O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

JPHoppe 16/11/2015

Laplace estava errado
A evolução pela qual nossa espécie passou nos preparou para reconhecer padrões. Se a comida tiver cheiro ruim é melhor evitar, já que quem come passa mal. Se ouvir um barulho, melhor ir averiguar, ou pode ser que um grande predador esteja a espreita. Nesses casos, funciona muito bem.O problema é que também funciona muito mal em quase tudo o mais.

Isso se deve ao efeito do acaso. Por mais que certos eventos sejam determinísticos, vários deles atuando em conjunto e interagindo vão produzir efeitos aleatórios. A previsão do tempo é o melhor exemplo desse fenômeno. Mas, teimamos que eventos aleatórios podem ser previstos, e também somos tão equipados a reconhecer padrões que os detectamos até onde eles não existem. Mostre dois padrões de pontos, um aleatório e outro com alguma regrinha, e é mais provável que as pessoas vão classificar errado. Não a toa, a Apple precisou reduzir a aleatoriedade do "shuffle" de seus iPods para que assim eles aparentem verdadeira aleatoriedade!

O único problema do livro é a linguagem. Um pouco densa para os não iniciados, simples demais para quem já entende até o básico do assunto. Por exemplo, o capítulo 6, "Falsos positivos e verdadeiras falácias" introduz o conceito de probabilidade a posteriori, fundamental no teorema de Bayes, e como novas informações afetam nosso entendimento a priori. Em dado momento, ele fala sobre médicos que estimam probabilidades muito altas para falsos positivos para resultados de mamografias, dizendo que a resposta verdadeira é muito menor. Porém, se você não tem ideia de como se aplica o teorema de Bayes, vai ficar sem saber como que o raciocínio é feito, e ter que aceitar a resposta sem base alguma!

No mais, é um livro excelente. Compreender o papel da aleatoriedade não só em questões acadêmicas, mas também com aplicações diretas no cotidiano, é fundamental. Quando Einstein disse que "Deus não joga dados" e Laplace afirmou que, com o conhecimento das leis da física e de todos os parâmetros, seria possível prever passado e futuro, eles estavam errados.

FabSkoob 28/06/2015

Um livro para estatísticos e afins
Estou no meio do livro. Estou achando ótimo, mas é pra quem já tem alguma noção básica de estatística, caso contrário pode ser um pouco cansativo. Mas no geral o livro é ótimo.

Isotilia 13/02/2015

O Andar do Bêbado versus A Lógica do Cisne Negro
Comparei este livro com "A Lógica do Cisne Negro" no meu blog.
Agradeço críticas e comentários.

site: http://500livros.blogspot.com.br/2015/02/o-andar-do-bebado-versus-logica-do.html
Flavio Barros 19/05/2015minha estante
Olá, eu fiz um comentário no seu blog. Aliás, seria interessante você colocar um resuminho aqui também.

Bruno Matos 16/01/2015

Para um estatístico, sensacional
A tão obscura história e razões da origem de uma das ciências mais utilizadas hoje, embarcar na história da estatística de uma forma tão atual como essa nos faz entender a razão da origem dessa ciência, claro no foco principal da aleatoriedade e com várias aplicações e visões do acaso em nossa vida. Esse livro abre as portas de nossa mente sobre o que o acaso interfere em nossas vidas, e nos leva a interrogarmos se o controle que tanto buscamos pode ser mesmo encontrado em algumas áreas da vida.

Um manual para qualquer estatístico ou matemático que queira se manter em forma sobre a teoria da aleatoriedade, a teoria da probabilidade, sobre sobretudo, a incerteza. Trazendo diversos exemplos para a vida real, mostra como cada grande pensador do passado refutou seu pensamento para desenvolver a teoria da probabilidade, vindo cronologicamente até o desenvolvimento da ciência estatística.

Recomendadíssimo para todos que queiram entender o acaso em nossas vidas.

