O Bicho-da-Seda

Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Dany 02/05/2023

Me surpreendi
Há muito não lia um livro de suspense tão maravilhoso! No início achei um pouco chato, o que explica a demora na leitura, mas ao retornar fiquei extremamente instigada, é tanto que li o restante em 3 dias. Adorei conhecer um novo detetive totalmente diferente dos que costumo ler.

Luzia 01/05/2023

Sinistro

Enfim, terminei.
O caso mais longo e difícil de ser solucionado. Só mesmo uma dupla dessa pra desvendar o mistério: Strike e Robin, perfeitos no ramo da investigação.
O(a) autor(a) do crime foi perfeccionista e cruel.
Achei a forma como o crime foi cometido muito pesado. Algumas cenas passei por cima de tão assustadora (para mim).
Livro bom, mas prefiro algo mais leve.
Gostei mais do primeiro: O chamado de Cuco.

Lyvia 21/04/2023

Boa continuação
Esse livro se passa meses depois de "O Chamado do Cuco". Ele começa mostrando a vida de Strike depois do caso Lula Landry.

Barbara.Teodoro 17/04/2023

Bombyx mori
Primeiramente, eu gostaria de criticar negativa e positivamente ao mesmo tempo a escrita da J. K. Rowling (ou Robert Galbraith?). Rapidamente, a história é escrita, as frases são construídas com muita facilidade numa linguagem rebuscada. O produto é impecável, a mulher REALMENTE tem O DOM. O problema é o exagero de detalhes às vezes superficiais que faz dar uma certa preguiça de ler.
Quanto a história, sem palavras. Envolvente, misteriosa, muito bem construída e cheia de personagens com personalidades distintas e marcantes.
Faz anos que li "O chamado do Cuco" e não lembro se existem semelhanças entre um livro e outro, mas tenho aquela vaga memória de que era um livro maravilhoso. Como este que resenho agora.

Ditorory 11/04/2023

Surpreendente
Gosto do tipo de ambientação que essa série de livros de detetive traz, passa uma sensação de dia chuvoso, tempo frio e uma certa familiaridade e aconchego.
Adorei o enredo e achei o final bem surpreendente, pois cada um dos possíveis assassinos me deixavam com o pé atrás a ponto de eu suspeitar quase igualmente de todos.
Também gostei bastante dos capítulos que tratavam das conversas com os investigados, embora em vários momentos eu terminasse com mais dúvidas do que esclarecimentos.
Uma das melhoras leituras do ano.

Bruna.Richa 08/04/2023

Melhor que o anterior
O segundo livro do detetive strike surpreendeu bem mais do que o primeiro. Com um verdadeiro mistério do início ao fim, tem um final surpreendente. O livro conta a história de um escritor excêntrico q escreveu um livro debochando de muita gente q ele conhecia, deixando assim, uma lista enorme de suspeitos. Só lendo esse mistério pra descobrir.

Léia Viana 31/03/2023

Fabuloso!
Sabemos que um dos elementos principais para um bom livro de suspense é deixar o leitor "confuso", na tentativa de tentar descobrir quem é o assassino. Mas aqui J.K. Rowling foi além!

Confesso que achei que o assassino era uma pessoa, de repente, por uma reviravolta achei que fosse outra, para no final não ser nem um e nem outro e ainda constatar que desde o início estava lá às evidências! Também achei que teria uma mudança na parte "romântica" e fui me iludindo com isso até próximo das últimas páginas.

Para mim é um livro sem falhas, mas entendo que terá leitor que achará bastante descritivo e cansativo em relação às ruas e os locais de Londres, assim como as dificuldades de locomoção de Strike, citadas diversas vezes ao longo da leitura, mas creio que não é para causar qualquer tipo de piedade, mas sim, algo característico de sua personalidade - nenhum obstáculo, nem mesmo físico, o impediria de realizar seu trabalho. Também vale destacar a grande sacada do enredo ser o mercado editorial e a morte de um escritor supostamente por conta de sua obra, além disso, a disputa de egos que envolve o mercado editorial, fazendo uma crítica ácida e interessante, foi genial!

Sem grandes reviravoltas, mas com um bom enredo "O Chamado do Cuco", tem um suspense bem mais investigativo do que visual, sendo seu ponto alto a investigação, um pouco diferente do que encontramos em "O Bicho da Seda", que achei com mais ação, especialmente nas últimas cem páginas. Entretanto, o que encontramos tanto no primeiro livro para esse segundo é uma crítica ácida, sendo no primeiro com um "pano de fundo" a influência que os tabloides britânicos têm sobre a mídia e neste último o mercado editorial.

