O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Emi - Espider-Gil ;) 27/12/2020

? O Que Me Faz Pular
Um livro extremamente necessário de ser lido por todos!

Eu diria que o Naoki é um herói, porque ele deu voz ao meu irmão e a tanto outros autistas que por conta do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tiveram a sua capacidade de comunicação corrompida.

Dessa forma, o autor nos faz entender melhor o que se passa na mente das pessoas que estão nessas condições e como ele diz:

?Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento em que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos.?

Acredito que o que as pessoas que convivem com um autista mais querem é entende-lo e ficar mais próximo dele, e esse livro nos dá a oportunidade ??

?Se vocês puderem compreender a verdade a nosso respeito, seremos iluminados por um raio de esperança.?

???

Janaina 28/11/2020

O Que Me Faz Pular
O fato de um autista ter escrito esse livro despertou minha curiosidade.
Naoki é um garoto de 13 anos e revela nesse livro, em formato de perguntas e respostas, um pouco do que se passa em seu mundo particular. Suas limitações, medos, a visão que tem do mundo exterior e o que espera de nós, como paciência, incentivo, amor... Pois a luta interna é constante.

Wash 21/11/2020

Eu estava procurando livros curtinhos pra dar uma aliviada nas minhas leituras mais longas e me deparei com esse livro. Eu fiquei completamente encantado com a forma que o Naoki escreve. Ele me conseguiu fazer ter uma grande noção de como é a vida de uma pessoa autista.

O livro é dividido em diversas perguntas sobre o autismo(que ele responde muito bem) e alguns continhos muito bonitos. É um livro muito bom pra quem quer ter uma leitura mais leve e entender mais sobre o autismo.

O que me faz pular é um ótimo livro pra você ter uma perspectiva de uma vida que é diferente da sua. Gostei demais e fiquei com muita vontade de ler livros parecidos com esse.

Marcia.Faria 11/10/2020

Um livro escrito por um autista severo
Vale mais do que 10 livros escritos por especialistas. Naoki claramente se esforça e (quase sempre) tem sucesso em responder perguntas sobre sua mente e seus comportamentos. É como entrar por alguns momentos na cabeça de um autista, isso não tem preço!!

Lena | @Prazerlena 20/08/2020

Encantador
"Quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem ao céu. Na verdade, minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração."

Oi gente! Hoje eu vim aqui falar de um livro muito interessante, e que acredito que todos devam ler pelo menos uma vez na vida. Naoki Higashida escreveu esse livro quando tinha 13 anos de idade, ele possui um grau alto de autismo, e não sabe falar. Com o auxílio de uma placa com o alfabeto, ele começou a expressar tudo escrevendo. E foi assim que esse garoto (na época) quebrou as barreiras do silêncio no autismo.

"O que me faz pular" não irá te contar uma história, mas na verdade Naoki responde uma série de perguntas sobre o que é o autismo, como agir com pessoas autistas, o porque de alguns comportamentos e etc.

É um livro rico em conhecimento! O autismo está mais presente do que pensamos na sociedade, então não custa nada procurar entender um pouco como funciona o espectro. Vale ressaltar que o autismo não é uma doença e nem algo raro, okay!? É bem mais comum e menos complicado do que pensamos.

Esse ano comecei a trabalhar auxiliando crianças autistas em uma escola, e esse livro se tornou fundamental para melhorar minha conduta e agir de melhor forma perante as crises em salas de aula.

Como se já não bastasse as diversas perguntas respondidas, o autor ainda nos da um bônus: um conto lindo nas últimas páginas, finalizando o livro de forma aconchegante. ⠀

site: https://www.instagram.com/p/CAtZ9-vDwZg/

akio 14/08/2020

O que me faz pular
Provavelmente você conhece algum autista e sabe que sua condição deve ser respeitada em diversas situações: tempo para se acalmar, lugares menos agitados ou barulhentos, fila preferencial para atendimento, entre outras coisas.

No entanto, embora as pessoas estejam muito mais conscientes hoje, ainda não conseguem entender por que aquela criança no shopping ou no restaurante fica se balançando, agitando as mãos ou repetindo sons o tempo todo.

Os especialistas se referem a isso como estereotipias, comportamentos repetitivos que ajudam na autorregulação dos sentidos e na percepção do próprio corpo. Essa explicação técnica é importante para pais, cuidadores e profissionais, porém não satisfaz a curiosidade do cidadão comum que presencia uma birra no supermercado.

Esse livro se propõe a lançar uma nova luz a essa e várias outras questões, trazendo um valioso ponto de vista, pois foi escrito por um autista quando tinha treze anos de idade - uma exceção em um universo onde é comum a falta de aptidão para se comunicar. Você vai se surpreender com sua vontade de ter a companhia dos outros, apesar das grandes dificuldades em demonstrar isso.

Instagram: @akio.com.livros

KarolDMelo7 03/08/2020

Sensível e necessário
Um livro leve, fofo e de uma sensibilidade descomunal. Entender o mundo na visão de uma criança autista, que consegue ser tão poético, filosófico e preciso em suas descrições, foi de fato uma experiência incrível.

Amei cada pedacinho desse livro. Como professora, já tive o prazer de ter alunos autistas e conseguir realizar paralelos do livro (que não é uma ficção) com meus amados alunos, foi muito especial.

Recomendo essa obra para todos! Entender o mundo do outro é mais que uma cortesia, é algo necessário.

Guilherme.Oliveira 18/07/2020

Bom aprender mais sobre esse quebra cabeça do universo azul do autismo. Tocante as explicações e justificativas do autor.

Welliton 04/07/2020

Guia prático para entender a mente, as reações e comportamentos de uma criança com espectro altista. Leitura emociona demais e abre a mente para compreender como são puros e sensíveis os indivíduos com tal diagnóstico.

Suuh | @leitora.ansiosa 12/06/2020

Sobre o autismo.
Originalmente o livro foi publicado no Japão e o premiado escritor David Mitchell, que escreve a introdução do livro, ficou tão impressionado com os relatos de Naoki que resolveu trazer a história para os leitores do ocidente.⁣

O Que Me Faz Pular é um belíssimo livro sobre autismo e escrito por uma criança de 13 anos de idade.⁣

Naoki responde 58 perguntas que todos nós, que já convivenos com autistas ou conhecemos um pouco, gostaríamos de saber.⁣

São questionamentos como: por que as pessoas com autismo falam tão alto e de forma estranha; por que você faz as mesmas perguntas o tempo todo; por que você demora tanto para responder; por que barulhos altos te incomodam.

Enfim, curiosidades simples que eu mesma já tive, pois tenho um primo autista. O melhor é que Naoki responde de um jeito bem inocente e ao mesmo tempo maduro para sua idade e condição.⁣

É uma leitura leve, gostosa de fazer, que me fez entender mais as peculiaridades do autismo e ter mais empatia pelas pessoas que convivem com esse transtorno.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CBUIAy6DdlR/?utm_source=ig_web_copy_link

Dai_tck 08/06/2020

Perfeito
Simplesmente perfeito para compreendermos um pouco do "mundo azul" dos autistas.
Leitura e . 08/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee ..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Raiana 08/06/2020minha estante
Sim, perfeito!

Marília Enézia 20/05/2020

O que faz cada um de nós pular?
Um livro cheio de porquês, que automaticamente nos induz a autorreflexão, pois a medida que nos dá um vislumbre da vida cotidiana de um garoto autista, nos faz questionar o que nos faz ser quem somos.

Comecei a ter consciência ampliada de aspectos triviais e ao mesmo tempo tão complexos:
Como me comunico? Como decidir qual volume, tom, conteúdo é mais adequado a cada interação? Como ter certeza que o receptor recebeu a mensagem correta? Será que minha linguagem corporal foi coerente com minha linguagem verbal?
E se de repente eu começasse a viver "O mistério das palavras desaparecidas"?

Como demonstro sentimentos?
Como me relaciono?
Como me encaixo nos diferentes ambientes?
Como interajo com o mundo?

Maluh 14/05/2020

Indescritivelmente importante
escrito por um menino de treze anos diagnosticado de autismo severo, a fim de nos ajudar a entender um pouco mais de seu universo particular. O autor nos mostra como se sente e explica algumas de suas manias e atitudes que para muitos são esquisitas.
O livro é organizado em perguntas e respostas curtas e fluidas o que torna a leitura bem agradável e rápida. Facilmente você lerá em algumas horas e mudará sua maneira de pensar para o resto da vida.
É difícil descrever a explosão de sentimentos que se tem com algo tão marcante quanto essa obra. Somos levados a nos questionar sobre nossas atitudes ao mesmo tempo em que sorrimos com a pureza de suas palavras. para completar o autor ainda nos presenteia com alguns contos tão curtos e fascinantes quanto.
A profundidade desse texto é com certeza tão única que merece ser lido por todos, independe de sua idade e conhecimentos sobre o assunto tenho certeza que você vai se apaixonar. e quem sabe até derramar algumas lágrimas no processo.