Guilherme 19/08/2014

Qual é o papel do acaso na vida de cada um de nós?
Qual é o papel do acaso na vida de cada um de nós? Este, parece estar mais ligado à nossa trajetória ao sucesso, muito mais do que nossas habilidades. E, é sobre isto que o livro trata.
Ao meu ver, o livro tem como promessa ter uma linguagem acessível ao público leigo (matemática, física e estatística). Em muitos dos capítulos essa promessa é alcançada. Neste ponto, em alguns trechos, tornou-se impossível, ao meu ver, simplificar tais passagens sem que tornasse-se simplista, no que diz respeito ao conteúdo, o que seria péssimo ao andamento do livro.
O que agradou-me bastante foi o fato de o autor sempre trazer as referências para o que citava. Ter livros como este ajudam, com certeza, a elevar o nível cultural de leitura dos brasileiros.

Obs: Do gênero foi um dos melhores livros que já li. Teria sido injustiça com alguns dos outros livros que li, se desse cinco estrelas.

Willian 04/07/2014

O Andar do Bêbado - Como o acaso determina nossas vidas (Leonard Mlodinov)
Mlodinov, amigo e co-autor de algumas obras de Stephen Hawking, mostra neste livro como o acaso ou, como outras pessoas dizem, a sorte, determina o curso de nossas vidas. Demonstra como temos problema em lidar com "grandes números", principalmente porque nossa existência, sendo tão curta, nos força cotidianamente a basear nossas decisões pela análise de uma pequena quantidade de fatos, o que pode nos levar a conclusões simplistas e por vezes errôneas, mas que, até agora, teve um resultado positivo, visto que ainda estamos por aqui... Comenta também sobre a Lei dos Erros, a ordem no caos, a nossa ilusão na busca de padrões e os padrões da nossa ilusão.

Ana Clara 24/06/2014

Eu faço faculdade de estatística, então fiquei muito animada antes de ler. Porém não superou as minhas expectativas justamente por tratar o assunto de uma maneira fria e com uma linguagem muito difícil. Em alguns momentos o autor usava a física para explicar certas coisas confundindo ainda mais o leitor(talvez pelo mesmo se tratar de um físico e não um estatístico). Certamente não é um livro de estatística para leigos. Não recomendo, principalmente para aqueles que não tem conhecimento na área.
Karol 22/05/2020minha estante
Ainda bem que você fez essa resenha! Estava me sentindo um tanto estúpida, sem conseguir ver muita linearidade na maneira dele expressar seu pensamento e por ora, devo dizer que eu abandonei a leitura.

Guilherme Chaves 02/06/2022minha estante
Eu também comecei bem animado pela proposta mas desisti no 3° capítulo. Maçante demais e achei a escrita muito de best seller com intuito unicamente monetário.

Gabii 25/05/2014

Absolutamente divertido e educativo – não acredito que eu acabei entendendo varias coisas, tanto de história quanto de matemática, física, economia e química – “O Andar do Bêbado” inova ao nos apresentar um universo que em primeira analise parece incompreensível, de maneira simples e pratica, nos mostrando de varias formas como a aleatoriedade e a matemática envolvida nela influem em nossa vida.
A aleatoriedade esta em toda a parte no nosso mundo, desde no resultado de um campeonato de futebol até no sucesso das pessoas que admiramos, mas como identificar e saber interpretar se na aleatoriedade pode ser criado um padrão ou quando ela é realmente desordenada e sem sentido? Esse volume tenta elucidar nossas ideias equivocadas sobre o mundo e sobre as coisas que acontecem a nós, e nos mostrar que às vezes tentamos seguir um padrão que não existe e ignoramos algo que realmente tem poder sobre a nossa vida. Discorrendo de maneira simples e inteligente, Mlodinow nos guia por toda a história da probabilidade e da sua “cruzada” em tentar compreender os processos aleatórios, e ainda durante o percurso tenta inserir vários conceitos tanto de probabilidade, quanto de outros ramos da ciência – como eu já disse e repito: eu acabei por entender outras coisas, fora os conceitos de probabilidade.
Esse é o livro certo para quem quer aprender um pouco mais sobre matemática – mais precisamente probabilidade – mas que não quer virar um verdadeiro especialista, o foco dele é conceito e aplicação. Ele praticamente não possui formulas, apenas algumas tabelas e esquemas matemáticos, isso não compromete a sua qualidade, só não o torna um livro necessariamente cientifico.
Falando em probabilidade, vocês já participaram da nossa promoção: Presente de Outro Planeta(http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=153930), leiam o regulamento e participem, e ainda fiquem atentos, pois em breve colocaremos mais uma promoção no ar!