Reforço que desde quando li “Morte Súbita”, o primeiro fora do universo Harry Potter, foi que constatei que J.K.Rowling pode realmente escrever o que quiser que eu sempre vou querer ler. Virei fã de carteirinha por completo.

Mas, a revisão do livro continua pecando em alguns erros.

Leitura recomendada!

Cicero26 28/03/2023

J K Rowling em pseudônimo
Agora já se sabe que Robert Galbreith é a autora de Harry Potter. Muitos escritores têm uma espécie de fetiche, querer criar um detetive bom, daqueles cheios de personalidade, legítimos, durões. Cormoran Strike é bem assim. A secretária do detetive, Robin, é adorável! E a história em si é muito bem montada. E bem contada.
Apesar de os livros terem casos policiais independentes, as personagens e suas tramas evoluem ao longo dos cinco livros! (Esse é o segundo.)
Então recomendo começar com o primeiro.

Helena 25/03/2023

Hum
Ainda estou digerindo a história, o autor descreve bem os personagens e suas emoções. A história em si, me fez pensar se deixei algo passar, pois o final ficou um pouco corrido. A Robin merecia mais reconhecimento, mas é notório a evolução da personagem!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 02/03/2023

Um crime bem elaborado
Apesar da história ser lenta demais, a hora que o Strike começa a desvendar esse crime, a coisa toma proporções inimagináveis, a vingança realmente não tem limite nenhum !!

Rach 27/02/2023

Lixo atômico
Não me lembro bem do que me motivou há 5 anos a gostar um pouco do chamado do cuco, o suficiente para querer continuar a leitura das histórias de Strike, mas o que quer que tenha sido estava muito equivocado. Cormoran é um detetive chato e com nada realmente fora do comum (ele só se acha o superior), a ponto de deixar a polícia de fora de momentos nuito importantes: vide o desaparecimento da pessoa que foi contratado a procurar e depois o momento em que decide encurralar o assassino (alguém que já dera mostras de loucura o suficiente para se evitar uma burrice dessas) quase sozinho. Além disso, a trama é cansativa, monótona e básica, com a tentativa extremamente ridícula de trazer algo incomum para o livro colocando um assassinato esquisito, brutal e totalmente não convencional (que no final também não é explicado o motivo do assassino ter tido a capacidade de fazer o que fez, nenhum curso ou trabalho anterior em área que pudesse explicar as habilidades incomuns).
Strike reclama o livro TODO sobre como ele está exausto e não deveria ter feito X ou Y: sinceramente, desnecessário, qual o motivo para querer ressaltar o extremo cansaço de seu protagonista a cada 3 páginas, toda hora?
Detesto essa atração que ele parece sentir pela Robin, pois simplesmente não encaixa e não combina com nada, espero que mantenham uma relação apenas profissional.
Agora o mais revoltante: essa escritora é de uma extrema cara de pau de resolver escrever um livro com personagens trans e citando hermafroditas, sendo quem ela é e tendo o tipo de fala que ela tem. Deveria ter parado em Harry Potter, aparentemente a única coisa relevante que já escreveu, em vez de continuar no mundo literário e escrever esse lixo atômico que conseguiu com o bicho da seda.
Euborgesleticia 07/08/2023minha estante
Compartilho das mesmas opiniões kkkk

Rach 07/08/2023minha estante
Esse livro é muuuito ruim kkkkkk

Armando.Roberto 26/02/2023

Um belo livro, não se pode dizer que não possui enredo. Ação e ansiedade caminham juntos nesse suspense muito digno de ser lido.

Larissa396 25/02/2023

Um caso que te prende!
Um caso bem complicado para o detetive Strike. Um escritor que adora ficar desaparecido por alguns para chamar a atenção, esta desaparecido a 10 dias, sua esposa procura Strike para que ele encontre seu marido, um caso que parece muito fácil. Mas a história da uma reviravolta, e Strike se ve envolvido com editores, escritores e agentes.
O livro é bem legal, te prende de uma forma. Não esperava o final que teve. O unico problema é que quando Strike deduz o que ocorreu a autora não tenta nos mostrar o que é, e no final não explica como Strike chegou a essa conclusão. Gosto de livros mais fechados que expliquem certinho. Mas vale a pena ler!