toda a sua vida. Imaginei coisas, fiz teorias mas no final fiquei um tiquinho decepcionada com a falta de emoção que senti ao ver toda a verdade sendo jogada na minha cara. Independente disso é um livro bacana, que levanta certas questões sobre quem nós somos quem nós conhecemos e o que pode mudar em nossas vidas em tão pouco tempo.

site: http://cantaremverso.com/2015/01/28/resenhas-enquantoeuteesquecia/

Fran @paginasdafran 03/07/2019minha estante
Avisar que tem spoiler é legal, mas qual o sentido de colocar spoiler no título também? A gente já não abre a resenha pra não ler spoiler é dá de cara com um em negrito.

Gianne Marques 03/07/2019minha estante
Desculpe pelo inconveniente, buscarei mudar isso em minhas próximas resenhas. :)

Fran @paginasdafran 03/07/2019minha estante
Obrigada. Só falei porque realmente, a gente já pega o livro com desânimo por saber que tem um final assim. Haha.

Janise Martins 23/07/2019

Enquanto Eu Te Esquecia
O livro começa aguçando a curiosidade, pois a protagonista está em um lugar desconhecido e não se lembra de nada, nem do próprio nome.
A autora é muito confusa em sua escrita, era para ser na terceira pessoa, mas ela se envolve com os personagens e escrita sai meio que na terceira e primeira pessoa, sei lá! Tem que prestar atenção no texto, que não é conciso. Ela pica a história em capítulos chatos. Na verdade achei que ela bagunçou a história com os capítulos desnecessários hehehehe
A mulher está com amnésia, aparece o noivo, a clínica comprovou tudo, e, ela não vai embora com ele. Ahhhhh acha paciência, vai pensar?? Quer espaço??? Já está a 3 dias na clínica, faça-me o favor!! Fico menos irritada com romancezinho clichê!!! Esse noivo também é um otário! (eita acho que estou meio tensa hoje, vou tentar maneirar)
Uma escritora chata, cheia de história para preencher, ficou um livro massante, que não flui, para completar a Lucie, a protagonista, além de desmemoriada é fraca da cabeça, “pelamorrrr”!!! No entanto, quando chega em 2/3 do livro ele começa a melhorar, a história começa a ficar um pouco melhor e vai se encaixando, mas até chegar aí tem que ter paciência! Quando Jennie Shortridge escreveu este livro ela devia estar de dieta, só isso explica tanta abobrinha! (Falei que ia maneirar né? Falhei, perdão)
Eu ri com o final desse livro, para não chorar. Nem vou comentar mais nada, hoje não estou muito boa, não quero ofender ninguém, nem mesmo quem me indicou essa… essa… essa leitura.
Não recomendo, não mesmo!
Bjoo

site: https://janiselendo.blogspot.com/2015/12/enquanto-eu-te-esquecia.html

Thaís @thanoslivros 15/06/2015

Instigante
Demorei pra escolher q título daria a esse livro... acabei escolhendo instigante pq foi o q me fez querer terminar.
O início dele foi beeem arrastado. Achei q estava enrolando muito pra desenvolver. Até q chega em uma parte q vc fica super curioso, junto com a personagem, pra descobrir o q realmente aconteceu. E aí, vc não quer parar de ler até q descubra o q levou Lucie a perder a memória.
Lucie, as véspera de fazer 40 anos, é encontrada sem memória numa praia e é levada para um Centro psiquiátrico. Alguns dias depois, é encontrada por seu noivo q havia colocado muitos cartazes com sua foto.
Lucie não se lembra de absolutamente nada, nem mesmo de Grady q, ao reencontrá-la, fica emocionado e demonstra nutrir grandes sentimentos por ela.
A história toda se passa com a personagem querendo reencontrar seu passado, querendo se lembrar do q aconteceu e ela vai em busca disso. Descobre q agora tem gostos muitos diferentes da Lucie de antes... pq?
Bem, tem momentos q o autor desenvolve uma escrita muito cansativa, q dá vontade até de pular uns parágrafos. Mas, em alguns momentos ele coloca a história de maneira q vc desejaria estar lá pra ajudar Lucie e Grady a finalmente resolverem as pendências q há muito incomodava a ambos.
Não é um livro perfeito, mas acredito q a leitura acaba sendo gratificante depois q os mistérios vão sendo desvendados.

vinizambianco 22/04/2024

[sobre amnésia, lembranças e um relacionamento fadado a erros do passado]

Enquanto eu te esquecia tinha o título de ser um dos únicos (se eu não me engano de um total de 2) livros que eu abandonei depois de ler mais de cinquenta páginas, não me lembro o que me fez largar ele anos atras, mas depois de termina-lo a sensação foi a mesma se não tivesse.