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com

Cinthia 09/04/2014

Ao sabor do incerto.
Lendo essa magnifica obra reformulei mudei a minha visão sobre conquistas e derrotas que enfrentamos no caminho.
Praticamente tudo que acontece é imprevisível- o sucesso, o fracasso, os encontros e os desencontros.
O acaso está presente em eventos que envolvem jogos,bolsa de valores, nossa trajetória profissional.
De certa maneira, após essa abordagem do aleatório, consigo compreender melhor aquilo que eu caracterizava como injustiças.
O destaque em qualquer âmbito da vida, então, envolve de nossa parte persistência, mas está além da nossa competência. Quem se destaca hoje fora um anônimo como a grande massa num passado pouco distante.
Nos parece fácil apontar no passado causas completamente compreensíveis de sê-lo, afinal é fato já ocorrido. Em contrapartida, o futuro sempre causa dúvidas por ser imprevisível e poder seguir em diversos sentidos.
Estar vivo significa simplesmente ser um mero instrumento do aleatório.
Assim, me sinto ao sabor do incerto, do efeito borboleta...
Me vejo em passos descompassados, passeando pela vida, sem rumo pré definido...
O típico andar do bêbado.

eduardoin 18/01/2014

Mistura interessante e matemática e psicologia.
“O Andar do Bêbado” trata da aleatoriedade presente nos eventos comuns do mundo, em todas as esferas. Trata do assunto basicamente através de duas óticas, da matemática e da humana, seja pela psicologia, sociologia, neurociência e afins. As partes do livro em que se aprofundam muito em matemática foi um pouco penoso para mim, não muito letrado nem amante do assunto, mas todos os temas que usavam aplicações diretas de histórias comuns e/ou conhecidas para explicar as teorias discutidas tornam o livro acessível e instigante. O assunto é por si só relevante, visto que a mente humana não é capaz de entender o aleatório, e por conta disso, tendemos a buscar explicações e gerar expectativas infundadas.

jrtostes 16/01/2014

O andar do bêbado-Leonard Mlodinow
"Alguns anos atrás,um homem ganhou na loteria nacional espanhola com um bilhete que terminava com 48.Orgulhoso do seu feito,revelou a teoria que o levou à fortuna.Sonhei com o número 7 por 7 noites consecutivas,disse,e 7 vezes 7 é 48."

Esse fato serve para que o autor introduza o conteúdo de seu trabalho,ou seja a influência da aleatoriedade em nossas vidas,do modo "como tomamos decisões e dos processos que nos levam a julgamentos equivocados e decisões ruins quando confrontados com a aleatoriedade e a incerteza."

E o primeiro passo "é percebermos que o êxito ou o fracasso podem não surgir de uma grande habilidade ou grande incompetência ,e sim como escreveu o economista Armen Alchian,de circustâncias fortuitas."

"Na década de 60,um meteorologista chamado Edward Lorenz tentou empregar a mais nova tecnologia da época-um computador primitivo-para executar o programa de Laplace(ligado a física de Newton e ao determinismo)no âmbito limitado do clima.Ou seja,se enchesse sua máquina com dados sobre as condições atmosféricas de um planeta Terra idealizado,poderia empregar as regras conhecidas da meteorologia para calcular e imprimir séries de números que representariam as condições climáticas em um momento futuro."

Em certo momento,Lorenz resolveu estender a simulação para um futuro mais distante,e em parte por limitações do computador disponível resolveu "tomar um atalho"ou seja,prosseguir a partir de dados já calculados.Percebeu que encontrou um resultado "amplamente diferente " do esperado e ao estudar o motivo,verificou que a máquina transformara um número com 6 casas decimais em um com 3(por exemplo,0,293416 entrou no cálculo como 0,293).

"Os satélites que coletam dados sobre o tempo só conseguem medir parâmetros com até duas ou três casas decimais,sendo portanto incapazes de detectar uma diferença tão pequena como a que existe entre 0,293416 e 0,293.No entanto,ele descobriu que pequenas diferenças levavam a alterações grandes no resultado.O fenômeno foi então chamado de efeito borboleta com base na idéia de que ínfimas alterações atmosféricas,como as causadas pelo bater de asas de uma borboleta poderiam gerar um grande efeito nos subsequentes padrões atmosféricos globais."

