O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Iale 06/03/2021

Viva a probabilidade e aleatoriedade
Vivemos num mundo de analise de dados e que td é preditivo, mas é interessante o contraponto da probabilidade dos eventos, mostra que precisamos de um volume mt grande de informações pra tentar entender ou prever um determinado comportamento, e mesmo assim ainda existiram fatores externos aleatórios que podem ser influentes. É importante estudar essa base de dados, mas não cegar-se a ela.

:: Sofia 09/02/2021

A matemática na vida de uma pessoa de humanas
O título do livro engana quem escolhe o livro pela capa. Esse é um livro de teorias matemáticas, o nome "O andar do bêbado" se refere ao cambalear de uma pessoa embriagada, que, embora pareça aleatório, obedece leis de probabilidade.

Aqui em casa a leitura foi obrigatória a mando de meu pai, engenheiro. Ele disse que abriria meus horizontes. E como abriu! O texto não reproduz fórmulas, nem resolução de exercícios, mas avalia o cotidiano a partir de teorias e experimentos realizados por todo o mundo. É um livro esclarecedor e muito prazeroso. Consegui enxergar a matemática como visão de mundo, ela é interessante quando não se precisa tirar média numa prova de escola. Só não se engane, não é uma leitura fácil nem rápida.

O andar do bêbado desmistifica crenças no poder de escolha do homem, o mundo é muito mais aleatório do que se imagina. Ao mesmo tempo, também desmente "falsos-acasos", nos direcionando para melhores decisões em situações comuns.

Recomendo a leitura CONSTANTE desse livro. Desde 2016 é meu livro de cabeceira, pois sempre há o que se absorver de Leonard Mlodinow.

Priscila 30/01/2021

Bom guia de divulgação científica
O livro, apesar de ser voltado para divulgação científica mais aplicada à área de matemática e física, encanta até mesmo uma historiadora..rsss.. Pinceladas de História da Ciência estão dispostas juntamente com explicações de teorias de probabilidade e aleatoriedade. Muito interessante como os argumentos da aleatoriedade em nossas vidas fazem muito sentido. Recomendo

Agnaldo 29/01/2021

Aleatório
Excelente livro, tem uma pegada científica e casual, nós remetendo a vários fatores aleatórios que acontecem diariamente e que por sorte ou destino, causam grandes mudanças em nossas vidas.

Robson.Vilar 11/01/2021

O andar do bêbedo
Interessante forma como o autor demonstra que não temos uma capacidade de enxergar os padrões de eventos aleatórios quando de fato o são, mas temos uma tendência de enxergar padrões onde eles não existem.

Juliano 10/01/2021

O Bêbado Sóbrio
A opinião sobre o livro de Mlodinow, físico respeitado que tem trabalho com Stephen Hawking, parece-me totalmente grudada com o que se busca e o que se espera dele. Tentarei me explicar.

O livro traz informações muito importantes e corretas sobre as teorias que pretensamente responderiam ao acaso, como a estatística, além de também nos oferecer histórias pessoais dos autores de tais teorias, o que sempre achei muito útil e enriquecedor para compreendermos melhor as ideias. Ainda que não haja nada no livro, nesse sentido, que não se encontre em qualquer outro sobre tema, é justo esse reconhecimento (afinal, não é uma disputa! Ele escreve um livro sobre o assunto e o fundamenta muito bem).

Por outro lado, há os exemplos. Exemplos são ótimos para entendermos, ainda mais questões complexas como as que ele aborda; porém, eu achei os exemplos excessivos, o que faz com que o livro caia perigosamente, várias vezes, em ser um livro de autoajuda. Bom, aqui exponho minhas preferências, que não são por livros desse tipo, mas esse não é o maior problema. Para mim, a grande falha é que ele, principalmente para o fim do livro, se coloca quase como um tipo de "guru do acaso", que mostra como podemos entender, aproveitar e até controlar o acaso: fica a um pequeníssimo passo de colocar frases de apoio e força daquelas que pessoas publicam nos stories do Instagram. O que significa, ao fazer isso, eliminar completamente a essência do acaso.

Então, se o objetivo ao ler o livro é mais voltado para esse lado da "autoajuda", de saber como posso usar o acaso na minha vida, de, como diz o subtítulo, saber como o acaso influencia na minha vida, o livro é um prato cheio, sensacional, não haverá arrependimento. Agora, se o objetivo é, como era o meu, do conhecimento técnico sobre o acaso para fins acadêmicos (no meu caso, entender/produzir o acaso na psicanálise), o livro é uma tremenda decepção e não fará falta nenhuma.

Vejam bem, a minha questão é bem específica, por isso o meu incômodo (mesmo assim, eu não teria gostado do livro de qualquer jeito, pois não me agrada o gênero). Eu tento trabalhar, na minha tese, o acaso nos seus limites, ou seja: para ser acaso, necessariamente deve ser imprevisível (além da irreversibilidade temporal), caso contrário, não há sentido em se falar de acaso. Quando "abraçamos" o acaso, mas posteriormente traçamos sua origem, não há mais acaso! Torna-se sinônimo de ignorância: aquilo que não sabemos, nomeamos acaso, quando o sabemos, já temos uma explicação, logo, a noção de acaso não é mais necessária e/ou perde sua razão de ser. Isso já está posto no pensamento ocidental desde a Grécia Antiga, o surgimento da Estatística seguiu o mesmo rumo, e Mlodinow vai exatamente pelo mesmo caminho, daí a minha frustração.

Parece que eu estou detonado o livro? Não estou! Apenas coloquei minhas impressões de acordo com um momento e objetivos bem específicos em que fiz o seu estudo. Tanto que não me arrependo de ter lido e acho sim que é um livro que vale a pena ler. Afinal, afora minhas discordâncias, eu tenho de admirar alguém que faz do acaso o tema principal de um livro, este assunto tão marginal na história da ciência.

Lais544 03/01/2021

Achei bem interessante, são citados pesquisas e contribuições de famosos matemáticos, físicos, economistas, sociólogos e psicólogos.
Também trata do modo como tomamos decisões e dos processos que nos levam a julgamentos equivocados quando confrontados com a aleatoriedade ou a incerteza.
Nimrod 03/01/2021minha estante
Foi esse livro que me fez apaixonar por estatística, e querer fazer a faculdade também. Recomendo ler então O Sinal e o Ruído é uma ótima recomendação se você gostou dessa leitura.

gabi. 31/12/2020

O andar de bêbado mostra o papel da aleatoriedade nas nossas vidas. Um livro de certa forma reconfortante pois nos mostra que muita coisa em nossa vida são meras obras do acaso.

Lucas 27/12/2020

Não li esse livro por acaso
De uma forma clara e didática o autor entrega um tema difícil, mas que faz parecer fácil. O bom humor e ótimos exemplos torna a leitura muito fluída e, de certa forma, rápida. Essencial para entendermos um pouquinho mais do mundo que nos cerca.

Mestre Jedi 23/12/2020

Livro fantástico.
Um livro que aborda como o acaso influencia as nossas vidas. Tem uma grande abordagem probabilística e matemática para determinados temas, fazendo-nos pensar como cada coisa ocorrem e como cada ação, mesmo que pequena, influencia nas demais ações que ocorrem em nossas vidas.
Depois que li esse livro, fiquei pensativo sobre muitas questões da minha vida, algumas como sobre o fato de sorte, propriamente falando, não existir, e ser apenas a consequência de várias ações das quais eu não tenho controle ocorrerem e acabarem resultando em algo benéfico para a minha vida.
Ótimo livro!!!

AnaB. 18/12/2020

"O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraido ?"
Esse livro é para turma do ensino médio que só fala " quando eu vou usar Bhaskara na minha vida?"

O autor parte das bases de estatística/probabilidade, exemplificando com acontecimentos do cotidianos que julgamos aleatórios/padronizados e revela que não é bem assim. Fazendo uma argumentação crescente, onde cada capítulo é base para o próximo.

Sim , usa bastante de argumentação matemática mas de longe não é um livro para o pessoal de exatas.

Vou levar esses ensinamentos pra vida.
Obrigado, Leonard.

Dani.Giardin 16/12/2020

Tudo tende ao caos
Um livro diferente do que estou acostumada a ler e para mim, que nao sou dos numeros, nao foi muito facil em varias passagens.
Nao posso sair por ai dando uma aula de fisica so por ter lido o livro que foi Escrito em 2008 por Leonardo Mlodinow. Dito isso, digo que gostei do livro.
Ja na introducao ele apresenta conceitos de acaso, padrão, sorte e aleatoriedade.
Ele fala sobre os conceitos de espaço amostral de Girolano Cardano, sobre o o triângulo de Pascal, sobre a Lei de Benford e estatistica.
Nos últimos capítulos são aplicados conceitos à vida real. Um exemplo de como as avaliações humanas são baseadas nos resultados e não nas habilidades. Para mim, a parte mais interessante foi quando ele explicou que vivemos buscando identificar padroes e como a nossa habilidade para reconhecer esses padrões pode nos levar a erros, considerando ilusões ópticas, vieses e heurísticas.
TUDO TENDE AO CAOS e precisamos aceitar, urgentemente, que o acaso existe e ele vai determinar as nossas vida.

Saulo.Tarso 01/12/2020

Casos e acasos
O acaso existe? O destino existe? Tudo o que vivemos já está programado? Estamos perdidos num oceano de acontecimentos aleatórios? Todos nós já nos fizemos essas perguntas. O autor do livro é o físico Leonard Mlodinow, e tenta nos convencer que o acaso é muito mais presente em nossa vida do que imaginamos. Embora o ser humano viva em busca de significado, o livro também nos faz pensar: porque não podemos encontrar beleza nos acasos da vida? Só porque não foi programado tem menos significado?
Talvez o livro questione suas crenças enraizadas, mas é sempre bom sairmos de nossa zona de conforto.

Carolina Nanya 29/11/2020

Reduz a nossa ansiedade de vida
O que eu mais gostei do livro foi que me ajudou a reduzir a ansiedade em relação a todos os acontecimentos da vida: atribuí-los ao acaso, o que nos proporciona certo conforto emocional.
Há diversas passagens que mencionam o acaso e como nossa mente funciona
e que, usualmente, não temos coragem ou palavras para descrever: o ato de ordenar os pensamentos para chegar a conclusões que podem parecer óbvias, mas que nunca pensamos antes.
Uma que gostei bastante foi a descrição de como ocorre o julgamento das pessoas acerca do sucesso

Rafaela 20/09/2020

Bom, mas não atingiu as expectativas
Este livro "promete" trazer exemplos fáceis para o leitor entender teorias matemáticas e questões relativamente complexas ou consideradas distantes de quem não está na academia. Porém, isso é naturalmente difícil sabendo que o autor é um físico teórico reconhecido e os temas não são tão simples assim. Mesmo eu tendo uma base boa para os assuntos abordados, tendo os estudado estatística, cálculo I,II, III e IV, física, etc. durante a graduação em Engenharia, achei o livro um pouco enfadonho, um tanto denso e mais teórico do que aplicado. O último capítulo entregou o que eu esperava encontrar no livro como um todo.