O Que Me Faz Pular

O Que Me Faz Pular David Mitchell
Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Max 18/08/2021

Autor tem autismo e conta suas histórias e perguntas quando tinha 13 anos sobre o espectro. Muito legal

Cynthia Coutinho 13/08/2021

Um livro que TODO MUNDO deveria ler!
Escrito quando Naoki Higashida tinha apenas 13 anos, o conjunto de ensaios reunidos neste livro conta, do ponto de vista do próprio Higashida, a experiência de ser autista. Preso em seu mundo individual, muitas vezes ele exibe comportamentos vistos como estranhos, peculiares, ?inadequados?. Seja repetindo palavras e frases aparentemente sem sentido ou evitando contato visual com outras pessoas, Naoki tem uma enorme dificuldade de se comunicar e de socializar.

luanivea 08/08/2021

É uma leitura sensível e emocionante, a forma que o Naoki descreve seus sentimentos é muito tocante. É uma leitura fundamental.

Uma coisa que me chamou atenção nessa leitura é o fato dele se preocupar em não incomodar ou de que forma os outros vão enxergar ele. Esse sentimento de querer agradar os outros acaba trazendo grandes frustrações e bloqueios emocionais. É perceptível o quanto o olhar da sociedade sobre uma pessoa autista afeta o indivíduo.

Adorei os contos, a escrita do Naoki é simples, mas bem cativante. Indico demais!

Yara Prado 07/07/2021

Leitura rápida, simples e direta, mas que traz uma visão nova e única sobre o autismo. Essencial para todas as pessoas.

brunes 29/05/2021

Uma das coisas mais mágicas que a leitura faz é te dar a oportunidade de se colocar no lugar do outro e entender a vida de uma pessoa que está a quilômetros de você. Esse livro é muito necessário para saber lidar com o autista.

Emma 21/05/2021

Leitura obrigatória!
Se todas as pessoas tivessem acesso e conhecimento deste livro, com absoluta certeza o mundo seria um lugar melhor, ou pelo menos estaria em mudança.
Naoki, um garoto autista, mudou minha visão do mundo e das pessoas. Os autistas são pessoas subestimadas, incríveis e que merecem todo o carinho e atenção do mundo.
Eu aprendi muito com esse livro, e com certeza irei indicá-lo a todos ao meu redor.
Benaia 22/05/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso, indico como leitura obrigatória para todos os pais dos meus pacientes autistas e recomendada para todo mundo ??

Emma 22/05/2021minha estante
Sim, muito maravilhoso! Achei incrível e rompe as barreiras do preconceito da sociedade.

Sam 17/05/2021

Emocionante
Ler esse livro me abriu tantas portas em relação ao rumo que eu pretendo tomar na psicologia! É muito emocionante ver a trajetória do menino e também aprender muito com o que ele tem para nos dizer. Cada vez que leio sobre autismo fico mais e mais apaixonada pelas mentes brilhantes.

Rayane469 27/04/2021

Ótimo
O autor desse livro o escreveu com apenas 13 anos; ele é autista e se chama Naoki. Mais um detalhe: ele escreveu o livro através da prancha de alfabeto.

O livro tem uma estrutura de perguntas e respostas muito interessante. As perguntas são as dúvidas mais comuns em relação ao autismo. E, ninguém melhor para responder do que Naoki, não é?

Com este livro, pude entender sobre vários questionamentos acerca do autismo. O livro é leve e tem uma escrita fácil de ser compreendida. Recomendo demais!

Alguns trechos destacados:

"Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento em que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos."

"Para mim, a prancha de alfabeto não é só uma ferramenta para organizar frases: é como eu comunico aos outros o que quero e preciso que eles entendam."

"Mas, mesmo que nos mandem fechar a boca e ficar quietos, nós simplesmente não sabemos como. Sinto que nossas vozes são como uma respiração: apenas saem de nossas bocas de forma inconsciente."

Pearl 21/04/2021

Tem um Universo ai dentro...
Desde pequena sempre gostei de observar as pessoas e imaginar como elas vivem, o que pensam, o que sonham e isso trago até hoje, gosto de dizer que cada um de nós é singular e tem universo próprio por dentro...
Esse livro tão sensível e amoroso, me fez mergulhar no universo dessa pessoa linda, inteligente e especial!
Leitura necessária pra toda pessoa sensível ao outro que queira criar uma relação empática com seu semelhante apesar das diferenças somos todos iguais em nossas emoções.

Marcello 29/03/2021

Quando escrevo uma resenha eu prefiro focar nos pontos negativos da leitura do que nos positivos, pois gosto de deixar bem claro para quem for ler que mesmo o livro sendo muito bom, não significa que ele seja perfeito, lindo, maravilhoso e sem defeitos. Ele está sujeito a erros, sim. E é por conta disso que tenho medo de ler os best-sellers atuais, porque eu vou querer meter o pau na resenha, mas os fãs afetados não vão aceitar alguém com uma opinião contrária a deles. Mas vamos focar neste livro em questão.

Em “O Que Me Faz Pular” eu me deparei com um relato intimista em forma de entrevista, de escrita bem simples e direta, e rápida; onde cada “capítulo” era uma pergunta e quem respondia era Naoki Higashida, um moço que aos seis anos tinha sido diagnosticado com “tendências autistas”.

“Por favor, não nos julgue apenas pela aparência. Não sei por que não conseguimos nos comunicar de forma adequada. Mas não é por não querermos falar — é porque não podemos, e sofremos por causa disso.”
“Você consegue imaginar como seria sua vida se você não pudesse falar?”

O meu maior problema com o livro foi eu ter a sensação de que a maioria das perguntas eram muito similares umas com as outras. O que causou aquela sensação de: eu já li isso antes (diversas vezes). O que aliviou essa sensação foram os pequenos contos escritos pelo próprio Naoki Higashida, num espaço entre 10 capítulos, mais ou menos, e que foram de longe as partes mais legais para mim.

“De modo geral, para um autista o fato de ser tocado significa que outra pessoa está exercendo controle sobre um corpo que nem mesmo seu dono é capaz de controlar direito. É como se perdêssemos o que somos. Pense nisso, é apavorante.”

E de agora em diante eu vou sempre deixar uma recomendação de uma música que ou eu escutei muito ao ler, ou por simplesmente ser similar ao tema do livro:
Sleeping At Last — Saturn (link para o YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=dzNvk80XY9s).
robertals 30/03/2021minha estante
Que resenha mara. Parabéns!

Marcello 30/03/2021minha estante
Ai, muito obrigado, de coração ?

Canuto 05/03/2021

Leitura essencial
Leitura essencial para aqueles que tem o interesse em conhecer um pouco sobre o autismo. Aqui o autor de 13 anos, que é autista, nos leva para conhecer um pouco de seu mundo, a partir de perguntas norteadoras que frenquentemente surgem para os pais, familiares e cuidadores de crianças autistas.
Super recomendo!

Juh 02/03/2021

Naoki Higashida foi diagnosticado com tendências autistas aos 4 anos de idade, mas com o auxílio da mãe e de uma professora, conseguiu desenvolver um meio de comunicação não verbal: um teclado de papelão com letras nas quais ele ía apontando para formar as palavras.
Dessa forma que Naoki teve a oportunidade de escrever esse lindo livro autobiográfico, com respostas às perguntas que costumava ouvir sobre o TEA. São respostas tão objetivas, mas ao mesmo tempo tão profundas que nos fazem sentir como é viver com o transtorno: estar preso num corpo que você não consegue exercer controle, com medo por si e pelos outros (sim, autistas são muito empáticos).
De fato, temos muito a aprender com o mundo atípico do TEA, e a leitura nos possibilita compreender suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em relatos e contos inesquecíveis.

Sara Raiany 26/02/2021

Depois de tantas leituras técnicas sobre Autismo, foi muito interessante ler sobre o tema a partir da perspectiva de um jovem Autista. Foi uma leitura bem leve!

Benaia 31/01/2021

Autismo visto de dentro
Para quem convive com pessoas dentro do espectro autista esta é uma leitura obrigatória.
O autismo é um sistema diferente de processar as informações que ?veio sem manual de instruções? e os neurotípicos (não autistas) têm muitas dificuldades em entender os comportamentos diferentes.
Talvez esse seja o ?manual de instrução? de um autista, contato a experiência dele, mas os relatos se enquadram em variadas pessoas dentro do espectro autista.
Leitura obrigatória para professores, médicos, terapeutas e familiares de pessoas autistas, leitura recomendadíssima para pessoas que não convivem com autistas.

Vanessa 23/01/2021

Muito bom! Narrativa fluída e rápida! Bem direta! Acredito que todos deveríamos ler para nos desprender da ignorância em relação ao autismo. Autistas são humanos e não merecem menos que qualquer outra pessoa!