O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 05/09/2020

Eu não escrevi essa resenha por conta própria.
Quais seriam as probabilidadades de escrever essa resenha sem que eu tenha comprado esse computador há 11 anos? Eu não compraria esse computador se não tivesse estudado tais livros há 20 anos. Muito menos estudaria se minha mãe não tivesse conhecido meu pai... e assim vamos refletindo sobre o poder do acaso em nossas vidas e o tamanho da parcela que ele tem nos eventos que nos cercam.

É um livro leve que trata de assuntos complexos. Divertido e agregador, vale muito a pena.
Di 19/04/2021minha estante
Putz, esse eu preciso ler logo...

Danielly 22/08/2020

Perfeito sem defeitos! ?? Mostra a estatística de uma forma bem aplicada e descomplicada.

Emanuel 23/07/2020

A aleatoriedade governa o mundo
Esse livro é importante para mostrar que nem sempre é possível prever as coisas e que nem o sucesso ou fracasso depende completamente de nós.

As ferramentas de probabilidade e de estatística são muito interessantes e a ele introduzir elas com a história do como elas foram criadas tornar melhor ainda a leitura. Infelizmente, não podemos utilizar essas ferramentas nos poucos dados que temos no cotidiano para tomar decisões.

Uma parte de mim ainda não aceita que o nosso sucesso pode ser apenas acaso, mas, é assim que acontece, a realidade não vai mudar pq não gostamos como ela é.

Douglas.Moreira 10/07/2020

Interessante
O livro aborda a forma como a estatística está presente em nossas vidas, com exemplos de acontecimentos. Embora eu tenha entendido antes de ler que se tratava mais de explicações sobre o acaso, na verdade ele indica a estatística de cada situação.
TheBadSeed 28/07/2020minha estante
isso é bom ou ruim?

Dessa 05/07/2020

O andar do bêbado
Começo dizendo que iniciei esse livro com grandes expectativas, tanto pela quantidade de indicações que recebi quanto pelas análises feitas por muita gente que acompanho, que trouxeram exemplos muito bons.

Este livro trata a aleatoriedade e o fator do acaso, sobre como está presente e influencia nossas vidas. O conteúdo é muito bem exemplificado e ele trás muitas referências e exemplos para cada ponto que discorre, explicando detalhadamente, inclusive em alguns momentos através de cálculos, provando seus argumentos.

No início (capítulos 1 e 2) ele trás um pouco sobre como começou a estudar sobre aleatoriedade e alguns casos conhecidos para repensarmos. Nas páginas seguintes (capítulos 3 a 8), fala sobre os principais cientistas responsáveis pelo desenvolvimento dessa área, mostrando a evolução de cada teoria e pensamento, estatístico e matemático, que nos levou ao que conhecemos hoje. Nos últimos capítulos o autor volta a falar sobre a atualidade e trás exemplos cotidianos, mostrando como a aleatoriedade ainda não é considerada ao analisar os acontecimentos e o quanto ela influencia nestes eventos.

Confesso que na parte do livro onde ele retrocede ao início dessa evolução, tive dificuldades em prosseguir com a leitura. Os dados foram apresentados de forma bem densa e técnica, mesmo que o conteúdo seja simples, o excesso de detalhes acabou me deixando com dificuldades de continuar.

Mesmo assim, decidi continuar para entender qual seria sua conclusão. O final do livro (cap 9 e 10) Leonard começa a apresentar sua análise, e nos conta sobre o acaso de forma mais aplicada, o que acaba equilibrando a leitura do todo.

Abaixo deixo alguns trechos desta obra:

"O modo como enxergamos o mundo seria muito diferente se todos os nossos julgamentos pudessem ser isolados da expectativa e baseados apenas em informações relevantes."

"Pode parecer assustadora a ideia de que o esforço e o acaso, tanto quanto o talento inato, são o que realmente importa. No entanto, eu a considero estimulante, pois enquanto nossa constituição genética está fora do nosso controle, o grau de esforço depende de nós mesmos."
TheBadSeed 28/07/2020minha estante
Hmm, poxa, eu achei que seria um livro que embora tratasse de forma científica sobre as probabilidades também teria um viés filosófico...Vou nem ler então...

Carol B. 16/06/2020

Não posso dizer que entendo estatística suficientemente para amar o livro, mas sem dúvidas o autor tenta muito fazer esse mundo inacessível a muitos (eu entre eles rs) mais claro. E consegue...em parte. Talvez seja o mais simples que o assunto possa chegar...

Flávia 21/05/2020

Um acaso muito feliz
Foi completamente aleatório ter encontrado esse livro numa prateleira e não ter resistido ao impulso de comprar.
O livro fala de alguns dos assuntos mais difíceis que eu já estudei, probabilidade, aleatoriedade, estatística e comportamento humano de uma forma divertida e inteligente que, mesmo não sendo fácil, te faz querer insistir na leitura até a última página.
Bia Izidro 29/06/2020minha estante
É exatamente o que estou sentindo ao ler! Faço das suas palavras as minhas ??

Jr. 21/05/2020

Como o nome já diz, esse é um livro que fala sobre a aleatoriedade, de como as coisas acontecem ao acaso e não de de maneiras conspiratórias do universo. Os inúmeros conceitos nele abordados são explicados de maneira clara e descontraída, sempre em relação com situações do nosso cotidiano..

Tamires 14/05/2020

Probabilidade e aleatoriedade
Gostei bastante do livro, aborda a aleatoriedade com bastantes exemplos, tanto mais técnicos como mais cotidianos.
Nos trás várias lições, e inclusive consegui refletir bastante sobre como tenho usado os dados para tomar decisões.

?Um primeiro passo é a simples percepção de que os eventos aleatórios também produzem padrões. Outro é aprendermos a questionar nossas percepções e teorias. Por fim, temos que aprender a gastar tanto tempo em busca de provas de que estamos errados quanto das razões que demonstrem que estamos certos.?

Carol 13/05/2020

Quase que um memorial da cadeira de estatística
Se você quer entender um pouco das histórias dos matemáticos e as suas descobertas, esse livro é um prato cheio. Cheio de detalhes sobre como cada teórico desenvolveu as teorias que juntas, embasaram a probabilidade. Pode ser um tanto quanto chato para quem não se interessa pelo assunto, ou só gostaria de ver as aleatoriedades da vida em vez de todo cálculo por trás.

Raphael 10/05/2020

Leitura fácil
Ótima leitura com a mesma temática do outro livro do mesmo autor "Subliminar".

Julia 01/05/2020

Muito bem escrito, segue um excelente encadeamento de ideias, bem humorado e de linguagem acessível: um excelente livro para divulgação de conceitos da estatística, de forma simples e descomplicada. Tão bom que terminei o livro com vontade de ler outros do mesmo autor!

San 21/04/2020

Retorno ao passado
Para mim, essa leitura foi um passeio em meu passado, recordando minha época de faculdade, teorias de probabilidade e estatística, porém com um olhar mais histórico, conhecendo recortes da vida de alguns cientistas, pensadores e sociólogos que não conhecia e que só estudava-os de maneira sistemática.
O autor nos leva a grandes reflexões acerca da vida, dos acontecimentos que nos cercam e de nossas visões preconcebidas.
Excelente leitura.

Tamara 19/04/2020

Abaixo da expectativa
Leitura interessante, do ponto de vista histórico, da construção do conhecimento em áreas como a matemática, estatística, física, probabilística. Minha expectativa era encontrar mais reflexões sobre a vida e o acaso, mas como o próprio livro esclarece, o problema/causa dos nossos enganos é justamente a nossa expectativa. (: