O Que Me Faz Pular

O Que Me Faz Pular David Mitchell
Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Milena.Gaspar 01/02/2017

Primeiro eu fiquei curiosa com o título do livro. Como assim "o que me faz pular"? Sobre o que seria esse livro? Li a quarta capa e vi que era sobre autismo. Ok. Beleza. Até aí tudo bem. Li a orelha do livro e vi que o autor tinha 13 anos quando escreveu a obra e que ele mesmo era autista; no livro ele respondia algumas perguntas extremamente recorrentes das pessoas que querem compreender como pensa e vive um autista. PRONTO. Fiquei fisgada.

Nunca tinha lido um livro escrito por um autista, e admito que tinha uma visão extremamente equivocada do universo de um serumaninho que não é doente, nem esquisito, mas diferente apenas. Aprendi que o processo comunicativo entre uma pessoa autista e uma não autista é o que torna a relação tão difícil; não é que eles não entendam, eles só se expressam e apreendem as coisas de uma forma diferente. Simples e complexo assim.

Fiquei encantada com o livro. Envergonhada pela minha ignorância, sim, mas absolutamente encantada com as diferenças e com todo um novo mundo que se apresenta aos olhos de um autista. Eles são especiais, sim; não por terem alguma deficiência, longe disso, mas por serem capazes de terem uma perspectiva assustadora e maravilhosa das coisas ao nosso redor.

Esclareceu algumas das minhas curiosidades, apresentou contos lindíssimos e me fez crescer. Esse é o tipo de leitura indispensável para qualquer idade, independente de você conhecer alguém que é autista ou não. Entender o mundo por outros ângulos é sempre bom.

Abraço!

MarcosQz 18/01/2017

Me Fez Pular
O Que Me Faz Pular é daqueles livros essenciais que todos deveríamos ler, é um livro fascinante, te faz pensar e refletir certas atitudes e enxergar todo mundo com outros olhos.
O grande diferencial do livro é que é escrito por um garoto autista, como um tipo de entrevista, cada página com uma pergunta e Naoki vai respondendo de forma tão sincera e simples que te encanta aos poucos.
Leio muito sobre autismo, mas o que leio é sempre algo escrito por adultos e esse livro foi o grande achado e me fez pular também, me fez entender coisas que até então não faziam muito sentido.

Mya 11/12/2016

"O ponto principal deste livro foi ele ter sido escrito por um autista, que explica de sua própria maneira o que é ser autista. A leitura deste é um exercício de empatia que todos deveríamos ter com aqueles que são considerados diferentes, mas que na verdade nem são tão diferentes assim."
Resenha completa no site da Armada de Escritores!!

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2016/12/o-que-me-faz-pular-naoki-higashida.html

Carla 30/10/2016

Lindo!
"Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento em que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos. Do seu ponto de vista, o mundo do autismo deve parecer um lugar extremamente misterioso. Portanto, por favor, pare um pouco e ouça o que tenho a dizer."

Um livro escrito por um autista que relata o que se passa em sua cabeça em determinadas situações e como experiencia o mundo de modo emocionante, elaborado por meio de perguntas e respostas é uma leitura rápida e simples que contribui muito para entendermos um pouco mais sobre o autismo.

Drika 21/10/2016

Perfeito!
Estou no meio do livro e já apaixonada por cada linha. Muitos ja ouviram falar sobre autismo, muitos outros já leram ou estudaram sobre o assunto, porém, nada é mais incrível do que saber um pouquinho de como o autista sente os acontecimentos ao seu redor. Esse livro nos faz pensar e entender cada colocação desse garoto de apenas 13 anos, que responde muitas perguntas das quais sempre buscamos respostas em estudos . O livro vai muito além de informações, com ele conhecemos um pouco das perceções dos autistas ! Simplesmente amando esse livro !!

Adelar 12/10/2016

O que me faz pular
"O que me faz pular" é um livro escrito por Naoki Higashida, um menino com apenas 13 anos que sofre de autismo severo. É um livro escrito em forma de perguntas, com respostas interessantíssimas e esclarecedoras, que nos dão a dimensão do problema e as informações necessárias para entendermos e compreendermos as necessidades e problemáticas pelas quais um autista atravessa, sem ser, na maioria das vezes entendido. Naoki nos traz respostas e fatos que só quem vive o dia a dia na pele de um autista, sabe o quão é difícil traduzir seus comportamentos perante a sociedade. É um comovente relato autobiográfico que David Mitchell e sua esposa nos trazem, que faz com que vejamos o mundo autista de uma forma fascinante e perspicaz. Além das perguntas e respostas de Naoki, o autor nos emociona com pequenos contos, que provam que não lhe falta imaginação, e sim compreensão. Um livro que todos deveriam ler para enfim entender o autista e o autismo.

Adelar 12/10/2016

O que me faz pular
"O que me faz pular" é um livro escrito por Naoki Higashida, um menino com apenas 13 anos que sofre de autismo severo. É um livro escrito em forma de pergperguna Naoki, com respostas interessantíssimas e esclarecedoras, que nos dão as informações necessárias para entendermos e compreendermos as necessidades e problemáticas pelas quais um autista atravessa, sem ser, na maioria das vezes entendido. Naoki nos traz respostas e fatos que só quem vive o dia a dia na pele de um autista, sabe o quão é difícil traduzir seus comportamentos perante a sociedade. É um comovente relato autobiográfico que David Mitchell e sua esposa nos trazem, que faz com que vemos o mundo autista de uma forma fascinante e perspicaz. Além das perguntas e respostas de Naoki, o autor nos emociona com pequenos contos, que provam que não lhe falta imaginação, e sim compreensão. Um livro que todos deveriam ler para enfim entender o autista e o autismo.

arthurtavveira 20/09/2016

ENTENDENDO MAIS SOBRE O AUTISMO
Depois de aprender a ler e escrever, Naoki Higashida responde algumas duvidas sobre os autistas, mas além de responder perguntas de autistas, ele é um autista. Responde varias perguntas, algumas bobas e outras mais importantes.
Com esse livro eu consegui entender mais a cabeça de um menino da minha escola que é autista, com esse livro eu entendi porque ele era muito calado e porque ele saia da sala e se isolava, sem a permissão da professora.
Depois de responder todas as perguntas, Naoki ainda colocou uma das suas melhores histórias. E o protagonista é um autista que foi atropelado!
O que será que aconteceu com esse personagem fictício, mas que também mostra a atitude dos autistas.

Dani van Eijk 04/09/2016

Bem louco
O livro apresenta a perspective de um garoto autista em relação a vida.

Guidinha 26/08/2016

ÓTIMO
É um livro bastante interessante e cativante.

Pâmela 12/07/2016

liberdade
Um livro que se virasse filme mereceria o oscar. Narrado por um adolescente autista, o que me faz pular te leva a um mundo novo, visto aos olhos de alguém que enxerga uma beleza diferente na vida. Ele te traz um sentimento de paz e ao mesmo tempo de reflexão. Te faz questionar o que é viver, e se condenar por pensar tão errado de alguém sem entender seus motivos. O mundo seria bem mais colorido se todos nós enxergarmos ele aos olhos de um autista.

Memórias de uma Leitora 01/07/2016

O que te faz pular?
Já estava há um tempo querendo ler esse livro só no início desse ano que finalmente tirei ele da minha lista de desejados e comprei. E pra isso quebrei a minha promessa de não comprar livros antes de terminar os que tenho. Um pequeno deslize hihi. Quem nunca?

Naoki teve seu primeiro livro publicado quando ainda estava no ensino fundamental, mas o que diferencia ele de outros jovens escritores é que ele sofre de autismo severo, uma doença que torna para ele e as pessoas que o tem a comunicação verbal uma barreira quase intransponível.

Por fora Naoki parece com uma criança "normal" como ele costuma ouvir das pessoas de fora, tudo para diferenciar ele e sua condição das outras não autistas. A doença faz com que na maioria das vezes ele não seja compreendido da forma correta, especialmente quando ele sofre de ataques incontroláveis como movimentar-se freneticamente, sair correndo de um local sem motivo aparente ou até mesmo a repetição de tarefas e frases que não fazem sentido para quem o ouve.

O livro escrito por ele ao meu ver não busca trazer a explicação da doença -até por que muitos médicos ainda não a tem- mas ele vem tão singelamente e de um jeito delicado explicar a sua condição e esclarecer alguns por quês que muitas pessoas que convivem com autistas começaram a se fazer. O que me faz pular é feito de diversas dessas perguntas que são respondidas por Naoki que são tão claras quanto nenhum livro médico e descritivo poderia ser ao tentar falar sobre o autismo.

Já convivi com uma pessoa autista de perto e quando li o livro, vi que eles infelizmente por falta de conhecimento são incompreendidos. Sempre quis saber o por que geralmente os autistas ficavam tão isolados e calados, andavam de cabeça baixa e tinham certos mantras particulares a seguir. Não queria desvendar suas mentes, apenas interagir. E o autor trouxe luz a essas e tantas outras perguntas.
"Veja bem, para nós o autismo é normal, então não temos como saber o que os outros chamam de "normal". Porém a partir do momento em que aprendemos a nos amar, não sei bem se faz diferença termos autismo ou não."
Emocionante. A cada relato um pedido de desculpas dizendo que nunca quis causar transtorno ou sofrimento para as pessoas a sua volta, toda vez que cometia um deslize mesmo sem saber. E por vezes um apelo pedindo para que as pessoas compreendam a condição dos autistas e que o tratem de maneira carinhosa mesmo quando não entendem as suas motivações. Uma pessoas como Naoki não pode ser vista como apática, tem amor em suas palavras ao mostrar tão simplesmente as lutas diárias e constantes que impõe barreiras grandes como muralhas para crianças como ele. Como dificuldade de achar as palavras certas para se expressar; para ele é um exercício que para nós seria como ter a perspicácia de achar uma bolinha preta em meio a centenas coloridas, tornando assim a comunicação inviável e quase impossível. Ou ter que correr sem uma motivação aparente pois seu corpo o "obriga" a faze-lo e em momentos como esse a sua mente não controla seus movimentos.
"Mas, por favor, façam o que fizerem, não desistam de nós. Precisamos de sua ajuda."
Um talento que para mim veio de um lugar inesperado depois de conhecer suas dificuldades. Mas em momento nenhum o jovem autor demonstra um pedido de pena e sim compaixão de quem lê o seu livro. Criativo e que me surpreendeu com o seu conto no final intitulado Estou Bem Aqui, que finaliza mostrando que através das palavras ele se mostrou (ou melhor deixou ser mostrado)um ser humano tão inspirador que muitos de nós -colocados na caixinha dos "normais"- deveríamos ser. Assim como Naoki. O que me fez pensar: o que me motiva? O QUE ME FAZ PULAR.

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/

Dirlene_Tavares 21/05/2016

Parece inventado.
Diz que foi escrito por um autista, durante o relato ele diz possuir várias deficiências, o problema é que tais deficiências impediriam ele de conseguiria escrever o livro, enfim não consegui terminar, li diversos relatos de pessoas que se sensibilizarão com o livro. Enfim, acho que talvez eu esteja sendo muito descrente.
Há tempos atrás li "Passarinha", um drama lindíssimo, pensei que esse fosse do mesmo nível. Enganei-me, não gostei por não conseguir acreditar no relato.

Augusto Queiroz 18/05/2016

Um bom livro e um enredo necessário.
Não é pelas páginas que passam rápido, mas o estilo do autor é um estilo de pedido de socorro, que imagino necessário até certo ponto, usado por ele mesmo no tom certo. A experiência do autor demonstra que a literatura médica está cada vez mais tecnicista, por isso temos a literatura para expulsarmos nossos problemas com um pouco de emoção, sem termos que nos preocupar com a razão fria exagerada, que tiraria o brilho da oba. Fui amigo de um garoto diagnosticado com autismo na minha infância, então sei que necessidade de entender essas mentes todos nós temos. Recomendo a leitura.

Jemilly 18/05/2016

O que me faz pular
O livro, em grande parte, é um tipo de entrevista com perguntas sobre coisas que são comuns em se indagadas sobre o “porquê” da forma de agir de alguns autistas: “Por que você demora tanto para responder?”, “Por que você não faz contato visual quando está falando?”,” Por que você pula?”.

“Mas, quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade, minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração”

É difícil descrever a sensação que este livro nós traz. Como é encantadora e esclarecedora cada resposta de Naoki, como destrói vários preconceitos e pré-conceitos sobre tudo que pensamos saber a respeito do autismo, e de como esses pensamentos errados sobre o assunto podem machucar e dificultar ainda mais a vida dessas pessoas, e isso nos é apresentado de uma forma simples que faz refletir e desejar que mais pessoas possam ler.

“Os autistas não acham engraçado falar mal das pessoas, zombar delas, fazê-las de bobas ou enganá-las. O que nos causa um riso espontâneo é ver algo bonito ou lembrar algo que consideramos divertido.”

É um livro de fácil leitura, curto e é daqueles que faz você ter um baque, fazendo-o parar para pensar nas suas ações, ao mesmo tempo em que te faz sorrir. Naoki ainda nos presenteia nesse livro com pequenos contos simples, que eu achei de um brilhantismo enorme. É um livro que vale a pena, principalmente pelo seu conteúdo, mas também pelo trabalho incrível da capa e as ilustrações presentes dentro do livro.

“Você deve estar pensando: “Ele nunca vai aprender?” Sabemos que estamos
deixando vocês tristes e chateados, mas sinto dizer que é como se não tivéssemos
escolha, e é isso. Mas, por favor, façam o que fizerem, não desistam de nós.
Precisamos de sua ajuda.”

[...] Não estou sozinho quando estou com as letras. “Elas são muito mais fáceis de controlar do que as palavras faladas, e podemos estar com elas sempre que quisermos.”

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/03/o-que-me-faz-pular-naoki-higashida.html