Aí está uma boa desculpa para os meteorogistas explicarem seus erros;só não é perfeita porque os historiadores e arqueólogos,que estudam o passado também erram.Talvez menos,creio.

A descoberta do efeito borboleta "levou ao surgimento de toda uma nova área para a matemática",principalmente valorizando o estudo matemático de fenômenos aleatórios e suas influências.

"A forças das expectativas foi demonstrada incisivamente por um experimento ousado,realizado há alguns anos pelo psicólogo David Rosenhan.Nele, 8 pseudo pacientes marcaram consultas em diversos hospitais e se apresentaram queixando-se de que ouviam vozes estranhas.Era um grupo variado;três psicólogos,um psiquiatra,um estudante,um pintor e uma dona de casa.Relataram esse único sintoma e declararam nomes e profissões falsos,mas descreveram o resto de suas vidas com plena sinceridade.(...).Todos,exceto um,foram internados com diagnóstico de esquizofrenia.O paciente restante foi diagnosticado com psicose maníaco-depressiva.Depois de internados,todos pararam de simular os sintomas anormais e disseram que as vozes haviam desaparecido....e em seguida esperaram que as equipes percebessem que não eram realmente loucos.Nenhum membro das equipes notou o fato.Em vez disso,o comportamento dos pseudopacientes foi interpretado sob o prisma da insanidade....Até mesmo o ato de chegar à lanchonete antes do horário do almoço foi visto como um sintoma de insanidade."Mas outros pacientes perceberam e emitiram comentários do tipo ,"Você não é maluco, é jornalista,etc."Receberam alta após ficarem internados por uma média de 19 dias."

David Rosenhan escreveu que "quando uma pessoa é anormal,todos os seus comportamentos e características serão rotulados assim."

É possível que a evolução tenha nos dotado para efetuar raciocínios baseados em padrões,quando na verdade,a aleatoriedade tenha uma enorme influência real.

Leonard Mlodinow utiliza-se de métodos sofisticados para explanar seus pensamentos,bem mais elaborados que os que costumamos rotineiramente ver por aí.O autor não dá palpites;procura embasar suas conclusões em argumentos sustentáveis e vigorosos.E creio que assim o faz.

Mais;demonstra que a matemática,e dentro dela o cálculo de probabilidades não é um ente abstrato,e sim ferramenta útil e indispensável para entendermos tudo o que nos cerca.O autor expõe exemplos concretos,indo do mercado acionário à medicina.

Recomendadíssimo.Excelente livro.

"Um guia maravilhoso e acessível sobre como o aleatório afeta nossas vidas"-Stephen Hawking

"Deliciosamente interessante"-Scientific American

Editora Zahar-322 páginas

Copy 2008

site: http://jrtostes.blogspot.com.br/

Raquel 09/01/2014

Hora de mudar sua opinião...
Eu poderia dizer que gostei do livro pois está na lista dos mais vendidos e porque muitas pessoas elogiaram, tais fatores me influenciariam a ter uma visão positiva sobre o livro (essa é uma das teorias presentes). Ok, vou tentar me concentrar na minha opinião e esquecer todas as outras.

Aprendi estatística e probabilidade de uma maneira muito mais útil do que nos cursos de Introdução a Estatística e a Probabilidade I e II que tive na faculdade (não lembro de quase nada), e de uma maneira aplicada, isto é, vi como influencia minha vida.

O humor do autor também contribuiu - e muito - para a nota final. Impossível não rir em certas passagens, além de tornar a leitura muito mais agradável.

Mas o que mais me tocou no livro foi o último capítulo. Depois de tanto falar sobre aleatoriedade e de pesquisas sobre como nossa opinião depende muito mais de fatores externos do que de nós mesmos, Mlodinow mostra que é errado julgar o sucesso ou fracasso de alguém, uma vez que nem sempre refletem suas habilidades.

Enfim, livro muito bom, aquele que te faz refletir muito! Podem ler!

Ronaldo311 04/01/2014

Li e recomendo fortemente. Este livro contém muitos conceitos que todas as pessoas deveriam saber.

Juliano 16/12/2013

Excelente!

O autor dá vários exemplos de casos de sucesso e te encoraja a não desistir dos seus objetivos usando matemática para provar os conceitos.