Enquanto eu te esquecia conta a história de Lucie, uma mulher prestes a completar 40 anos que é encontrada sem memória em uma praia em São Francisco, depois de ser resgatada ela se vê perdida em uma nova vida sem lembrar do noivo, dos parentes distantes e de uma vida que não se assemelha em nada com o que ela quer para o futuro.

A escrita e a narrativa são muito orgânicas e naturais, nada parece forçada, ruim ou fora de tom, e os personagens são bem legaizinhos, porém a história em si é muito chata e até mesmo ?comum?, ver o desdobramento de Lucie redescobrindo memórias e fazendo novas é entediante e em muitos momentos sonolento. Nada é inovador e até mesmo as cenas que deveriam ser emocionantes e surpreendentes não tem o impacto necessário. Se eu tivesse que descrever diria que é um picolé de chuchu. Sem graça

Com uma escrita boa e personagens críveis, Enquanto Eu Te Esquecia se perde com uma trama sonsa e monótona que faz com que ficamos igual a protagonista ao chegar ao fim, sem lembranças.

Karini.Couto 28/03/2014

Enquanto eu te esquecia - O que a memória apagou, o coração recorda... - Jennie Shortridge
É tão curto o amor,
tão longo o esquecimento.
Pablo Neruda

Enquanto eu te esquecia é um livro que fala sobre relações de todos os tipos, desde a amorosa a relação familiar e de alguns traumas sofridos pela protagonista quando ainda era uma adolescente, traumas esses que a fizeram bloquear tudo em sua memória e se tornar uma pessoa um tanto quanto superficial e até mesmo fria..

Lucie vive confortavelmente com seu noivo até que algo acontece e ela simplesmente desaparece..

A história começa no momento em que Lucie é encontrada com água até os joelhos sem qualquer sinal de memória de quem é, onde mora e etc.
Nisso após um apelo de seu noivo as emissoras de tv o mesmo a encontra em uma clínica onde percebe que Lucie realmente não se lembra dele e nem de nada que viveram juntos por 5 anos e o pior é que o casamento deles está próximo, está marcado para menos de 6 semanas, na mesma data em que Lucie fará 40 anos.

"E essa era a pior parte de tudo aquilo. Ela não sabia quem ela conhecia,
ou se conhecia alguém. Não sabia se alguém a amava, contava com ela, ou sentia sua falta."

O enredo é narrado de forma intercalada, ora pelo ponto de vista de Lucie, ora pelo ponto de vista de Grady (noivo). Desta forma podemos perceber com transparência os sentimentos dos personagens diante a tudo que estão vivendo e isso torna a leitura ainda mais interessante!

As revelações sobre o passado de Lucie e tudo que ela bloqueou são aterradoras e intensas e passamos assim a entender o porque ela se transformou na mulher do presente. Diante a tudo que ela viveu, realmente seria impossível não sair com sequelas.

Grady é um homem apaixonante. Nossa, como ele é paciente! Tanto com a Lucie que viveu com ele por 5 anos, quanto com a nova Lucie (pós amnésia). Ele conseguiu amar Lucie com todos os defeitos que aos olhos dos leitores a veria como uma mulher fria e sem sentimentos.. mas que porém era resquícios de traumas vividos por ela em seu passado. O próprio Grady, tem seus traumas sendo um homem que descende de índio e que sofreu diversos preconceitos. Além disso, perdeu seu pai quando ainda era um garoto e foi criado por sua mãe e várias irmãs.

O x da questão é conhecer o passado dos personagens e o que os levou as atitudes do presente, e como eles vão seguir em frente! Será que Lucie e Grady irão se reaproximar? O que será que desencadeou a amnésia de Lucie?

Eu curti muito a história. É um romance adulto, forte e ao mesmo tempo sensível. Os personagens são bem delineados e o enredo nunca sai de moda!

Nathy 13/08/2014

Enquanto eu te esquecia Jennie Shortridge #Resenha | O Blog da Mari
Quando vi a primeira vez essa capa eu fiquei muito curiosa para saber do que se tratava, parecia ser mais um daqueles livros que a mulher é abusada de alguma forma. Estava com as expectativas altas com relação ao drama e também ao romance, porém não foi exatamente como estava esperando. O livro é bom, mas achei um desenvolvimento de um tema ótimo bem simples. A leitura flui bem, tanto que menos esperava já estava terminando o livro. Talvez por conta disso tenha achado que ficou faltando algo mais. Faltou aquele negócio que me fizesse ficar de boca aberta e surtando com cada revelação.

A história gira em torno de Lucie. Uma mulher que foi encontrada na beira do mar sem se lembrar de como chegou ao local ou quem é ela. Ao que tudo indica fugiu de sua casa, após um evento ter desencadeado uma memória muito tempo esquecida. E esse mesmo evento parece ser a causa de ela não se lembrar de absolutamente nada de sua vida. Esse foi um dos pontos que merecia ser melhor explorado e tivesse um motivo muito maior para ela esquecer todas as coisas. Não digo que seja algo fraco o que passou, mas estava esperando por algo realmente forte e inesperado.

A narrativa é em terceira pessoa e apesar de gostar demais desse estilo tive uma dificuldade porque depois do primeiro paragrafo parecia que estava em primeira pessoa. Esse foi outro ponto que me incomodou durante a leitura e o outro ponto foi que no meio do capítulo aparecia algum flashback dos momentos deles individuais e não eram sinalizados. Eu fiquei um pouco perdida porque teve partes que achava que estava acontecendo naquele momento até me tocar de que na verdade já havia acontecido e o personagem que estava em foco que estava se lembrando.

'Ela se deu conta da agitação às suas costas, mas mesmo assim pareceu mais importante continuar examinando, procurando alguma coisa acima da água, na direção das montanhas, um barco de nuvens. Uma ponte à distância, familiar.'

Mesmo tendo uma grande dificuldade em me conectar com os personagens tive alguns sentimentos não definidos pela Lucie. Imagina perder todas as suas memórias e ter que de alguma forma tentar juntá-las apenas com aquilo que as pessoas querem lhe dizer, deve ser bem complicado. Então ela teve força o suficiente para ser exatamente quem desejava e ainda assim aguentar todas as histórias de pessoas diferentes. Cada uma tinha uma visão diferente dela e pelo que era contado nem a própria Lucie conseguia se sentir vontade com a sua outra personalidade.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2014/07/enquanto-eu-te-esquecia-jennie-shortridge-resenha.html

Bi Faria 26/03/2019

Capa linda! E foi uma leitura leve, cheia de mistérios, sofrimento e amor.
Lucie Walker está perdida, não sabe quem é, onde está, e porque está na Baía de São Francisco... Como foi parar até lá? Agora ela está em uma clínica psiquiátrica, espera que o homem que se diz seu noivo vá buscá-la. Mas será que ela o reconhecerá?
Grady vê a foto de Lucie no noticiário, depois de dias atrás de sua noiva. Vai até ao hospital para levá-la de volta para casa.
O encontro é estranho para ambos, ele atrás de sua noiva e ela não se lembra de nada, a médica disse que é uma fuga dissociativa. Algo causou essa amnésia, ela precisaria de tratamento constante.
E Grady achou que ao levá-la para casa tudo voltaria ao normal, mas as coisas não acontecem dessa forma. Lucie queria saber do seu passado, queria descobrir quem ela foi, pois ao olhar suas antigas coisas não se via em nada. Mas ela só tinha uma tia viva, e não tinha muitas informações para encontrá-la. Como encontraria essa tia? O que aconteceu no dia que ela sumiu, que desencadeou essa amnésia? O que aconteceu no passado de Lucie? Será que eles ficarão juntos? E a memória dela, voltará? "Nem tudo que parece um mistério na vida vem de uma lembrança perdida. A vida é cheia de coisas que não conseguimos compreender." @unica_editora

Jocy 14/01/2015

Enquanto eu te esquecia
Antes de iniciar essa resenha me questionei bastante se estou ficando muito exigente em relação a leitura, mas não consegui chegar a uma conclusão, então decidi apenas expor a minha opinião em relação ao que a leitura me proporcionou.

Descobri esse livro por acaso, li a sinopse e me apaixonei, então li algumas resenhas e pensei necessito desse livro. Passei dias e dias acompanhando o preço aguardando uma promoção (pode até me achar canguinha, mas meu limite para comprar um livro é R$ 20,00), até que minha tão esperada promoção chegou e eu comprei, estava ansiosíssima e resolvi passar esse livro na frente de todos, não respeitando minha fila de leitura.

Me apaixonei pela capa, achei simplesmente linda e perfeita de acordo com a sinopse, então mergulhei na leitura para descobri o que acontecia “enquanto alguém era esquecido”. Comecei achando uma leitura um pouco cansativa, mas resolvi continuar, afinal de contas a sinopse me prometeu uma leitura excitante, cheguei ao meio do livro e a leitura ainda não tinha conseguido atender minhas expectativas, enfim cheguei ao final e não tive minhas expectativas atingidas.

É até uma historia envolvente, porém na minha humilde opinião a autora se preocupou em dar muitos detalhes ao que estava acontecendo no momento e se deixou fugir um pouco do conteúdo, perdendo um pouco da essência da história.

Diante de tantas resenhas que eu li falando maravilhas a respeito desse livro, eu prefiro acreditar que a falha estava em mim, por ter depositado tamanha expectativa no desconhecido. Confesso que tive muito medo de fazer essa resenha, mas cada livro se apresenta para seu leitor de uma forma e foi exatamente assim que “Enquanto eu te esquecia” se apresentou para mim.